Qnap guardian qgd
Índice:
- Características técnicas do QNAP QGD-1600P
- Desembalagem
- Design exterior
- Portas e uso de PoE ++
- Interior e ferragens
- Software QTS 4.4.1 e a melhor versatilidade do mercado
- Configuração inicial do NAS
- Virtualização, vigilância, snapshots e muito mais
- Sistema de gerenciamento de comutadores
- Bancada de testes e teste de desempenho (Switch)
- Transferência de stream
- Transferência de dados
- Palavras finais e conclusão sobre QNAP QGD-1600P
- QNAP QGD-1600P
- PROJETO - 90%
- HARDWARE - 87%
- SISTEMA OPERACIONAL - 100%
- CONTEÚDO MULTIMÍDIA - 86%
- PREÇO - 88%
- 90%
Vimos isso durante a Computex 2019 em Taiwan e, finalmente, o QNAP Guardian QGD-1600P é lançado para comercialização. É o primeiro NAS / switch gerenciável do mundo, com PoE e capaz de executar o QTS simultaneamente para virtualização e outras funções do NAS. Como uma apresentação, não é ruim: com um hardware principal movido por 8 GB de RAM e um Intel Celeron J4115, temos um NAS perfeito combinável com as funções típicas do switch.
Com nada menos que 16 portas compatíveis com PoE, que no total podem fornecer até 370W para periféricos de rede. Por esse motivo, é muito interessante como uma estação de virtualização, com funções de roteador, firewall, vigilância por vídeo, armazém de instantâneos ou servidor de dados, pois seu hardware possui um poder considerável. Durante essa análise, veremos o que esse híbrido é capaz de nos oferecer, o que está revolucionando o mercado de redes.
Porém, antes de continuar, agradecemos à QNAP por sua confiança em nós, como parceiro, ao fornecer este QNAP QGD-1600P para fazer nossa análise.
Características técnicas do QNAP QGD-1600P
Desembalagem
Começamos como sempre com um breve Unboxing deste QNAP QGD-1600P, uma equipe que chegou até nós em uma apresentação dos mais comuns para este fabricante, porque é uma embalagem de papelão neutra e uma caixa plana mas grande. Nele temos o adesivo de identificação do produto em cores e com algumas de suas especificações.
No interior, porque encontramos o switch-NAS acondicionado em um saco plástico grosso e bege, completamente acomodado em dois moldes grossos de espuma de polietileno espessa (não é por espuma). Na parte central, não falta uma caixa de papelão para guardar o restante dos acessórios incluídos.
O pacote configurável consiste no seguinte:
- Interruptor QNAP QGD-1600P Cabo de alimentação de 230V Cabo Ethernet RJ-45 cat.5e Parafusos para instalar unidades de 2, 5 ”Montagem em rack Pés de borracha
Apresentação totalmente corporativa com estritamente o necessário para garantir sua funcionalidade.
Design exterior
Vamos começar a análise com o design deste QNAP QGD-1600P, que claramente se destina a ser montado em um rack ou gabinete de rack. Temos dimensões muito típicas de um servidor para essa compatibilidade, com 45 mm de espessura, 430 mm de largura e 320 mm de profundidade.
Toda a estrutura que embala o hardware é feita de chapa metálica, cujo corpo é composto por três elementos, a tampa superior removível, a folha lateral e inferior em monobloco e o painel frontal também em uma configuração não modular. Apesar de bastante larga, a placa superior possui uma boa espessura que permite suportar um peso considerável.
As duas partes laterais estão completamente fechadas para o exterior e possuem duas saliências para instalação nesses racks universais do tipo bandeja. Também temos um orifício frontal para fixá-lo e dois orifícios traseiros para colocar os suportes incluídos no pacote.
Movendo-se para trás, temos em uma extremidade a entrada de alimentação CA de 3 pinos e 230V com a chave correspondente para a ignição e a saída de ar do ventilador. Bem ao lado, outra grande abertura para expelir o ar quente emitido pelo dissipador de calor da CPU. Terminando com o lado direito, vemos os dois slots de expansão para os slots PCIe que estão dentro.
Se não tivermos um armário, iremos para a área inferior para colar os 4 pés de borracha incluídos, para que não haja problemas.
