Avaliações

Revisão do msi gt76 titan em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Desta vez, trazemos a você algo especial, porque temos a sorte de testar o MSI GT76 Titan 9SF. Uma fera colossal feita portátil, o modelo mais poderoso da marca e superada apenas pela versão 9SG. Se você for surpreendido pela brutalidade de sua parte externa, enorme e cheia de iluminação RGB, o interior fará mais isso, porque temos um Intel Core i7-9700K inteiro em uma placa com Z390 e 64 GB de RAM, além de uma GPU Nvidia RTX 2070 desktop, aqui nada de amigos Max-Q.

Testamos a versão com o painel IPS 240 Hz e 17, 3 polegadas Full HD, embora também esteja disponível em 4K a 60 Hz. A propósito, a versão 9SG instala um i9-9900K e um desktop RTX 2080. Será no nível de um PC para jogos de mesa? Bem, vamos tentar ver aqui.

E, primeiro, agradeço à MSI por confiar em nós, fornecendo esse bug para revisão.

Recursos técnicos MSI GT76 Titan DT 9SF

Desembalagem

Bem, o MSI GT76 Titan chegou até nós em uma caixa bastante discreta, devemos dizer. O importante é que está dentro, e a MSI sabe disso, e dessa vez escolheu uma caixa de papelão grossa. A impressão vai diretamente para ele, mostrada nas cores preto e vermelho, os esboços do laptop. É consideravelmente maior e mais amplo do que o encontrado em laptops normais.

Além disso, a abertura é feita na parte superior, para encontrar uma equipe montada verticalmente nela, mantida por dois moldes de espuma de polietileno e duas garras acima e abaixo para mantê-la no centro. Por sua vez, uma caixa de papelão neutra entra com o restante dos acessórios do notebook.

Assim, no pacote encontramos os seguintes elementos:

  • Notebook MSI GT76 Titan 2x fontes de alimentação externas de 230W 2x cabos de 3 pinos a 230V Adaptador de energia Documentação do usuário Suporte e conector de unidade SATA de 2, 5 ”

E, é claro, algo que pode chamar muita atenção é o fato de transportar não apenas uma, mas duas fontes de alimentação externas para fornecer um total de 460 W. Este laptop possui hardware de computador interno, portanto, precisaremos de muito mais energia do que o normal.

Com relação ao suporte para o disco rígido de 2, 5 polegadas, ele poderia perfeitamente ter sido deixado dentro do laptop, já que é apenas para conectá-lo à placa, portanto não sabemos o motivo pelo qual ele foi mantido.

Design exterior

O MSI GT76 Titan 9SF é ótimo onde quer que o olhemos, e é um dos portáteis mais poderosos já fabricados pela MSI, embora seja superado apenas pelo 9SG que possui um Core i9-9900K e um RTX 2080. espere. Em termos de estética, as duas equipes são bastante semelhantes.

Vamos começar com as medições, que têm 39, 7 cm de largura, 33 cm de profundidade e 42 mm de espessura, para pesar nada menos que 4, 2 kg, o que é mais ou menos o dobro do equipamento normal. Por ser um hardware muito poderoso, é necessário muito espaço para refrigeração, e o resultado foi um laptop consideravelmente espesso, como podemos ver.

A tampa superior é construída em alumínio, com acabamento em tinta prata brilhante e um logotipo do fabricante em relevo. Observamos linhas limpas que inevitavelmente nos lembram um Lamborghini, especialmente na área das dobradiças, que, como podemos ver, são muito mais avançados que o normal. Isso nos leva a ter uma área fora da tela, o que permite que mais espessura aumente o tamanho dos dissipadores de calor e ventiladores localizados na área.

Com o equipamento aberto, vemos que ele não é mais refinado do que podemos encontrar na marca, pois essa área traseira atrai pelo menos atenção. Mas é uma ótima maneira de limitar a tampa ao tamanho da tela, 17, 3 polegadas com os quadros tão apertados quanto qualquer outro laptop. Na verdade, eles medem apenas 5 mm nas laterais, 7 mm na parte superior e cerca de 20 mm na parte inferior.

