Tutoriais

▷ Nvidia sli vs amd crossfire

Índice:

Anonim

Se você deseja criar o PC para jogos mais rápido do mundo, deverá instalar o maior número possível de placas gráficas, pois esse componente é o principal responsável pelo desempenho dos videogames. Para isso, a Nvidia e a AMD possuem as tecnologias Nvidia SLI vs AMD CrossFire, respectivamente, o que permitirá o uso de várias placas gráficas no mesmo PC.

Índice de conteúdo

SLI vs CrossFire

O CrossFire da AMD e o SLI da Nvidia são as tecnologias que os dois gigantes de placas gráficas usam para fazer suas próprias GPUs trabalharem juntas em um único sistema. Ambas as tecnologias exigiam originalmente o uso de um cabo plano para conectar várias placas gráficas, mas, enquanto as placas GeForce da Nvidia ainda são o caso, as GPUs Radeon da AMD agora podem funcionar sem essas restrições e se comunicar com satisfação pela interface. PCIe 3.0.

O CrossFire e o SLI são duas tecnologias diferentes que buscam o mesmo objetivo.

O SLI da Nvidia ainda requer ponte e, para as placas de última geração, você precisa do conector de jumper SLI de alta largura de banda para obter o máximo benefício. Com a nova GeForce RTX 20, foi dado mais um passo, com a inclusão de uma ponte baseada na interface NVLink.

A maneira como as duas tecnologias representam os gráficos do jogo é bastante consistente. Ambos usam renderização de quadro dividido (SFR) ou renderização de quadro alternativo (AFR). O primeiro significa que as GPUs compartilham a representação de cada quadro, enquanto o método AFR mais comum, cada GPU compartilha uma parte da cena de cada quadro.

Recomendamos a leitura de nossa postagem na placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado

A tecnologia SLI da Nvidia é mais restritiva em termos de quais placas gráficas você pode usar em uma matriz com várias GPUs. Ambas as placas devem ter exatamente a mesma GPU para que a interface funcione. Eles podem ser de diferentes fabricantes, as placas Asus e Gigabyte podem trabalhar juntas, mas devem usar o mesmo chip. Um GTX 1070 precisa de outro GTX 1070 para trabalhar em conjunto. Quanto ao CrossFire, você pode usar GPUs diferentes da mesma geração de placas gráficas. Portanto, você pode montar um RX 580 com um RX 570, embora não seja recomendável montar placas de desempenho muito diferentes.

Desempenho muito desigual em jogos diferentes e exige muito trabalho de otimização

A promessa eterna do SLI e do CrossFire foi oferecer o melhor desempenho possível, utilizando várias placas gráficas de ponta e criando equipamentos de jogos muito poderosos. Escolha uma única GPU primária acessível e, em seguida, compre outra mais tarde, possivelmente por menos do que o preço da primeira, e obtenha o mesmo nível de desempenho que obteria de uma alternativa mais cara. Isso funciona muito bem em jogos altamente otimizados para essas tecnologias.

Por exemplo, uma única placa GeForce GTX 680 obtém 3354 pontos no 3DMark 11 usando a predefinição Extreme. Essa é uma pontuação bastante alta, mas saltou para apenas 6463 depois que adicionamos uma segunda placa e ativamos o SLI. O benchmark Metro 2033 com uma única placa GeForce GTX 680 oferece 54, 33 quadros por segundo em configurações altas, com uma resolução de 2560 a 1600. Emparelhar duas das mesmas placas em execução no SLI tem 93 fps.

Um par de placas gráficas Radeon HD 7970 mostrou uma melhoria de desempenho semelhante ao usar o CrossFire. Um único Radeon HD 7970 obteve 3321 no 3DMark 11 e 58, 67 fps no Metro 2033, usando as mesmas configurações das placas GeForce. Com o CrossFire ativado, as pontuações 3DMark 11 e Metro 2033 da Radeons saltaram para 6413 e 99, 33 fps, respectivamente.

SLI vs CrossFire

GeForce GTX 680 GeForce GTX 680 SLI Radeon HD 7970 Radeon HD 7970 CrossFire
3DMark 11 3354 pontos 6463 pontos 3321 pontos 6413 pontos
Metro 2033 54, 33 FPS 93 FPS 58, 67 FPS 99, 33 FPS

Mas isso nunca foi totalmente realizado, pois o SLI e o CrossFire são tecnologias há muito tempo que oferecem retornos decrescentes do seu investimento. É muito raro obter o dobro do desempenho em um jogo adicionando uma segunda GPU, e o aumento de desempenho fica visivelmente menor quanto mais placas gráficas são adicionadas a uma matriz. E isso se o desenvolvedor de um jogo se incomodar em implementar o suporte SLI ou CrossFire. Esse é o problema mais importante enfrentado pelas tecnologias com várias GPUs e, sem dúvida, o motivo de seu declínio e sua morte potencialmente iminente. Com o aumento do custo do desenvolvimento de jogos, é difícil para a AMD ou a Nvidia incentivar os desenvolvedores a se interessarem ativamente.

O DirectX 12 oferece suporte nativo a várias GPUs

Atualmente, a Nvidia oferece suporte ao SLI apenas em suas placas mais poderosas, enquanto a AMD está negligenciando sua tecnologia CrossFire, mas a favor do suporte à GPU baseada em API do DirectX 12. Ter uma camada de abstração específica de várias GPUs incorporada no DX12 significa que deve ser mais simples para os desenvolvedores oferecer suporte a mais de uma placa gráfica em um único PC. A AMD já mostrou que o último pode funcionar: dois Radeon RX 580s, quando combinados, podem oferecer o mesmo nível de desempenho que o Radeon RX Vega 64 de ponta.

Mas isso acontece apenas em jogos que oferecem explicitamente compatibilidade com várias GPUs com mGPUs DX12, como Deus Ex: Mankind Divided, Rise of the Tomb Raider e Hitman. Ainda não existem muitos jogos usando o DirectX 12, e apenas alguns deles implementam deliberadamente a camada de abstração mGPU.

Portanto, com a Nvidia e a AMD aparentemente parando em termos de suporte explícito a SLI e CrossFire, parece que os dias de suas tecnologias multi-GPU sob medida estão contados. O futuro dos videogames passa pelo DirectX 12 e suas revisões subsequentes, portanto, espera-se que mais e mais jogos incluam a camada de abstração mGPU dessa API.

Recomendamos que você leia as melhores placas gráficas

Isso encerra nosso artigo especial sobre as diferenças entre o AMD CrossFire e a Nvidia SLI. Lembre-se de compartilhar a publicação nas mídias sociais para que possa ajudar mais usuários.

Fonte Pcworld

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button