Avaliações

Revisão do Netgear orbi rbk53 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Hoje estamos discutindo o sistema NETGEAR Orbi mesh WiFi, um dos mais aclamados e mais valorizados pela comunidade por sua facilidade de uso, configuração e ampla variedade de cobertura de alta velocidade que oferece. Um sistema que desta vez será o mais poderoso da faixa Orbi, não menos que o RBK53 com um roteador e dois satélites AC3000 de banda tripla, capazes de oferecer uma cobertura de cerca de 525 m 2.

Se você tem uma casa muito grande com jardins ao ar livre, estará interessado no modelo que analisamos, portanto, não perca esta revisão.

Porém, antes de começarmos, agradecemos à NETGEAR pela atribuição deste produto e pela confiança em nossas análises.

Características técnicas da NETGEAR Orbi RBK53

Desembalagem

Começamos então por Unboxing deste sistema de malha NETGEAR Orbi RBK53, e é isso que temos um total de 6 variantes diferentes, adequadas para todos os gostos e necessidades. Neste caso, estamos lidando com o pacote de 3 unidades (RBK53) para casas muito grandes, embora com alguns pontos que apresentaremos na próxima seção.

Não encontramos então nenhuma, mas três caixas de papelão que garantirão a máxima proteção do sistema WiFi. A primeira caixa será a caixa de transporte, feita de papelão neutro, que, por sua vez, manterá a caixa principal que inclui todas as impressões de tela e informações sobre o sistema em mãos. Dentro dela, uma nova caixa de papelão branca e grossa é responsável por armazenar todo o produto.

O pacote configurável consiste nos seguintes elementos:

  • 1x Roteador NETGEAR Orbi RBR50 v2 2x Satélites NETGEAR Orbi RBS50 3x adaptadores de energia 3x adaptadores de energia 12V / 3.5A1x cabo Ethernet guia de início rápido em vários idiomas

Temos tudo o que você precisa para começar a configurar nosso sistema. Como não temos antenas externas, não precisaremos montar absolutamente nada no equipamento, portanto, vamos continuar com seu design externo.

Design exterior

O NETGEAR Orbi RBK53 é um sistema composto com três elementos, um deles atuará como roteador principal, enquanto os outros dois serão pontos de acesso que replicam e amplificam o sinal. Dessa maneira, criaremos uma rede mesh sem fio expansível adicionando mais um satélite, totalizando 3. Se quisermos aumentar ainda mais o número, precisaremos de outro roteador.

No que diz respeito ao design, praticamente toda a gama Orbi apresenta a mesma aparência. Com unidades elípticas bastante estreitas, alongadas e altas. Eles são ideais para colocá-los em mesas, ocupando o espaço mínimo e decorando como mais um elemento da casa. As três unidades são feitas de plástico rígido branco fosco, embora o roteador seja diferente do restante por ter a parte superior em azul. Os satélites têm essa parte também na cor branca.

Cada um dos elementos possui medidas de 170, 3 mm de largura, 78, 9 mm de espessura e 225, 6 de altura. Portanto, eles não são exatamente equipes pequenas, também pesando 890 gramas por unidade. Na parte inferior, encontraremos o número de série, MAC, nome da rede e senha para acessar o WiFi pela primeira vez. Além disso, a tarefa é facilitada pela adição de um código QR, caso desejemos fazer todo o processo via celular.

Se você olhar, a parte superior está aberta, a fim de liberar o ar quente gerado pelo seu hardware. Da mesma forma, na área inferior, também temos toda a área aberta para permitir a entrada de ar frio, facilitando assim a troca. Devemos ter em mente que é um sistema passivo, embora durante os testes e as horas de uso praticamente não aqueça.

Portas e conexões

Depois de ver o design do NETGEAR Orbi RBK53, você não pode perder o painel de portas traseiro, que é praticamente o mesmo nos satélites e no roteador principal:

  • 4x portas LAN de 10/100/1000 Mbps (no roteador, uma delas é a WAN) Porta do conector de energia DC Botão liga / desliga

Observe que o roteador que temos neste momento é o RBR50 v2, existe outra versão do RBR50 que possui uma porta USB 2.0 na parte traseira. Os satélites não possuem nenhuma porta USB, mas o mesmo número de portas LAN é muito apreciado.

Também é interessante saber que podemos redefinir o roteador principal e os satélites, e que temos um botão de sincronização em cada um deles. Isso será importante para reconectar um satélite individualmente sem alterar o restante do sistema, embora já tenhamos avisado que o processo é automático quando o roteador detecta esses repetidores.