A área inferior desta vez não foi feita de alumínio; a tampa inteira é de plástico, praticamente toda a área aberta com uma grade de poeira de metal que ajuda a introduzir o máximo de ar possível. As pernas são distribuídas ao longo da superfície na forma de canais imitando carbono, para permitir a entrada de ar por baixo. Finalmente, nas áreas traseira e lateral, temos as aberturas para o sistema de som, que consiste em um subwoofer no centro e dois alto-falantes de médio porte nas laterais.

A área frontal do MSI GT76 Titan à primeira vista não se destaca por nada, exceto pela integração de uma faixa de iluminação RGB que veremos abaixo em operação.

A área traseira é praticamente aberta em toda a sua extensão, com uma proteção na forma de uma grade vertical, para não enfiarmos os dedos e nos queimarmos com os dissipadores de calor. Nele, não temos filtro de poeira, o que seria uma boa idéia para fornecer mais proteção.

Não poderia faltar iluminação abundante

De fato, o MSI GT76 Titan possui um sistema de iluminação RGB completo compatível com o MSI Mystic Light que podemos gerenciar a partir do software correspondente.

As zonas de iluminação são o teclado, é claro, assinado pela SteelSeries como o teclado com melhor desempenho para notebooks MSI. A área frontal, através de uma faixa localizada na área inferior, os lados que projetam sua luz para baixo. E, finalmente, a área traseira, exatamente onde a carcaça de prata termina, embora seja uma luz muito fraca para dar futurismo ao todo.

Na maioria das teclas F, temos funções secundárias, típicas de um laptop, como desativar o touchpad ou o modo avião, embora seja nas teclas de direção que temos o controle de volume e o brilho da tela. Por seu lado, o botão liga / desliga está localizado na área central superior, junto com outros dois botões que servem para ajustar os ventiladores à velocidade máxima e alterar a animação RGB do teclado. É uma configuração que geralmente é repetida em outros computadores, embora localizada em um canto. Não vamos confundir a grade que vemos acima dos botões com a saída de som, porque isso é apenas para a entrada de ar.

Este SteelSeries possui rolagem de teclas N para que possamos pressionar mais teclas simultaneamente enquanto tocamos. O fato de ser do tipo luz de fundo significa que as teclas nas laterais são transparentes para revelar mais luz. Por trás deles, temos como sempre o programa responsável por personalizar a iluminação na forma de animações completas ou chave a chave.

O touchpad do MSI GT76 Titan é exatamente o que um jogador pode pedir. É uma configuração tradicional com um painel de toque de tamanho normal, separado dos botões físicos. Essa é uma grande vantagem em termos de usabilidade, pois o painel é perfeitamente fixo à base do laptop e aos botões, com máxima rigidez e um clique muito rápido e confortável para o usuário.

O controle é simplesmente agradável, sem atrasos ou saltos de pixel e grande precisão, apesar de sua pequena pegada. Como o resto, ele suporta gestos do Microsoft Precision Touchpad com até quatro dedos. Além disso, com o software Dragon Center integrado, podemos modificar o DPI do touchpad como se fosse um mouse óptico.

Conectividade de rede de ponta

Após o excelente conjunto de interações, continuamos com uma conectividade muito completa e de alta velocidade, como a do MSI GT76 Titan DT 9SF.

A placa Killer AX1650 foi escolhida para fazer parte desse conjunto brutal. Esta placa funciona no padrão IEEE 802.11ax ou Wi-Fi 6 e é baseada no chip Intel AX200NGW, embora seja orientada para jogos e com o software de gerenciamento disponível. Com ele, temos uma largura de banda de até 2.404 Mbps na frequência de 5 GHz em conexão 2 × 2 com MU-MIMO e OFDMA e mais de 700 Mbps na frequência de 2, 4 GHz. Para atingir esses valores, Vamos precisar de um roteador que implemente esse protocolo; caso contrário, iremos automaticamente para o 802.11ac tradicional e ficaremos limitados a 400 Mbps a 2, 4 GHz e 1, 73 Gbps a 5 GHz. É claro que esta placa integra o Bluetooth 5.0 LE.

A rede com fio é concluída com um chip Killer E3000 que suporta uma largura de banda máxima de 2, 5 Gbps. Isso vem de contas para jogos competitivos conectados em uma intranet ou para oferecer suporte a uma transferência de arquivos com mais do dobro da largura de banda de uma normal e, é claro, com menor latência. Dessa forma, temos praticamente a melhor configuração disponível para um laptop.

