Tutoriais

Nas vs pc

Índice:

Anonim

Em muitas ocasiões, precisamos expandir a capacidade de armazenamento de nossos equipamentos e também a necessidade de conectá-los a uma rede para fazer uso contínuo deles. É aqui que geralmente aparece a questão de NAS x PC: Expanda o armazenamento de um PC, invisto em um NAS ou monte um computador antigo com vários discos? Neste artigo, tentaremos analisar os fatores que diferenciam um NAS de um PC para que você tenha uma decisão mais clara.

Como você sabe, o NAS geralmente são dispositivos com hardware e sistemas operacionais muito específicos, responsáveis ​​por executar tarefas relacionadas aos dados e seu compartilhamento de rede. Fabricantes como a QNAP oferecem de tudo, desde simples gabinetes de disco rígido de 2 discos rígidos a servidores complexos com centenas de TB de armazenamento e processadores poderosos capazes de virtualizar sistemas. Vamos reduzi-lo ao uso normal, orientado para escritórios, residências ou PME.

Índice de conteúdo

Hardware interno e escalabilidade

Nesta primeira seção do NAS vs PC, trataremos da questão do hardware, os componentes internos de ambos os dispositivos. Nesse caso, eles são equipes muito semelhantes em termos de estrutura, pois ambos são baseados em um PCB no qual a CPU, RAM e discos rígidos estão conectados. O NAS também suporta periféricos como monitores, mouses e até placas de expansão, se estiverem na faixa média / alta.

A diferença fundamental com um PC é que esse hardware é orientado para executar tarefas muito específicas, embora seja verdade que o NAS doméstico de hoje seja praticamente um computador. De qualquer forma, temos processadores quase sempre de consumo muito baixo, como o Celeron trabalhando em x86, ou processadores ARM como o Realtek. Eles não são processadores tão poderosos e completos quanto um PC, mas são capazes de oferecer transcodificação de vídeo em tempo real, por exemplo, para montar um servidor Plex ou uma estação de vigilância. Esse hardware funcionará bem para o que foi projetado.

A chave está no armazenamento e é aí que o NAS destaca suas qualidades. O hardware e o software nos permitirão uma maior escalabilidade dos discos rígidos, que podem ir de dois SATA, para mais de 10 discos rígidos, juntamente com vários SSDs M.2 SATA. E você dirá: "Isso também pode ser feito em um PC" , é verdade, mas esquecemos a capacidade de montar volumes RAID de todos os tipos. Até crie volumes aninhados como RAID 100, 101, 50 etc. Não importa o quão poderoso seja um PC, sem o sistema certo, você não poderá fazer nada disso.

Sistema operativo

Subimos à camada de usuários, onde vemos uma das maiores diferenças entre NAS e PC, quando se trata do sistema operacional. Um PC sempre funcionará com um sistema genérico, como Windows, Mac ou Linux. Genérico implica que não é otimizado para nenhum hardware, mas que será capaz de funcionar bem sob quaisquer circunstâncias. Se quisermos instalar aplicativos de qualquer tipo, obviamente não conseguiremos fazê-lo em um NAS. Um PC é destinado ao uso geral: reprodução, trabalho, multimídia etc. e, através de programas, podemos expandir suas funções quase que ilimitadamente e é uma de suas vantagens.

Mas nem tudo é bom em ter um sistema operacional genérico. Quando compramos um NAS, pagamos por hardware e software, por exemplo, o QTS é um sistema fechado e expressamente desenvolvido pela QNAP para NAS e servidores de arquivos. Não temos uma única versão, mas muitas otimizadas para cada NAS e cada hardware. Além disso, são sistemas baseados no kernel do Linux, portanto, a segurança de entrada é maior que o Mac ou o Windows. Em um dispositivo ao qual confiaremos todos os nossos dados, finanças, projetos e trabalho, o mínimo que podemos pedir é um ambiente otimizado e seguro, com forte suporte técnico por trás dele. E isso é oferecido apenas pelo NAS, juntamente com as empresas por trás dele, sempre oferecendo atualizações contínuas com patches de segurança contra espectros, ramsonware ou qualquer outra coisa que queira nos assombrar.

