Hardware

Msi ge72 6qd avaliação

Índice:

Anonim

Com a chegada dos novos processadores para laptop Skylake, vem a renovação de uma das séries de maior sucesso da MSI, a GE72, especificamente o modelo 6QD. É um modelo de 17, 3 polegadas, com componentes de médio / alto padrão que detalharemos abaixo e um preço bastante ajustado.

Agradecemos à MSI Espanha por confiar no produto para sua análise:

MSI GE72 6QD

A principal novidade não é outro senão um poderoso processador i7 6700HQ, 16 GB de RAM DRR4 a 2133Mhz CL15, acompanhado por uma nVidia GTX 960M com 2 GB, placa de rede Intel Wireless AC 3165 (AC 1 × 1), teclado de aço retroiluminado, e um único disco rígido mecânico de 1 TB para sistema operacional e armazenamento (separado em duas partições por padrão). Vamos ver o que a MSI nos surpreende com esse tempo.

Características tecnicas

Unboxing e posando para a câmera

A caixa é um pouco menor do que no modelo GT72, assim como os acessórios incluídos.

O laptop é fornecido em uma sacola de pano para evitar arranhões (o alumínio é delicado e muito sujo em termos de impressões digitais), o que servirá para transportá-lo no futuro:

O laptop é finalizado em alumínio escovado na parte superior e plástico na base. Seus 17, 3 polegadas o tornam um substituto ideal para desktop + monitor, embora não tanto para quem o move diariamente. A bateria, por sua vez, cumpre a autonomia, com cerca de duas horas de uso pesado, muito mais se apenas navegarmos e com o brilho em níveis baixos.

Um pano de microfibra está incluído para proteger a tela e, como podemos usá-lo para limpá-lo quando necessário:

É um modelo consideravelmente mais fino que o último GT72 analisado, que funciona a seu favor se falarmos de portabilidade, o suficiente para caber em uma maleta de tamanho padrão, mesmo projetada para 15, 6 ″ se nos apressarmos um pouco.

Possui um número muito respeitável de saídas, com uma saída HDMI 1.4, um DisplayPort de formato quadrado (para não confundir com mini-DP), duas portas USB3.0, uma USB2.0, acompanhada por uma porta de rede e um leitor de cartão. Um detalhe importante que se tornará relevante no futuro é a inclusão de um USB3.1 tipo C.

A parte inferior nos oferece um design de grade, sem surpresas e com um resfriamento bastante razoável, com o ventilador do processador de um lado e o ventilador da GPU do outro. Não é um laptop especialmente silencioso, mas o controle do ventilador funciona bem e não é perceptível, exceto nos jogos.

Na parte superior, vemos que a MSI mais uma vez optou pelo alumínio escovado, com um acabamento elegante e robusto.

Detalhe do laptop aberto.

Os acabamentos são muito bons e a qualidade dos materiais é notável. Destacam-se a tampa externa em alumínio e a base do teclado no mesmo material. A parte inferior do corpo é plástica, mas robusta o suficiente para não prejudicar o todo. Não gostamos muito do toque do touchpad, com cortes verticais e muito irregulares, embora a precisão seja razoável. Também não é um detalhe muito importante em um laptop orientado a jogos como esse que certamente sempre terá um mouse externo.

Na parte superior do teclado, temos, além do botão liga / desliga, um botão para controlar a luz de fundo (todo o teclado, área esquerda para tocar ou desligar). Nesse caso, temos apenas uma luz de fundo vermelha. O toque do teclado é bom para ser chiclet, já que usamos as steelseries. Também temos um botão no mesmo local para ajustar os ventiladores ao máximo, caso você queira bancar em condições ideais.

A frente possui 3 LEDs de status azuis. O laptop não possui excesso de luzes e mantém uma linha bastante elegante.

Este laptop, como a maioria dos seus pares MSI, é fácil de desmontar, com uma única tampa inferior facilmente removível. Infelizmente, temos um adesivo de garantia que teremos que quebrar para fazer qualquer modificação.

Detalhe do equipamento ligado.

Como previmos, o teclado é de muito boa qualidade para um laptop. Repetimos com a letra grande Ç, que é um pequeno obstáculo que já destacamos no GT72, acho que seria muito mais elegante deixar essa parte para a introdução. Mais uma vez, é apreciado que os caracteres <e> estejam ausentes. Obviamente, isso não remove um ótimo resultado do teclado, é claro no layout em espanhol (conforme indicado pelo -ES do número do modelo).

O processador é a maior contribuição deste laptop em comparação com seus antecessores, novamente com o menor dos processadores realmente poderosos da Intel, um i7 6700HQ, com 4 núcleos e 8 threads, e a arquitetura Skylake. Embora seja a mais discreta das frequências de sua série, ela tem tudo que seus irmãos mais velhos, e é certamente a escolha certa para um laptop de jogos. O sufixo -HQ significa que é um processador de soquete FCBGA (1440 neste caso) , o que indica que ele é soldado à placa e não montado no soquete, uma pequena desvantagem, pois impede futuras extensões (que não são muito necessárias, porque já é um processador muito alto dentro do soquete), mas também mostra que o laptop é consideravelmente mais fino, em parte graças a essa alteração.

Embora esse processador comece com uma frequência modesta de 2, 6 Ghz, ele tem uma frequência turbo de 3, 5 Ghz, quase como processadores de desktop, portanto, em condições térmicas corretas, não deve ficar longe deles, como veremos na seção de testes desempenho.

