Placas Gráficas

A Nvidia volta também será fabricada em 16nm

Índice:

Anonim

A Nvidia foi lançada com o processo de fabricação em 16 nm com sua arquitetura gráfica Pascal de uma maneira muito bem-sucedida com a GeForce GTX 1080 e GTX1070, alguns rumores apontaram que sua sucessora, Nvidia Volta, daria um salto para um nó de fabricação mais avançado, mas no final não será.

A Nvidia Volta se concentrará em melhorar e otimizar a arquitetura sem um salto de nm

Alguns rumores apontaram que a Nvidia Volta chegaria com base no processo no TSMC de 10 nm, mas finalmente eles o farão com o mesmo Pascal de 16 nm, para que todo o esforço seja focado em melhorar e otimizar a arquitetura. Com isso, estamos enfrentando uma situação muito semelhante à que experimentamos com o salto de Kepler para Maxwell e com o qual a Nvidia conseguiu alcançar um nível impressionante de eficiência energética.

O Pascal já se mostrou uma arquitetura muito sólida fabricada em 16 nm e capaz de atingir frequências operacionais muito altas sem aumentar o consumo de energia, algo que permite que suas placas gráficas ultrapassem facilmente 2 GHz e seria ainda mais se não teve a tensão bloqueada. Com mais otimização , o consumo de energia de Volta será ainda menor, então poderíamos estar falando de chips que se aproximam de 3 GHz em operação, embora isso já seja especulação.

A Nvidia Volta será a nova arquitetura da empresa que chegará para competir com a AMD e seus novos chips VEGA fabricados em FinFET a 14 nm da Global Foundries e que farão uso da nova tecnologia de memória empilhada HBM2, supostamente a Nvidia Volta também usará a mesma tecnologia de memória.

Volta não chegará até 2017, portanto ainda teremos que esperar para ver do que a nova arquitetura Nvidia é capaz.

Fonte: kitguru

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button