Tutoriais

▷ O que é um processador pata negra

Índice:

Anonim

Quantas vezes lemos um usuário dizer que seu processador é uma perna preta, isso geralmente é muito comum entre os usuários mais entusiasmados, mas isso pode parecer estranho para os menos experientes.

Neste artigo , explicamos o que é um processador de perna preta e o que tudo isso significa. Vamos começar!

Entendendo o conceito de processador de perna preta

Para entender o que é um processador de perna preta, precisamos entender outro conceito primeiro, é o que é conhecido como "a loteria do silício". Isso não tem nada a ver com a oferta de Natal, mas com o processo de fabricação de todos os chips à base de silício. O processo de fabricação de um processador é algo muito complexo, envolvendo muitas máquinas e muitos estágios. Isso torna o processo nunca perfeito.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a AMD Ryzen - Os melhores processadores fabricados pela AMD

Os chips são feitos em bolachas de silício o mais puro possível, embora seja impossível alcançar a pureza perfeita. Devido às inevitáveis ​​impurezas do silício e falhas no processo de fabricação, nem todos os chips feitos da mesma bolacha têm a mesma qualidade. Alguns chips terão mais imperfeições de design e precisarão de mais voltagem para funcionar.

Por outro lado, outros chips, geralmente aqueles feitos no centro da pastilha de silício, terão menos manchas e exigiriam menos voltagem para operar. Isso resulta nesses processadores sendo capazes de atingir velocidades de clock mais altas e menos calor. Esses processadores são a perna preta e são usados ​​para quebrar recordes de overclock.

No entanto, a Intel e a AMD vendem seus processadores com especificações que garantem que todos funcionem corretamente. A única diferença é que as pernas pretas usam menos tensão e esquentam um pouco menos. É quando se trata de overclock que há diferenças, já que as pernas pretas podem ir além.

Por exemplo, um processador Core i7 8700K para preto pode chegar a 5, 2 GHz sem ficar muito quente, enquanto um chip que não seja de perna preta provavelmente atingirá cerca de 4, 9-5 GHz. Esses números são aproximados, mas nos dão uma idéia de para onde estão indo os tiros.

Recomendamos a leitura do nosso guia para os melhores processadores do mercado

Lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida sobre o que é um processador de perna preta. Qual foi o processador que melhorou com seu overclock? Aguardamos sua resposta! Convidamos você a fazer um tour pelo nosso fórum de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button