Processador AMD: modelos, como identificá-los e seus usos
Índice:
- O que é uma CPU e uma APU?
- Gerações e como identificar um processador AMD
- AMD Ryzen Threadripper
- Usos
- Desktop AMD Ryzen
- Use
- APU AMD Ryzen para desktop
- Use
- Ryzen APU para laptops
- APU AMD Athlon e Série A
- Conclusão sobre a compra de um processador AMD
Certamente este é o melhor momento para comprar um processador AMD. Com o lançamento da nova geração, uma análise aprofundada chegou à Professional Review, portanto é hora de fazer um balanço da situação e fornecer as informações principais para você saber como escolher e identificar os melhores processadores e seus principais usos.
Índice de conteúdo
Falaremos sobre as notícias da terceira geração de 7nm da Ryzen, sem esquecer a geração anterior e as APUs. A AMD está em um momento agradável e seu Ryzen 3000 são as CPUs de mais alto desempenho disponíveis no mercado para construir um computador para jogos. Se você ainda não conhece esses processadores, aqui esclareceremos suas dúvidas.
O que é uma CPU e uma APU?
Antes de começar com a descrição das gerações e modelos da AMD, é conveniente que todos saibamos a diferença entre uma CPU e uma APU, pois esses conceitos serão muito repetidos e podem levar a erros.
Certamente todos vocês sabem que CPU significa Central Processing Unit em espanhol. É um chip de silício composto por uma série de circuitos integrados chamados núcleos capazes de processar as informações que circulam pelo nosso computador. Além dos núcleos, uma CPU possui um controlador de memória para se comunicar com RAM, memória cache e drivers de entrada / saída. Isso permite que a CPU se comunique com as pistas PCIe, onde normalmente temos uma placa gráfica instalada.
APU com gráficos Radeon Vega
No caso de uma APU (Unidade de Processador Acelerado), não apenas temos esses elementos, mas também o fabricante incorpora uma ou mais unidades de processamento gráfico. Isso significa que não precisaríamos de uma placa gráfica dedicada, pois o próprio processador AMD é capaz de processar os gráficos e produzi-los através de uma porta de vídeo integrada na placa-mãe. A AMD iniciou essa jornada com a arquitetura Sandy Bridge, em 2011 e, até o momento, temos APUs sob o nome AMD Athlon e AMD Ryzen com gráficos integrados de alto desempenho.
Tenha cuidado, pois devemos ter em mente que, em um processador sem gráficos integrados, como o AMD Ryzen que não possui a letra "G" em seu modelo, precisamos usar uma placa gráfica dedicada. Enquanto estivermos na APU Athlon ou Ryzen G, podemos ou não usá-la, como acontece com todos os processadores Intel Core.
Gerações e como identificar um processador AMD
Neste artigo, falaremos sobre as famílias de processadores AMD mais importantes da atualidade, do ponto de vista dos usuários em geral. Aqui encontramos as seguintes famílias:
- AMD ThreadripperAMD Ryzen para desktop e laptopAPD AMD RyzenAPU AMD AthlonAMD Ryzen and Athlon para laptop
Vamos ignorar as gerações anteriores da AMD, como os Bulldozers e o FX, por falta de sentido no tempo atual.
AMD Ryzen Threadripper
Essa família de processadores é a mais poderosa que a AMD construiu para os desktops HEDT (ultra luxo ou gama de entusiastas). Atualmente, ela possui duas gerações no mercado, que variam dos 8 núcleos e 16 threads do Threadripper 1900X, aos impressionantes 32 núcleos e 64 threads do Threadripper 2990WX. Todos eles implementam a tecnologia SMT multithreading, semelhante ao Hyperthreading da Intel. Fique ligado porque vazou dados da terceira geração, que podem chegar em outubro.
Essas CPUs colossais não possuem gráficos integrados e todas elas possuem o soquete sTR4 no formato LGA e uma ponte sul composta pelo chipset AMD X399. Esses processadores consistem basicamente em dois processadores Ryzen fisicamente vinculados à arquitetura AMD Whiteheaven na 1ª geração e Pinnacle Ridge na 2ª geração. Eles têm até 64 linhas PCIe, cache de memória entre 16 e 64 MB e suporte para 8 canais de memória (128 GB DDR4).
