O que é um codec e para que serve?
Índice:
Vemos continuamente esse tecnicismo e a maioria das pessoas não sabe o que é. Dentro, explicaremos o que é e para que serve um codec.
Temos que nos colocar no contexto de áudio e vídeo para dar uma introdução ao que é um codec. Geralmente é mais relacionado ao vídeo, especialmente com a reprodução no nosso PC. Nossa intenção é esclarecer todas as dúvidas e explicar o que é e para que serve.Você está pronto?
Índice de conteúdo
O que é um codec?
Se quebrarmos a palavra, você verá que é um termo composto: " codificador " e " decodificador ". O primeiro fala sobre codificação e o segundo sobre decodificação. É um código que executa sua função quando o sistema operacional ou o software exige. Além disso, esse código converte sinais digitais de áudio e vídeo em um formato reproduzível. Pode ser usado em uma câmera fotográfica ou em um smartphone, por exemplo.
Portanto, um codec codifica e compacta os dados de um arquivo de vídeo ou áudio, para que seja mais rápido transferir ou ocupar menos espaço. Quando reproduzimos ou editamos este arquivo, ele é descompactado.
Portanto, deve-se entender que é uma palavra composta porque realiza duas funções: comprimir e descomprimir. Comprima para tornar o arquivo mais portátil e descompacte para fornecer todos os dados no arquivo.
Esse código é de grande importância nos vídeos, pois existem codecs que compactam muito o arquivo, o que causa perda de qualidade em sua reprodução. Por outro lado, encontramos outros cuja perda de qualidade é insignificante.
Tipos de codec
Como você deve ter adivinhado, existem muitos codecs diferentes que oferecem vantagens e desvantagens. Na minha humilde opinião, não é que haja pior ou melhor, mas que cada um se adapte às necessidades de cada pessoa. Como meu pai dizia, "há tudo na vinha do Senhor"
A seguir, revelaremos os mais comuns para fornecer uma aproximação de cada um.
MPEG
É um dos mais famosos e comuns para todos. Sua sigla significa Moving Picture Experts Group e encontramos muitos formatos MPEG que foram derivados. Para iniciantes, o MPEG-1 Layer 3 ou MP3, que é um padrão de compactação de áudio. O MP3 é um formato muito pequeno e com perdas, mas é um padrão porque oferece uma qualidade muito boa em tamanhos risíveis.
Normalmente, um arquivo MP3 é geralmente de 128 kbits por segundo, cerca de um décimo primeiro do áudio original no formato de CD. Codecs com perdas seriam os seguintes:
- MP3. WMA. OGG. AAC (Apple).
Codecs sem perdas são estes:
- FLAC. MACACO. ALAC (Apple).
Você pode estar se perguntando agora, por que não usar codecs sem perdas? Como o tamanho dos arquivos é tremendamente grande, o que dificulta sua transferência ou portabilidade. Uma música no formato FLAC pode ter 30 MB ou mais. De fato, os discos nesse formato geralmente ocupam mais de 500 MB.
Existem serviços de streaming, como o Tidal, que enfrentam o Spotify, oferecendo qualidade de áudio em alta definição, ou seja, sem perdas. Dito isto, para aqueles que não possuem fones de ouvido Hi-Fi, isso não importa, porque eles terão dificuldade em apreciar a diferença entre FLAC e MP3. Essa diferença pode ser vista com fones de ouvido ou alto-falantes de alta fidelidade.
MPEG-4
Outro codec amplamente utilizado é o MPEG-4 para vídeo. Ele usa compressão muito melhor que o MPEG-1 e sua qualidade é realmente boa. Nesse formato, existem muitos codecs, como o H.264, que é a opção de codificar vídeo para Blu-Ray. O que o tornou famoso é a grande flexibilidade que oferece, tanto para resoluções altas quanto baixas.
MKV
Não estamos lidando com um codec como tal, mas é um contêiner que "contém tudo": várias faixas de áudio, várias legendas e faixas de vídeo no mesmo arquivo. Esta é a grande razão pela qual ele é baixado e usado pelo resto dos mortais.
RECOMENDAMOS O Google Home Mini AcessóriosUltrapassou o AVI e o MP4 porque oferece uma qualidade muito boa em tamanhos surpreendentemente pequenos. O Matroska não é um formato de compactação, mas um codec é usado para codificar o áudio ou o vídeo de um arquivo e depois armazenar tudo no mesmo arquivo: MKV.
Por exemplo, o QuickTime (Apple) é um contêiner como o Matroska.
ProRes
É um codec amplamente usado, mas não por todos os usuários, mas por profissionais. Foi chamado Apple ProRes e foi usado em produtos da Apple. Podemos encontrá-lo presente em vários formatos, como RAW, um formato "bruto" que preserva todas as informações nas fotos, por exemplo. Esse formato é usado por fotógrafos profissionais quando eles tiram uma foto em RAW.
Isso permite que eles usem o software para modificar ou retocar a foto, como o Adobe Photoshop Lightroom.
WMV
Por fim, encontramos o lendário Windows Media Video , um codec famoso por seu uso no Windows. Praticamente, não é usado devido ao aparecimento de outros formatos mais práticos. Inicialmente, o objetivo era compactar arquivos para transmissões online. Nesse sentido, o FLV tem sido mais útil.
Não é um formato ruim, exatamente o oposto. O que acontece é que outros formatos muito mais interessantes surgiram para o consumidor final.
Então, de que codec você precisa?
Aquele que se adapte às suas necessidades, puro e simples. Há pessoas que não se importam se o arquivo é muito pesado, porque o que elas querem é uma reprodução sem perdas. Por outro lado, outros preferem um arquivo mais portátil, sem perda de qualidade.
Dessa forma, concluímos que o melhor codec do mundo não existe, mas o mais adequado para o usuário.
Esperamos que esta postagem tenha sido útil para você e você entendeu o que é esse código e para que serve. Se você tiver alguma dúvida, envie-a comentando abaixo.
Recomendamos as melhores placas de som do mercado
Qual codec você usa? Vocês todos sabiam?
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.