Hardware de desktop dobrado em um laptop

Chegamos à seção de hardware do MSI GT76 Titan DT 9SF, que mais parece um computador de mesa, porque é exatamente isso que temos lá dentro.

Esta versão 9SF instalou nada menos que um Intel Core i7-9700K, de fato, um processador de desktop que podemos comprar de forma independente para nossa equipe. Este é um CPU de 9ª geração com arquitetura Coffee Lake e Finnet de 14nm que possui 8 núcleos e 8 threads trabalhando em uma frequência base de 3, 6 GHz e 4, 9 GHz em turbo boost. Ele também possui 12 MB de cache L3 e um TDP de 95 W, sendo este o principal fator a ser considerado no resfriamento.

Como qualquer processador de desktop nesta categoria, ele precisa de um chipset Intel Z390, e esse é precisamente o que a MSI instalou em sua placa-mãe. Junto com isso, temos 64 GB de RAM DDR4 de 2666 MHz em dois módulos de 32 GB. Mas não é tudo, porque a placa - mãe possui 4 slots SO-DIMM para instalar até 128 GB. Uma configuração de um PC para jogos de última geração que não termina aqui.

Porque ainda não alcançamos a GPU, que também monta efetivamente um desktop como o Nvidia Geforce RTX 2070. Nada do Max-Q e podemos ver isso claramente com o software GPU-Z e por seus benefícios. Este chipset possui 8 GB de memória GDDR6 de 14 Gbps, 2304 núcleos CUDA, 64 ROPs e 144 TMUs, que neste caso parecem funcionar com uma frequência máxima de 1440 MHz. Embora seja verdade que não é a frequência máxima de um RTX 2070 personalizado, é mais do que os 1185 MHz da configuração Max-Q de um laptop, que também tem o relógio limitado a 12 Gbps.

E, finalmente, o armazenamento também é de alta escala e ainda mais para que possamos ajustá-lo. Para iniciantes, o modelo possui uma configuração em RAID 0 com dois SSDs NVMe PCIe 3.0 x4 Samsung PM981 de 1 TB cada. São SSDs portáteis com desempenho excepcional e agora aumentaram graças à formação de 2 TB na configuração RAID de fábrica. Aumentamos a capacidade de expansão, com um terceiro slot M.2 compatível com PCIe 3.0 x4 ou SATA e um furo para instalar uma unidade sólida ou mecânica SATA de 2, 5 polegadas. Simplesmente espetacular o que a MSI nos oferece.

Sistema de refrigeração brutal, mas ainda precisa de mais

E qual sistema de refrigeração você coloca nessa configuração? Bem, no MSI GT76 Titan foi escolhido um sistema, podemos dizer que é independente, para CPU e GPU devido ao excelente TDP de ambos os elementos.

A CPU possui um bloco de alumínio e cobre que envia calor para 5 tubos de calor de cobre polido de largura. Estes irão para um bloco aletado localizado de um lado e outro colocado na área traseira de grande espessura. No lado da GPU, temos 4 heatpipes para o chip principal e outros dois heatpipes para os chips de memória GDDR6 que o rodeiam. Todos eles pegam calor de outro bloco de alumínio frio e o enviam para outra pia lateral e para a área traseira.

Aos dissipadores de calor, adicionamos um sistema de refrigeração composto por 4 ventiladores do tipo turbina. Dois deles são claramente visíveis na foto, grandes e grossos e, acima de tudo, um regime incrível de curvas. Mas na área superior temos dois outros ventiladores, sim, eles absorvem o ar pela abertura superior que vimos anteriormente. Eles são responsáveis ​​pelo resfriamento do restante do dissipador de calor traseiro central.

O 9700K é um processador com multiplicador desbloqueado e, obviamente, com capacidade de overclock. Embora neste laptop praticamente não faça sentido, uma vez que, mesmo com a configuração atual do dissipador de calor, temos regulagem térmica quando o submetemos ao estresse máximo. Em vez disso, precisaríamos de um pouco de distorção para limitar um pouco sua frequência muito alta e, assim, ajudar o sistema de refrigeração. É claro para nós que é um sistema brutal, mas 11 heatpipes e 4 fãs ainda não são suficientes para esse desempenho.

