▷ O que é tpm e para que serve
Índice:
- Significado do TPM e o que é
- Onde o conector TPM está localizado na placa-mãe
- Ativar TPM no BIOS UEFI
- Inter BIOS UEFI do Windows 10
- TPM no Windows 10
- Ativar TPM
Com o avanço da tecnologia e das redes de dados praticamente difundidas em todo o mundo, é necessário prestar cada vez mais atenção à seção de segurança de nossos equipamentos. É por isso que a tecnologia de proteção de dados do TPM nasceu. Vamos tentar descrever em detalhes o que é o TPM e qual é a sua utilidade para os usuários.
Índice de conteúdo
A criptografia de arquivos está se tornando mais proeminente em nossos dispositivos virtuais. Graças a isso, seremos capazes de estabelecer comunicações através da rede de maneira segura, sem que seja possível usar essas informações para fins fraudulentos ou extorsão.
Significado do TPM e o que é
O TPM ou Trusted Plataform Module ou em espanhol Trusted Platform Module é uma tecnologia de criptografia de informações para usuários contidos em um chip com esse nome. Este pequeno processador é capaz de armazenar chaves criptografadas de dados confidenciais dos usuários de um computador e, dessa forma, proteger as informações.
Esse chip está em um estado passivo nos computadores com ele instalado e só pode ser ativado pelo usuário do computador ou seu administrador usando o software UEFI e o sistema operacional. Suas principais funções são fornecer uma plataforma na qual armazenar credenciais de autenticação para acessar um sistema sem a necessidade de usar senhas gravadas no teclado. Principalmente, ele é orientado a acessar através de dados biométricos do usuário, isso é implementado pela tecnologia TPM 2.0
O TPM é um dispositivo de hardware físico, permitindo uma criptografia mais consistente na memória especialmente projetada para isso. Este dispositivo está diretamente em contato com a CPU do computador, portanto, atua apenas em resposta às instruções enviadas. As principais características desses chips são as seguintes:
- É um chip com memória volátil e não volátil: dessa forma, pode armazenar credenciais permanentemente neste e nos parâmetros do estado da máquina dinamicamente. Contém um algoritmo para gerar chaves e seqüências aleatórias de códigos criptografados Implementa funções criptográficas para autenticação usando assinaturas digitais ou dados biométricos do usuário.
Quanto às funções criptográficas permitidas pelo chip TPM, teremos:
- Armazenamento de senhas de administrador e controle remoto, criptografia de unidades de armazenamento de dados, certificados digitais e assinaturas digitais, criptografia de pastas individuais, chaves para servidores de correio e sites seguros, dados biométricos para acesso.
Onde o conector TPM está localizado na placa-mãe
Atualmente, quase todas as placas-mãe no mercado têm diretamente o chip ou um conector TPM para poder conectar o firmware diretamente a ele.
Esse conector normalmente está localizado na parte inferior da placa-mãe, onde estão os conectores do painel de E / S do chassi. Nós o identificaremos pelas iniciais " TPM " localizadas próximas a ele.
É aqui que os chips TPM que compramos devem estar conectados. A porta consiste em 19 pinos distribuídos em duas linhas. Vamos identificá-lo facilmente, porque em sua segunda linha falta um dos pinos, no lado direito, o segundo.
Ativar TPM no BIOS UEFI
Antes de podermos usar as funcionalidades que esse chip nos permite dentro de um sistema operacional, será necessário ativá-lo no firmware da nossa placa-mãe.
Se nossa placa-mãe possui o conector TPM implementado, certamente ela contém um BIOS do tipo UEFI. Os dois padrões praticamente andam de mãos dadas e, graças a isso, é possível ativar essa tecnologia. Para identificar o TPM no BIOS e ativá-lo, teremos que fazer o seguinte:
- Desligamos o equipamento e iniciamos novamente. Neste momento, precisamos identificar uma mensagem que diz " Pressione
para entrar em Setup ”ou alguma mensagem semelhante.