Portas e uso de PoE ++
Agora continuamos com a área frontal do QNAP QGD-1600P, que é claramente a mais importante do conjunto. Vamos tentar ver em detalhes todas as suas funções.
Como comentamos, essa frente é a menos interessante devido ao fato de ser um dispositivo que integra a funcionalidade do switch PoE e também o NAS. Seu escopo de trabalho está claramente situado em ambientes de produtividade para funções de TI em PMEs com necessidades variadas, mas que requerem gerenciamento simples.
Então, veremos na área central um painel com um total de 18 portas de rede, melhor dito 19, mas agora estamos explicando como elas funcionarão. Começamos com os 16 RJ45, perfeitamente numerados em suas duas linhas, cada um oferecendo um link Ethernet de 1000 Mbps. Os dois últimos fazem combinação com dois SFPs também de 1 Gbps, portanto os 4 não podem ser usados simultaneamente.
O QNAP QGD-1600P implementa a função de fornecer energia a dispositivos de rede com fio, que foram PoE + e PoE ++. Especificamente, as 4 primeiras portas (fundo prateado 1, 2, 3 e 4) oferecem uma fonte de alimentação máxima de 60W PoE ++ com o padrão 802.3bt. Os 12 seguintes operam sob 802.3at PoE +, fornecendo até 30W em cada boca. No total, a entrega máxima de energia será de 370W, o que seria cerca de 23W em cada link.
Agora, passamos para a área correta, onde encontramos um painel de indicadores LED de atividade para a função do comutador e o NAS. De fato, temos aqui o botão necessário para ligar o NAS, explicamos a nós mesmos, a conexão de energia liga automaticamente a parte do comutador, enquanto a parte do NAS opera depois de pressionar o botão POWER no host. Da mesma forma, podemos redefinir o switch ou o NAS independentemente, sem afetar o outro. Imagine a grande versatilidade de gerenciamento.
Agora vamos para o lado esquerdo do QNAP QGD-1600P. Nele, veremos outra porta RJ45 cujo uso real é conectar o administrador de TI para o gerenciamento do comutador sem afetar a operação normal do NAS ou do comutador. Bem ao lado, temos 2 portas USB 2.0 e outra 3.1 Gen1 para conectar, por exemplo, unidades de disco externas, impressoras ou outros periféricos.
O final é reservado para um painel LCD que mostra em tempo real as informações do firmware do NAS, o IP do equipamento ou algumas indicações do estado da rede. Com os dois botões que temos, podemos navegar entre os diferentes menus para fazer configurações básicas ou até reiniciar o sistema.
E não esquecemos a porta HDMI extremamente útil que foi instalada. Com ele, podemos, por exemplo, conectar um monitor para ver a imagem das câmeras de vigilância instaladas ou poder gerenciar o QTS através de sua interface gráfica, em vez de através do navegador.
Interior e ferragens
Observando o interessante painel frontal, vamos entrar para ver com mais detalhes todo o hardware que temos no QNAP QGD-1600P.
Vamos começar com a fonte de alimentação, que é uma variante personalizada do servidor 1U típico. Tem uma largura de 85 mm para uma altura de 40 mm e uma profundidade de 190 mm e tem capacidade para fornecer um máximo de 418W. A energia é fornecida através de um cabo do tipo CPU de 4 pinos e um cabo do tipo PCI de 6 pinos. O ventilador desta fonte, por menor que seja, faz muito barulho.
Temos duas placas eletrônicas, uma responsável pelo gerenciamento do switch com seus diferentes controladores de rede Broadcom e a placa principal responsável pelo gerenciamento do NAS e do firmware do dispositivo. Como elementos importantes, temos um controlador PoE Microsemi PD69200 e um processador para gerenciar as portas Microsemi SMBStaX Switch VSC7425.
O PCB mais interessante para nós é logicamente o principal, que possui em sua área central um grande dissipador de calor de alumínio com uma ventoinha no topo de 55 mm e um fluxo curiosamente axial. A CPU principal que monta esse QNAP QGD-1600P é um Intel Celeron J4115 de quatro núcleos trabalhando com uma frequência base de 1, 8 GHz e turbo a 2, 5 GHz. Isso integrou os gráficos Intel HD Graphics 600, por isso também É uma CPU com capacidade de transcodificação de vídeo.