A família é clara, o Ryzen Threadripper será o emblema usado por todos os processadores dessa linha de entusiastas da AMD. Da mesma forma, todos eles carregam o caractere "X" no final do modelo, indicando que são de alto desempenho. No caso do "WX", isso significa que eles também são orientados para a estação de trabalho.
O primeiro número indica a geração, e atualmente temos dois: arquitetura Zen (Whitehaven) com processo de 14nm e Zen + (Pinnacle Ridge) com processo de 12nm. Logo a terceira geração aparecerá, e aqui veremos um 3. Em relação ao segundo número, todos os TRs têm o 9 no emblema.
O terceiro e quarto números indicam o número de núcleos de processador AMD:
- 00: 8 núcleos 20: 12 núcleos 50: 16 núcleos 70: 24 núcleos 90: 32 núcleos
Usos
Principalmente esses processadores devem ser usados para equipamentos orientados ao design. Espera-se deles uma enorme capacidade para megatasking, renderização de vídeo e foto e todo o trabalho do tipo Estação de Trabalho. Eles oferecerão um ótimo desempenho para jogos, mas não superior ao Ryzen normal, apesar de terem muitos núcleos.
AMD Ryzen Threadripper 2990WX - Processador (32 Core, 4, 2 GHz, cache de 3 MB, 250 W) Processador AMD Ryzen com 32 núcleos; Cache de 3 MB L1, 16M L2, 64M L3; Velocidade da CPU de 4, 2 GHz 1.802, 45 EUR AMD 2950X Ryzen ThreadRipper - Processador (cache de 4, 4 GHz e 40 MB) Cor Preto 4, 4 ghz; Cache 40 mb; Preço de 180 w 463, 00 EURPara saber mais, visite AMD Ryzen Threadripper 2990WX
Desktop AMD Ryzen
Eles são os mais reconhecidos pelos usuários e os mais bem-sucedidos e as vendas trouxeram a AMD. Atualmente, encontramos três gerações desses processadores no mercado: as séries 14nm 1000, 2000 12nm e 3000 7nm, lançadas neste ano de 2019.
Nenhum desses processadores (exceto APUs) possui gráficos integrados; portanto, precisaremos de uma placa gráfica dedicada em nossos equipamentos. Essa é uma das grandes diferenças com os processadores de desktop da Intel, todos com gráficos integrados, embora em um nível médio / baixo. Além disso, o Ryzen é um equipamento de jogo altamente recomendado e possui dissipadores de calor padrão com excelente desempenho e temperaturas muito boas.
Nesta família, podemos encontrar muitos modelos, embora, obviamente, o mais recomendado seja a 2ª e a 3ª geração. Um aspecto positivo é que todos eles funcionam no soquete PGA AM4 e temos os chipsets A320, B350, B450, X370, X470 e X570. Os mais recomendados são o B450 como mid-range e o X470 e X570 como high-end, especialmente o X570 para a Ryzen de segunda e terceira geração.
Estendendo um pouco mais a Zen 2 de terceira geração, temos 6 a 16 processadores baseados em chiplet ou CCD. Cada CCD possui 8 núcleos físicos e 16 threads que serão desativados de acordo com as necessidades do fabricante de cada modelo. Da mesma forma, temos 32 MB de cache L3 para cada CCD, 4 MB para cada quatro núcleos. Essas CPUs têm até 24 linhas PCIe 4.0, a nova geração que trabalha a uma velocidade de 4000 MB / s em cada linha. Finalmente, a capacidade da memória foi aumentada para 128 GB DDR4 a 4800 MHz no máximo, dependendo do modelo da placa-mãe.
Nesse caso, é um pouco mais complicado do que nos Threadrippers, já que temos muitos mais modelos e será um pouco menos intuitivo diferenciá-los, especialmente em relação à frequência e, em alguns casos, em núcleos.
