▷ Modem: o que é, como funciona e um pouco de história
Índice:
- Qual é o modem
- Como um modem funciona então?
- Tipos de modulação
- Um pouco de história do modem
- E então veio o modem
- O uso do modem hoje
- Tipos de modem e conexões
- Padrões usados pelos modems
- Conclusão sobre o modem e seu uso
O modem é usado há muitos anos para estabelecer as conexões à Internet dos nossos equipamentos de computador. Atualmente, é quase necessário estar conectado à Internet, à rede de redes, onde podemos encontrar quase tudo o que estamos procurando. Um dos principais dispositivos para a história da Internet é o modem, e hoje veremos do que se trata, como funciona e quais foram os primeiros passos desses dispositivos.
Índice de conteúdo
Qual é o modem
Nos primeiros dias da Internet, um dos meios de transmissão mais amplamente utilizados para conexão de dados era a Rede Telefônica Básica (RTB), que possuía ampla cobertura e custo relativamente baixo. De fato, a própria rede de cabeamento foi usada para transmissão de voz. O problema com o uso desta rede é que os sinais eram analógicos (voz) e não digitais (dados).
Precisamente a partir dessa necessidade de converter sinais analógicos em digitais, nasceu o modem ou o MOdulator / DEModulator. Portanto, um modem é um dispositivo capaz de converter sinais digitais em analógico, um processo chamado " modulação ", e também é capaz de converter sinais analógicos em digitais, cujo processo é chamado " desmodulação ".
O que um modem basicamente faz é permitir a comunicação entre nosso computador e a Internet através da rede telefônica ou do chamado modem a cabo, que usa a rede de televisão a cabo, algo que nos parecerá antigo.
Como um modem funciona então?
O modem é responsável por receber informações do provedor de serviços de Internet (ISP) através do telefone ou de um cabo coaxial no caso de um modem a cabo. Ao receber esse sinal, o modem o converte em digital e o envia para o dispositivo conectado a ele. Em um modem, apenas um dispositivo pode ser conectado por vez, pois ele não possui capacidade de roteamento múltiplo , pois os roteadores atuais são capazes.
Para entender esse processo de "tradução" de um sinal analógico para o digital e vice-versa, teremos que entender um pouco sobre as ondas e suas características.
Ao transmitir informações, devemos diferenciar dois tipos de sinais, o sinal da portadora e o sinal de modulação. Esses sinais são, em suma, ondas senoidais responsáveis por transportar informações de um ponto para outro. Essas ondas têm três parâmetros importantes, a frequência (Hz), a amplitude (Volts) e a fase (graus). Antes de tudo, as informações são processadas para introduzi-las em um sinal modulador; essa ação é o que o modem faz, prepara e modula as informações. Em seguida, é emitido um sinal de portadora que será modificado de alguma forma pelo sinal do modulador, digamos que ele oferece uma característica única para diferenciá-lo de outros sinais existentes no meio de transmissão. Dessa forma, podemos transmitir os dados modulados, para que possam ser desmodulados na outra extremidade da conexão. O processo de desmodulação consistirá em extrair o sinal de modulação original do sinal da portadora e, assim, converter o sinal em dados úteis para o equipamento.
Tipos de modulação
Mas isso não é tudo. Dissemos que o sinal modulador modifica a operadora, mas como? Bem, existem três maneiras de modificar uma operadora e, como você deve ter adivinhado, ela modificará qualquer uma das três características da frequência.
- Modulação de amplitude: nesta modulação, o padrão de amplitude da onda transmitida é modificado. Também é chamado de ASK ou AM (amplitude modulada), tudo isso nos soa familiar pelo rádio, o processo é o mesmo. Modulação de frequência: neste caso, estaríamos modificando a frequência da onda transmitida, modificando seu período em diferentes frequências. Também chamado FSK ou FM (frequência modulada). Modulação por fase: no último caso, modificaremos a fase da onda transmitida. Também chamado de PSK ou PM.
Um pouco de história do modem
Com o modem, a era da Internet começa; se Graham Bell levantasse a cabeça, ele teria alucinações com o que foi alcançado graças a suas invenções. Bem, tudo começou em 1958, quando o primeiro modem foi inventado. Parece muito distante, mas a maioria dos nossos pais nasceria naquele momento. Pelo menos aqueles de nós dos anos 80-90. Nesse modem, era possível transmitir dados binários em uma linha telefônica.
Em seguida, vem a primeira rede de dados ponto a ponto, chamada ARPANET, cujo criador e personagem principal foi Larry Roberts, que não saiu no ano passado. Essa rede foi implementada para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e seria em 1990, quando deixou de ser chamada assim devido aos grandes avanços e à extensão que alcançou.
E então veio o modem
Então a World Wide Web (WWW) apareceu, onde já estávamos conversando sobre milhões de computadores interconectados. Foi nessa década que a rede telefônica começou a ser usada como meio de conexão à Internet. Para isso, um homem normalmente agradável veio com um dispositivo chamado modem e o conectou diretamente à roseta telefônica, usando um RJ11 e um dois pares trançados. É claro que nossa mãe estava chateada e nós com ela, já que falar ao telefone e conectar-se à Internet simultaneamente só era possível nos filmes. E é porque o mesmo sinal foi usado para voz e dados, era impossível fazer conversação e navegação ao mesmo tempo.
