Notícia

Ventilador de mesa Noctua, uma invenção engenhosa e surpreendente

Índice:

Anonim

Estamos na cobertura da Computex 2019 no espaço Noctua . A variedade interessante de protótipos que a marca austríaca nos ensina é impressionante e agora veremos um muito peculiar, o Noctua Desk Fan.

Noctua Desk Fan, com um pouco de engenharia e física básica

Não nos odeie, por favor. Nós jogamos para você. O Noctua Desk Fan realmente não é o seu nome real, pois a idéia ainda está em desenvolvimento. No entanto, é o nome mais descritivo em que pensamos.

Protótipo Noctua Desk Fan em física

Este dispositivo é, em termos gerais, um daqueles ventiladores de mesa que se tornaram tão famosos no início dos anos 2000, mas vai muito além. É portátil, leve e funciona através de alimentação USB.

Como você pode ver na foto, ele possui um regulador para marcar a intensidade, embora você possa pensar: "Com o poder minúsculo de um USB, como os pingentes de gelo esfriam alguma coisa?" Uma boa pergunta, mas é aqui que entram a física e a engenharia.

O ventilador de mesa Noctua segue e tira proveito dos princípios básicos da física. Seu exoesqueleto é projetado para aproveitar todas as possibilidades de vento, espaço e energia, tornando-o surpreendentemente eficiente. Pode parecer um marketing barato para você, mas leia com atenção.

Tecnologias de física

A maioria dos avanços que temos nos periféricos é resumida no uso de materiais diretamente melhores ou no aumento da superfície ou tamanho do dispositivo. Em contrapartida, temos esse Noctua Desk Fan, que, com um ventilador comum, otimiza seu desempenho aproveitando o melhor uso de suas ferramentas.

Esta invenção tira proveito de três efeitos que ocorrem no mundo real sob certas circunstâncias.

Tecnologia de vento rotativo

Primeiro, girando o ventilador, o ar não sai em linha reta, mas sua direção é uma função de onde ele gira. Daí suas partes externas, que coletam essa energia rotacional e a utilizam para aumentar o fluxo de ar.

Princípio de continuidade de massa

Na segunda parte, você deve saber que quando um fluido é forçado a atravessar um espaço menor que o atual, sua velocidade aumenta. Em palavras mais simples, funciona como quando você coloca o dedo no orifício da torneira. A água, tendo que passar por um espaço menor, a pressão aumenta e sai com mais força. O mesmo acontece com o ar.

É o que eles chamam de AAS (Sistema de amplificação de fluxo de ar ou Sistema de amplificação de fluxo de ar, em espanhol) e o dispositivo tira proveito disso. Ao ter essas peças nas bordas, aproveitamos a energia rotativa, mas também forçamos o fluxo central de ar a passar por um orifício menor, para que o ar "saia".

Princípio da conservação de energia

Finalmente, este engenhoso dispositivo tira proveito do princípio da conservação de energia. À medida que a velocidade do ar no ponto central aumenta (efeito Venturi), a pressão do ar diminui. Isso nos leva a criar um tipo de "efeito de sucção" que faz com que o ar ao redor do dispositivo vá na mesma direção.

Muita ciência? Para simplificá-lo, você pode imaginar um carro ou um jato (em séries e filmes), já que o efeito é semelhante. Se eles vão rápido demais, deixam um "buraco" no espaço (reduzem a pressão), de modo que o ar ao seu redor o preenche rapidamente. Como eles seguem uma linha reta, isso acontece continuamente e você pode sentir o ar ao redor deles indo em direção à área com menos pressão gerando uma corrente de ar.

RECOMENDAMOS QUE VOCÊ Filtrou o Xiaomi Redmi Note 2

Incrível, certo? Bem, essas três tecnologias derivam diretamente de como a física funciona são implementadas neste protótipo interessante. Nossas cabeças explodiram, e você?

O Noctua Desk Fan será lançado aproximadamente em 2020 e, espero, com outro nome mais interessante.

Você compraria este dispositivo? O que mais chamou sua atenção? Conte-nos suas idéias abaixo

Fonte Computex

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button