Nas vs das: comparação, funções, hardware e recursos
Índice:
- O que é um NAS e o que é um DAS
- Como está o seu sistema de armazenamento?
- Conectividade de rede
- Suporte RAID
- Sistema operacional vs software básico
- Funções e capacidade
- Hardware
- Gerenciamento com aplicativo móvel
- Conclusão sobre NAS vs DAS e preço
Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de testar dois dos novos produtos QNAP, o QNAP TS-332X NAS e o DAS QNAP TR-004. É por isso que aproveitamos para ver as diferenças entre um NAS e um DAS e, assim, esclarece conceitos e funcionalidades para cada um desses dispositivos.
Índice de conteúdo
O que é um NAS e o que é um DAS
Bem, a primeira coisa que precisaremos saber é a definição de cada um desses dois dispositivos. Com essa definição, já podemos ter muito conhecimento sobre as principais diferenças que teremos entre uma e outra.
NAS
Bem, um NAS (Network Attached Storage ou armazenamento em rede) é um dispositivo que, em sua versão mais básica, é usado principalmente para armazenar arquivos e arquivos oculares, para compartilhá-los em uma rede. Falamos sobre a versão mais básica porque um NAS pode fazer muito mais do que isso, é um repositório centralizado no qual uma série de permissões de acesso será gerenciada para os usuários e computadores conectados a ele por meio de uma rede.
Os NAS são capazes de atuar como servidores, além do mais, eles ainda têm seu próprio sistema operacional na maioria dos casos, que fornecerá inteligência completa aos dispositivos. Com um NAS, podemos criar um servidor multimídia, pois a maioria deles suporta a transcodificação de vídeo DLNA e H264, por exemplo. Isso permite compartilhar e transmitir arquivos multimídia diretamente da rede em tempo real nos dispositivos clientes aos quais estamos conectados.
Da mesma forma, eles executam a tarefa muito importante de armazenar arquivos usando sistemas RAID, que, dependendo do tipo, garantirão sua integridade replicando arquivos por snapshots, por exemplo, com um RAID 1 ou 5. Também podemos fazer backups dos computadores conectados à rede e sempre ter um backup seguro dos arquivos.
DAS
E um DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo que será basicamente conectado ao nosso computador através de uma interface com fio, seja USB, Firewire, eSATA ou Thunderbolt. Dessa forma, o dispositivo se conecta diretamente à estação de trabalho e o utiliza para armazenar arquivos, com a possibilidade de criar RAID.
Um DAS não possui um sistema operacional como norma geral, mas será gerenciado por um firmware básico que também pode ser acessado por meio de software instalado em nosso computador. Como regra geral, ele não tem a possibilidade de se tornar um centro de multimídia, por isso estamos lidando com um sistema simples e massivo de armazenamento de dados como se fosse um disco rígido portátil.
Um fato importante é que, às vezes, o DAS dos fabricantes é orientado a complementar e expandir a capacidade de armazenamento de seu NAS, como neste caso o TR-004 da QNAP.
Como está o seu sistema de armazenamento?
Bem, nesse sentido, NAS vs DAS são muito semelhantes, mesmo em seu aspecto externo, isso pode levar a erros.
Tanto o NAS quanto o DAS são basicamente caixas quadradas ou retangulares nas quais temos uma série de compartimentos para instalar discos rígidos. Essas baias são pequenas bandejas removíveis, onde podemos colocar unidades de armazenamento de 3, 5 polegadas ou 2, 5, SSD ou HDD. Na maioria dos casos, na interface SATA III de 6 Gbps.
Atualmente, os dois suportam discos rígidos mecânicos e SSDs. De fato, também encontramos dentro de um PCB que inclui slots M.2, sob uma interface SATA quase sempre, embora o equipamento mais caro também tenha suporte para o M.2 NVMe PCIe. Obviamente, isso está disponível apenas para equipamentos NAS, pelo simples fato das limitações de velocidade de um DAS e seu hardware.