Gerenciamento a partir de qualquer ponto e grande número de aplicativos

Não é tudo, porque as grandes empresas oferecem uma enorme quantidade de aplicativos próprios para seus sistemas NAS, com os quais aumentam as funções que a equipe é capaz de executar. Nesse sentido, a QNAP está um passo à frente do resto, com uma incrível variedade de aplicativos praticamente para fazer o que queremos: servidores multimídia, servidores de impressão, armazenamento em camadas, classificação automática, instantâneos, backups, virtualização, estações de vigilância, etc.

Outra das qualidades dos sistemas NAS é que seu gerenciamento não é feito no local físico em que está instalado, mas é possível fazê-lo de qualquer ponto de vista através de um navegador da web e de qualquer computador, independentemente do sistema ser. Teremos aplicativos de smartphone com os quais nos conectaremos ao nosso NAS para monitorar sua atividade e modificar parâmetros críticos do sistema. Isso também não é oferecido por um PC, pelo menos não neste nível.

Disponibilidade e consumo 24/7

Outro fator diferencial entre o NAS e o PC é o objetivo para o qual foi projetado e, diante do nosso bolso, é um fator a ser considerado. O hardware do NAS está claramente implementado e pronto para funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano. O motivo de ter um sistema operacional que consome muito menos recursos que o Windows, por exemplo, é garantir que o computador consuma o mínimo possível, tanto em cargas baixas quanto em altas.

De fato, um NAS em casa ou no escritório, como o TS-328, pode consumir 18 ou 20W ridículos. Enquanto um PC normal atinge calmamente 60W em repouso e mais de 100W com trabalho leve. Pode parecer bobagem, mas uma equipe que consome 100W diariamente 24 horas afeta muito a conta.

O hardware de um PC e, especialmente, o sistema, não é orientado para tantas horas de uso, para não mencionar as atualizações contínuas do Windows que causam reinicializações contínuas e a necessidade de efetuar login fisicamente a partir do computador. Isso em um servidor de arquivos não é admissível e nem os sistemas gratuitos como FreeNAS ou NAS4Free não contam com o suporte exaustivo que as empresas de pagamento fazem.

E se o consumo não importa para você, observe o aquecimento, o espaço que eles ocupam e o ruído que os PCs produzem. Imagine isso com um único disco rígido, porque se colocarmos 3 ou 4, parecerá uma geladeira de verdade. O NAS evita todos esses fatores, com sistemas de ventilação discretos e espaço mínimo, portanto, tê-lo em um escritório será um prazer.

Segurança de seus arquivos e acesso

Você pode acessar seu PC a partir de um tablet, celular ou de qualquer lugar do mundo? Sim, podemos, mas concordaremos que usamos a área de trabalho remota, não muito útil e insegura, ou por SSH seguro, mas apenas no modo de comando. O NAS e seu sistema operacional podem ser gerenciados a partir de um navegador da Web, embora também suportem monitores se tiverem portas HDMI. Por esse motivo, a camada de segurança de um sistema NAS é bastante forte, especialmente considerando que é baseada no kernel do Linux.

Todas as conexões entre o NAS e os clientes serão criptografadas usando SSL / TLS e, no nível do hardware, implementam a proteção AES de 256 bits. Dessa forma, evitaremos invasões fatais em nossos arquivos e evitaremos programas sniffer durante as conexões. Os principais fabricantes de NAS lançam atualizações contínuas para seu sistema, enquanto nos PCs precisamos simplesmente confiar no antivírus de plantão e no bom uso feito pelo usuário da Internet.