Outro elemento importante desses equipamentos NETGEAR Orbi RBK53 serão as luzes de status. Eles são iguais nas três equipes e, dependendo das cores, devemos interpretar os seguintes estados:

  • Piscando em branco: o equipamento está iniciando ou sincronizando. Azul: o equipamento está sincronizado corretamente na rede em malha Vermelha: o equipamento não está sincronizado e não possui uma rede WAN (pode ser um roteador ou satélites) Luz apagada: significa que o equipamento está funcionando normalmente e corretamente

A luz azul não permanecerá acesa indefinidamente, apenas indicará ao usuário que o roteador foi sincronizado e tem acesso à Internet. Não devemos ficar nervosos se percebermos que não há luz do roteador, pois isso significa que tudo está funcionando corretamente.

Largura de banda e desempenho

Depois de ver em detalhes o que esse sistema de malha NETGEAR Orbi RBK53 nos oferece em termos de design, é hora de saber qual será a velocidade e as funções que ela possui.

E o elemento mais importante para o usuário será a largura de banda. Por enquanto, nenhum dos sistemas Orbi possui Wi-Fi 6, ou seja, ele não funciona no IEEE 802.11ax. Isso nos oferece, por exemplo, o Asus AiMesh AX6100 analisado por nós ou o AX6600 recentemente apresentado. Isso torna seu preço inicial relativamente alto comparado aos sistemas que oferecem o mais recente padrão de rede disponível.

De qualquer forma, temos conectividade em banda tripla. O que significa isto? já que poderemos usar as bandas de 2, 4 GHz e 5 GHz. Por sua vez, o link de tronco entre os diferentes roteadores funcionará independentemente por uma segunda banda de 5 GHz.

Dessa maneira, o desempenho máximo será o seguinte:

  • 400 Mbps a 2, 4 GHz 2 × 2867 Mbps a 5 GHz-1 2 × 2733 Mbps a 5 GHz-2 4 × 4

Isso totaliza o AC3000, usando 6 antenas internas em cada roteador e ponto de acesso. Nas três bandas, a operação será através de 256-QAM. Da mesma forma, possui capacidade MU-MIMO para suportar uma grande carga de clientes conectados e a função BEAMFORMING para focar a potência máxima do sinal no local onde o cliente está conectado.

É importante observar que, com o sistema Mesh em execução, os clientes não poderão se conectar ao link 4 × 4. Isso estará disponível apenas se usarmos o roteador separadamente e sem uma rede mesh, o que não faria sentido aqui, é claro. Outra questão a ser mencionada será o fato de não conseguir separar a banda de 5 GHz e a banda de 2, 4 GHz em conexões diferentes. Será a própria equipe que gerencia isso automaticamente, dependendo do cliente e da distância.

Desta vez , não abrimos o interior do sistema NETGEAR Orbi RBK53, pois também não faz muito sentido, pois não são roteadores particularmente poderosos no que diz respeito ao hardware. De qualquer forma, temos um processador principal de quatro núcleos e 710 MHz, juntamente com os processadores Qualcomm IPQ4019 e QCA9984 dedicados a cada uma das conexões sem fio. Sua memória RAM é de 512 MB DDR e possui um total de 4 GB de memória flash interna.

Dito isto, o sistema possui QoS adaptável e uma função de rede de convidados, que podemos ativar facilmente em nosso navegador da Web ou no APP do Smartphone. Mais tarde, veremos esses dois em maiores detalhes, mas a NETGEAR sempre oferece a máxima simplicidade em seu sistema de gerenciamento. Ele também suporta criptografia WPA-PSK / WPA2-PSK com o NETGEAR Armour, um firewall do fabricante que funciona por trás de toda a camada visível pelo usuário e que será paga após uma versão de avaliação.

Nesse caso, ele suporta o serviço VPN no OpenVPN, perdendo opções mais seguras e interessantes, como os protocolos PPTP e L2TP. Finalmente, nas funções de segurança dos pais, temos o Circle on NETGEAR, um sistema de proteção de acesso bastante completo para toda a família. E desta vez não temos uma função de arquivos compartilhados, já que o RBR50 v2 não possui uma porta USB integrada, enquanto o RBR50 possui, o que será algo a ser levado em consideração ao fazer a compra.