Finalmente, temos que dizer que é um sistema muito barulhento quando exigimos o laptop, por exemplo, execução, reprodução ou tarefas semelhantes. Tão barulhento é que é melhor termos o volume da música muito alto, este é um pouco o preço a pagar por esses benefícios.

Uma autonomia que nos surpreendeu

Já vimos a princípio que o MSI GT76 Titan possui duas fontes de alimentação externas, cada uma com 230W, totalizando 460W. É suficiente energia para este laptop trabalhando no seu máximo, já que o consumo a priori será de cerca de 250-350W, pelo menos o que medimos.

Com esse consumo, você espera uma bateria de carro, mas nada além da realidade, temos uma "bateria" de tamanho muito compacto e, sim, uma boa espessura, localizada ao lado do M.2. É uma bateria de 8 células de íons de lítio com capacidade de 6.250 mAh, fornecendo uma potência de 90 Wh. Obviamente, é uma potência muito menor do que o que esses componentes consomem no máximo, mas isso vai muito bem para prolongar a autonomia o máximo possível.

Em nossos testes, alcançamos um total de 4 horas de autonomia quase pregadas. Para isso, colocamos o modo "melhor bateria" no Windows, com um perfil equilibrado, brilho de tela de 50% e iluminação RGB ativada o tempo todo. Com tudo isso, rodamos o PCMark 8 duas vezes e editamos este artigo o máximo que pudermos. A verdade é que não é ruim, existem laptops que duram muito menos com muito menos hardware e não fomos exatamente tranqüilos com as tarefas que realizamos no computador.

Testes de desempenho

Vamos para a parte prática, onde veremos o desempenho oferecido por este MSI GT76 Titan DT 9SF. Estará mais perto de um PC ou laptop? É isso que poderemos ver nesta seção.

Todos os testes que enviamos a este laptop foram realizados com o equipamento conectado a fontes externas, o perfil de ventilação no modo boost e o perfil de energia com desempenho máximo.

Desempenho SSD

Vamos começar com o benchmark de configuração RAID 0 com os dois Samsung PM 981 de 1 TB. Para isso, usamos o software CristalDiskMark 6.0.2.

Essa configuração do RAID 0 fornece um desempenho praticamente idêntico ao que um único SSD desse modelo daria. Onde temos uma melhoria notável é por escrito, que chega a 2900 MB / s, enquanto esses SSDs nos fornecem cerca de 2400 MB / s. O melhor de tudo é que temos 2 TB desse desempenho brutal e até a capacidade de instalar um terceiro disco.

Benchmarks de CPU e GPU

Vamos ver abaixo o bloco de teste sintético. Para isso, usamos os seguintes programas:

  • Cinebench R15Cinebench R20PCMark 83DMark Time Spy, Fire Strike e Fire Strike Ultra

Nesta execução de teste, vemos resultados díspares, embora em geral ele esteja no topo da lista. Equipamentos como o AERO 17 HDR, com seu poderoso 9980HK, estão um passo à frente no desempenho de vários núcleos, e o GE65 Raider também está muito bem colocado devido ao seu excelente resfriamento.

Desempenho nos jogos

Para estabelecer um desempenho real dessa equipe, testamos um total de 7 títulos com gráficos bastante existentes, que são os seguintes e com as seguintes configurações:

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 12 DOOM, Ultra, TAA, Open GL Deus EX Dividido pela humanidade, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, Controle DirectX 12, Alto, DLSS 1280 × 720, Meio de rastreamento de raios, DirectX 12

No desempenho dos jogos, mostra tudo o que está dentro, assumindo a liderança em todos os casos. De fato, a distância deve ser maior se evitarmos a aceleração, pois ainda estamos perto de equipes como o GE65 Raider com sua versão 2070 Max-Q.

Temperaturas

O processo de estresse ao qual o MSI GT76 Titan foi submetido durou cerca de 60 minutos, para obter uma temperatura média confiável. Este processo foi realizado com Furmark, Prime95 e a captura de temperaturas com HWiNFO.

