Processadores

Nasce o kilocore, o primeiro processador de 1000 núcleos

Índice:

Anonim

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiu criar o primeiro processador com nada menos que 1.000 núcleos de processamento, o novo processador KiloCore que poderia entrar no mercado muito antes do esperado.

O KiloCore é o processador mais básico do mercado e possui excepcional eficiência de energia

O novo processador KiloCore integra um total de 621 milhões de transistores e 1.000 núcleos de processamento para poder executar até 1, 75 trilhão de instruções por segundo. Esse novo chip é fabricado pela IBM usando um processo CMOS de 32 nm e pode chegar ao mercado em breve.

Recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Seus criadores se orgulham de ser o processador com o maior número de núcleos e a maior frequência, o KiloCore pode operar a uma velocidade máxima de 1, 78 GHz. Outra de suas principais características é a possibilidade de transferir dados de um núcleo para outro diretamente, sem a necessidade de passar por um buffer pool.

Apesar de seu grande número de núcleos, o KiloCore possui uma impressionante eficiência energética ao poder desativar núcleos não utilizados. Este chip tem um consumo de apenas 0, 7 W quando processa 115 bilhões de instruções por segundo, o que significa que pode ser alimentado por uma simples bateria AA. Esse nível de eficiência coloca o KiloCore 100 vezes mais alto que os processadores de laptop mais eficientes.

Este novo processador é capaz de tarefas relacionadas à transmissão e recepção de dados sem fio, processamento de vídeo, criptografia de dados e muitas outras tarefas relacionadas à pesquisa científica e centros de dados.

Fonte: fudzilla

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button