95 Prime95: o que é e para que serve
Índice:
O Prime95 é uma ferramenta muito popular entre os fãs de overclock, além de usuários muito exigentes que desejam verificar o funcionamento perfeito do seu PC. Neste artigo, explicamos o que é e por que é tão especial para todos esses usuários.
O que é o Prime95 e como ele funciona
O Prime95 é um aplicativo de software livre escrito por George Woltman que usa o GIMPS, um projeto de computação distribuído dedicado a encontrar novos números primos para a Mersenne. Mais especificamente, o Prime95 se refere às versões do software para Windows e macOS.
Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre sistemas binários, decimais, octais e hexadecimais, o que é e como funciona.
Embora a maior parte do código-fonte do software GIMPS esteja disponível ao público, tecnicamente não é software livre, pois os usuários devem cumprir os termos de distribuição do projeto, se o software for usado para descobrir um número primo com pelo menos 100.000.000 dígitos decimais e Ganhe a recompensa de US $ 150.000 oferecida pela EFF.
Como tal, um usuário que usa o Prime95 para descobrir um número primo qualificado não poderá reivindicar o prêmio diretamente. Um pacote de software livre não teria essa restrição. O código usado para gerar somas de verificação não está disponível publicamente por motivos de segurança. Atualmente, o Prime95 não possui suporte para GPU, embora Woltman tenha indicado que está em desenvolvimento. No entanto, existem programas de terceiros, como o CUDALucas, que utilizam o poder de processamento das GPUs.
MPrime é a versão da interface de linha de comando Linux do Prime95, que é executada em um terminal de texto ou em uma janela do emulador de terminal como um cliente de shell remoto. É idêntico ao Prime95 em funcionalidade, exceto por não ter uma interface gráfica com o usuário.
A ferramenta preferida para overclockers
Ao longo dos anos, o Prime95 se tornou extremamente popular entre os entusiastas de PC e overclockers como um utilitário de teste de estabilidade. Ele inclui um modo "Teste de tortura" projetado especificamente para testar erros nos subsistemas de PC, a fim de garantir a operação correta nesse sistema. A função de teste de estresse no Prime95 pode ser configurada para testar melhor vários componentes do PC, redimensionando a transformada rápida de Fourier (FFT). Existem três predefinições disponíveis: FFT pequena e FFT local e Mix. Os modos pequeno e no local testam principalmente os caches da FPU e da CPU, enquanto o modo misto verifica tudo, inclusive a memória.
Ao selecionar o modo personalizado, o usuário pode obter mais controle sobre as configurações. Por exemplo, ao selecionar 8-8 kB como o tamanho da FFT, o programa enfatiza principalmente a CPU. Ao selecionar 2048-4096 kB e desmarcar a caixa de seleção "Executar FFT no local", que fornece a quantidade máxima de RAM livre no sistema, o programa testa a memória e o chipset. Se a quantidade de memória para usar esta opção estiver muito alta, o sistema começará a usar o arquivo de paginação e o teste não estressará a memória.
Em um sistema absolutamente estável, o Prime95 seria executado indefinidamente. Se ocorrer um erro, no momento em que o teste de estresse terminaria, isso indicaria que o sistema pode estar instável. Há um debate em andamento sobre os termos "estável" e "Prime-stable", pois o Prime95 geralmente falha antes que o sistema se torne instável ou trava em qualquer outro aplicativo. Isso ocorre porque o Prime95 foi projetado para sujeitar a CPU a uma carga de trabalho incrivelmente pesada e parar quando ele encontrar um erro menor, enquanto a maioria dos aplicativos normais não empurra a CPU o máximo possível e continuará. trabalhando, a menos que encontrem um erro fatal.
Na comunidade de overclock, uma regra de ouro é frequentemente usada para determinar por quanto tempo o Prime95 deve ser executado: teste a CPU (8 kB FFT) por 10 horas e a memória (4096 kB FFT) por 10 horas e se o sistema acontece, existe uma alta probabilidade de que seja estável. Recomenda-se que 24 horas de teste estejam do lado seguro, pois podem aparecer erros após 16 horas ou mais de teste. Além disso, uma grande proporção de overclockers e entusiastas do sistema prefere o Prime95 a outros conjuntos de benchmarking, porque o Prime95 empurra as unidades de ponto flutuante da CPU com muita força, fazendo com que a CPU fique extremamente quente.
Além disso, o Prime95 dá muito mais ênfase ao PC do que a maioria dos pacotes de tortura baseados em software. A natureza disso é que o sistema operacional geralmente desativa a unidade de ponto flutuante quando não é usada por outros programas, enquanto o Prime95 é bem otimizado para encadear o FPU de forma contínua e eficaz, o que o torna altamente canalizado, Assim, gera significativamente mais calor devido ao alto consumo de energia em condições de grande carga de trabalho. O Prime95 também acessa constantemente a memória principal de até 60 MB por segundo. Essa atividade constante detectará problemas de memória que outros programas não detectarão.
Finalmente, as unidades de fonte de alimentação de qualquer máquina executando o Prime95 estão sujeitas a constantes ramificações de condições tão difíceis. A energia deve ser mantida limpa, fornecendo a voltagem adequada, principalmente para a CPU, RAM e chipsets, onde o controlador de memória pode ou não residir, para fornecer desempenho máximo enquanto mantém a estabilidade. A Cray Research usou programas semelhantes ao Prime95 por mais de uma década para fins de teste de estabilidade.
Recomendamos a leitura:
Isso encerra nosso artigo sobre o Prime95, para que serve e para que serve; lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.