Tutoriais

Placa-mãe am3 + vs. am4, o que mudou? ? ?

Índice:

Anonim

Embora a plataforma AM4 esteja no mercado há muito tempo, ainda existem muitos usuários que usam sua placa - mãe AM3 + de longa duração e muitos se perguntam: vale a pena mudar? Por esse motivo, apresentamos a comparação da placa-mãe AM3 + vs. AM4 Vamos la!

O soquete é uma parte crucial das placas-mãe em computadores desktop, sendo a principal linha de conexão entre o processador e uma dessas placas. Graças à sua existência, podemos trocar livremente processadores compatíveis com a mesma placa-mãe, uma das chaves para atualizar um computador.

No entanto, esse suporte geralmente é limitado e, historicamente, esses soquetes têm uma vida relativamente curta, pois as necessidades dos processadores mudaram (e aumentaram) tanto para se alimentar quanto para transmitir e receber informações.

A longevidade dos soquetes AMD

Soquete AM3 +, Imagem: D-Kuru

Apesar dessas declarações, há uma empresa que se gabou de prolongar a vida útil dessas conexões, tanto quanto possível. Estamos falando da AMD e sua política de manter esses rodapés durante todo o ciclo de vida de suas arquiteturas.

Como resultado desse costume, os soquetes da empresa costumam ver a passagem de chipsets diferentes até o próximo salto de gerações, o que geralmente envolve um bom número de atualizações e compatibilidades que não existiam antes. Hoje queremos ver o que significou o salto do soquete AM3 + e seu chipset 990FX para o AM4, juntamente com seu topo de gama: o chipset X370 (primeira geração) e o atual X570.

Números AM3 +

O soquete AM3 + foi o resultado de uma revisão de sua iteração original, o AM3, lançado em 2011 por ocasião da saída dos processadores FX da arquitetura Bulldozer, que duraria até ser substituído pelo atual Ryzen. Como uma atualização do AM3 original, ele não apresentava muitos recursos novos em termos de especificações, sendo o mais notável o surgimento do Hyper Transport 3.1 no chipset de última geração.

Outras de suas características foram:

Embora seus números não sejam muito impressionantes atualmente, a capacidade de suportar até quatro placas gráficas no CrossFireX ou o uso do SATA 3.1 foram características impressionantes na época.

A atual supremacia do AM4

No outro ponto do espectro, com muito menos anos atrás, encontramos o soquete AM4, o usual para os processadores Ryzen e que, segundo a própria AMD, deve acompanhá-los até o próximo ano.

Nesse caso, o chipset de última geração nos primeiros momentos do soquete era o X370. Isso trouxe inovações agradecidas, como o uso do suporte USB 3.1 ou NVMe. Atualmente, ele foi substituído pelos chipsets X470 (2018) e X570 (2019), sendo este o primeiro de seu tipo a oferecer suporte ao PCIe 4.0 na faixa doméstica.

Frente a frente: AM3 + vs AM4

A comparação deixa os chipsets pertencentes ao soquete AM4, mais modernos e preparados para os padrões atuais, em uma clara posição de vantagem, mas essa comparação óbvia é interessante para ver como as necessidades de conectividade e tecnologia na faixa mudaram. doméstica.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

De qualquer forma, a decisão sobre qual soquete usar para o seu processador não corresponde, na maioria das vezes, ao usuário e ao próprio processador. Se você tiver dúvidas sobre qual é o seu ou o que é um soquete no mundo da computação, dê uma olhada no nosso artigo sobre o básico do processador.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button