▷ Principais benchmarks de hardware para PC?
Índice:
- O que é uma referência
- FurMark
- CineBench
- Liquidificador
- UserBenchmark
- 3DMark
- Superposição Unigine, Vale e Céu
- AIDA64
- SiSANDRA Software
- CrystalDiskMark e outros conjuntos de desempenho de disco
- Benchmarks integrados nos próprios jogos
- Faixa bônus: HWinfo64 para verificar os dados do sensor
- Palavras finais e conclusão
Entre os proprietários de um PC por partes, é muito comum querer passar por vários benchmarks para verificar se está funcionando bem ou compará-lo com outros usuários. Neste artigo, examinaremos os mais interessantes para avaliar o desempenho dos diferentes componentes de uma equipe.
Índice de conteúdo
O que é uma referência
A resposta para esta pergunta está em nosso outro artigo “Benchmarks: o que é? Para que serve? História, tipos e conselhos ”, cheio de informações muito relevantes. Basicamente, é um programa que realiza uma série de testes para avaliar o desempenho de um equipamento, sendo capaz de obter uma medida numérica de seu desempenho nesta tarefa que nos permite, entre outras coisas, comparar o resultado com outros equipamento com o mesmo ou diferentes componentes. Vamos ver os mais interessantes, suas funções e peculiaridades.
FurMark
Furmark é o principal software de teste de estresse para placas gráficas. Seu principal uso não é o benchmarking especificamente, mas os testes de estabilidade das placas gráficas. No entanto, ao iniciar um teste com o FurMark, podemos ver os dados médios, mínimos e máximos do FPS, com os quais podemos medir seu desempenho.
O programa é 100% gratuito.
CineBench
Esta é a referência oficial do CINEMA 4D, um dos programas de design 3D mais conhecidos e usados. Sua principal função é avaliar o desempenho da CPU; para isso, ele executa um teste de renderização moderadamente complexo que é sempre o mesmo, para que os resultados do teste sejam facilmente comparáveis.
O programa utiliza todos os núcleos e threads da CPU, pelo que é obtida a potência bruta multicore. O desempenho de núcleo único também pode ser obtido testando com um único encadeamento. É parcialmente influenciado pelas latências de acesso à RAM, como ocorre em muitos outros benchmarks.
O programa é 100% gratuito. Vale ressaltar que ele possui uma versão para o macOS.
Liquidificador
Como alternativa ao Cinebench, temos o Blender. Esta não é uma referência como tal, mas uma suíte de modelagem 3D completa, uma alternativa amplamente usada ao Cinema 4D, pois é de código aberto. De qualquer forma, muitas pessoas o usam como referência, medindo o tempo necessário para renderizar um modelo específico.
Para comparar, é necessário abrir um modelo 3D Blender e pressionar F12 para iniciar a renderização. A AMD popularizou os benchmarks com o Blender usando-o para sua primeira demonstração do desempenho da Ryzen, depois que eles lançaram o arquivo que usavam para teste. Você pode baixá-lo aqui e, neste post em nosso fórum, publicamos várias comparações entre usuários;). Outro conhecido é o "robô" que pode ser baixado aqui, e geralmente leva alguns minutos para renderizar.
O programa é 100% gratuito e de código aberto.
UserBenchmark
O Userbenchmark é realmente interessante para usuários domésticos que desejam uma maneira fácil, rápida e completa de verificar se tudo funciona como deveria em seu PC. Parece-nos as melhores opções que existem, uma vez que o programa é responsável por testar automaticamente CPU, GPU, discos rígidos e RAM. Posteriormente, gera um link da web onde você pode ver todos os resultados, perfeitamente organizados, explicados e o melhor de tudo: em comparação com milhares de outros PCs com as mesmas especificações. Assim, você pode saber se nossa equipe tem o desempenho que deveria.
Deixamos aqui um exemplo de resultado do UserBenchmark que criamos.Você também pode consultar uma ferramenta na Web para comparar o desempenho de diferentes componentes do PC, com base em todos esses milhares de testes.
O programa é 100% gratuito.
3DMark
O 3DMark é uma das soluções de benchmarking que mais se aproxima da realidade para medir o desempenho em jogos, com a influência da CPU e da GPU (além da memória), e é amplamente utilizado por sua qualidade e por sua integridade. teste, com uma imensa variedade:
- Time Spy. Compare o DirectX 12 para PCs de jogos. A versão Extreme atinge 4K UDH. Invasão noturna. Destina-se a computadores com placas gráficas integradas de menor capacidade e destaca sua compatibilidade com o Windows 10 ARM. Port Royal. Nova opção com testes de rastreamento Ray. Ataque de fogo. O mais usado em conjunto com o Time Spy. Funciona com o DirectX 11 e possui versões Extreme (até 2K WQHD) e Ultra (até 4K UHD) E muitas outras: Sky Diver, Cloud Gate, Ice Storm…
Existe uma versão básica gratuita que apresenta Time Spy, Night Raid, Fire Strike, Sky Diver, Cloud Gate, Tempestade de Gelo, enquanto a versão avançada custa US $ 30 e inclui mais testes.
