Processadores

Nomenclatura Amd Ryzen em detalhes

Índice:

Anonim

A chegada dos novos processadores AMD Ryzen significou uma mudança na nomeação dos chips da empresa. Sabemos que qualquer mudança pode ser confusa a princípio, portanto preparamos este post para explicar o melhor da nova nomenclatura.

Nomenclatura AMD Ryzen explicada

O nome dos novos processadores AMD é composto de várias partes, cada uma delas foi pensada para que o usuário saiba o tempo todo o que está comprando. Vamos nos ver em partes.

AMD já trabalha nos sucessores da Ryzen

Antes de tudo, temos a marca, neste caso, é a Ryzen que indica que é um processador destinado a usuários domésticos. A AMD lançará outros processadores sob outras marcas que não se destinam ao uso doméstico, como Nápoles para servidores.

Em seguida, temos o segmento, esse seria o alcance e é muito semelhante ao que a Intel faz com o Core iX. Dessa forma, temos três segmentos diferentes:

  • Ryzen 7: gama entusiasta Ryzen 5: alto desempenho Ryzen 3: mainstream ou intermediário

Continuamos com a geração, a AMD já indicou que a microarquitetura Zen terá uma vida útil de cerca de quatro anos, então veremos várias gerações de processadores Ryzen. O número que indica a geração é o que segue o segmento. Vamos ver alguns exemplos:

  • Ryzen 7 1 700X: primeira geração RyzenRyzen 7 2 700X: segunda geração RyzenRyzen 7 3 700X: terceira geração Ryzen

Os seguintes números nos informam sobre o desempenho do processador, é o seguinte:

  • 7.8: Entusiasta4, 5, 6: alto desempenho Desconhecido: mainstream

Continuamos com as duas figuras que dão origem a diferenciações dentro da mesma faixa de desempenho e, finalmente, encontramos o sufixo que destaca características especiais.

  • X: alto desempenho com tecnologia XFRG: processador com: GFXT: processador de baixa potência S: processador de baixa potência com GFXU: processador móvel padrão M: processador móvel de baixa potência
Processadores

Escolha dos editores

Back to top button