O primeiro número seria o intervalo e é muito semelhante ao que a Intel faz com o Core iX. Dessa forma, temos quatro segmentos diferentes no momento e em cada um deles uma certa contagem de núcleos, exceto em alguns casos.
- Ryzen 9: faixa entusiasta (12 e 16 núcleos) Ryzen 7: faixa de alto desempenho (8 núcleos) Ryzen 5: faixa alta (6 ou 4 núcleos) Ryzen 3: faixa intermediária (4 núcleos)
Em intervalos com diferentes contagens de núcleos, teremos que ir para os seguintes números para determinar quais são os modelos de processador AMD superior e inferior.
O segundo número é claro e é geração. Atualmente, temos 3:
- 1: 14nm Zen de primeira geração (Summit Ridge) 2: 12nm Zen de segunda geração (Pinnacle Ridge) 3: 3ª geração Zen 2 (Matisse) 7nm
O número a seguir informa o desempenho do processador, também pode ser identificado com a frequência com que os núcleos funcionam, embora seja um pouco intuitivo, especialmente com a chegada do Ryzen 3000. É o seguinte:
- 7, 8, 9: Alto desempenho e entusiasmo 4, 5, 6: Médio e alto desempenho
A terceira e quarta questões fornecem mais detalhes sobre o modelo do processador e seu sku. Na maioria dos casos, é simplesmente "00", mas podemos encontrar 20 ou 50 para nos referirmos a variantes com diferentes números de núcleos ou frequências. Quanto maior o número, maior o desempenho.
E terminamos com o caractere "X, G, T ou S", que indica as características especiais:
- X: alto desempenho com tecnologia XFR G: processador com: gráficos integrados T: processador de baixa potência S: processador de baixa potência com GFX
Use
Os desktops AMD Ryzen são processadores ideais para montar equipamentos de jogos. Especialmente aqueles com 6 núcleos ou mais, a fim de obter uma configuração que suporte grandes cargas de tarefas e ao mesmo tempo excelente desempenho nos jogos sem pagar muito dinheiro.
Nos casos do Ryzen de quatro núcleos, eles podem permanecer na terra de ninguém, não com grandes capacidades de multitarefa. Mas eles terão um desempenho perfeito com boas placas gráficas e seus preços serão bastante baixos.
E na área TOP, encontraremos os processadores de 8 e até 16 núcleos com o novo Ryzen 9 3950X, um exemplo claro em que o "50" é usado para diferenciá-lo do resto. Esses processadores de terceira geração têm desempenho superior aos modelos Intel mais poderosos, como o 9900K, então hoje eles são a expressão máxima quando se trata de jogos.
AMD Ryzen 9 3900X - Wraith Prism DT RYZEN 9 3900X 105W CAIXA AM4 CA Processador de ventilador WW PIB SR4; É da marca AMD; É de alta qualidade 482, 98 EUR AMD Ryzen 7 3700X, Processador de dissipador de calor Wraith Prism (32 MB, 8 núcleos, velocidade de 4, 4 GHz, 65 W) Relógio de impulso máximo: 4, 4 GHz; CMOS: TSMC 7nm FinFET 317, 08 EUR AMD Ryzen 5 3600X - Processador com ventilador Wraith Spire DT RYZEN 5 3600X 95W CAIXA AM4 WW PIB SR2a; É da marca AMD; É de ótima qualidade 213, 67 EUR AMD Ryzen 5 2600X - Processador com dissipador de calor Wraith Spire (19 MB, 6 núcleos, velocidade de 4, 25 GhZ, 95 W) Potência: 95 W; 8 núcleos; Frequência: 4.250 MhZ 129.00 EUR- Avaliação da AMD Ryzen 9 3900X Avaliação da AMD Ryzen 7 3700X Avaliação da AMD Ryzen 5 3600X Avaliação da AMD Ryzen 5 2600X
APU AMD Ryzen para desktop
Agora vamos lidar com uma variante da família de processadores Ryzen, e eles são a APU. Essas CPUs apresentam até 4 núcleos e a tecnologia de multithreading AMD SMT para os modelos 2400G e 3400G de primeira e segunda geração. Não devemos nos confundir com a nomenclatura usada, pois nesse caso não temos a 3ª geração e, consequentemente, os modelos mais recentes implementam a tecnologia Zen + de 12nm. Eles serão montados no soquete AM4 e serão compatíveis com os chipsets mencionados para a AMD Ryzen, embora apenas as placas Asus com chipset AMD X570 ofereçam suporte para APUs Ryzen de 1ª e 2ª geração. Enquanto o restante dos fabricantes oferece apenas compatibilidade com a 2ª geração.
