Tutoriais

▷ Mini pci expressa o que é e por que está em laptops?

Índice:

Anonim

Os slots Mini PCI Express (mPCIe) começaram a aparecer nas placas-mãe no formato Mini-ITX no momento da chegada da plataforma Santa Rosa da Intel, há pouco mais de dez anos. Desde então, as placas Mini PCI Express estão funcionando e são usadas em muitos dos laptops que podemos encontrar no mercado, principalmente para oferecer um módulo de conectividade sem fio. Neste artigo, veremos as características do formato Mini PCI Express e por que ele é tão amplamente usado hoje.

Índice de conteúdo

Mini PCI Express O que é e por que é tão usado?

As placas Mini PCI Express substituíram a placa Mini PCI encontrada em muitas placas-mãe Mini-ITX antes da chegada do novo padrão. Esta placa Mini PCI Express mede aproximadamente 30 mm x 51 mm e possui um conector de borda de 52 pinos, em comparação com o conector de 100 pinos nas placas Mini PCI tipo I e II e o conector de 124 pinos do Mini PCI Tipo III. A nova placa foi modelada após o Mini PCI Tipo III, mas não possui clipes de retenção lateral.

O slot Mini PCI Express em uma placa-mãe deve suportar um link PCI Express x1 e um USB 3.0, porque a placa Mini PCI Express pode usar conectividade PCI Express 3.0 e / ou USB 3.0. A placa Mini PCI Express possui um barramento serial de 8 Gb / s, o que fornece uma melhoria significativa na conectividade.

A tabela a seguir resume as características das diferentes gerações do PCI Express:

Versão PCI Express Ano Linha

código

Transferir

Largura de banda

× 1 × 2 × 4 × 8 × 16
1.0 2003 8b / 10b 2, 5 GT / s 250 MB / s 0, 50 GB / s 1, 0 GB / s 2, 0 GB / s 4, 0 GB / s
2.0 2007 8b / 10b 5, 0 GT / s 500 MB / s 1, 0 GB / s 2, 0 GB / s 4, 0 GB / s 8, 0 GB / s
3.0 2010 128b / 130b 8.0 GT / s 984, 6 MB / s 1, 97 GB / s 3, 94 GB / s 7, 88 GB / s 15, 8 GB / s
4.0 Q2 2019 128b / 130b 16, 0 GT / s 1969 MB / s 3, 94 GB / s 7, 88 GB / s 15, 75 GB / s 31, 5 GB / s

Os módulos de expansão Mini PCI Express são tão diversos quanto seus equivalentes em tamanho PCI Express, incluindo placas gráficas, adaptadores de rede, portas seriais e muito mais. Ao usar o Mini PCI Express, os projetistas de sistemas podem fornecer inúmeras configurações aos clientes de maneira fácil e barata e estender a funcionalidade do produto ou os recursos de manipulação de sinal.

Embora possa ser descrito como uma versão reduzida do PCI Express, o mPCIe apresenta algumas diferenças em relação ao seu equivalente em tamanho normal. Embora o PCI Express para desktop suporte até 32 pistas, as placas Mini PCI Express padrão usam apenas uma pista. Ele também inclui suporte para sinais USB 2.0, além do PCI Express. Os pinos adicionais reservados para os sinais do cartão SIM facilitam a adição da conectividade 3G / 4G via Mini PCI Express. Os pinos são reservados para uma segunda pista de comunicação PCI Express, embora sejam usados ​​com menos frequência e considerados não padrão.

Diferenças com o Mini-SATA (mSATA)

Apesar de compartilhar o formato Mini PCI Express, um slot mSATA não é necessariamente eletricamente compatível com o Mini PCI Express. Por esse motivo, apenas alguns laptops são compatíveis com as unidades mSATA. Alguns laptops usam uma variante da placa PCI Express Mini como um SSD. Essa variante usa pinos reservados e diversos não reservados para implementar a passagem da interface SATA e IDE, mantendo intactos apenas o USB, as linhas de terra e, às vezes, o barramento central PCIe × 1. Isso torna as unidades flash e de estado sólido Mini PCI Express vendidas em grande parte incompatíveis com as verdadeiras implementações Mini PCI Express.

Embora o fator de forma compartilhado e o conector físico tenham sido benéficos para fabricantes e usuários finais, ele também cria muito espaço para confusão. Isso ocorre simplesmente porque esses dois formatos de cartão têm a mesma aparência, mas não são necessariamente compatíveis. Embora as placas mSATA se encaixem em qualquer slot da placa mPCIe, elas só funcionam corretamente se esse slot estiver conectado a um controlador host SATA. Isso geralmente será claramente identificado nas especificações do sistema, e os slots suportados serão identificados como mSATA compartilhado ou mPCIe / mSATA. Alguns sistemas oferecem slots mSATA dedicados, embora isso seja raro. Esses slots funcionam apenas com placas mSATA; as placas mPCIe instaladas nelas não funcionarão corretamente.

Mini PCI Express vs mSATA

Os SSDs MSATA são uma escolha óbvia para armazenamento de estado sólido em sistemas embarcados. No entanto, certos sistemas, especialmente no setor industrial, podem não incluir slots mSATA ou podem ter apenas um slot compartilhado sem o suporte a mSATA. Nessas situações, alguns SSDs Mini PCI Express no mercado permitem que os sistemas legados expandam facilmente sua capacidade com armazenamento baseado em flash. Alguns SSDs Mini PCI Express proprietários exigem drivers ou controladores especiais para funcionar, portanto, os integradores de sistemas devem verificar se o SSD mPCIe que estão visualizando funciona nativamente com o padrão Mini PCI Express.

A semelhança das placas mSATA e mPCIE cria muito espaço para confusão. Embora baseados no mesmo padrão físico, esses dois formatos de cartão periférico usam interfaces elétricas e lógicas diferentes. Os integradores de sistemas e designers que entendem o histórico, os recursos e o uso do mPCIe e do mSATA podem fazer uso total dessas placas periféricas em miniatura para melhorar facilmente a capacidade de armazenamento e os recursos de manipulação de sinal de seus produtos.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado.

Até agora, nosso artigo especial sobre o Mini PCI Express O que é e por que está nos laptops? Lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais para poder ajudar mais usuários que precisam.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button