Embora seja verdade que o PC e o NAS possam implementar esse tipo de segurança, o NAS oferece um extra nas conexões remotas, graças ao uso de nuvens privadas dos fabricantes, por exemplo, MyQNAPCloud. Da mesma forma, os dois computadores versus NAS podem criar conexões VPN seguras para nosso acesso, mas em um NAS, essas soluções são melhor implementadas, no sentido de usabilidade, sem que o usuário conheça expressamente o método de conexão.

Recursos. A maior vantagem do NAS vs PC

E sem dúvida é aqui que existem as maiores diferenças entre NAS e PC. Vamos usar um PC para todos os tipos de tarefas diárias devido à versatilidade de seu sistema e ao número infinito de aplicativos existentes, mas muito poucos para controle de armazenamento. Considerando que um NAS e seu sistema são projetados precisamente para isso. É verdade que não podemos jogar, mas a capacidade que eles nos fornecem em relação ao gerenciamento de dados da rede é incomparável e apenas um servidor é capaz de superá-los.

Estas são algumas das funções mais destacadas de um NAS:

  • Conectividade de rede múltipla: é um dispositivo conectado à rede; portanto, é normal ver 2 ou até 6 portas de rede RJ45, algumas delas a 10 Gbps, enquanto um PC dificilmente terá 2 sem placas de expansão. Instantâneos e backup: o uso básico de um NAS é criar um armazenamento de instantâneos e cópias de backup de nossos computadores conectados à rede. Automação, estabilidade e disponibilidade são muito superiores a um PC, sem mencionar a segurança. Autotiering: se estivermos preocupados com o fato de um NAS não suportar altas taxas de transferência, os atuais têm a capacidade de selecionar de maneira inteligente quais arquivos mais usamos, para colocá-los no disco mais rapidamente, como um tipo de cache em camadas. Isso é ideal para transcodificar servidores e bancos de dados. RAID avançado: em um PC, precisamos instalar placas de expansão para poder criar RAIDs avançados diferentes de 0, 1 ou 10, enquanto um NAS oferece todos eles de fábrica. Não apenas com os slots físicos disponíveis, porque muitos deles suportam a conexão do DAS para aumentar as baias e, assim, obter RAID mais avançado e seguro. Servidor de arquivos centralizado: além dos backups, também é um servidor de arquivos FTP ou SAMBA perfeito, suportando funções do Active Directory e LDAP para autenticação de usuário e credencial. Servidor de vigilância: com QVR ou outro programa, um NAS serve como um servidor de vigilância que suporta mais de 50 câmeras em rede. Existem até soluções para detecção de rosto ou check-in de trabalhadores nas empresas. Servidor multimídia Plex: o Plex é a melhor plataforma de rede para visualizar seu próprio conteúdo sob demanda em casa. Se tivermos um NAS que suporte a transcodificação de vídeo, podemos criá-lo. Embora seja verdade que os processadores para PC tenham uma capacidade maior nesse sentido.

  • Servidor WEB: se queremos configurar um Wordpress, Joomla ou qualquer fórum, também podemos fazê-lo com um NAS. Por alguma razão, temos o Linux sob a camada gráfica do sistema, o que nos oferece muitas possibilidades nesse sentido. Virtualização: e, claro, virtualização, sim, em um NAS é possível fazê-lo. Um exemplo claro é o QNAP TS-677 com um Ryzen de 12 núcleos internos e 16 GB de RAM para virtualizar remotamente os sistemas operacionais. A desvantagem aqui é quão caro esses computadores são comparados a um PC normal.

Custo do equipamento

Na comparação entre NAS e PC, você deve sempre falar sobre o preço, porque muitas vezes empreendedores e freelancers estão interessados ​​nesses dispositivos.

Embora um PC médio possa nos custar cerca de 500 ou 600 euros com hardware básico sem armazenamento, temos um NAS de 250 euros também sem armazenamento. Por tudo isso, acreditamos que um NAS nos compensa muito mais que um PC se as tarefas a serem executadas não forem muito exigentes. Além disso, em ambos os casos, devemos investir cerca de 200 euros em discos rígidos, pelo menos, para exceder 10 TB.