Conectividade de rede
Um aspecto fundamental que já é evidente na definição é que um NAS é conectado através de uma rede, ou seja, possui portas RJ45 ou, quando apropriado, portas de fibra óptica SFP + de alta velocidade, diretamente conectadas em uma rede. roteador ou switch para ficar visível por todos os equipamentos conectados nessa rede.
Essa conectividade é tipicamente Ethernet de gigabit ou Ethernet de até 10 gigabit para aproveitar ao máximo a capacidade de leitura e gravação de RAIDs ou a alta velocidade dos slots M.2. Não devemos esquecer que um NAS é um servidor de armazenamento capaz de transmitir vídeo em tempo real, sendo um contêiner de máquinas virtuais.
Por sua vez, um DAS não possui conectores RJ45 ou de fibra. Não está conectado a uma rede, mas diretamente a um PC via USB, embora existam unidades com o Thunderbolt 3 destinadas ao uso profissional.
QNAP TS-332X |
QNAP TR-004 |
2x RJ45 GbE
1x SFP + 10 GbE 3x USB 3.1 Gen1 1x conector de áudio de 3, 5 mm |
1x USB 3.1 Gen1 Tipo-C |
As conexões típicas que podemos encontrar no NAS e DAS serão as seguintes:
Conexões |
NAS |
DAS |
USB | Sim | Sim |
Thunderbolt | Sim | Sim |
RJ45 | Sim | Não |
SFP + | Sim | Não |
HDMI / DisplayPort | Sim | Poderia ter |
Tomada de áudio | Sim | Não |
Wi-Fi | Sim | Não |
Os dispositivos NAS que suportam transcodificação de vídeo e protocolo DLNA quase sempre implementam conectores como HDMI para conectar diretamente monitores ou SmarTV e visualizar o conteúdo.
Suporte RAID
Se algo básico deve ter um NAS com pelo menos dois compartimentos, é compatível com os níveis de RAID. O RAID é um sistema avançado de armazenamento de dados recursivos que usa dois ou mais discos rígidos para criar um único armazenamento de dados.
Os níveis de RAID são essenciais ao armazenar backups e dados importantes; de fato, o objetivo básico de um NAS ou também de um DAS é o armazenamento de dados. Nesse sentido, os dois computadores quase certamente terão suporte para RAIDs básicos, como 0, 1, 5, 10 ou JBOD para discos virtuais.
Armazenamento híbrido
O NAS, por sua vez, leva um ou dois passos adiante, já que aqueles que implementam slots M.2 ou suporte a SSD nos permitem criar caches ou unidades de armazenamento rápidas , como QNAPs.
Outra funcionalidade muito interessante é a configuração dos níveis de armazenamento com base no uso de arquivos através da classificação automática, Qtier no caso da QNAP. Com isso, o NAS armazenará de maneira inteligente os dados mais usados (quentes) nas unidades mais rápidas (SSD) e os menos usados (frios) nas unidades mecânicas mais lentas.
Sistema operacional vs software básico
QTS para NAS
Para poder fazer tudo isso, um NAS precisa de um sistema operacional. Não faz sentido que um servidor de armazenamento em rede precise de um software instalado em um computador cliente para seu gerenciamento. Portanto, este é outro básico e fundamental diferente de NAS x DAS.
A flexibilidade que um sistema como o QTS fornece a um QNAP NAS o torna extremamente superior ao firmware básico de um DAS. Quase sempre, temos gerenciamento gráfico através de uma interface web, como se fosse um roteador.
O QTS é um sistema que possui inúmeras aplicações instaláveis, para fornecer maior funcionalidade ao NAS que possuímos, contanto que seja compatível. Além disso, esses aplicativos poderão se comunicar com outras pessoas que instalamos em nosso PC, como QSirch ou Qfile para gerenciamento de arquivos ou QVR Pro para montar uma estação de vigilância.
O QTS é capaz de detectar de maneira inteligente os discos rígidos instalados e fornecer gerenciamento altamente avançado dos níveis de RAID, cache SSD, armazenamento de Qtier e instantâneos automaticamente. Um aspecto muito importante é que todas essas funções são executadas de forma autônoma pelo NAS, com seu próprio hardware.