Mas o aspecto fundamental será sua configuração gráfica na qual encontramos duas variantes. Nos modelos inferiores (2200G, 2200GE e 3200G), temos os gráficos Radeon Vega 8, com 8 núcleos gráficos em 1250/1000 MHz e 512 shaders. Nos modelos mais altos (3400G e 2400G), temos o AMD Radeon RX Vega 11, com 11 núcleos gráficos de 1400/1250 MHz e 704 shaders com capacidade de overclock. Esses modelos são os mais recomendados em termos de comprimento, devido à excelente relação desempenho / preço.
Por serem CPUs menos potentes, elas possuem apenas 8 linhas PCIe para gráficos dedicados, em vez de 16, e a memória cache será bastante limitada, com um máximo de 4 MB L3. São processadores que consomem muito pouco com um TDP de apenas 65W, mas com grande potência, excedendo 4 GHz no modo turbo em alguns casos.
Estamos em um caso bastante parecido com a nomenclatura de Ryzen sem IGP, portanto, passaremos rapidamente por cada elemento. E o primeiro indica, neste caso, o número de núcleos e segmentos e, consequentemente, a disponibilidade da tecnologia multithreading ou não:
- Ryzen 3: processador AMD de 4 núcleos, 4 núcleos e 4 núcleos + gráficos Radeon Vega 8 Ryzen 5: 4 núcleos, 4 núcleos e 8 processadores, alto desempenho + gráficos Radeon RX Vega 11
Quanto ao segundo número, indica a geração, embora devamos subtrair -1 para evitar erros. Dessa forma, se tivermos “2”, ele pertencerá ao Zen de 1ª geração (Raven Ridge) de 14 nm, enquanto o “3” representará o Zen + de 2ª geração (Picasso) a 12 nm.
O terceiro número refere-se novamente ao seu desempenho, portanto será distintivo da frequência da APU principalmente. Atualmente, temos apenas dois tipos: "2" para APUs com menos de 3, 8 GHz e "4", para APUs com mais de 3, 8 GHz. Os números usados para o modelo ainda não foram usados, portanto, todos eles eles são "00".
Finalmente, temos o último caractere que representa o desempenho do processador, mais especificamente seu TDP, e temos duas variantes:
- G: alto desempenho (65W TDP) GE: baixo desempenho (35W TDP)
Use
APUs com gráficos integrados serão ideais para montar equipamentos multimídia de médio / alto desempenho nos quais não planejamos usar jogos intensivamente. É verdade que, nos modelos mais poderosos, eles poderão mover até jogos da geração atual em baixa qualidade e em 1080p, mas não além disso. Conseqüentemente, eles serão ideais para reproduzir conteúdo multimídia em jogos de alta resolução ou ocasionais ou para os amantes de jogos de quebra-cabeça.
AMD Ryzen 5 3400G, Processador de dissipador de calor Wraith Spire (4 MB, 4 núcleos, 4, 2 GHz de velocidade, 65 W) Tdp / tdp padrão: 65 w; Número de núcleos da CPU: 4; Max Boost Clock: 42ghz; Solução térmica: wraith spire 199, 99 EUR AMD Ryzen 5 2400G - Processador com placa de vídeo Radeon RX Vega11 (3, 6 até 3, 9 GHz, DDR4 até 2933 MHz, GPU 1250 MHz, cache L2 / L3: 2 MB + 4 MB, 65 W) Processador AMD Rayzen 5 2400G com placa gráfica Radeon RX Vega11; Frequência da CPU 3, 6 a 3, 9 GHz EUR 170, 00- Revisão da AMD Ryzen 5 3400G Revisão da AMD Ryzen 5 2400G
Ryzen APU para laptops
Talvez você também esteja interessado em conhecer os processadores AMD Ryzen para laptops e dispositivos sem fio. A AMD também possui bons processadores desse tipo, embora seja verdade que a Intel monopoliza a maior parte do mercado com seus poderosos Core i5 e i7 para equipamentos de jogos. Ainda assim, eles podem ser uma ótima opção para usuários com orçamentos mais baixos sem abrir mão de equipamentos do que até 4 núcleos e 8 threads de processamento com gráficos integrados.
