O sombreamento adaptável da Nvidia oferece + 5% de desempenho no wolfenstein ii
Índice:
- O Nvidia Adaptive Shading não oferece um "grande" aumento de desempenho
- A tecnologia é exclusiva para placas gráficas RTX
Alguns dias atrás, falamos sobre a nova tecnologia implementada pela Nvidia e suas placas gráficas RTX, o Adaptive Shading, que melhorou o desempenho durante o sombreamento dos cenários. Na época, estávamos nos perguntando quanta melhoria de desempenho a Nvidia Adaptive Shading faria nos jogos? A resposta veio rapidamente.
O Nvidia Adaptive Shading não oferece um "grande" aumento de desempenho
Esse recurso, um dos pontos fortes da arquitetura Turing, permite que a GPU RTX da série 20 reduza ativamente o sombreamento nos jogos, com um efeito insignificante na qualidade da imagem final resultante. De acordo com os testes do site Guru3D, o ganho de desempenho é de 5%.
Wolfenstein II é o primeiro título a tirar o máximo proveito da funcionalidade da arquitetura de Turing, e os primeiros testes realizados no Guru3D apontam para + 5% de desempenho no jogo com o Adaptive Shading ativado nas resoluções 4K e 1440p Ultra. Isso não parece ser um grande sucesso de desempenho, mas 'algo é algo'.
Note-se que a Nvidia Adaptive Shading possui três predefinições que afetam seu impacto no desempenho: Qualidade, Equilíbrio e Desempenho.
A tecnologia é exclusiva para placas gráficas RTX
O NAS é apenas uma das técnicas de sombreamento na arquitetura de Turing, sob o guarda-chuva Variable Rate Shading. Enquanto o Conteúdo Adaptive Shading se concentra em regiões de cores rasas, também há Motion Adaptive Shading e Foveated Rendering. O primeiro reduz o impacto do sombreamento de objetos em movimento rápido e o segundo ajusta as taxas de sombreamento com base na orientação do usuário, aproveitando as limitações do olho humano para reduzir a carga de trabalho da GPU.
Embora nenhum seja um ganho de desempenho antes e depois, se você conseguir alguns 'fps extras', sempre será bem-vindo.
Fonte PCGamesn