Tutoriais

▷ Nvidia dsr o que é e para que serve

Índice:

Anonim

Uma das inovações mais interessantes que a Nvidia introduziu com a arquitetura Maxwell é um recurso chamado Dynamic Super Resolution ou DSR. Essa tecnologia DSR permite que uma GPU rápida ofereça melhor qualidade de imagem em uma tela de resolução mais baixa. A Nvidia anunciou isso como um meio de obter qualidade 4K em uma tela 2K.

Como a maioria dos jogadores de PC atualmente possui monitores com resolução de 1920 × 1200, o DSR pode se tornar um recurso muito popular entre os jogadores de PC. Neste artigo, explicamos como o DSR funciona e quais benefícios ele traz.

O que é o Nvidia DSR e como ele melhora a qualidade da imagem

Na geração de gráficos, o antialiasing é um dos muitos métodos para resolver um problema fundamental. As placas gráficas tentam representar objetos com todos os tipos de contornos, de linhas diagonais a superfícies curvas e formas complexas e irregulares, mas as imagens finais devem ser atribuídas a uma grade fixa e regular de pixels quadrados. Isso é menos que o ideal, o olho humano faz um trabalho espetacular de reconhecimento de padrões; portanto, tendemos a observar bordas irregulares e efeitos de rastreamento causados ​​pelo mapeamento de formas irregulares para uma matriz regular de pixels. Os painéis de controle da placa de vídeo de hoje e os menus de configurações de jogos estão cheios de opções de suavização de borda destinadas a resolver esse problema. Os vários métodos geralmente representam diferentes conjuntos de trocas entre qualidade e desempenho da imagem.

Recomendamos ler nosso post sobre a revisão do Asus ROG Strix RTX 2080 em espanhol (análise completa)

A superamostragem (SSAA) é o padrão-ouro para métodos de suavização de borda em termos de qualidade de imagem e é amplamente usada na renderização offline por usuários como a Pixar. No entanto, o impacto no desempenho é bastante drástico: a superamostra 4X geralmente leva quatro vezes mais recursos para renderização. As placas gráficas costumavam oferecer uma opção de superamostragem em seus painéis de controle, mas o SSAA caiu em desuso, pois métodos AA mais eficientes, como o multisampling, se tornaram mais populares.

Com o poder abundante oferecido pelos atuais cartões GeForce, a Nvidia decidiu mais uma vez expor um modo de renderização de qualidade extra. O DSR não é uma superamostragem, mas é bastante relacionado. A superamostragem envolve coletar várias amostras de diferentes locais no mesmo pixel e combiná-las para obter um resultado final de maior fidelidade. A superamostragem adequada pode amostrar de qualquer lugar dentro de um pixel, e as melhores rotinas podem usar uma grade girada ou um padrão de amostra quase aleatória para obter melhores resultados.

Curiosamente, o DSR da Nvidia realmente tenta renderizar uma cena em uma resolução mais alta e reduzi-la para caber na tela de destino. Se você pedir ao DSR para jogar um jogo com 3840 × 2160 pixels quando a tela de destino for 1920 × 1080, o resultado deverá ser semelhante ao que você obteria com uma superamostra 4x.

Os benefícios são os mesmos: informações de amostra adicionais melhoram cada pixel, não apenas suavizam as bordas dos objetos, mas também exploram demais as informações de textura, efeitos de sombreamento e funcionam. O impacto no desempenho também é o mesmo. A GPU funcionará como faria na renderização em uma tela 4K, talvez um pouco mais lenta devido à sobrecarga causada pela redução da imagem na resolução de destino.

Para baixar o DSR normalmente em altas resoluções, a Nvidia usa um filtro Gaussiano de 13 toques. É provável que esse filtro de redução de escala seja bastante semelhante aos filtros usados ​​para dimensionar vídeos de resoluções mais altas, como ao exibir vídeo 1080p em uma tela 720p. O fato de esse filtro usar 13 toques, ou amostras, é uma indicação clara de como ele funciona: ele faz a amostragem não apenas da área de pixel de destino, mas também de fora do limite de pixels. Esse filtro de redução de tamanho fará com que as imagens pareçam embaçadas ou levemente mais suaves, proporcionando uma aparência mais cinematográfica. O efeito é semelhante aos filtros que a AMD usou em seu antigo esquema CFAA ou, mais recentemente, ao kernel empregado pela própria técnica TXAA da Nvidia.

Alguns jogadores de PC parecem ter uma forte reação negativa a qualquer coisa que reduz a nitidez das imagens na tela, o que provavelmente é um dos motivos pelos quais a AMD infelizmente não oferece mais CFAAs. As imagens produzidas pelo filtro DSR transmitem uma sensação de solidez e consistência que parece muito agradável.

Isso encerra nosso artigo sobre o que é e para que serve a Nvidia DSR, e esperamos que tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre essa nova tecnologia. Lembre-se de que você pode compartilhá-lo com seus contatos nas redes sociais para ajudar mais usuários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button