MSI GT76 Titan DT 9SF Rest Máximo desempenho
CPU 50 ºC 96 ºC
GPU 38 ºC 71 ºC

É inevitável dizer que as temperaturas são altas, muito altas, especialmente para a CPU. Nele, tivemos aceleração térmica contínua, enquanto o Prime95 foi ativado por toda a hora. Essa térmica foi mantida em torno de 15 a 20%, o que não é suficiente, mas devemos ser consistentes e, em uma CPU com esse calibre, deve ser assim. A MSI fez um ótimo trabalho com o dissipador de calor, sendo hoje a mais poderosa para um notebook, mas a Intel são processadores que esquentam muito. Um esbanjador aqui viria de pérolas, embora tenhamos que nos contentar com um desprezível.

Um aspecto positivo é que a área da GPU é independente da CPU, o que nos permite ver temperaturas muito melhores para a GPU Nvidia, sendo praticamente o mesmo que as placas gráficas dedicadas.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI GT76 Titan DT 9SF

Terminamos com esta análise aprofundada do MSI GT76 Titan DT 9SF, um laptop com hardware de desktop, no qual um Intel Core i7-9700K suportado pelo chipset Z390 foi instalado e um Nvidia RTX 2070 em sua configuração de PC. O desempenho dos jogos está no meio do caminho entre um laptop e um PC de mesa, espetacular como você poderia esperar, sendo uma estação adequada para jogadores entusiastas e criadores de conteúdo que desejam trabalhar ao mais alto nível sem ter um local de trabalho fixo.

O impressionante hardware não termina aqui, porque 2 TB em RAID 0 com dois SSDs Samsung PM981 é uma das configurações mais altas disponíveis. Além disso, temos espaço para instalar uma terceira unidade M. 2 e uma unidade SATA de 2, 5 ”, não há nada.

O que mais falta é no resfriamento, e é que temos uma configuração impressionante com 4 ventiladores e 11 heatpipes que não foram suficientes para evitar a aceleração na CPU. A MSI fez o seu melhor, mas as limitações de um laptop são sempre o seu espaço e com os 9700K que ele paga. No entanto, a GPU em si é fabulosa, a instalação do sistema de heatpipes separados foi um sucesso.

Recomendamos a leitura dos melhores laptops do mercado

Não queremos esquecer elementos como a tela, um painel IPS de 17 polegadas a 240 Hz, sendo um dos mais rápidos do mercado e com ótima calibração. Da mesma forma, touchpad e teclado estão no melhor nível, sendo a melhor configuração disponível da marca na minha opinião. O design também é um ponto forte, é um laptop muito grande e especialmente grosso. Nós realmente gostamos de sua seção completa de iluminação e sua aparência agressiva.

Ficamos surpresos com sua boa autonomia, são 4 horas, é verdade, mas esperávamos muito menos com esse hardware. O que é um pouco complicado de transportar são as duas fontes de alimentação externas; seria melhor fazer apenas uma para facilitar as coisas.

Terminamos com o preço do MSI GT76 Titan DT 9SF, que é de 3.749 euros. Considerando o que é preciso, também não é um preço excessivo, porque testamos equipamentos com hardware menos potente e valemos ainda mais. A experiência foi espetacular, e nem todos os dias você tem a oportunidade de experimentar um animal desses.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO BRUTO COMO PC DE ESCRITÓRIO

- DISSIPADOR DE CALOR BRUTAL, MAS NÃO EVITE ACELERAR
DESKTOP + 9700K + RTX 2070 - PESADO E COM DUAS FONTES DE ALIMENTAÇÃO

+ EXCELENTE TOUCHPAD E TECLADO

+ WI-FI 6 E ETHERNET 2, 4 GBPS

TELA IPS de + 240 HZ 17, 3 "

+ EQUIPE DE JOGOS ENTUSIÁSTICOS, PROJETANDO OU APRESENTANDO VÍDEOS

A equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de platina:

MSI GT76 Titan

PROJETO - 87%

CONSTRUÇÃO - 93%

REFRIGERAÇÃO - 91%

DESEMPENHO - 100%

DISPLAY - 97%

94%

Uma configuração proprietária de jogos de PC de mesa sofisticada com desempenho superior em jogos e 8 núcleos para renderizar

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button