Software DAS
Por outro lado, um DAS não possui um sistema operacional, o que teremos é um firmware que estabelecerá comunicação com o software que instalamos em nossos equipamentos. Na maioria dos casos , esse software não será mais complexo que o de um disco rígido multimídia. Com funções básicas, como a criação de níveis de RAID e o monitoramento da temperatura e volume de dados, no máximo.
Apenas alguns mais complexos suportam a configuração de backups ou a reprodução de conteúdo multimídia, mas sempre com o hardware que o computador possui, não com o próprio DAS.
Funções e capacidade
Das funções que poderíamos criar um único artigo, ou melhor, um manual, porque as fornecidas por um NAS são tremendamente grandes, diretamente proporcionais ao custo e à capacidade de hardware do equipamento em questão.
Precisamente para isso, será melhor preparar uma tabela com as funções que um NAS e um DAS nos fornecem.
Recursos NAS |
Funções DAS |
· Transcodificação de vídeo
· Sistema operativo · Gerenciamento da Web · Gerenciamento com aplicativo móvel · Troca a quente de discos Aceleração de cache SSD Autotiering Sensor IR para controle remoto · Reprodução de áudio · Suporte para arquivos EXT3, EXT4, NTFS, FAT32, HFS +, exFAT Serviços de rede UPnP VLAN · Criptografia de arquivo de hardware AES · Suporte de instantâneo Criação de RAID 0, 1, 5, 5+, 6, 6+, 10, 10+, JBOD, disco único Recuperação, expansão e migração de RAID · Suporte para iSCSI e iSCSI LUN Volume de provisionamento dinâmico · Contêiner de virtualização Estação de virtualização VMware / VirtualBox / Citrix / Hyper-V · Controlador de Domínio · Gerenciamento de permissão Servidor e cliente LDAP · Backup remoto · Gerenciamento por VPN, PPTP, OpenVPN, L2TP · Gerenciamento em nuvem myQNAPCloud ou similar Wake-on-LAN Protocolo SNMP, SMB, DLNA, SSH, FTP, HTTP, AirPlay, Chromecast · Servidor de vigilância QVR Pro, estação de vigilância |
· Caixa de extensão NAS
· Gerenciamento através de software para PC · Gerenciamento através do QTS conectado a um NAS (no caso da QNAP) · Criação de RAID 0, 1, 5, 5+, 10, JBOD, disco único · Disco rígido multimídia (dependendo do caso) · Backups · Suporte para arquivos EXT3, EXT4, NTFS, FAT32, HFS +, exFAT |
É óbvio que um NAS tem pouco a ver com um DAS em termos de funcionalidade. Obviamente, um aspecto interessante de um DAS é que a própria marca certamente possui NAS compatíveis com a função de extensão de armazenamento. Nesse caso, o DAS se tornará uma parte ativa do NAS para criar RAID e tudo o que for necessário.
Indique também que, para compartilhar um arquivo pela rede com um DAS, ele deve estar conectado ao PC e será aquele que permitirá a transferência via rede. Em nenhum caso o próprio DAS fará isso.
Hardware
E, é claro, neste momento, ninguém escapa que, se houver tantas possibilidades, o hardware deve ter uma potência de acordo com as necessidades. É isso mesmo, um NAS é praticamente um computador, enquanto um DAS só possui hardware básico com uma ROM para armazenar o firmware e um chip de processamento mais ou menos complexo e rápido, dependendo de podermos reproduzir conteúdo multimídia ou ter conectividade Thunderbolt.
O NAS é mais poderoso que um PC low-end
E até PCs de gama média, ousamos. O PCB de um NAS é praticamente uma placa-mãe, na qual teremos conectividade SATA para HDDs, slots M.2 para drives sólidos ultra-rápidos e até slots PCI-Express x2, x4 e x16 para instalar uma placa gráfica básica, uma placa de expansão com Thunderbolt ou placas de expansão com conectividade de rede M .2 e 10 GbE.
