Processadores

E o preço do Ryzen 3000?

Índice:

Anonim

Os rendimentos determinam o preço Os vazamentos falharam? Nos meses anteriores, vimos vazamentos de todos os tipos de características técnicas do recém-lançado AMD Ryzen 3000. Frequências, melhorias do IPC, velocidade da memória, etc…

Da mesma forma, os preços aproximados que seriam solicitados para cada chip também apareceram nesses vazamentos.

Após a conferência inaugural da Computex nesta manhã (hora espanhola), na qual Lisa Su finalmente ofereceu informações e datas oficialmente, parece que uma parte dos 'vazamentos' pode ser considerada boa, mas outra… menos.

O custo atual do nó de produção depende de sua maturação e rendimento alcançado.

Os rendimentos determinam o preço.

Considerando que o número de SKUs que foram apresentados em relação ao portfólio total da Ryzen é mínimo e que os que pertencem ao 'nível superior' (os mais caros: séries 7 e 9), vemos que o o número de núcleos não aumenta pelo mesmo preço da geração anterior ou, ao manter o número de núcleos, o preço não diminui significativamente.

Núcleos válidos e inválidos. Parcialmente válido e morre que toca o perímetro.

Ou pelo menos não diminui conforme o esperado, continuando a tendência das duas gerações anteriores.

O que há Você esqueceu sua premissa da AMD de oferecer CPUS barato e diminuir o preço em todas as gerações?

A resposta é: rendimento atual + alteração fab + alteração do nó.

Ryzen 3000 com 2 chiplets. Rendimentos de 70%. No momento caro.

Estima-se que os processadores das 2 gerações anteriores da Ryzen, fabricados pela Globalfoundries no Zen Core, atualmente um nó maduro (14/14 +), estejam perto de 90%.

Preços a partir do Ryzen 1000 e após um ano. 14nm -> 14+ / melhoria Rendimentos.

Esse alto percentual satisfaz a premissa / solicitação da AMD às fábricas de precisar de altos rendimentos que lhes permitam aproveitar cada wafer o máximo possível, obtendo o número máximo de núcleos de zen válidos e utilizáveis ​​(1 e 2), com a conseqüência de poder abaixar o preço de cada chip ao obter um número muito alto deles válido por bolacha.

Preços lançam Ryzen 2ª geração. com o nó Yields / Mature aprimorado.

A terceira geração do Ryzen, como todos sabem com certeza, é fabricada pela TSMC em um novo nó que está em processo de amadurecimento (7 nm) e estima-se que os rendimentos atuais que eles oferecem à AMD sejam 70%, com expectativas de que eles melhorem em meses sucessivos, o que permitiria reajustar os preços desses chips e recuperar a tendência usual observada nas 2 gerações anteriores.

Os preços sobem: deixe um nó maduro e salte para um nó mais baixo, a ser desenvolvido.

Claramente, vemos uma diminuição notável no número total de chips utilizáveis ​​que podem ser vendidos para cada bolacha com as mesmas dimensões dos chips mais antigos (assumiremos que o preço da bolacha é o mesmo, independentemente de Glofo / TSMC simplificar o assunto).

O preço de cada chip é sensível ao rendimento atual, de acordo com as premissas da AMD.

O rendimento é alcançado pelo fab. A AMD decide construir ou esperar que eles melhorem com base no que os relatórios fabulosos obtêm nos 'testes' de baixo volume. Uma vez decidido o início da fabricação em grandes volumes, é esperado que, ao longo dos meses, a 'maturação' do nó ocorra progressivamente.

3ª geração, mas involução em relação ao rendimento: mais caro que o anterior.

Isso nada mais é do que a fábrica pode reajustar e melhorar o processo de fabricação da cadeia, aproveitando a oportunidade que cada bolacha oferece fisicamente, resultando em uma porcentagem maior de núcleos de zen que não são danificados no processo de fabricação ou zen núcleos com ccx com núcleos com retenção mais frequente ou com menos núcleos que devem ser desativados.

Na Computex, a Ryzen 3000 apresentada oferece 8 núcleos que representariam um único chiplet no qual todos os núcleos estão ok.