Firmware e configuração

O NETGEAR Orbi RBK53 pode ser gerenciado pelo próprio navegador da web de nossos computadores ou por um aplicativo para Android ou IOS. De fato, este aplicativo será altamente recomendado para executar a primeira configuração do sistema. O usuário não precisa ter conhecimento de rede nem no que diz respeito a endereços IP, criptografia ou emparelhamento, pois o processo é totalmente orientado.

A configuração inicial que faremos com o Android APP, pois é a maneira mais confortável. Mas isso também pode ser feito conectando um PC ao roteador principal e pelo navegador da Web ou com o aplicativo para Windows ou Mac, NETGEAR GENIE. Se por qualquer motivo nos perdermos no processo, a NETGEAR oferece o manual de instalação 24/7 no site, vídeos e técnicos.

Configuração inicial (Android APP)

O aplicativo usado será o NETGEAR Orbi, disponível para Android e iOS. O processo sempre nos guiará em cada uma das etapas a seguir. Não precisaremos de nenhum tipo de conta de usuário, embora seja necessário verificar para verificar se nosso dispositivo é confiável.

O processo é simples, inicie o aplicativo e conecte o roteador principal à energia. Quando o aplicativo o detectar corretamente e o roteador estiver totalmente iniciado, também conectaremos os dois satélites no local correspondente em nossa casa. Em etapas sucessivas, o aplicativo pesquisará e estabelecerá a rede em malha com os três dispositivos totalmente interconectados.

O processo pode demorar muito se os roteadores estiverem muito distantes um do outro. Não recomendamos colocá-los a mais de 12 metros um do outro, embora no aplicativo e nos próprios dispositivos saberemos se eles foram conectados à luz ou à sua condição. O processo, apesar de muito simples, pode ser complicado, e é comum ver que alguns satélites têm dificuldade em conectar ou o aplicativo falha em detectá-los. Nesse caso, devemos ter paciência e repetir as etapas necessárias.

Gerenciamento através do sistema APP

O aplicativo mostrará o status da conexão de rede em malha em tempo real o tempo todo, embora com um pequeno atraso. Poderemos ver como o equipamento está conectado e quantos clientes estamos conectados na rede. Isso é básico em qualquer sistema.

A partir daqui, podemos gerenciar a rede de convidados, a senha e a criptografia da rede, e até compartilhar WiFi do nosso próprio Smartphone e usar nosso próprio aplicativo Android. Outra função interessante será medir a velocidade da nossa conexão e tudo relacionado ao tráfego de dados que passa pelo roteador.

Este NETGEAR Orbi RBK53 é perfeitamente compatível com o Amazon Alexa, embora seja verdade que podemos acessar muito poucas funções. Eles apenas reiniciam o roteador, ligam e desligam a rede de convidados e leem nossas configurações de Wi-Fi. Seria interessante ter um comando de voz para sincronizar os satélites ou atualizar o firmware. Esperamos que novos recursos cheguem em breve. Lembre-se de que precisamos criar uma conta NETGEAR e instalar o aplicativo Genie no smartphone.

Finalmente, podemos configurar o firewall da NETGEAR Armor com uma assinatura anterior e o controle dos pais do Circle. Não fizemos essa configuração em nenhum dos casos, pois não é de interesse para a revisão. Obviamente, na lista de opções, temos a possibilidade de adicionar um novo satélite ao sistema e entrar em contato com o suporte caso precisemos de ajuda. A NETGEAR relata que pouco a pouco mais funcionalidades serão introduzidas nesta e em outras aplicações da marca, uma vez que é sim, é um pouco básico hoje.

Firmware da Web

O firmware que temos no próprio roteador e que podemos acessar a partir do navegador é bastante completo e fácil de entender. Divida as opções em básico e avançado, para que todos os usuários saibam onde e o que jogar a qualquer momento. Escusado será dizer que as opções disponíveis no modo básico serão replicadas no modo avançado. O que devemos levar em consideração é que, sendo um hardware um tanto básico, a interface não é tão fluida quanto gostaríamos e a navegação às vezes pode ser um pouco lenta.

Quanto às opções importantes, o NETGEAR Orbi RBK53 possui uma função WPS para permitir o acesso WiFi sem uma senha. Isso é algo que torna o roteador menos seguro, mas pelo menos não teremos um botão físico para ativar a função. Também não podemos separar as duas redes para usá-las separadamente; será o próprio roteador que decidirá qual delas usar. Obviamente, ele usará 5 GHz em conexões próximas ao dispositivo enquanto o cliente é compatível e 2, 4 GHz quando estamos muito distantes, com maior cobertura.

