Overclocking automático da placa-mãe: vantagens e desvantagens

Índice:
- O que é Overclock?
- O que precisamos para fazer overclock?
- Processador desbloqueado
- Placa-mãe com chipset compatível
- Dissipador de calor ou refrigeração
- Overclock automático na placa-mãe
- Como funciona?
- Vantagens do overclock automático
- Desvantagens do overclock automático
- Conclusão sobre overclock automático
O overclock automático pode ser uma boa opção para quem não sabe fazê-lo manualmente. Nós mostramos as vantagens e desvantagens dessa técnica que as placas-mãe incorporam.
Embora a Intel já tenha oferecido seus processadores “K”, o aumento da Ryzen levou muitas pessoas a fazer overclock. Eles não sabem como fazer isso, mas sabem que um overclock ruim pode reduzir drasticamente a vida do processador. Por esse motivo, surge a curiosidade de saber como é o overclock automático, que vantagens e desvantagens ele tem, etc. Você encontrará todas as informações abaixo.
Índice de conteúdo
O que é Overclock?
Overclock significa " over the clock " ou " over the clock ". É uma técnica cujo objetivo é atingir a maior frequência possível ou velocidade de clock em um processador. Em outras palavras, estaremos "enganando" o processador para que ele ofereça mais energia do que o que oferece em casa ou como padrão.
Por que você deseja obter mais frequência? Porque o desempenho do nosso PC aumenta muito. Não é o mesmo que o processador trabalha a 3, 2 GHz do que a 4, 2 GHz. Há uma diferença de 1 GHz, que é um aumento brutal.
A priori, as pessoas que fazem overclock geralmente são classificadas em dois tipos de pessoas:
- Entusiastas que desejam desempenho máximo, compram um processador desbloqueado, uma placa-mãe com um chipset preparado e uma dissipação adequada de ar ou líquido. Usuários com equipamentos de médio porte que desejam obter mais desempenho do que deveriam. Em muitos casos, não há um final feliz para eles, porque eles exigem muito de um processador que não está preparado para isso.
Dada a escolha, é sempre melhor ser o primeiro, porque, com uma boa equipe e um bom treinamento, faremos um overclock controlado.
O que precisamos para fazer overclock?
Antes do overclock, precisamos saber o que precisamos fazer. Não vale nenhum componente, mas temos que ter o seguinte.
Processador desbloqueado
É um processador que permite overclock. Não podemos fazer overclock em um processador bloqueado.
-
- Na Intel, encontramos os processadores i5, i7 ou i9 terminados em " K ", que são os desbloqueados. Às vezes, existem algumas exceções que você pode fazer overclock sem o K. Na AMD, não encontramos problemas no Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9. A AMD oferece ao usuário a liberdade de tirar o máximo proveito disso. Eles são processadores preparados para isso.
Logicamente, é uma técnica que só pode ser feita com processadores focados em jogos ou na gama entusiasta. Embora existam exceções, como o Athlon 3000G, que permite overclock.
Placa-mãe com chipset compatível
Dentro de cada fabricante de processador, encontramos várias faixas de chipset. Temos a faixa básica, média e entusiasta, que é o que o chipset geralmente contém para fazer overclock.
-
- AMD, do chipset B350 até podemos fazer overclock; ou seja, 450, X370, X470 ou X570. Intel, encontramos o Z390, Z370, X299 ou Z270, entre outros.
Se temos um chipset diferente, certamente não podemos fazer overclock automático, não importa se temos um processador desbloqueado.
Dissipador de calor ou refrigeração
Com o overclock, aumentamos a temperatura do processador mais do que o normal em Ocioso (ou em repouso); assim, assim que jogarmos ou trabalharmos, a temperatura disparará. Isso ocorre porque tocamos nas tensões do processador, mas este artigo não trata de overclocking manual, mas de overclocking automático.
Portanto, precisamos de um bom dissipador de calor ou mais frio. Encontramos vários tipos de dissipadores de calor ou refrigeração que permitem que o calor seja expelido do processador para mantê-lo em temperaturas lógicas.
- Refrigerador de ar. É o mais convencional de todos, como o mais barato. É um bloco instalado logo acima do processador e ancorado na placa-mãe. O calor é transportado do processador para o dissipador de calor, que possui um ventilador para dissipar todo o calor.
- Se você deseja fazer overclock, não valemos um dissipador de calor atual, mas teremos que gastar mais dinheiro. Como uma dica, veja as marcas CoolerMaster, Noctua, Artic e Corsair.
- Essa instalação é altamente recomendada para manter o processador o mais frio possível, mas sempre há a possibilidade de os tubos quebrarem e o líquido derramar nos componentes do nosso computador. Dito isto, esse problema foi corrigido pelos fabricantes.
Overclock automático na placa-mãe
Por muitos anos, o overclock foi predominantemente manual. Os usuários precisavam lidar com tensões, temperaturas, frequências, compatibilidade etc. Os fabricantes de placas-mãe pensavam que todos deveriam poder fazer overclock, mesmo sem saber. Portanto, a tecnologia de overclock automático começou a ser incorporada às placas-mãe.
Como funciona?
Para iniciá-lo, precisamos acessar o BIOS da nossa placa-mãe. Uma vez dentro, certamente você pode encontrar uma opção chamada " Turbo Boost " ou similar. É uma opção que faz o overclock automático do processador e, em certos casos, da memória RAM.
Dessa forma, fazemos OC no nosso PC sem ter idéia, deixando todo esse trabalho para a nossa placa-mãe, o que otimizará os recursos automaticamente. Mas isso realmente funciona? Merece a pena? É melhor do que fazê-lo manualmente?