Esses gráficos integrados apresentam um nível excelente, mesmo para ter uma equipe capaz de mover jogos para 720p ou 1080p em baixa qualidade. E é que todos eles possuem gráficos Radeon Vega de 3, 6, 8 e 10 núcleos e RX Vega de 10 núcleos para os modelos mais poderosos.
A nomenclatura para o processador AMD Ryzen para laptop é exatamente a mesma usada para os desktops, embora devamos levar em consideração as seguintes alterações:
- Geração: a primeira geração de processadores Zen e 14nm será a série 2000, enquanto a segunda geração de processadores Zen + e 12nm seria a série 3000. TDP e desempenho: agora também mais duas letras, o "U", são introduzidas no consulte processadores TDP de 15 W (baixo consumo) e "H" para se referir a alto consumo (35 W).
Ainda temos poucos laptops para montar esses novos Ryzen de segunda geração, que foram lançados no início de 2019. Mas fabricantes como Lenovo com seu ThinkPad montam APU Ryzen 5 3500U e Ryzen 3 Pro 3300U. Ou a Asus, com sua TUF FX505, que possui a Ryzen 5 3550H e uma GTX 1050, uma opção que custa cerca de 600 euros.
APU AMD Athlon e Série A
Continuamos a ver as séries ou séries mais básicas do processador AMD para computadores de mesa. Nesse caso, não é necessário estudar a nomenclatura usada para esses modelos, pois eles serão perfeitamente divididos em três subfamílias:
AMD Athlon com gráficos integrados
Temos três modelos de arquitetura Zen de 14 nm (Raven Ridge) com 2 núcleos e 4 threads, além de 4 MB de cache L3. Mesmo nessas CPUs um pouco mais básicas, o fabricante usa sua tecnologia SMT. Essas CPUs incorporam gráficos Radeon Vega 3 com 3 núcleos a 1000 MHz e uma contagem de 192 shaders no interior. Eles também são montados no soquete AM4, tornando-os compatíveis com todas as placas com chipset AMD até X470.
Os modelos que encontramos são o AMD Athlon 240GE, 220GE e 200GE. Todos eles com um TDP de 35W e um preço muito acessível para a maioria dos usuários. Recomendamos o 240GE, por ser o mais potente e com um preço semelhante aos anteriores.
Processador AMD Athlon 240GE de 2 núcleos e 4 threads com gráficos Radeon Vega - YDYD240GC6FBBOX AMD ATHLON; PC 83, 52 EURAMD Athlon sem gráficos integrados
Aqui iremos brevemente, pois, em nossa opinião, eles atualmente estão fora do lugar, tendo Ryzen e Athlon com gráficos integrados. São processadores muito básicos que evoluíram da arquitetura do Bulldozer com soquete FM2 / FM2 + e processo de fabricação de 28nm.
Atualmente, encontramos os modelos Athlon X4 900, lançados em 2017 e que usam o processo de 28nm e a arquitetura da Escavadeira. Todos eles têm 4 núcleos e são montados no soquete AM4, para que sejam compatíveis com as memórias DDR4 básicas. Esses processadores estão abaixo do desempenho da Ryzen 3 de 1ª geração e, portanto, quase não têm lugar hoje.