Superposição Unigine, Vale e Céu
Esses dois benchmarks são bastante semelhantes ao 3DMark e possuem uma versão gratuita bastante avançada, embora, para competir nas melhores listas de resultados, faça testes de VR, obtenha dados de saída em CSV ou faça uso comercial, você deve gastar US $ 20 para a versão avançada ou US $ 1000 para a versão profissional, a última para uso comercial. Isso para os preços de Superposição, Vale e Céu é um pouco diferente.
De qualquer forma, as maiores diferenças são sua idade, o Heaven é de 2009 (última atualização em 2013) e usa DirectX 9 e 11, o Valley é de 2013 (última atualização em 2013), enquanto a Superposição é a mais novamente, por isso mencionamos como principal.
A carga é principalmente na GPU, eles não consomem muita CPU, mas ainda podem ser usados para testar a estabilidade geral do computador.
AIDA64
Esse programa era conhecido anteriormente pelo nome Everest. Sua principal função é obter dados e informações sobre o equipamento, mas estamos interessados em benchmarking: ele possui um teste de velocidade do disco rígido, desempenho de RAM e cache e mais alguns testes.
O mais importante em nossa opinião (e que usamos muito em nossas análises) é o segundo, que mostramos na foto. É usado para medir, entre outras coisas, velocidades e latências de memória (altamente dependente da CPU, mais informações aqui), além dos caches L1, L2 e L3 do processador.
O programa é pago e carece de versões gratuitas. Uma cópia de avaliação pode ser instalada, mas certamente tem várias limitações e expira após 30 dias de instalação. As licenças também são muito caras.
SiSANDRA Software
Outro aplicativo que serve como alternativa ao Aida64, e que inclui uma versão gratuita, é o SiSoftware SANDRA. Possui um número muito maior de testes, e vários deles são muito avançados para analisar o desempenho da CPU e outros componentes em tarefas complexas. Ainda assim, também possui funções mais básicas. Esta é uma lista dos testes incluídos na versão gratuita:
- Pontuação geral do PC
Processador
- Desempenho geral da CPU Aritmética CPUM multimídia da CPU Criptografia Análise financeira Análise científica Processamento de imagem do processador Eficiência multinúcleo Eficiência no gerenciamento de energia
Máquinas virtuais
- Você está aqui: Página Inicial> Comunicação> Notícias
Processamento geral (GP)
- Desempenho geral do processamento geralDesempenho do processamento geralCryptography Processamento geralAnálise financeira (processamento geral) Análise científica (processamento geral) Processamento geral de imagemMemória largura de banda da latência da memória
GPU
- Desempenho geral do GPUP Processamento de vídeo (GPU) Transcodificação de mídia Largura de banda da memória de vídeo (VRAM)
Dispositivos de armazenamento físico
- Desempenho geral do disco Discos físicos Sistemas de arquivos Largura de banda de E / S Sistemas de arquivos Unidades ópticas Transferência de disco móvel
Desempenho do controlador de memória
- Desempenho geral da memória Largura de banda da memória Latência da memória Cache e memória Desempenho da memória transacional
Desempenho de rede
- Rede local (LAN) Rede sem fio Conexão à Internet Porcentagem da Internet
Como podemos ver, são vários os testes a serem realizados, especialmente destinados a usuários e / ou engenheiros avançados.
CrystalDiskMark e outros conjuntos de desempenho de disco
Concluímos com o software mais usado para medir o desempenho de discos rígidos e SSDs. O mais importante é, sem dúvida, o CrystalDiskMark. De fato, geralmente há capturas de tela e testes de desempenho para qualquer SSD ou HDD que faça uso deste programa, de forma que ele possa ser verificado com uma simples pesquisa no Google se o nosso SSD / HDD tiver o desempenho adequado.
Outros utilitários importantes que usamos em nossas análises são o benchmark ATTO Disk, o Anvil's Storage Utilities ou o AS SSD Benchmark.
Benchmarks integrados nos próprios jogos
Muitos jogos têm suas próprias soluções de benchmark integradas , como é o caso, por exemplo, do GTA V. Essas são as opções mais interessantes para verificar o desempenho em cenários de jogos reais, além dos testes de força bruta. Em outros jogos, você pode encontrar mapas e ferramentas criadas por usuários que também servem como referências.
Faixa bônus: HWinfo64 para verificar os dados do sensor
Isso não é uma referência, longe disso, mas achamos importante mencionar este software para monitorar todos os dados do sensor. Uma de suas principais peculiaridades é que ela permite criar um “log” ou registrar a cada segundo em um arquivo csv, que podemos então ler.
Palavras finais e conclusão
Deixamos muitos no pipeline, como PCMark, PassMark, Unigine Heaven, etc., mas esses foram os que consideramos os mais relevantes e úteis para os usuários.
Não esqueça de dar sua opinião nos comentários!
Os 5 principais antivírus para dispositivos Android
Artigo sobre os melhores antivírus para dispositivos Android atualmente disponíveis no mercado: AVG, TrustGo, Avast!, McAfee e Lookout Security.
Os 5 principais firewalls para Windows 10
O Windows possui seu próprio firewall, mas não é tão fácil de usar quanto os aplicativos de firewall que oferecemos hoje.
Principais razões para mudar do chrome para o firefox quantum
Analisamos todas as notícias mais importantes do Firefox Quantum e, se vale a pena mudar o Google Chrome, não perca.