No modo avançado, podemos configurar a rede VPN com OpenVPN, encaminhamento de porta, bloqueio de sites e palavras-chave ou outras opções tradicionais nos roteadores. Especialmente importante será a opção de configurar o roteador como mais um ponto de acesso ou como roteador, algo que acreditamos estar disponível no modo básico. Observe que as opções MU-MIMO, Data Roaming e BEAMFORMING não são ativadas nativamente e recomendamos vivamente que melhorem a cobertura e a capacidade da rede.

A NETGEAR possui um sistema de atualizações criptografadas e verificadas pelo fabricante para torná-lo seguro. Esse recurso é muito interessante para adicionar mais segurança ao roteador, algo que muitos não têm. O sistema executa essas atualizações automaticamente quando necessário.

Cobertura Wi-Fi NETGEAR Orbi RBK53

Desta vez, usamos um pequeno aplicativo para Android chamado Wi-Fi Heatmap, com o qual podemos obter rapidamente um mapa de cobertura de nossa rede Wi-Fi. Ele nos dá a opção de pintar ou carregar um plano de nossa casa e sobrepor o gráfico de cobertura com base em sua potência, através da interpolação dos pontos de registro.

A configuração que realizamos da nossa rede mesh é a que vemos na imagem acima. Teremos o roteador principal no primeiro andar, enquanto os dois satélites ocuparão o térreo estrategicamente, de modo que atinja toda a casa. A área total aproximada é de cerca de 190 m 2, portanto, não devemos ter problemas de cobertura, exceto pelo detalhe de que temos paredes bastante espessas em alguns lugares.

Nesta primeira captura de tela, o mapa de cobertura é representado apenas com o roteador principal conectado. O cliente que testamos é um LG G3.

Vemos que a ala direita está perfeitamente coberta no térreo e, é claro, no andar superior, que omitimos por ser óbvia. No entanto, essa cobertura começa a declinar quando passamos para o lado esquerdo. Devido à situação das paredes, passamos de um bom sinal para um de -45 dB e menos. Por fim, a equipe não é capaz de contornar a parede espessa no topo, então, claramente, precisaremos de uma rede de malha.

Mas a distribuição melhora ao máximo disponível quando colocamos as três equipes na forma de malha. Desta forma, cobrimos toda a casa e uma grande parte da área circundante. Em nossos testes ou cálculos aproximados, cobrimos um espaço de cobertura de cerca de 500 m 2, muito próximo do que o fabricante oferece. Obviamente, sempre dependerá da casa e de sua estrutura.

Também colocamos o roteador do lado de fora e ele nos permitiu um alcance de cobertura de cerca de 21 metros de diâmetro. Extrapolando dados com as três equipes, não devemos ter problema em exceder 1500 m 2 de cobertura máxima, o que não é ruim.

Testes de desempenho

Como é um sistema de rede em malha que não permite a separação de frequências, apenas testaremos a banda de 5 GHz em conexões 2 × 2 com o cliente conectado ao roteador e uma separação de 10 m com duas paredes intermediárias. Exatamente o mesmo que em outros comentários. Para fazer isso, conectaremos um dispositivo a uma porta GbE no roteador e outro via Wi-Fi 2 × 2.

E então veremos o desempenho da largura de banda com a rede mesh e um cliente de cada lado, ambos conectados via Wi-Fi, aproveitando o link de tronco CA 4 × 4 gerado pelos roteadores separados por 12 metros.

Equipamento de teste

  • Roteadores NETGEAR Orbi RBK53 Primeira máquina (Wi-Fi): Asus PCE-AC88 Segunda máquina (LAN): Máquina Intel I218-LM GbESecond (Wi-Fi): Intel Wireless-AC 7260 Software: jperf 2.0.2

Primeiro teste, banda de 5 GHz em roteador individual, máximo teórico: 866 Mbps

Os resultados no nível individual o aproximam bastante do sistema Asus, em sua conexão 2 × 2 sob o padrão 802.11ac em condições iguais. Apesar de não ser um roteador AX, em seu escopo, temos exatamente o que esperávamos dele.

Segundo teste de rede em malha de 5 GHz, máximo teórico de 866 Mbps

Temos dois roteadores no modo de rede em malha a cerca de 12 metros um do outro, com alguma parede no meio. Os clientes, por sua vez, são conectados via WiFi AC a cada roteador a cerca de 4 metros. Dessa maneira, a transferência de dados será realizada através do link de tronco dedicado 4 × 4 de ambos os roteadores.

