▷ O que é um usuário root ou super root
Índice:
Raiz é o nome de usuário ou conta, que por padrão tem acesso a todos os comandos e arquivos no Linux ou em outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix. Também conhecida como conta raiz, usuário raiz e superusuário.
O que é root ou superusuário em sistemas similares ao Unix
Privilégios de raiz são os poderes que a conta raiz possui no sistema. A conta root é a mais privilegiada do sistema e tem poder absoluto sobre ela, ou seja, acesso total a todos os arquivos e comandos. Os poderes de raiz incluem a capacidade de modificar o sistema da maneira desejada e conceder e revogar permissões de acesso, ou seja, a capacidade de ler, modificar e executar arquivos e diretórios específicos para outros usuários, incluindo aqueles que estão reservado por padrão.
O sistema de permissão nos sistemas operacionais do tipo Unix é configurado por padrão para impedir que usuários normais acessem partes críticas do sistema e arquivos e diretórios pertencentes a outros usuários. Isso ocorre porque é muito fácil danificar um sistema semelhante ao Unix com acesso de administrador. No entanto, um princípio importante dos sistemas operacionais do tipo Unix é o fornecimento de flexibilidade máxima para configurar o sistema e, portanto, o usuário root tem total poder.
Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre Como alterar a senha do usuário no Linux
Os sistemas do tipo Unix assumem que o administrador do sistema sabe exatamente o que está fazendo e que somente esse indivíduo usará a conta raiz. Portanto, praticamente não há rede de segurança para o usuário root no caso de um erro descuidado, como corromper ou excluir um arquivo crítico do sistema, o que poderia causar o mau funcionamento de todo o sistema.
O fato de todos os processos iniciados pelo usuário root terem privilégios de root aumenta o risco de usar rotineiramente o sistema como root, porque mesmo os programas aplicativos mais amplamente utilizados e testados contêm vários erros de programação, um invasor especialista Geralmente, você pode encontrar e explorar esse erro para obter o controle de um sistema quando o programa é executado com privilégios de administrador em vez de usar uma conta de usuário comum com seus privilégios muito limitados.
Um meio fundamental de impedir que os usuários danifiquem diretamente os sistemas semelhantes ao Unix ou de aumentar a vulnerabilidade de tais sistemas a danos causados por terceiros é evitar o uso da conta raiz, exceto quando absolutamente necessário, inclusive por administradores de sistema especializados e com experiência. Ou seja, em vez de fazer logon rotineiramente no sistema como root, os administradores devem fazer login com sua conta de administrador e, em seguida, usar o comando su. Isso fornecerá privilégios de administrador apenas conforme necessário e sem a necessidade de um novo login.
Quando usar root
As tarefas que requerem privilégios de root incluem mover arquivos ou diretórios para dentro ou fora dos diretórios do sistema, copiar arquivos para diretórios do sistema, conceder ou revogar privilégios de usuário, alguns reparos do sistema e instalar alguns aplicativos. Por padrão, você não precisa ser root para poder ler a maioria dos arquivos de configuração e documentação nos diretórios do sistema, embora precise ser root para modificá-los.
Geralmente, são necessários privilégios de root para instalar o software no formato de pacote RPM, devido à necessidade de gravar nos diretórios do sistema. No entanto, se um programa de aplicativo estiver sendo compilado a partir do código-fonte, geralmente ele poderá ser configurado para executar no diretório inicial do usuário. Privilégios de raiz não são necessários para um usuário comum compilar e instalar software em seu diretório inicial. Por razões de segurança, você deve evitar a compilação de software como root.
Para usar a conta de superusuário, a primeira etapa é habilitá-la e atribuir uma senha.Para fazer isso, abra um terminal e digite o seguinte comando:
raiz do sudo passwd
Com isso, você já pode usar os privilégios de usuário root, usando o comando su e efetuando login diretamente como usuário root. Para efetuar login como esse usuário, basta sair da sessão atual e inserir o nome de usuário raiz e a senha definidos quando o sistema solicitar que você insira as credenciais de login.
Isso termina nosso artigo especial sobre o que é um usuário root. Lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver algo a acrescentar. Você também pode compartilhar a postagem nas redes sociais para ajudar mais usuários que precisarem.
Como fazer root no android com root master
Guia completo sobre como fazer root no Android com o Root Master. Aprenda a fazer o root do seu smartphone Android de maneira rápida e fácil com o Root Master, ele funciona.
Pôster de arquivo: extensão chrome que mina criptomoedas sem que o usuário saiba
Pôster de arquivo: extensão do Chrome que explora moedas sem que o usuário saiba. Descubra mais sobre este novo caso em que a CPU do usuário é usada.
O Facebook para Android possui uma função que mede o tempo que o usuário passa no aplicativo
Saiba mais sobre o recurso secreto que está no Facebook para Android, que permitirá que os usuários saibam quanto tempo gastam usando o aplicativo.