Na memória RAM, eles optaram por um kit de 16GB, em dois módulos DDR4 de 8GB a 2133mhz CL15 configurados em canal duplo, uma quantidade generosa para passar por vários anos e nada fora do comum nessas faixas.

O laptop funciona sem problemas e com solvência, embora possa ser visto que o disco principal é um HDD mecânico (para completar, 2, 5 ″, com desempenho suficiente, mas sem alarde), portanto, nem a inicialização nem a abertura de programas eles são especialmente rápidos em comparação com outras equipes. Agora, embora não tenhamos as melhores telas de carregamento, o desempenho nos jogos é o que esperamos, muito notável.

Na seção de gráficos, monte uma solução que comprometa muito o desempenho / custo / consumo, como é o habitual GTX 960M. Baseado no chip GM107, arquitetura Maxwell, é um chip realmente eficiente, com potência considerável e uma boa margem de overclock. Este gráfico possui 640 núcleos CUDA e 2 GB de memória GDDR5 montados em um barramento de 128 bits. O tamanho da memória gráfica pode não ser muito espetacular, mas, pessoalmente, acho muito adequado para o poder do chip.

Os gráficos integrados do processador são o novo Intel 530, um gráfico com energia razoável que assumirá o controle quando não estivermos executando nenhum aplicativo pesado para economizar energia da bateria.

Para a rede a cabo, monte um Killer, uma boa opção, e para sem fio um Intel Wireless AC 3165, que suporta redes 802.11ac, mas infelizmente é um modelo muito básico, limitado a 1 fluxo, o que limita suas capacidades sem ser necessário. nada mal.

RECOMENDAMOS O NOVO MSI GTX 680 Lightning-L

Embora um bom físico seja importante, diz-se que o que importa é o interior; portanto, sem demora, é hora dos testes de desempenho.

Testes de desempenho

O primeiro teste que examinaremos é o Cinebench, que é uma medida bastante objetiva para ver de relance o desempenho do processador multithread. Como vemos, ele tem uma vantagem muito pequena para os processadores haswell para laptop, não muito, já que o 4720HQ tem uma frequência turbo um pouco mais alta e, ainda por cima, as latências de DDR4 são altas, mas o suficiente para se destacar do resto da corrida para 4790K. A seu favor, possui uma melhoria palpável no consumo pelo processador e também pela memória, onde estimamos que menos de 1W é arranhado.

Os resultados nos jogos são muito bons, embora, obviamente, estejam longe de gráficos mais caros, como o 970M. Da mesma forma, para ter metade dos shaders do anterior, vemos que ele defende muito bem. Em média, vemos um ajuste razoável de 36 FPS nos ajustes de maximização do tomb raider, que se tornam facilmente 60 quando desativamos o TressFX e algum filtro mantendo a qualidade máxima das texturas. A pontuação no Fire Strike também é bastante boa, com um resultado cerca de 20% melhor do que o que as escadas do 3DMark consideram "Gaming Laptop".

No disco rígido, encontramos um desempenho sem surpresas, excedendo 100 MB / s em sequência, mas é claro que com resultados medíocres com pequenos blocos, pois é um disco mecânico.

Em resumo, temos um desempenho que não decepciona, atendendo às expectativas com os componentes e muito mais alto do que o habitual nos laptops.

Palavras finais e conclusão

O MSI GE72 6QD supõe uma aposta muito forte do MSI para uma das faixas que mais relatórios de vendas, aquela situada em torno dos 1000 €, já que não é comum ver orçamentos muito maiores, mesmo quando um usuário procura um laptop Gamer.

A concorrência é difícil de marcas como Lenovo e sua Y50-70, mas esse MSI tem vantagens interessantes, como a unidade de DVD, e não parece que vai ser mais caro.

Como grandes ativos, excelente qualidade do material e desempenho notável. Sua parte mais fraca, provavelmente, a ausência de SSD. O touchpad poderia ser melhor, mas, como dizemos, não é um fracasso sério.

A placa de rede sem fio poderia ser um pouco melhor, sendo o 7260 de seus irmãos mais velhos o ideal, mas tem suporte para redes 802.11ac e desempenho bastante razoável, com mais de 150mbps em download real.

A tela tem boa qualidade, apesar de ser um painel TN. Uma referência em faixas altas que mantém o preço em um nível apertado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO DO PROCESSADOR. 16GB RAM

- AUSÊNCIA INEXCUSÍVEL DE SSD, MAS FORA DE 128 GB

+ PREÇO RAZOÁVEL PARA COMPONENTES

- TELA DE PAINEL TN (ALTA QUALIDADE)

+ TECLADO BACKLIGHT DE MUITO BOA QUALIDADE. ÁUDIO TAMBÉM EXCELENTE, COM SUBWOOFER INTEGRADO

- TOUCHPAD TOUCH MELHORADO

+ QUALIDADE DOS MATERIAIS DE ALUMÍNIO ESCOVADO ACIMA

+ ESTÉTICA IMPECÁVEL

+ REDE SEM FIOS AC (APENAS 1X1)

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de ouro por seu excelente desempenho.

Potência da CPU

Potência gráfica

Materiais e acabamentos

Extras

Preço

9.1 / 10

Um laptop que tem tudo. Adicione um SSD para o máximo prazer.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button