Além disso, temos 8 GB de RAM DDR4 instalados em dois módulos SO-DIMM e que, em princípio, não são expansíveis com maior capacidade. Existe outra versão mais barata com 4 GB. Também temos uma memória interna de 4 GB cuja função é instalar o sistema QTS e fornecer proteção ao sistema operacional com uma inicialização dupla.
Agora estamos lidando com capacidade de expansão, não vamos esquecer que estamos lidando com um NAS completo, então o fabricante aproveitou o espaço para instalar dois slots PCIe Gen2 x2 cada um para montar placas de rede 10G, GPUs dedicadas ou placas Expansão M.2 com SSD SATA. Da mesma forma, temos na frente outro slot de expansão ocupado por um hub de 2 interfaces SATA III de 6 Gbps para instalar duas unidades de armazenamento de HDD ou SSD de 2, 5 ”. Uma pequena crítica que podemos fazer à bandeja do HDD é que teremos que removê-la para instalar o segundo disco e isso se tornará um pouco entediante. O sistema, obviamente, suporta EXT3, EXT4, NTFS, FAT32, HFS + e exFAT.
Em geral, é um hardware bastante interessante e nos permite muitos jogos em termos de funções, embora não seja poderoso o suficiente para virtualizar um Windows ou Linux em uso.
Software QTS 4.4.1 e a melhor versatilidade do mercado
Agora, falaremos e mostraremos todos os aplicativos possíveis para os quais o QNAP QGD-1600P foi desenvolvido. É aqui que seu poder realmente reside.
Esse NAS / Switch possui dois sistemas operacionais diferentes, o primeiro é responsável por gerenciar toda a parte do switch e funciona através do QSS, um sistema QNAP muito intuitivo e limpo, como veremos agora. Por sua vez, temos o QTS na versão 4.4.1 como a opção preferida para toda a parte do NAS.
Já sabemos que o QTS pode ser gerenciado pela rede através de qualquer navegador da Web com um sistema de interface gráfica. No caso do QSS, teremos que instalar o aplicativo QuNetSwitch no QTS para acessar as funções do firmware do switch. Mas, além do possível acesso ao dispositivo a partir de qualquer boca do equipamento, já vimos que possuímos um RJ45 dedicado para administradores de TI que precisam interagir isoladamente com o sistema, além de uma interface de vídeo na forma de HDMI para seu gerenciamento enquanto estiver fisicamente na rede. local onde o QNAP QGD-1600P está instalado.
Configuração inicial do NAS
Na primeira vez que iniciamos o QNAP QGD-1600P, estaremos no cenário típico de configuração inicial de um NAS da QNAP. O que precisamos fazer é conectar um monitor e teclado ao HDMI ou instalar o QFinder Pro em um dos clientes conectados na rede para que ele possa localizar o NAS / switch e acessar a configuração guiada do dispositivo. Optamos pelo último usando a boca dedicada aos administradores.
O guia fornece todas as informações detalhadas sobre as configurações que você executará para instalar o sistema, bem como os serviços que queremos iniciar após a instalação. O armazenamento é opcional, mas é necessário instalar outros aplicativos do repositório QNAP. Recomendamos instalar a unidade primeiro e depois criar um volume de armazenamento no qual instalar aplicativos.
O sistema QTS vem com alguns aplicativos pré-instalados, voltados para pequenas empresas e administração de TI, como File Station, Snapshot Storage, SSD Profiling Tool ou iSCSI, juntamente com um guia de virtualização que basicamente nos diz como instalar e preparar a virtualização Estação Ficamos impressionados com o fato de o QuNetSwitch não ser instalado de forma nativa, pois é necessário gerenciar o switch. Portanto, é necessário criar um volume.
Virtualização, vigilância, snapshots e muito mais
Uma das funções mais destacadas que esse NAS / switch pode oferecer ao usuário é a função PoE para conectar periféricos de rede compatíveis com a fonte de alimentação. Essa função, por exemplo, é essencial para montar um sistema de vigilância em uma loja, escritório e, em geral, em armazéns de proteção ou PMEs com poder de compra limitado. Graças ao QTS, podemos instalar o QVR Pro e um monitor para capturar, armazenar e exibir em tempo real todos os sinais de nossas câmeras IP com um investimento consistente em dinheiro.