3700X, diminua o seu TDP graças a 7nm.

Porém, gerenciamos os dados de que a taxa de fabricação de cada bolacha zen 2 no TSMC é de 70%. Portanto, para cada um deles utilizado, deduzimos que os núcleos do zen 2 parecem não ser perfeitos ou danificados (parcial ou totalmente).

E a premissa da AMD no Zen é maximizar o uso de núcleos zen para oferecer preços baixos.

O topo da gama atualmente apresentado, estreando a série 9 (note, ainda estamos no mainstream), nos oferece 12 núcleos e usa 2 chiplets. Para a decepção de muitos, eles não anunciaram um Ryzen 3000 de 16 núcleos (que montaria 2 chiplets de 8 núcleos cada um, o que seria um par perfeito de dois efeitos zen de núcleos). Razão: Na minha opinião, a AMD não vale o preço que os clientes atualmente teriam que solicitar, portanto, espere o TSMC amadurecer o nó.

Vamos conectar os pontos:

Temos um rendimento de 70% na fábrica que nos fornece a matéria-prima do Ryzen 3000: o núcleo Zen 2.

Você precisa tentar usar todos os núcleos do zen 2, não apenas os que são muito bons ou perfeitos. Sair deles significa poder reduzir o preço de todos de acordo com o rendimento atual, esperando reduzi-los ainda mais se melhorarmos o rendimento no futuro. Caso contrário, o preço do Ryzen 3000 colocado à venda teria que ser maior do que o anunciado, uma vez que venderia menos zen 2 núcleos por wafer usado do que seria alcançado, deixando também aqueles que não são perfeito.

3800X 105W TDP. Compare diretamente com 1800X, saindo apenas na 1ª geração.

O uso de um único chiplet para processadores de 6/8 núcleos (Ryzen 5 e 7) permite que você use os núcleos zen 2 perfeitos e válidos com alguns núcleos desativados pelas bolachas, poupando-o de usar um segundo chiplet para atingir esse número final de contagem de núcleos.

A fabricação do Ryzen 9 de 12 núcleos pode ser realizada usando um par de chiplets válidos com alguns núcleos desativados (6 + 6) ou um chiplet perfeito e um no qual metade dos núcleos está danificada, com apenas a outra metade trabalhando (4)

Ryzen 9. 2 chiplets. 12 núcleos agora. 16 núcleos mais baratos quando os rendimentos melhoram.

A maneira como o núcleo do zen 2 é danificado no processo de fabricação da bolacha é diferente, dependendo de serem unidades internas da bolacha ou pertencerem ao perímetro externo. Graças ao binning de cada chip, é possível determinar se será melhor usá-lo de uma maneira ou de outra ao usá-lo para fazer uma CPU de uma série ou de outra, sempre buscando maximizar o uso da bolacha, produzindo CPUS de qualidade.

Resumindo:

  • O preço do Ryzen 3000 com mais de 6 núcleos e, acima de tudo, que usa mais de 1 chiplet é afetado (tornado mais caro) pelo atual rendimento que a fábrica atinge na fabricação (70%). Essa proporção melhora quando e quanto é algo que depende exclusivamente da fab. A única coisa que se pode esperar é que, quanto mais cpus eles fizerem, mais possibilidades terão para melhorar o rendimento. A AMD reajustará o melhor preço que ele pode oferecer nos cpus fabricados com o zen core 2 que sai de cada bolacha fabricada na fab… e talvez o preço seja um pouco mais parecido com os vazamentos de todos esses meses. O certo é que o preço do cpus, mantendo o número de núcleos da geração, ainda será reduzido no caso de melhorar o rendimento por bolacha na produção, o que não é doido, mas leva tempo.

A leitura inversa é que os Ryzen 3000 cpus que, desde 7 de julho, a AMD nos oferecerão 12 ou mais núcleos, não atendem às suas melhores expectativas de preço mínimo pelos quais calculam que poderiam oferecer, mas com as filmagens em TSMC e o tempo permitirá alcançá-lo quando o fab fornece mais chips para cada bolacha.

Se isso for alcançado, significa que eles otimizaram o nó e / ou melhoraram o rendimento do processo de fabricação.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button