Como se isso não bastasse, este modem foi capaz de nos fornecer uma largura de banda não inferior a 56 Kbps em suas versões mais recentes, depois de realizar um processo de conexão repleto de sons de discagem e vários chirps. Você pode imaginar os "milênios" quão sofisticadas eram as páginas da web da época, encontrar uma imagem eram os novamás.
As conexões estavam ganhando benefícios e surgiram novas tecnologias, como ISDN e mais tarde ADSL e cablemodem. Com o ADSL, usamos (e usamos) a própria rede telefônica para conectar-se à Internet e, com o cablemodem, usamos a conexão de televisão a cabo. Essas novas tecnologias baseadas em conexões digitais já abandonaram o modem para se concentrar nas chamadas placas de rede e roteadores. A partir daqui, as conexões de fibra óptica e sem fio começaram a aparecer até hoje.
O uso do modem hoje
Antes de falarmos, por exemplo, da rede ISDN e ADSL, devemos ter em mente que essa rede não é mais analógica. Embora seja verdade que ainda chamamos o dispositivo que conectamos entre o PC e o modem ADSL, isso não está correto, pois essa função é o que torna uma placa de rede ou, no seu caso, um roteador.
O modem é usado apenas para conexões analógicas, e devemos sempre ter isso em mente. Uma conexão digital à Internet não requer modulação e desmodulação, pois a comunicação é direta através de uma interface de rede ou placa de rede.
O fato de chamar um modem telefônico quando o configuramos como modem Wi-Fi, por exemplo, significa que estamos dando a possibilidade de outros dispositivos conectados a ele acessarem a Internet através dele. Nesse caso, o celular funcionaria como um meio de conexão entre a Internet e um laptop, traduzindo o sinal para que eles se entendessem, mas sempre será um sinal digital e não analógico. Além disso, um modem real pode se conectar apenas a um dispositivo e não a vários ao mesmo tempo.
Também encontramos um uso muito comum do modem para fax, que é um dos poucos meios pelos quais esse tipo de dispositivo ainda funciona. Como sabemos, um fax nos permite transmitir uma mensagem de texto por sinal analógico, onde um sistema de impressão em papel é responsável por gerá-la.
Em resumo, não confunda um modem com uma placa de rede ou um roteador, porque são elementos diferentes.
Tipos de modem e conexões
Vejamos agora os tipos de modem que existem ao longo do tempo:
- Modem interno: esses modems consistem em uma placa de expansão que se conecta à placa-mãe do nosso computador. Ele consistirá em um PCB com os componentes de um modem e uma interface baseada no mais recente barramento ISA, AMR ou PCI.
- Modem externo: nesse caso, teremos um dispositivo que se conecta ao computador através de uma porta serial, por exemplo, USB. Eles geralmente são usados para executar as funções de secretária eletrônica ou fax.
- Modem PCMIA externo: eles também são modems externos, mas menores que os anteriores e conectados pelo PCMCIA a computadores portáteis.
- Modem de software HSP: também chamado de winmodems, que são modems internos cuja função modulador / desmodulador é executada pelo próprio processador do computador. Para isso, devemos usar um software de computador que gere as instruções correspondentes típicas de um modem.
Padrões usados pelos modems
Se falamos sobre modem, também devemos falar sobre os regulamentos que são usados para sua operação. Esse padrão é geralmente chamado de setor de padronização de telecomunicações V-Series ou CCITT, atualmente chamado ITU-T. Vamos ver o mais relevante:
Norma | Velocidade |
V.22 | 1.200 / 600 bits (laptops antigos) |
V.22 bis | 2.400 bits (rede telefônica básica) |
V.29 | 9.600 bits (FAX) |
V.32 / V.32bis | 9.600 / 14.400 bits (linhas telefônicas) |
V.34 | 28.800 bits (linhas analógicas de dois fios) |
V. 34bis | 33.600 bits (mínimo para acessar a Internet) |
V.92bis | 56 Kbit / s o mais atual (acesso à Internet pelo RTC) |
Embora existam mais variantes, essas são as que foram consideradas as mais importantes e mais relevantes na história do modem.
Conclusão sobre o modem e seu uso
Agora devemos saber mais precisamente em que consiste o modem e para que ele foi usado em nosso passado recente. Foi um dispositivo muito importante e marcou, de alguma forma, o início de redes com acesso à Internet.
Certamente muitos de vocês nem o conheceram, ou terão entrado diretamente no mundo da internet diretamente com ADSL ou, no máximo, com a rede ISDN.
Esperamos que você tenha achado útil essas informações sobre o modem e seu uso. Agora deixamos alguns artigos interessantes para aprender sobre outros aspectos do mundo das redes.
A pergunta é obrigatória: você já usou um modem? Escreva-nos para nos dizer se você já teve contato com eles.
Ip: o que é, como funciona e como ocultá-lo
O que é IP, como funciona e como posso ocultar meu IP. Tudo o que você precisa saber sobre IP para navegar com segurança e ocultar na Internet. IP de significado.
▷ O que é ssd, como funciona e para que serve?
Se você deseja saber o que é um SSD, para que serve, quais são suas partes e também como ele funciona ✅ Tipos de memórias e formatos.
Modem Modem Mifi 4G: o que é este dispositivo e para que serve?
Usar redes de satélite para seu benefício pode ser muito útil. Explicamos o que são e o que o modem MiFi 4G pode fazer por nós