Tutoriais

O que é o erro 404 e como corrigi-lo

Índice:

Anonim

Navegar na internet já faz parte do nosso dia a dia. Fazemos isso normalmente, a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de uma variedade de dispositivos. É quase natural, salvando todas as distâncias. No entanto, para você ler esta postagem, é necessário que todas as séries de tecnologias funcionem da maneira correta. Caso contrário, ocorrerão falhas, sendo o Erro 404 um dos mais comuns. Hoje, revelamos o que é, quais são as consequências e como resolver esse erro que, certamente, você encontrou em mais de uma ocasião.

Índice de conteúdo

Significado do Erro 404

Algo tão cotidiano quanto fazer uma consulta no Google, ler esta postagem ou navegar na Internet em geral, exige uma conexão tripla entre o servidor em que o conteúdo que queremos visitar está hospedado, um cliente e o navegador da web. Como você está lendo este artigo na Revisão profissional , podemos deduzir que essa conexão funcionou sem nenhum problema. Ou seja, está tudo bem se virmos as informações que desejamos acessar em nosso navegador. No entanto, durante todo esse processo de conexão, podem ocorrer falhas diferentes que foram catalogadas com uma série de códigos, sendo o erro 404 a falha mais comum.

O erro 404 é um código de status enviado do servidor para o navegador para nos informar que a página solicitada não existe ou não foi encontrada no servidor.

Daqui resulta que a conexão com o servidor funciona corretamente, enquanto retornou o erro sobre o qual estamos falando. Portanto, não devemos associar o Erro 404 a um problema de comunicação, neste caso, com o servidor web.

Recomendamos como acelerar a operação do seu PC com Windows

Como você já imaginou, o Erro 404 não foi nomeado por acaso ou aleatoriamente, mas suas três figuras têm um significado individual específico que, em conjunto, nos permite saber do que se trata.

Nesse sentido, 4 refere-se ao fato de que a página da web ou recurso que estávamos procurando não existe mais ou, pelo menos, não foi encontrado; 0 refere-se a um erro de sintaxe; e, finalmente, 4 refere-se ao problema específico encontrado e que é diferente de outros problemas; portanto, também existem os erros 402, 401, 401, 403, etc.

Consequências ruins

Se você possui um blog ou site que retorna o Erro 404 para os usuários, deve saber que as consequências não são positivas; portanto, você deve corrigi-lo o mais rápido possível.

Em primeiro lugar, os usuários poderão deixar de confiar em seu site, ou seja, você poderá sofrer uma perda de credibilidade, pois quando eles desejam acessar informações importantes para eles, isso é impossível para eles.

Além disso, isso também afeta negativamente o seu posicionamento na web; O Google não gosta desse tipo de falha e fará com que você caia nos resultados da pesquisa, o que se traduz em perda de visibilidade, credibilidade, cliques, relevância, renda…

Como detectar o erro 404

Consequentemente, é claro que o Erro 404 é uma falha que devemos corrigir imediatamente, para que não apareça aos nossos usuários quando eles navegam em nosso site ou quando desejam acessar qualquer conteúdo.

Assim, para detectar esse erro, podemos usar ferramentas gratuitas, como:

  • Verificador de link do W3C: apenas indique o URL do nosso site para analisá-lo e informe-nos de quais links devemos corrigir o Google Search Console: saberemos quais links o mecanismo de pesquisa detectou como incorretos e, uma vez resolvidos, podemos marcá-los como corrigidos para DeadLink Checker: ferramenta semelhante ao W3C Link Checker

Como corrigir o erro 404

A solução do erro 404 não é complexa e está relacionada ao motivo que o causou. Nesse sentido, o mais comum é que é porque a página da web já indexada nos mecanismos de pesquisa foi removida. Esta é uma pequena falha para a qual temos duas soluções. O ideal é substituir o conteúdo dessa página por outro e fazer um redirecionamento, mas também podemos esperar o Google (e outros mecanismos de pesquisa) percorrer a página novamente, perceber que ela não existe mais e parar de mostrá-la.

Há ocasiões em que o erro 404 é exibido ao pressionar um link externo para um site que já foi removido. A solução é simples: substitua esse link por outro ou, se não for possível, simplesmente exclua-o.

Outra causa desse erro frequente é um link mal gravado. Se for um link interno, apenas edite-o novamente e corrija-o, mas se for um site externo que tente vincular ao nosso, devemos adicionar o URL com erros de ortografia à configuração do WordPress e fazer uma 301 redirecionar para o site correto.

Recomendamos: 5 erros para iniciantes ao montar um PC por peças

Como no caso anterior, se você alterou o nome de uma página e esqueceu de redirecionar para a nova, faça o redirecionamento 301 que já mencionamos.

E agora que você já sabe muito mais sobre as causas que originaram o Erro 404, como detectá-lo e também como resolvê-lo de uma maneira simples e eficaz, lembre-se de nós e não se esqueça de nos notificar caso encontre algum deles no Professional Revisão .

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button