A função PoE também permite conectar sistemas inteligentes de iluminação LED, pontos de acesso Wi-Fi ou até painéis desses anúncios que encontramos nas estações, etc. Por trás deles, existe um sistema como esse, embora muito mais básico do que o QNAP oferece.
Outra função notável de um computador como este QNAP QGD-1600P é a da virtualização. Não estamos falando de máquinas virtuais como Windows ou Ubuntu, mas de sistemas úteis para uma empresa. O fato de integrar funções de segurança como ACL, endereço estático do Mac, Wake-On-Lan, capacidade VPN, LDAP (sendo Linux), SNMP e também criptografia de hardware do armazenamento com armazenamento AES de 256 bits em seu hardware e sistema, oferece grandes possibilidades. Os dois mais dignos de nota podem ser a instalação de um firewall na empresa ou a implementação da função de roteador virtual. Isso é feito com sistemas operacionais Linux gratuitos ou licenciados ou baseados em código, por exemplo, MikroTik RouterOS, OpenWrt ou pfSense.
E onde deixar a função básica de um NAS? o de criar níveis de provisionamento e armazenamento de instantâneos para clientes conectados em nossa rede interna. Falamos sobre montar um sistema de backup graças aos dois discos que podemos montar nele. Se considerarmos que não é suficiente, temos a possibilidade de expandi-lo com DAS, como o QNAP TR-004 com 4 compartimentos, para expandir as funções com RAID 0, 1, 5, 10, etc. Da mesma forma, instale uma placa de expansão para unidades M.2 com as quais seja possível fazer a classificação automática (armazenamento por níveis) ou a aceleração pelo cache de dados SSD.
Por último, mas não menos importante, qualquer NAS com um processador que possua uma GPU integrada, como a Celeron, tem a capacidade de transcodificar vídeo HD ou UHD, como é o caso. Para que possamos reproduzir vídeo com DLNA ou muito melhor, montar um servidor PLEX para ter nossa televisão sob demanda, o que seria muito útil, por exemplo, para um bar, uma loja etc.
Sistema de gerenciamento de comutadores
Vamos agora nos concentrar no gerenciamento do firmware do Switch, o que fizemos com o aplicativo QuNetSwitch já discutido. Será tão simples quanto procurá-lo na loja e instalá-lo. Obviamente, é gratuito como a grande maioria.
A interface é semelhante a outra que vemos em outros switches, embora neste QNAP QGD-1600P tudo seja muito mais claro e intuitivo, conhecendo o fabricante que está por trás de nós. Como painel principal, temos o que pode ser um painel, onde vemos a atividade da CPU, do controlador PoE e das portas RJ45 / SFP. A partir daqui, também podemos redefinir o switch sem interferir no NAS.
Além da lista de dispositivos e seus MAC que podemos encontrar conectados, na seção de configuração é onde teremos a maior parte do gerenciamento. Podemos ativar ou desativar portas, gerenciar energia, monitorar o tráfego de rede e praticamente tudo relacionado ao roteamento de pacotes na camada 2 para as máquinas virtuais que vamos montar.
É um firmware fino e de fácil gerenciamento. Apenas sentimos falta de que não esteja em espanhol (pelo menos não encontramos a opção).
Bancada de testes e teste de desempenho (Switch)
Agora, faremos alguns testes para ver os benefícios da parte do switch QNAP QGD-1600P com dois dispositivos conectados a ele.
O equipamento de teste usado será o seguinte:
Time 1
- Asus ROG Maximus XI FormulaIntel Core i9-9900KSSD SATA ADATA SU750
Time 2
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 Ti
Os testes de velocidade foram realizados com o JPerf 2.0.2 e os testes de transferência de dados com o Windows Explorer. Os cabos usados para o link são UTPs Cat.5e.
Transferência de stream
Realizamos vários testes de transferência de fluxo com 10, 50 e 100 pacotes para avaliar a capacidade do QNAP QGD-1600P. para isso, realizamos 5 testes para cada caso e calculamos a média de transferência.