A uma distância relativamente grande, mesmo para ser uma malha, também vemos que atinge quase o máximo disponível, excedendo confortavelmente 600 Mbps. Isso significa que o link de tronco de 1, 73 Gbps é estável e contorna os obstáculos colocados no ambiente de teste.

Terceiro teste de desempenho de rede com fio

Como mera curiosidade, realizamos os testes de transferência de dados e fluxos também com dois computadores conectados por LAN a 1000 Mbps. Aqui simplesmente obtemos o máximo disponível, para que o processador que lida com as portas RJ-45 se encaixe perfeitamente.

Palavras finais e conclusão sobre NETGEAR Orbi RBK53

O sistema NETGEAR Orbi RBK53 sem dúvida nos deixou excelentes sensações e experiência do usuário. Um fabricante mais do que reconhecido no campo das redes que se caracteriza por oferecer equipes de gerenciamento muito fácil, como neste caso. E é praticamente qualquer usuário que pode configurar esse sistema com noções nulas de redes, o que é uma de suas grandes vantagens.

Além disso, temos diferentes canais de gerenciamento, a partir do navegador, acessando diretamente o firmware completo, embora um pouco lento. Também através do aplicativo para smartphone ou, se preferirmos, através do aplicativo de computador NETGEAR Genie. O último pode oferecer ainda mais recursos, o NETGEAR ainda está trabalhando nele e, às vezes, a configuração inicial pode demorar mais do que queremos.

A velocidade de transferência de dados e exatamente o que esperávamos, pelo menos a 5 GHz, com valores acima de 600 Mbps no modo de malha e a uma distância considerável. Ele oferece a possibilidade de conexão em 5 GHz e 2, 4 GHz, embora não esteja sob 802.11ax, esperamos um modelo desse tipo em breve e poderemos analisá-lo. Vale a pena avaliar o fato de ter 4 portas LAN a 1000 Mbps em cada satélite para expandir bastante suas opções de conexão.

Também recomendamos nosso guia sobre os melhores roteadores do mercado

Por ser um sistema de três equipes, possui excelente cobertura, o que recomendamos para casas muito grandes. É um sistema de alto custo, portanto, três roteadores de piso pequeno não fazem sentido. Pode cobrir facilmente um espaço de cerca de 500 m 2 em ambientes fechados e 1500 m 2 em ambientes externos. Embora seja verdade que sistemas como o Asus AiMesh AX6100 são mais baratos e, com apenas dois roteadores, permanecem próximos desses números.

Ele também oferece funções de formação de feixe e MU-MIMO para conexões com clientes, que devemos ativar manualmente, lembre-se disso. Da mesma forma, ele possui um controle parental bastante completo, graças ao Circle on NETGEAR, atualizações criptografadas e um excelente design que ocupa pouco espaço e também é decorativo. Observe que o roteador RBR50 v2 não possui uma porta USB, enquanto o RBR50 possui uma na parte traseira.

Este sistema NETGEAR Orbi RBK53 pode ser encontrado no mercado por um preço entre 450 e 500 euros com o roteador RBR50 e dois satélites RBS50. É um custo alto, embora admissível para uma configuração tripla com o AC3000, já que sistemas como o Deco M9 Plus da Tp-Link AC2200 custam cerca de 350 euros. Recomendamos para casas muito grandes, especialmente localizadas em áreas rurais ou lotes grandes. Para salas um pouco menores, o sistema NETGEAR Orbi RBK20 ou RBK23 será ideal.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ CONFIGURAÇÃO E INÍCIO MUITO SIMPLES

- A CONFIGURAÇÃO INICIAL PODE demorar mais do que o esperado

+ COBERTURA SUPERIOR A 500 M2 - NÃO TEMOS VERSÃO COM 802.11AX AINDA

+ GERENCIAMENTO DE APP E FIRMWARE

- O ROTEADOR RBR50 É RECOMENDADO POR TER USB

+4 PORTOS LAN EM CASA ROUTER / SATÉLITE

+ ATÉ 6 VARIANTES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES

+ DOS MELHORES SISTEMAS DE MALHA DO MERCADO

A equipe de revisão profissional fornece a medalha de ouro e o produto recomendado

NETGEAR Orbi RBK53

PROJETO - 87%

DESEMPENHO 5 GHZ - 80%

REACH - 92%

FIRMWARE E EXTRAS - 85%

PREÇO - 85%

86%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button