Processador: O NAS low-end possui processadores RealTek, Marvell ou Alpine que variam em potência entre aproximadamente 2 e 4 núcleos de 800 e 1, 5 GHz. Alguns deles têm suporte gráfico integrado. Os NAS mais poderosos têm processadores Intel Celeron, chegando aos mais poderosos que possuem os processadores AMD Ryzen 5, Ryzen 7, Intel Core i3, i5 e até i7, quase nada.
Memória RAM: é claro que temos memória RAM, quase sempre maior que 512 MB e chegando até a 64 GB DDR4. O normal é encontrar NAS de 1 ou 2 GB, como o TS-332X, expansível até 8 ou 16 GB, com slots DDR3L ou DDR4 SO-DIMM.
Placa gráfica: em todas as ocasiões, NAS que permitem a transcodificação de vídeo com CPU com placa gráfica integrada, por exemplo, Intel HD Graphics ou AMD Radeon. Mas o mais poderoso, permite a instalação de uma placa gráfica dedicada em um dos slots PCI-Express.
Memória interna: para instalar um sistema operacional, é necessário ter memória interna, usando um cartão flash. Isso varia entre 128 MB e 4 GB, para suportar um grande número de aplicativos.
Gerenciamento com aplicativo móvel
Com tanta funcionalidade, não esqueça a possibilidade de integrar o NAS a outros sistemas operacionais, como Android ou iOS, do SmarPhone. Fabricantes como QNAP ou Synology têm aplicativos para acessar o NAS e compartilhar arquivos diretamente com ele. Existem até aplicativos como o QCam para configurar nosso celular como uma câmera de vigilância que transmite um sinal de vídeo em tempo real para o NAS.
O DAS não permite esse aspecto, pelo menos os sistemas mais básicos. Mas, em qualquer caso, a interação de um celular com eles será praticamente para visualização de arquivos.
Conclusão sobre NAS vs DAS e preço
Finalmente, teremos que falar sobre o preço. Por razões óbvias, o NAS geralmente é mais caro que o DAS, embora isso dependa amplamente das baias que esses e outros recursos terão.
O NAS mais barato pode ser encontrado por um preço de cerca de 170 euros, sempre sem armazenamento interno e talvez com uma ou duas baias no máximo.
Mas é que um DAS como o TR-004 l ou que encontramos por um preço aproximado de 270 euros, o que é significativamente mais, embora tenha 4 baias, oferece muito menos funcionalidade. É semelhante em custo a um disco rígido multimídia.
Por tudo isso, vemos muito mais vantajoso adquirir um NAS, porque não há muita diferença de preço em relação ao que eles podem oferecer. Com um NAS como o QNAP TS-332X de cerca de 400, teremos um sistema muito versátil, mesmo com 3 slots M.2 e três outras baias de armazenamento.
NAS são dispositivos cada vez mais usados por PMEs e usuários domésticos. O conteúdo em 4K ocupa muito espaço e mais e mais usuários estão transmitindo e editando vídeos. Um dispositivo como o NAS é ideal para manter os arquivos seguros e com volumes de até centenas de TB.
Recursos como snapshots, lojas de máquinas virtuais ou servidores de vigilância também são opções muito atraentes das quais um DAS ou disco rígido portátil não é capaz.
Deixamos aqui as análises correspondentes desses dois produtos QNAP para ver em primeira mão o que cada um deles é capaz de oferecer.
Turbo NAS TS-332X-4G 419, 90 EUR Compre na Amazon Turbo Raid TR-004 231.49 EUR Compre na AmazonAlém disso, temos nosso novo guia completamente atualizado para o melhor NAS de marcação.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as dúvidas sobre as diferenças entre um DAS e um NAS. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através da caixa de comentários ou do nosso fórum de hardware.
Funções NVIDIA GTX660
Na semana passada, demos o exclusivo nacional ao Asus GTX660 Ti Direct CU II. Bem, a NVIDIA já lançou os recursos da irmã mais nova,
Funções samsung galaxy s4
A partida do Samsung Galaxy S4 está prevista para o início de abril deste ano e já está começando a conhecer as características dos dispositivos,
As funções ssd para nas do qnap que aceleram o desempenho
Recursos QNAP NAS SSD que aceleram o desempenho. Saiba mais sobre essas funções que a empresa nos deixa agora.