▷ O que é nvram e para que serve
Índice:
Neste artigo, nos dedicaremos a explicar da melhor maneira possível o que é a NVRAM e quais funções eles têm em nosso computador.
Como muitos de vocês sabem falar sobre hardware, é entrar totalmente no funcionamento físico do nosso computador, conhecer seus componentes e saber como eles funcionam. Pronto? Nós explicamos o que é NVRAM !
Índice de conteúdo
Aprender sobre os componentes que compõem nosso computador sempre nos ajudará a entender um pouco melhor como eles funcionam. Se tivéssemos que conversar sobre cada um dos componentes que compõem nossa equipe, ficaríamos aqui por vários meses aprendendo e escrevendo, sem ter certamente aprendido um quarto do que esse elemento é. São máquinas tão complexas que apenas aqueles que foram encarregados de criar sua arquitetura são capazes de entender como eles realmente funcionam. Muito possivelmente, nem eles são capazes de explicar aos outros sobre isso.
De nossa parte, não é que pretendemos fazer nada disso, mas podemos nos concentrar em alguns dos componentes mais destacados de um dispositivo inteligente e explicar o que são e algumas de suas funções. Ou até a maneira de interagir com eles, e é isso que faremos hoje com a NVRAM.
O que é NVRAM
A NVRAM ou " Memória de acesso aleatório não volátil ", memória de acesso aleatório não volátil em nosso amado espanhol, é uma memória de acesso aleatório capaz de armazenar informações e não perdê-las ao remover a fonte de alimentação do componente.
Atualmente, esses tipos de memórias são construídos usando chips semicondutores e estão presentes em praticamente todos os dispositivos eletrônicos que requerem firmware para funcionar. Isso inclui computadores pessoais, telefones, roteadores e todos os dispositivos programáveis.
As informações armazenadas pela NVRAM são usadas pelo sistema operacional ou firmware do dispositivo, para que, durante o processo de inicialização, a configuração operacional básica do dispositivo possa ser carregada. Isso pode incluir a configuração de inicialização de discos rígidos, dispositivos de entrada e saída, volume, hora e data e outros parâmetros básicos.
Tecnologias NVRAM
O fato de ter que armazenar certos dados de configuração para iniciar um computador sempre foi necessário, e é por isso que existem diferentes tecnologias
- EAROM: Memória somente leitura eletricamente alterável. Esse tipo de memória é somente leitura e para apagar seu conteúdo, devemos aplicar uma voltagem elétrica. EEPROM: Memória somente leitura programável apagável eletricamente. Esse tipo de ROM é, além de apagável, também eletricamente reprogramável, mas pouco a pouco. EPROM e EEPROM flash: esse tipo de memória ROM é a evolução das anteriores, pois permite ler e gravar em vários locais de memória encapsulados em um chip flash. Isso permite uma velocidade operacional muito mais rápida que as tecnologias anteriores.
Basicamente, duas estratégias diferentes foram desenvolvidas para obter memórias de acesso rápido e ciclos de leitura ilimitados:
- Dallas Semiconductor NVRAM: Esse tipo de circuito integra uma RAM CMOS de baixa potência, juntamente com uma bateria de lítio e um controlador que define um monitor de tensão para estabelecer ciclos de leitura e gravação. Além disso, eles contêm um relógio em tempo real para sincronizar os ciclos operacionais. Essas memórias podem funcionar praticamente com a mesma bateria de lítio por até dez anos, devido ao baixo consumo de NVRAM composto de uma RAM junto com uma EEPROM: esses chips permitem a leitura e gravação na RAM embutida usando um pulso de retenção. O conteúdo da RAM vai diretamente para a EEPROM, onde os dados serão armazenados sem a necessidade de energia externa, mesmo após dez anos. Quando o computador está em execução, os dados armazenados na EEPROM são retornados à RAM para acesso e gravação mais rápidos.
NVRAM e BIOS
Depois de ler isso, todos teremos percebido que o BIOS de nossa equipe está encapsulado precisamente em um chip CMOS que realmente é uma NVRAM. Este programa permanece no nosso computador mesmo quando está parado e desconectado da energia.
Como vimos, é necessária uma bateria de lítio para manter a configuração do nosso equipamento armazenada no momento em que é iniciada. Mas, além disso, devemos levar em consideração uma coisa importante, e é a que foi discutida acima. Se removermos a bateria da placa-mãe, em nenhum momento estamos limpando o BIOS do nosso computador. A única coisa que conseguiremos com isso é excluir a configuração do equipamento armazenada na NVRAM
Se agora iniciarmos o computador, receberemos uma mensagem notificando-nos de que devemos entrar no BIOS para estabelecer os parâmetros operacionais do nosso computador. dessa maneira, essa configuração seria carregada novamente na NVRAM para que, na próxima reinicialização do equipamento, carregasse normalmente.
Na NVRAM do BIOS, eles armazenam os parâmetros referentes aos dispositivos de entrada e saída, parâmetros da CPU, RAM e discos rígidos e parâmetros de inicialização do sistema, como data e hora, etc.
Diferença entre NVRAM E SSD
Nesse ponto, poderíamos pensar que os discos rígidos SSD também são NVRAM, pois sabemos que as informações armazenadas neles permanecem inalteradas, apesar de remover completamente a energia do dispositivo.
Eles realmente são, que poderíamos falar sobre NVRAN nesses dispositivos e em unidades de armazenamento USB, mas esse termo está mais relacionado ao tipo de memórias e tecnologias usadas para BIOS, UEFI e chips de firmware de outros dispositivos.
No caso de SSDs, a memória não volátil é usada, mas baseada em portas NAND, capazes de armazenar informações nativamente devido ao status da memória.
Se você quiser saber mais informações sobre o que é um SSD e como ele funciona, leia nosso tutorial sobre este tópico.
Dessa maneira, pudemos aprender o que é uma NVRAM, suas aplicações e operação. Você também verá interessante:Se você quiser saber mais sobre um componente de hardware específico, escreva-nos para criar artigos mais informativos.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.