Tutoriais

Por que o painel ips é o mais recomendado para designers?

Índice:

Anonim

O painel IPS sempre foi recomendado para profissionais de imagem ou vídeo. A questão é por quê? Nós respondemos dentro.

Os painéis IPS estão conosco há muito tempo, especialmente no setor de televisão. Atualmente, encontramos uma ampla variedade de monitores que incorporam essa tecnologia. Vemos que eles são continuamente recomendados para designers. Por quê?

Explicamos por que o painel IPS é ideal para profissionais.

Índice de conteúdo

Painel IPS, cores precisas e boa imagem

Essas duas características são os "culpados" que os designers escolhem esses painéis. Um designer gráfico, um fotógrafo e editores de imagem ou vídeo precisam de um monitor que projete a imagem ou o vídeo o mais real possível. Para fazer isso, eles precisarão de um bom painel: é aqui que este painel está.

As iniciais IPS representam In-Plane Switching e é uma tecnologia de exibição baseada em LCDs convencionais ( monitores de cristal líquido ). Essa tecnologia surgiu para resolver as limitações dos painéis TN, que são: ângulos de visão ruins e reprodução de cores de baixa qualidade. Se somos designers, estamos interessados ​​no aspecto dos ângulos de visão, porque não vamos nos preocupar com a altura em que temos o monitor.

Assim, o painel IPS oferece cores consistentes e precisas em todos os ângulos de visão. Além disso, seu contraste e sua "gama" são muito melhores. Em concreto:

  • A gama é perceptível na luz de fundo do painel. Os painéis IPS usam luz de fundo sRGB ou outra gama estendida, como AdobeRGB, usada no Photoshop. Os monitores TN não são capazes de exibir partes muito brilhantes ou muito escuras, causando muitas imperfeições na imagem. Os painéis TN oferecem um contraste muito menor que o IPS. Isso é muito importante quando se trata de projeção real da imagem. O fato de a taxa de contraste ser alta permite que a faixa de luminosidade seja maior, o que traduz uma imagem mais natural. Encontramos taxa de contraste nativa e taxa de contraste dinâmico.
      • Taxa de contraste nativo - o contraste é determinado pelo fabricante do painel. Normalmente, a taxa de contraste nativa é geralmente de 1000: 1. Poderíamos dizer que uma taxa de contraste nativa profissional seria de 1500: 1. Taxa de contraste dinâmico: o contraste muda de acordo com o conteúdo que está sendo reproduzido, respondendo às necessidades do painel ao reproduzir ou assistir a um filme.

Mas essas são as únicas razões pelas quais os designers escolhem o IPS? Não Também não quero entrar em terminologias ou tecnicismos complexos que são difíceis de entender. Dito isto, eu vou "muito acima" desses conceitos.

Recomendamos:

Tons ou pretos

Os painéis TN não têm pretos, permanecendo em meros tons de cinza. O problema é maior quando há sombras, que não são claras e mostram as verdadeiras fraquezas do TN. Nos painéis IPS, não encontramos pretos puros como nos OLEDs, mas eles são melhor simulados.

Muitos painéis IPS em cores pretas escuras parecem areia. É normal, mas é cada vez menos comum.

A incorporação de HDR nesses painéis aprimora muito as imperfeições das sombras escuras, especialmente em vídeos altamente compactados. Isso pode ser melhorado com a calibração de sombra.

Profundidade de cor

Esse é um aspecto fundamental para a visão de muitos designers, e é o fato de nos referirmos a uma profundidade de cor verdadeira de 10 ou mesmo 12 bits, encontrada em um painel IPS. Outros painéis, como TNs, atingem 6 ou 8 bits, o que em termos de qualidade de imagem não é interessante. Quanto maior a profundidade da cor, mais cores o monitor pode exibir.

Os painéis de 10 bits geralmente vêm com certificação HDR10, podendo reproduzir um quadruplo de cores em mais de painéis de 8 bits. Quanto aos painéis que oferecem profundidade de cor de 12 bits, eles podem mostrar 4092 cores e geralmente encontramos a tecnologia HDR Dolby Vision.

Nesta seção, os painéis VA oferecem 8 bits nativos, que ainda estão longe do que um IPS pode nos fornecer. Portanto, nesse sentido, não teríamos alternativa nesses painéis.

Fosco ou brilhante?

Fonte: Howtogeek

Esse "absurdo" é muito importante para quem quer uma imagem perfeita em relação à luz ambiente. Em teoria, os designers geralmente evitam telas " brilhantes ", que são telas com acabamento brilhante. Por esse motivo, os profissionais preferem telas acetinadas ou foscas para evitar problemas com a luz ambiente.

Aqui o espectro da luz é vital: o material preto absorve toda a radiação, o branco, pelo contrário. Dessa forma, o painel fosco não terá reflexos; o brilhante sim.

Alternativas ao painel IPS?

Existem alternativas para o painel IPS, mas elas não são totalmente recomendadas porque não atendem a todas as necessidades que os designers têm. No mercado, podemos encontrar o painel Samsung Super PLS, que é um LCD muito semelhante ao IPS . Supostamente, oferece brilho 10% maior, melhores ângulos de visão e é mais barato.

Na prática, é um painel que não tem muito gancho no mercado e que, para uso multimídia, é muito bom, mas mostra fraquezas quando o testamos.

Por outro lado, temos o AHVA, um painel muito semelhante ao IPS e que oferece benefícios semelhantes aos do Super PLS. Em teoria, eles oferecem os melhores ângulos de visão do mercado. O mesmo acontece com o anterior, quase não há opções no mercado.

Finalmente, os painéis IPS são ideais para os profissionais que trabalham com o tratado de imagem, em alta ou baixa resolução. Está configurada como a melhor opção do mercado para esse fim.

Se você tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta abaixo e nós responderemos o mais rápido possível. Esperamos que tenha ajudado você.

Recomendamos os melhores monitores do mercado

O que você acha mais importante ao escolher um monitor? Vocês são designers? Nesse caso, qual monitor você usa?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button