Nesse ponto, precisamos recorrer à experiência de todos para concluir isso. A vox populi sabe que o overclock automático não é bom porque não otimiza bem o desempenho do processador. Então, decidimos colocar suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do overclock automático
O overclock automático é perfeito para quem não tem tempo nem vontade de aprender a fazer essa técnica manualmente. Resolva essa necessidade de fazer OC que muitos usuários possuem.
Também é conhecido pelo vox populi que esses overclocks automáticos são caracterizados por serem básicos e leves, de modo que nossa CPU não precisa estar em perigo. A configuração ou programação da placa-mãe deve ser feita para praticar esta técnica sem danificar nenhum componente. Isso não significa que é mais seguro que o manual, mas geralmente é mais estável.
Por outro lado, como fazemos na própria placa-mãe, não precisamos baixar programas e ocupar espaço no disco rígido para fazer o overclock. É verdade que elas existem, mas sempre recomendamos fazer OC na placa-mãe, automática ou manual.
Em resumo:
- Perfeito para quem não sabe fazer manualmente. É "mais seguro" ou estável do que jogar sem saber. Nenhum programa oficial ou de terceiros é necessário.
Desvantagens do overclock automático
Obviamente, nada é perfeito.
Primeiro de tudo, o overclock automático não funciona porque é um OC descafeinado. Por exemplo, no meu caso, tenho um MSI B350 com um Ryzen 1600 que possui uma frequência doméstica de 3, 2 GHz. Posso entrar na placa-mãe MSI que tenho e ativar o Game Boost, que é um OC leve. Dessa maneira, passa de 3, 2 GHZ para 3, 4 GHz, sendo um OC claramente insuficiente.
Escusado será dizer que a placa-mãe modifica tensões e certos valores para atingir esse aumento de 200 MHz. Portanto, vou gastar mais energia e a mudança de desempenho que eu nem notarei. Talvez existam certas placas que fazem isso funcionar melhor, mas a diferença não será perceptível.
Segundo, um overclock manual estável e testado é sempre melhor. Porque é sempre mais ideal executar uma configuração personalizada, porque existem vários fatores que as placas-mãe não levam em consideração, como:
- Se usarmos um dissipador de calor melhor que a maioria dos usuários. Se estiver muito mais quente em nossa casa do que em Michigan. Se nossa caixa ou torre tiver uma ventilação melhor que a maioria. O engenheiro estabelece uma série de tensões e elas normalmente são altas para o processador seja estável. É melhor sempre fazê-lo manualmente.
Como você pode ver, não se trata de modificar alguns valores e é isso, mas de fazer uma tentativa e erro completos. Todos os OCs são marcados principalmente por temperatura e estabilidade. Muitos fatores diferem na temperatura, como os mencionados acima. Em resumo, com um overclock manual, obtemos mais desempenho.
Finalmente, esse OC automático nem sempre é tão seguro. É verdade que não vamos perder a estabilidade, mas vou colocá-lo na próxima encruzilhada: o CO é uma arma que não pode cair nas mãos de ninguém. O OC é muito útil e tem sua grande função, mas somente se você tiver conhecimento dessa técnica.
Não há problema em colocar um OC automático para aqueles que não sabem como fazê-lo, mas que dissipador de calor eles têm? Quais videogames eles jogam? Como eles usam o PC?
- Se eles não tiverem um bom dissipador de calor, o OC automático pode levar uma grande vida do processador. O motivo é que, afinal, estamos apertando mais o processador e está esquentando mais do que deveria. Não apenas qualquer dissipador de calor funciona. Se eles jogam videogames que usam muita CPU, eles podem ter problemas de estabilidade. Existe um jogo chamado Tarkov que faz uso abismal da CPU, estressando muito o processador. Isso resulta em temperaturas muito altas. Jogar Minecraft não é o mesmo que jogar esses tipos de jogos. Se eles colocam muita carga de trabalho ou não. Se o usuário que faz o Auto OC e está processando continuamente, carregando trabalho no PC, ele pode ter problemas.
Em resumo:
- Um overclock personalizado é melhor. Temos muitos guias que podem servir como referências. O overclock automático não otimiza bem o desempenho.
Conclusão sobre overclock automático
Esse overclock é uma boa opção para quem não exige desempenho no PC e quer um empurrãozinho no início de determinadas tarefas. Por outro lado, não é uma opção recomendada para quem deseja um grande aumento de desempenho ou "mapeamento" personalizado do processador.
Também não é uma boa opção, se você não tiver as ferramentas para torná-lo seguro, como boa ventilação na caixa, um bom dissipador de calor ou não morar no deserto.
Lembre-se sempre de que, com o OC, há muitas possibilidades de reduzir a vida útil do nosso processador, se sobrecarregá-lo com tensão, vamos migrá-lo eletricamente. Se você executar o OC manualmente por conta própria sem saber, corre o risco de ficar sem processador.
Esperamos ter explicado exaustivamente essas vantagens e desvantagens do overclock automático. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, não hesite e comente abaixo.Não deixe uma pergunta para vergonha de perguntar!
Recomendamos a leitura:
Que experiências você teve com overclock? Você já usou overclock automático?
Mantendo o PC ligado: vantagens e desvantagens

Tudo o que você precisa saber sobre por que é bom ou ruim manter o PC ligado com suas vantagens e desvantagens: consumo leve, conforto, vida útil ...
Compra de peças de computadores em segunda mão: vantagens e desvantagens

Analisamos se é bom comprar peças de computador em segunda mão. E as vantagens e desvantagens de comprar peças de computador usadas, para PCs de segunda mão.
Vantagens e desvantagens de comprar um robô aspirador de pó

Nós detalhamos as principais vantagens e desvantagens de ter um aspirador de pó robô. Vale a pena o investimento? Tiramos você de qualquer dúvida que você tenha.