Quanto às teclas para acessar o BIOS, pode haver diferentes: DEL, F12, ESC, F8 e outras. Nossa tarefa será poder identificar essa chave. Uma possibilidade que teremos de ver esta mensagem é que, se apenas o que vemos é a informação, pressionamos a tecla " Pausar " no teclado. Isso fará com que o procedimento de inicialização seja interrompido até pressionarmos a tecla novamente.
- Depois que a tecla correspondente for pressionada, acessaremos o UEFI BIOS. Agora é hora de encontrar a seção TPM nela. Isso também varia de acordo com os diferentes BIOS dos fabricantes.Normalmente, teremos uma seção de " Segurança " ou similar. Entramos e procuramos as iniciais TPM. Depois de identificadas, ative esta opção e pressione F10 para salvar e reiniciar.
Dessa forma, teremos ativado o TPM no BIOS
Inter BIOS UEFI do Windows 10
Se não pudermos acessá-lo a partir da própria inicialização do computador, também será possível configurá-lo no Windows 10
- Precisamos pressionar a tecla " Shift " ao mesmo tempo em que clicamos na opção " reiniciar " de nossa equipe.Agora uma janela azul aparecerá onde teremos que escolher " Resolver problemas " Em seguida, escolheremos " opções avançadas "
- Agora teremos que escolher " Configuração de firmware UEFI "
Agora, quando reiniciarmos o computador, entraremos automaticamente em nosso BIOS.
TPM no Windows 10
Desde meados de 2016, o hardware do TPM em sua versão 2.0 é obrigatório para ser implementado em um computador com hardware compatível com o Windows 10.
A empresa Microsoft recorreu à seção de segurança de seus sistemas e, como aconteceu com o padrão UEFI para BIOS em seus sistemas, também tornou obrigatório que os fabricantes tivessem acesso ao firmware através do TPM ou que tem esse chip diretamente em suas placas.
Essa iniciativa tem muito a ver com o projeto Microsoft Windows Hello, que nos permitirá identificar em nossa máquina com nossos dados biométricos: impressão digital, íris ou face. O Windows 10 tem suporte nativo para o TPM e, para ativá-lo, precisamos fazer o seguinte:
- A primeira coisa que devemos fazer é usar a combinação de teclas " Windows + R " para abrir a ferramenta Executar. Em seguida, escrevemos " tpm.msc ". Dessa forma, abriremos um aplicativo para o gerenciamento do TPM
Se for exibida uma mensagem de erro ao executar este comando, isso significa que nosso computador não suporta TPM ou que não temos essa função ativada em nosso BIOS.
Ativar TPM
A primeira coisa que aparecerá na ferramenta será que o TPM não está pronto para uso. Portanto, seguiremos o procedimento a seguir para poder usá-lo.
- Clique na opção " Preparar o TPM " na ferramenta, que solicitará que reinicie o computador para continuar com a configuração
A próxima coisa que aparecerá quando iniciarmos o computador é uma tela preta indicando que estamos tentando configurar o acesso seguro através do TPM. Se queremos continuar, pressionamos F10, caso contrário, pressionamos Esc. Para cada usuário, isso pode variar.
- Se pressionarmos F10, o computador será reiniciado e, finalmente, entraremos no Windows. Agora entraremos no aplicativo TPM novamente. Para isso, fazemos o mesmo que antes. Podemos ver que agora nos notifica que o TPM está pronto para uso
Dessa forma, já podemos usar o TPM para adicionar segurança extra à nossa equipe
O TPM adiciona um novo nível de segurança aos nossos equipamentos, tornando-o muito interessante para computadores expostos em redes públicas ou em um ambiente de negócios.
Também recomendamos:
Você tem um dispositivo compatível com TPM? Diga-nos se você sabia algo sobre essa tecnologia ou apenas sabia. Se você teve algum problema ao ativar, informe-nos.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.