Tutoriais

O que é uma conexão Ethernet de gigabit e para que serve?

Índice:

Anonim

Hoje, mostramos o que é uma conexão Gigabit Ethernet e para que serve. O importante é ter nossos PCs e dispositivos conectados por cabo em vez de uma conexão sem fio, embora o último esteja melhorando e tenha evoluído muito nesta década. Não perca o nosso artigo!

Índice de conteúdo

O que é uma conexão Gigabit Ethernet?

Gigabit Ethernet é uma versão da tecnologia Ethernet amplamente usada em redes locais (LAN) para transmitir quadros ou quadros Ethernet a 1 Gbps. É usado como espinha dorsal em muitas redes, principalmente as de grandes organizações.

A Gigabit Ethernet é uma extensão dos padrões Ethernet 10.3 e 10 Mbps 802.3 anteriores. Ele suporta uma largura de banda de 1.000 Mbps e mantém total compatibilidade com a base de cerca de 100 milhões de nós Ethernet instalados.

Quando foi desenvolvido, alguns pensavam que atingir velocidades Gigabit com Ethernet exigiria o uso de fibra ótica ou outra tecnologia especial de cabo de rede. No entanto, isso é necessário apenas para longas distâncias.

A Ethernet Gigabit geralmente usa conexão de fibra óptica para transmitir informações em velocidade muito alta por longas distâncias. Para distâncias curtas, são utilizados cabos de cobre e conexões de par trançado (especificamente, os padrões de cabeamento CAT5e e CAT6) semelhantes aos Fast Ethernet 100/1000 Mbps mais antigos e mais usados ​​(que funciona com cabos CAT5).

O primeiro padrão Gigabit Ethernet

O padrão Gigabit Ethernet foi desenvolvido pelo Dr. Robert Metcalf e introduzido pela Intel, Digital e Xerox no início dos anos 70. Ele rapidamente se transformou em um sistema de tecnologia LAN maior para compartilhar informações e dados em todo o mundo. Em 1998, o primeiro padrão Gigabit Ethernet, chamado 802.3z, foi certificado pelo Comitê IEEE 802.3.

A Ethernet foi lançada para os usuários em 1980 e, na época, tinha um pico de transferência de 10 megabits por segundo. 15 anos se passaram e, em 1995, foi lançada uma atualização de Ethernet, que eles chamavam de "Fast Ethernet" (também conhecida como "10/100"), que oferecia um desempenho de 100 megabits por segundo.

No entanto, três anos depois, apareceu uma versão ainda mais recente, cujo nome era "Gigabit Ethernet" ou "10/100/1000". Esse novo padrão tem um desempenho máximo de 1.000 megabits (ou 1 gigabit) por segundo, o que deu origem ao seu nome.

Hoje, somos confrontados com interfaces mais rápidas, entre as quais podemos mencionar 10 GbE (10 Gigabit Ethernet), embora seu uso em produtos de consumo ainda não tenha se tornado geral. Mas há uma interface que será ainda mais rápida: Terabit Ethernet, que fornecerá 1.000 gigabits por segundo e está em pleno desenvolvimento.

Vantagens da Gigabit Ethernet sobre Ethernet

Aqui deixamos algumas das vantagens sobre a Ethernet Gigabit para a Ethernet antiga.

  • A velocidade de transmissão é 100 vezes mais rápida, reduz problemas de gargalo e melhora a capacidade de largura de banda, resultando em desempenho superior, oferecendo capacidade full-duplex, que pode fornecer quase o dobro da largura de banda. Oferece largura de banda cumulativa para velocidade mais rápida, empregando adaptadores e comutadores de gigabit.A Qualidade de Serviço (QoS) reduz a latência e oferece melhores serviços de vídeo e áudio.Totalmente acessível.Compatível com nós Ethernet já instalados em roteadores domésticos e novos edifícios Transfira grandes quantidades de dados rapidamente.

Qual a velocidade da Gigabit Ethernet na prática?

Devido a fatores como sobrecarga do protocolo de rede e retransmissões devido a colisões ou outras falhas transitórias, os dispositivos não podem transferir dados na taxa total de 1 Gbps (1250 MBps).

No entanto, em condições normais, a transferência efetiva de dados pelo cabo pode atingir 900 Mbps, mesmo que por curtos períodos de tempo.

Nos PCs, as unidades de disco podem limitar bastante o desempenho de uma conexão Gigabit Ethernet. Os discos rígidos tradicionais giram a velocidades entre 5.400 e 9.600 rotações por segundo, para que possam lidar apenas com uma taxa de transferência de dados entre 25 e 100 megabytes por segundo.

Por fim, alguns roteadores domésticos com portas Gigabit Ethernet podem ter CPUs que não conseguem lidar com a carga necessária para suportar o processamento de dados recebidos ou enviados a velocidades máximas de conexão de rede. Quanto mais dispositivos clientes e fontes simultâneas de tráfego de rede, menor a probabilidade de um processador de roteador suportar transferências de velocidade máxima em qualquer link específico.

Há também o fator de largura de banda que limita a conexão, como se uma rede doméstica inteira pudesse atingir velocidades de download de 1 Gbps, apenas duas conexões simultâneas reduziriam imediatamente a metade da largura de banda disponível para ambos os dispositivos.

Dispositivos compatíveis com Gigabit Ethernet

Normalmente, você não pode dizer, apenas olhando para o dispositivo físico, se ele suporta Gigabit Ethernet. Os dispositivos de rede fornecem o mesmo tipo de conexão RJ-45, independentemente de suas portas Ethernet suportarem conexões 10/100 (Rápida) e 10/100/1000 (Gigabit).

Os cabos de rede geralmente têm informações impressas em tela sobre os padrões suportados. Essas marcas ajudam a confirmar se um cabo é capaz de operar em velocidades Gigabit Ethernet, mas não indicam se a rede está realmente configurada para operar nessa velocidade.

Para verificar a velocidade de uma conexão de rede ativa, abra as configurações de conexão no dispositivo cliente.

No Microsoft Windows, por exemplo, acesse a janela Central de Rede e Compartilhamento> Alterar configurações do adaptador. A partir daí, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma conexão para ver seu status.

Dispositivos lentos conectados à Gigabit Ethernet

E se o seu dispositivo suportar, por exemplo, Ethernet de 100 Mbps, mas o conectar a uma porta compatível com Gigabit? Isso atualiza instantaneamente o dispositivo para usar Gigabit?

Não, não faz. Todos os roteadores de banda larga (por muitos anos) são compatíveis com a Gigabit Ethernet, juntamente com outros equipamentos de rede de computadores convencionais, mas a Gigabit Ethernet também oferece compatibilidade com dispositivos Ethernet de 100 Mbps e 10 Mbps mais antigos.

Recomendamos que você leia os melhores roteadores do mercado

As conexões com esses dispositivos operam normalmente, mas operam na velocidade nominal mais baixa. Em outras palavras, você pode conectar um dispositivo lento a uma rede rápida e ele só funcionará tão rápido quanto a velocidade nominal mais baixa. O mesmo acontece se você conectar um dispositivo compatível com Gigabit a uma rede lenta; funcionará apenas tão rápido quanto a rede mais lenta.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button