O que é limitação térmica e para que serve?
Índice:
- Limitação O que é isso?
- Para que serve?
- Como funciona?
- Como podemos impedir que nosso componente tenha regulações?
- Conselhos práticos para o seu PC
O mundo da computação tem termos que, às vezes, para pessoas que não se desenvolvem o tempo todo entre elas, podem se tornar complicados e, às vezes, também são complicados para os próprios cientistas da computação. Portanto, é bom saber sobre o que são esses termos e saber o que é limitação e para que serve, para evitar, dessa maneira, cometer qualquer erro.
Índice de conteúdo
Limitação O que é isso?
Agora, o que é limitação ? Throtling é, no domínio do hardware, quando um componente é desacelerado intencionalmente para protegê-lo contra danos (geralmente causados por excesso de temperatura).
O mesmo termo também pode ser aplicado ao abrandamento de uma conexão com a Internet ou a um programa que consome muitos recursos da máquina e deve ser limitado.
Para que serve?
Agora que estamos claros sobre o que é a otimização no mundo da computação, é importante considerar para que serve. A regulagem pode ter várias funções, dependendo do dispositivo eletrônico em que vive.
Entre suas funções mais destacadas ou os usos mais comuns, podemos encontrar:
- O equilíbrio do consumo de dispositivos eletrônicos, para impedi-los de consumir mais energia do que o necessário. Regulamento das aplicações do dispositivo para conservar a bateria e mantê-la em boas condições. Evite que um componente muito quente do seu computador, veja processador ou placa gráfica, sofra "uma certa temperatura", diminuindo o desempenho.
Como funciona?
No entanto, sabemos o que é limitação, para que serve, mas como funciona? A limitação é encontrada como uma medida de segurança em quase todos os componentes de um computador que podem esquentar. Os que mais sofrem, devido às altas quantidades de calor que geram, são o processador, a placa-mãe e a placa gráfica. Quanto menor a velocidade do dispositivo eletrônico, menos calor ele gerará e, portanto, exigirá menos energia para operar, deixando tempo para que ele esfrie para valores seguros. É o que é feito quando um componente atinge uma temperatura limite, veja 90ºC no caso de muitos gráficos.Como medida de segurança, diminui a frequência para gerar menos calor e preservar o chip … Ou seja, dessa maneira o componente vai para "meio gás".
Nem sempre é uma proteção para o componente que é reduzido em frequência, às vezes a aceleração é uma consequência de outro componente que está aquecendo . Um exemplo disso é quando emparelhamos processadores de alta potência (> 95W, como muitos FX da AMD) com placas - mãe que não estão prontas para lidar com esses níveis de energia. Nesse caso, o processador diminuirá para uma frequência mínima (800-1200mhz), apesar de estar nas temperaturas corretas (40-60º no máximo), porque o que está aquecendo até quase 100ºC são as fases da fonte de alimentação da placa. Isso se traduz em grande jogo e desempenho, o FPS diminui até as fases esfriarem, e é um problema complicado de identificar. Existem muitos casos em fóruns de pessoas afetadas…
Como podemos impedir que nosso componente tenha regulações?
No caso de estrangulamento pelas fases da placa, existem três soluções possíveis
- Aumente o resfriamento das fases, adicionando um dissipador de calor sobre os MOSFETS (os pequenos componentes quadrados e planos que estão próximos ao soquete). Também pode ser aconselhável adicionar um ventilador se o dissipador de calor do processador não gerar fluxo de ar nessa área. Em casos menos graves, mesmo o ventilador sem dissipador de calor geralmente é suficiente. Essa é a maneira mais barata de, pelo menos, aliviar a aceleração em fases. Desative o modo turbo e abaixe a tensão do processador para o mínimo onde ainda estiver estável. Isso nunca deve ser feito, porque, embora possamos resolver o problema de limitação, também perdemos um pouco de desempenho. Além disso, encontrar a tensão mínima pode ser demorado. Mas se a troca da placa-mãe não for uma opção, é a única coisa que podemos fazer quando o primeiro passo for concluído. Troque a placa-mãe. É o mais drástico, mas também o mais simples, se eliminarmos a raiz do problema, também o eliminaremos. Ao comprar uma placa-mãe, tente verificar se ela possui um bom resfriamento nas fases e, se possível, se ela suporta processadores com mais TDP do que planejamos colocar. Cuidado, não é um problema que a placa esteja com defeito, um modelo igualmente novo nos dará o mesmo problema, é uma falha de design ao oferecer suporte a processadores que são poderosos demais para a baixa capacidade de algumas placas.
Conselhos práticos para o seu PC
No caso de rodar pelo próprio componente, processador ou placa gráfica, devemos seguir as seguintes dicas:
- Tenha uma caixa limpa e bem ventilada. Verifique a pasta térmica da sua placa de vídeo e / ou processador com uma frequência de 6 a 12 meses.Verifique se outros componentes não expelem o ar quente para as outras partes.Se o problema persistir, é possível alterar o dissipador de calor para um modelo superior recomendado. Reduzir a tensão e / ou a frequência do componente com a aceleração também funciona aqui como uma solução temporária.
Recomendamos a leitura do nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado.
Você já sofreu com essa tecnologia? Você sabia o que realmente era e para que era? Aguardamos seus comentários.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.