A soma total pode começar a partir de 400 € usando um NAS de dois compartimentos como o TS-251B da QNAP versus 600 € para um PC básico. Obviamente, se pensarmos em NAS mais poderoso para virtualização com processadores Ryzen ou Intel Core ix, os preços disparam e, nesse caso, mais do que compensa um PC ou melhor, um servidor.

Vale a pena montar um NAS com um PC?

Definitivamente, não pensamos assim, pois o gasto com dinheiro pode ser maior e não temos nem um pouco perto das opções e da versatilidade de um NAS. Existem sistemas gratuitos como o FreeNAS ou similares que são genéricos e podemos instalá-los em um PC, mas nem o suporte técnico nem a segurança são comparáveis. Se você montar seu próprio NAS com sobras, será sua responsabilidade perder tudo em um ataque.

Recomenda-se iniciar no mundo dos arquivos de rede; se não pretendermos usá-lo continuamente 24 horas por dia, sete dias por semana, poderíamos fazer experimentos com esse tipo de configuração doméstica que nos dariam uma idéia das possibilidades reais de um NAS fornecer no futuro o salto definitivo.

Modelos recomendados para NAS

Após nossa longa experiência na Web com a QNAP e suas equipes, precisamos recomendar seus modelos. Como parece que a outra "grande empresa" não está presente nem é esperada na Espanha e possui hardware bastante obsoleto.

Torre Ethernet branca QNAP TS-251B NAS - Raid Drive (disco rígido, SSD, Serial ATA III, Serial ATA III, 2, 5, 3, 5 ", 0, 1, JBOD, FAT32, HFS +, NTFS, exFAT, ext3, ext4) 299, 99 EUR QNAP TS-251 + - Dispositivo de armazenamento em rede NAS (Intel Celeron Quad-Core, 2 Bahas, 2 GB de RAM, USB 3.0, SATA II / III, Gigabit), Processador Intel Celeron Quad-Core preto / cinza a 2 GHz, frequência de rajada a 2, 42 GHz; Transcode vídeo Full HD on-line ou off-line 420, 38 EUR Unidade de Raid Preto Ethernet QNAP TS-453BE NAS Mini Tower Ethernet (disco rígido, SSD, Serial ATA III, 2, 5 / 3, 5 ", 0, 1, 5, 6, 10, JBOD, Intel Celeron, J3455) Tipo de conectividade: Rede Ethernet 503.35 EUR Servidor de armazenamento branco Ethernet QNAP TS-128A NAS Mini torre Ethernet - Raid Drive (disco rígido, Serial ATA III, 3, 5 ", FAT32, Hfs +, NTFS, ext3, ext4, Realtek, RTD1295). 140, 20 EUR

Conclusões NAS vs PC

Concluímos este pequeno guia de NAS x PC, fazendo uma avaliação final das vantagens do uso de cada um dos computadores para fins de armazenamento de dados em rede.

Vantagens do NAS Vantagens do PC
  • Hardware específico para este tipo de tarefas Sistema operacional otimizado para cada computador e gerenciamento de qualquer lugar do mundo Suporte técnico e alta segurança Projetado para operar 24/7 com um consumo muito baixo Capacidade para montar RAIDs aninhados e armazenamento em camadas Escalabilidade de armazenamento Compatível com servidor de arquivos, multimídia, Web, vigilância, virtualização etc. Baixo custo para tudo o que traz Confiabilidade muito maior na segurança do armazenamento Alguns com capacidade de expansão de hardware e mais baias
  • Capacidade de escolher e alterar hardware O preço pode compensar quando atingimos alto desempenho Sistemas livres como o FreeNAS existem para montar NAS doméstico Melhor opção para virtualização

Deixamos alguns artigos que podem ser complementados com este NAS vs PC.

Você já teve um NAS? Qual a sua experiência com eles?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button