AMD Série A
A série AMD A é ainda mais básica do que o Athlon anterior e também não possui tecnologia multithreading. Nesse caso, temos uma gama relativamente ampla de processadores entre 2 e 4 núcleos. Mas estamos interessados apenas na série A 9000 de 7ª geração, pois eles serão montados no soquete AM4, enquanto as séries A 7000 e A 6000 diminuem para o soquete FM2 + e suportam memória DDR3, um pouco desatualizada.
A nomenclatura que vemos é semelhante à usada em Ryzen, com uma marca primária para indicar o número de núcleos e o código de 4 números e letras para fornecer detalhes sobre o desempenho e as características do produto.
Primeiro de tudo, temos o sinalizador Axe que é usado para a contagem de núcleos e a versão dos gráficos integrados:
- A6 e abaixo: Eles indicam que só temos dois núcleos e a Série Radeon R5 com 384 Sahders a 800 MHz, na melhor das hipóteses. A8 e superior: neste caso, teremos processadores de 4 núcleos com gráficos da série Radeon R7. Eles começam nos 384 Shaders a 900 MHz do A8-9600, até os 512 Shaders e 1108 MHz no A12-9800.
Nas gerações anteriores, a mesma nomenclatura e a mesma distribuição de núcleos e gráficos integrados são mantidas.
O primeiro número de código representa a geração do processador e temos o seguinte:
- 6000: 5a geração, arquitetura Piledriver 7000: 6a geração, arquitetura Steamroller 8000: 6a geração, arquitetura Excavator 9000: 7a geração, arquitetura Excavator V2
Com o segundo número, estamos nos referindo novamente à frequência de trabalho e com os dois números após o número do modelo. Novamente, distinguiremos os modelos 00, 20, 50 e assim por diante, dependendo do desempenho deles.
Finalmente, temos a letra final, e sua presença indica a função de sua performance. Na geração atual, encontramos apenas a letra "E", se a APU for 35W, ou sua ausência, se for 65W. Mas nas gerações anteriores a letra "K" também era usada para indicar que era uma APU com o multiplicador desbloqueado.
AMD AD9800AHABBOX Soquete do processador AMD A12-9800E AM4 AD9800AHABBOX A12 9800, COM GRÁFICOS INTEGRADOS Processador gráfico AMD Radeon R7; Frequência do relógio de 3, 1 GHz; TDP (Thermal Design Power) de 35W EUR 114, 03 Processador AMD A série A8-9600 AMD A8, 3, 4 GHz, soquete AM4, PC, 28nm, família de processadores A8-9600 AMD A8, com clock de Processador de 3, 1 GHz; Velocidade do clock da memória suportada pelo processador de 2400 MHz EUR 59, 07Conclusão sobre a compra de um processador AMD
Atualmente, muitos usuários entusiasmados e de jogos optam por comprar um processador AMD de terceira geração e, assim, atualizar sua plataforma. Sem dúvida, essa nova geração superou em muito o desempenho dos processadores de desktop topo de gama da Intel, como o Core i9-9900K, e eles estão emergindo como a principal opção em 2019. Muitos novos recursos, como sua arquitetura baseada em chiplets, grande capacidade nas pistas PCIe, agora 4.0, mais uma contagem de até 16 núcleos e 32 threads.
Esperamos que este artigo torne um pouco mais claro para você como lidar com a nomeação de um processador AMD. Dessa forma, você será capaz de identificá-los melhor rapidamente e, acima de tudo, saber quando usar cada um e com que finalidade eles são fabricados.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser contribuir com algo sobre o assunto, não hesite em deixar um comentário. Sempre ajuda a saber mais e melhorar o nosso trabalho.
Processador I3: usos e modelos recomendados
Se você está pensando em renovar seu PC doméstico e seu orçamento é limitado, pense em um processador Intel i3. Nós dizemos tudo sobre eles.
Intel lga 1366: sua história, modelos e usos em 2019 ✅✅
O Intel LGA 1366 ou soquete B foi o início de uma era de sucesso da Intel. Nós dizemos a você como era esse soquete de alto desempenho.
Processador I9: modelos, usos e por que são válidos para jogos
O processador i9 é um dos mais poderosos do mercado. Agora, surgem mais dúvidas ao comprar um PC para jogar.