Tutoriais

▷ Para que serve criar um ponto de restauração do Windows 10

Índice:

Anonim

Garantir a vida útil do nosso Windows 10 é algo que todos devem fazer em maior ou menor grau. Em nossa equipe, temos um grande número de documentos que certamente são de grande importância para nós. Talvez um dia um problema possa ocorrer, devido a um vírus, atualização ou nossa ação, nosso sistema pode travar. Aqui os pontos de restauração se tornam importantes. Neste novo passo a passo, mostramos como criar um ponto de restauração do Windows 10.

Índice de conteúdo

O Windows está se atualizando continuamente e, se adicionarmos a isso os erros que nós mesmos cometemos em nosso sistema, é possível que algum dia perdamos essa opção útil dos pontos de restauração. Vamos ver como criar um e como configurar nossa equipe para fazê-lo automaticamente.

O que é um ponto de restauração

A primeira coisa que precisamos saber é o que é criar o ponto de restauração do Windows 10. Para que serve: pontos de restauração são como cópias de backup de certos elementos importantes do Windows. Com as opções relevantes ativadas, o sistema executará, periodicamente ou quando forem feitas grandes alterações no sistema, esses pontos de restauração, em qualquer caso, algo der errado e teremos que fazer uma recuperação do Windows.

Criar ponto de restauração do Windows 10

Vamos ver como criar esses pontos de restauração. A maneira mais fácil de acessar a ferramenta de ponto de restauração é através do menu Iniciar.

  • Para isso, vamos ao menu Iniciar e escrevemos "Ponto de restauração"

  • Uma janela das propriedades do sistema será aberta.

Veremos a seção "Configurações de proteção". Nesta janela, os diferentes discos rígidos que temos em nosso computador aparecem e, ao lado dele, uma etiqueta com o título "Proteção". Se estiver desativado, significa que nosso sistema não está criando pontos de restauração por si só.

Se continuarmos olhando a janela, também veremos que certas opções estão desabilitadas, como "Restauração do sistema" ou "Criar ponto de restauração". A primeira coisa que devemos fazer é ativar a proteção do sistema.

  • Escolhemos o disco rígido em que nosso sistema operacional está instalado. Para isso, pressionamos o botão "Configurar…". Na venda que nos parece, escolhemos a opção "Ativar proteção do sistema".Em seguida, atribuiremos uma quantidade máxima de armazenamento, se quisermos. para salvar esses pontos de restauração e clique em "Aplicar" e "OK". Já teremos a proteção do sistema ativo, e podemos fazer o mesmo com o restante dos discos rígidos, embora o mais importante seja o Windows.

  • Agora podemos fazer pontos de restauração. Para isso, teremos apenas que dar "Criar…" e escolher um nome para o ponto, depois daremos "criar".

Dessa forma, conseguimos criar um ponto de restauração do Windows 10

Restaurar sistema

Isso não seria útil se não pudéssemos usá-lo em uma emergência para restaurar o Windows. Quando fazemos algo errado ou percebemos um mau funcionamento em nosso sistema, é hora de usar esse ponto de restauração para retornar às configurações conhecidas.

  • Nesta mesma tela, temos uma opção chamada "Restauração do sistema…"

  • Clique nele e um assistente será aberto para restaurar nosso equipamento.Se clicarmos em "Avançar", encontraremos todos os pontos de restauração realizados. No nosso caso, existe apenas um. Nós selecionamos.

Logo abaixo, há um botão "Detectar programas afetados". Se tivermos feito alterações no sistema, como a instalação de um novo aplicativo do Windows, ele informará quais aplicativos perderemos se aplicarmos esse ponto de restauração.

  • Continuamos e clicamos em "Avançar" Muito importante: selecionamos a unidade que queremos restaurar, que será a que contém a instalação do Windows e clique em "Concluir"

Iremos pular um alerta nos dizendo que o processo de restauração não poderá parar. Nesse caso, não vamos fazer nada até o procedimento terminar. Depois de fazer os preparativos, o sistema será reiniciado e iniciará o processo de restauração.

Use o ponto de restauração da unidade de recuperação

Com a criação desses pontos de restauração, também podemos restaurar o computador a partir de uma unidade de inicialização ou instalação do sistema operacional.

Para criar uma unidade de recuperação ou um USB inicializável com Windows 10, visite nossos tutoriais.

De qualquer forma, o que devemos fazer é inserir a unidade de recuperação ou instalação no computador. para isso, devemos configurar o BIOS para iniciar a partir desta unidade.

  • Uma vez iniciado, clique em "Reparar equipamento" para abrir as opções de reparo.

  • Em seguida, fornecemos "Solucionar problemas" e, em seguida, "Restauração do sistema"

Um assistente de recuperação será aberto onde devemos localizar um ponto de restauração que fizemos para aplicá-lo.

Em seguida, clicamos em "próximo", selecionamos a unidade em que o Windows está instalado e o processo será exatamente o mesmo de quando o fizemos no sistema operacional. O computador irá restaurar.

Solução para o erro 0x80070003 ou 0x80070005

Usando esse método de restauração, você pode encontrar esse código de erro durante o processo de restauração do sistema. O que precisaremos fazer para corrigi-lo é acessar o prompt de comando no disco de instalação ou no próprio disco de recuperação.

Nas opções avançadas disponíveis no disco, escolhemos o "prompt de comando"

Agora, escrevemos os seguintes comandos:

chkdsk : / f / r

sfc / scannow

Em seguida, deixamos o terminal e reiniciamos o computador. dessa maneira, ele deve reiniciar normalmente. Além disso, poderíamos tentar novamente restaurar o computador usando o método acima, se ele continuar funcionando incorretamente.

Você já viu o utilitário de criar um ponto de restauração do Windows 10. O que esperar para criá-lo e evitar erros futuros?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button