Nesse caso, o comutador não teve nenhum problema em tocar o máximo da linha. Somente com transferências de grande número de fluxos é que essa capacidade diminui um pouco. Sua capacidade para jumbo-frames é 9K, o que é bastante genérico em roteadores e switches.
Transferência de dados
Com o mesmo link, fizemos uma transferência de arquivos entre os dois sistemas e temos exatamente o mesmo resultado, os 112-113 MB / s, que nos fornecem um link máximo de 1000 Mbps.
Palavras finais e conclusão sobre QNAP QGD-1600P
Chegamos ao final desta análise, onde estudamos as possibilidades oferecidas pelo que é o primeiro dispositivo NAS e Switch ao mesmo tempo. A equipe é orientada para a instalação em gabinetes de rack e servidor, apresentando um design simples e fino em uma caixa de metal resistente. Melhor não estar perto dos usuários, pois os fãs são bastante barulhentos.
O melhor de tudo são as possibilidades que isso nos oferece. O sistema operacional QTS é perfeito para estender as funções para praticamente o que queremos, virtualização para montar um roteador, um firewall ou até um servidor de autenticação. Por outro lado, a capacidade de endereçamento do switch com 16 portas é ideal para redes pequenas de PME ou produtividade. Valorizamos ter um RJ45 dedicado à sua administração, adicionando maior segurança.
Recomendamos a leitura do melhor NAS do mercado
É também um switch gerenciável, que em todas as suas portas é compatível com PoE + a 30W, dos quais 4 deles fornecerão até 60W, até um total combinado de 370W. Para isso, adicionamos conectividade variada suficiente, como duas portas SFP 1G, 3 USB e até HDMI para saída de vídeo, por exemplo, a partir dos sinais de um sistema de vigilância com câmeras IP. O gerenciamento de switches é muito simples, graças ao QTS, o próprio sistema da QNAP.
Seu hardware é muito interessante, podendo considerar um NAS de gama média com o Celeron J4115 Quad Core e gráficos integrados e até 8 GB de memória. Tudo acompanhado por dois slots de expansão PCIe Gen2 e dois compartimentos de disco de 2, 5 ”. Obviamente, é compatível com o DAS para expandir a capacidade, graças ao QTS 4.4.1.
E terminamos com seu preço, que é de 699 euros. Considerando tudo o que ele nos oferece em termos de funcionalidade, capacidade e hardware, achamos que é um preço bastante adequado para esse híbrido. Economizamos em várias infra-estruturas e dispositivos, tendo tudo integrado. Altamente recomendado para ambientes de produtividade e PME.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ INTERRUPTOR + NAS |
- É ALTO ALTO |
+ 12 POE + PORTOS E 4 POE ++ | - BAYS DEVEM SER DESINSTALADOS PARA O MEDIDOR DE HDD |
+ GRANDES POSSIBILIDADES AO TER QTS |
- SOMENTE DISPONÍVEL COM CELERON |
+ HARDWARE PODEROSO PARA VIRTUALIZAR SISTEMAS LEVE |
|
+ PREÇO COERENTE PARA O QUE OFERECE | |
+ DUPLO EXISTE SLOTS DE EXPANSÃO DE 2, 5 ” |
A equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de platina:
QNAP QGD-1600P
PROJETO - 90%
HARDWARE - 87%
SISTEMA OPERACIONAL - 100%
CONTEÚDO MULTIMÍDIA - 86%
PREÇO - 88%
90%
A Qnap apresenta sua nova linha de produtos com o ts-2888x, guardian qgd
A QNAP apresentou novos modelos NAS TS-2888X prontos para AI, o Switch NAS PoE Guardian QGD 1600P, Qlala e muito mais.
Novo qnap guardian qgd
O QNAP Guardian QGD-1600P NAS é o novo 2 em 1 do Qnap, um Switch com armazenamento e gerenciamento de NAS e sistema operacional QTS. Nós dizemos tudo
Qnap apresenta o comutador periférico inteligente PoE Guardian
A QNAP apresenta o comutador periférico inteligente PoE Guardian. Saiba mais sobre o lançamento deste produto exclusivo.