Internet

O que é um ataque ddos?

Índice:

Anonim

Nas últimas semanas, conseguimos ouvir ou ler coisas sobre ataques DDoS com alguma frequência. Mas, apesar de encontrarmos essa palavra regularmente, a maioria não sabe exatamente em que consiste um ataque DDoS. Portanto, é bom saber o significado desse tipo de ataque.

Índice de conteúdo

O que é um ataque DDoS?

Não é apenas bom saber do que se trata. Também é importante que os usuários saibam como eles funcionam. Dessa forma, eles serão capazes de detectá-los, mas também trabalharão em sua prevenção. Ou sabe como parar isso. Aspectos que também são essenciais para nós.

Você provavelmente já ouviu em algumas mídias que os ataques DDoS são um meio de protesto. É mesmo assim? Responderemos a perguntas como esta abaixo. Mas, antes de tudo, é importante que saibamos exatamente o que é um ataque DDoS.

O que é?

DDoS, como alguns de vocês já sabem, é um acrônimo para Negação de Serviço Distribuída. Se traduzirmos isso para o espanhol, significa "ataque distribuído de negação de serviço". Porém, a definição mais real e correta que podemos dar sobre esse tipo de ataque é que é um ataque baseado no ataque a um servidor de muitos computadores, para que o servidor pare de funcionar.

Essa é basicamente a principal maneira pela qual podemos definir esse tipo de ataque e resume a operação dos ataques de maneira bastante correta. Quando nos referimos a muitos computadores na definição desse tipo de ataque, dizemos um número alto. Um servidor normal tem uma certa capacidade. Você pode atender e suportar um certo número de computadores (depende do servidor). À medida que o número de computadores nesse servidor aumenta, sua velocidade diminui. Algo que acontecerá se mais e mais forem adicionados. Até que finalmente chegue um ponto em que não é possível responder a todos esses computadores. Portanto, o servidor trava e para de funcionar.

Recomendamos: Diferenças entre vírus, worms, cavalos de Troia e muito mais

Pode ser que o servidor esteja desligado diretamente. Também há outros onde ele pára de responder às conexões. Mas, nos dois casos, o servidor não funcionará normalmente novamente até que o ataque seja interrompido. Para o ataque parar, duas coisas podem acontecer. Ou os próprios atacantes pararam ou há outra opção. Pode ter sido possível bloquear conexões ilegítimas.

Esta é a principal definição sobre um ataque DDoS e o modo como ele funciona. Disse da maneira mais simples possível. Porém, também é preciso dizer que um ataque DDoS pode ser modificado de várias maneiras para torná-lo mais eficaz. Existem maneiras como enviar dados muito lentamente, para que o servidor consuma mais recursos por conexão.

Como é realizado um ataque DDoS?

O conceito desse tipo de ataque é simples, como você pode ver. Com um grande número de pessoas conectando, é relativamente fácil realizar um ataque DDoS. Embora, os ataques estejam se tornando mais sofisticados e complexos ao longo do tempo. Os atacantes apostam em outras maneiras de realizar um ataque DDoS. Para que desta maneira seja mais eficaz.

Existem mais e mais técnicas que tornam isso possível. Os pacotes podem ser modificados colocando um IP falso, portanto, o invasor não pode ser detectado. Outra maneira é com o uso de botnets. São redes de computadores infectados por um Trojan e que o invasor ou invasores podem controlar remotamente. Ao fazer isso, esse tipo de ataque DDoS está sendo realizado por pessoas que não sabem que estão realmente participando. O que é indiscutivelmente perigoso, pois será necessário mostrar que o computador estava sendo controlado por outra pessoa. Isso torna muito complexo encontrar o verdadeiro atacante.

Portanto, como você pode ver, os ataques DDoS estão se tornando muito mais complexos. O que não apenas os torna muito mais eficazes. Também torna mais difícil combatê-los. E também que é cada vez mais difícil rastrear as pessoas que realizam esses tipos de ataques. Que sem dúvida é o pesadelo de muitas agências de segurança.

Quais são os efeitos de um ataque DDoS em um site?

Em geral, cada ataque é diferente e seus efeitos também. Depende do ataque e o servidor também deve ser levado em consideração. Eles estão se preparando melhor e também é possível proteger um servidor com filtros para rejeitar IPs falsos. Dessa maneira, somente IPs verdadeiros alcançarão o servidor. Isso certamente pode ajudar a evitar um ataque e também a saber quem o executou, caso ocorra.

Recomendamos: o que é e como funciona um Ransomware

Logicamente, essas medidas não são suficientes. Se muitas pessoas o organizarem, poderão realizar um ataque se planejarem corretamente. O tráfego durante um ataque precisa superar em grande número o tráfego regular que o servidor possui. Dessa forma, é quando você sabe que o ataque é efetivo ou vai realmente afetar a operação do servidor em questão.

Geralmente, quando ocorre um ataque, o servidor fica saturado. É mais provável. Isso significa que deixará de estar disponível até o término do ataque. Mesmo que não funcione, quase nunca há danos físicos ao servidor. Portanto, um ataque DDoS o máximo que consegue é uma falha da web. Obviamente, isso pode ser muito sério, dependendo do tipo de site que é. Existem páginas da web que podem ter milhões de perdas se forem vítimas de um ataque DDoS. Pense em empresas como Amazon ou AliExpress e a grande quantidade que elas podem perder se o site não funcionar por algumas horas ou por dia.

O que acontece no caso de um site informativo?

Para uma empresa que ganha dinheiro com sua página, um ataque DDoS pode ser um enorme desperdício de dinheiro. Mas, no caso de um site que simplesmente busca informar, o caso é diferente. Coloque o site de uma instituição pública (ministério ou universidade). Um site onde as informações são fornecidas aos usuários. Se a web não funcionar por um tempo porque há um ataque DDoS impedindo-a, eles não perdem dinheiro. Os usuários simplesmente não podem visualizar essas informações.

Portanto, o efeito neste caso não é muito perceptível. Portanto, aqueles que se escondem ao dizer que um ataque DDoS é um meio de protesto, têm poucos motivos para dizer isso. Não tem o efeito desejado ou, e também, tudo o que faz é gerar uma imagem ruim daqueles que o executaram. E, sem dúvida, afetará a causa pela qual eles estão protestando, por mais louvável e justificada que possa ser. Portanto, esse ataque não é um bom meio de protesto. Além disso, com as crescentes medidas de segurança e novas estruturas legais que estamos vendo, há pessoas expostas a multas ou outras penalidades por esse ataque. Portanto, também não vale a pena. O que você acha dos ataques DDoS?

Internet

Escolha dos editores

Back to top button