▷ Mini pc: todas as informações perfeitas como um media center? ?
Índice:
- Introdução à miniaturização na computação
- Os componentes de um Mini PC
- O que não conseguimos encontrar dentro de um Mini PC
- Vantagens de um Mini PC
- Tamanho e portabilidade
- Preço
- Dispositivo ecológico
- Resistência
- Proteção contra poeira e sujeira
- Armazenamento SSD
- Manutenção e aquecimento
- Para que tarefas serve um Mini PC?
- Palavras finais e conclusão sobre Mini PCs
Por um longo tempo, quisemos falar sobre os Mini PCs. Esses computadores, que no final são computadores, mas com um tamanho muito pequeno, são abundantes há alguns anos em hospitais, prefeituras, em prédios públicos e são uma grande atração para os usuários que desejam montar um PC pequeno em casa ou um de mídia. centro na sala de estar.
Prepare uma Coca Cola fresca (com seu limão claro), que começamos a explicar a aventura do miniPC até o momento.
Foi na década de 1940 que, em Upenn (Universidade da Pensilvânia), dois engenheiros deram origem ao ENIAC, um precursor entre computadores e que era de um tamanho que hoje seria considerado enorme.
Seu peso era de aproximadamente 30 toneladas, acumulava mais de 500 mil conexões por cabo e era totalmente digital, com um circuito composto por mais de mil tubos de vácuo.
Alguns anos depois, na década de 1970, ocorreu o surgimento do computador pessoal (PC). Foram anos de trabalho exaustivo e interminável para os engenheiros envolvidos no projeto, mas, graças a isso, conseguimos acessar os benefícios de um computador poderoso no conforto de nossa casa.
Os primeiros PCs da época eram muito básicos, tanto que hoje seriam classificados como arcaicos de acordo com os padrões atuais. Para nos dar uma idéia, eles só foram capazes de salvar dados usando fitas magnéticas ou discos rígidos.
Durante os anos 80, entusiastas da tecnologia testemunharam a chegada dos primeiros notebooks às lojas de produtos para computadores, embora fossem muito diferentes dos de hoje: visualmente desagradáveis, pesados e suas especificações eram bastante limitadas.
Ao longo dos anos, os fabricantes refinaram seus modelos de notebooks, adicionando melhores componentes a eles, tornando-os mais atraentes em design e aliviando seus pesos para torná-los mais confortáveis de transportar.
O mercado de dispositivos eletrônicos evoluiu tanto que agora é normal levar um smartphone no bolso com muito mais poder computacional do que o antigo ENIAC. Da mesma forma, os computadores de mesa também sofreram alterações na aparência, reduzindo significativamente seus tamanhos.
Embora o modelo de gabinete de computador mais utilizado até hoje seja a torre ATX, que requer algum espaço na mesa, computadores muito pequenos, como o tamanho de um telefone celular, também apareceram nos últimos anos. E ainda existem outros menores, do tamanho de um drive USB: estamos falando de Mini PCs.
Neste guia, analisaremos as características e funções de pequenos computadores chamados “Mini PCs”, que podem ser tão pequenos quanto uma placa de circuito impresso ou tão pequenos e leves quanto uma memória USB. Surge uma questão: como é possível que os fabricantes coloquem um computador moderno em uma placa tão pequena?
Índice de conteúdo
Introdução à miniaturização na computação
Para nos dar uma idéia de como é possível criar um computador moderno em um tamanho tão pequeno, é necessário, antes de tudo, que saibamos um pouco mais sobre a importância da miniaturização em produtos tecnológicos. Em 1947, em um laboratório, uma das criações mais importantes ocorreu para a indústria eletrônica e principalmente para computadores.
John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley foram responsáveis pela criação do primeiro transistor da história.
Tudo começou quando Brattain cobriu uma ponta plástica em forma de triângulo com uma fina folha de ouro, revelando um pequeno buraco na ponta. Então ele pendurou o triângulo de plástico para que ele fizesse contato leve com o cristal de germânio.
Com isso, Brattain descobriu que, se ele fornecesse eletricidade a uma extremidade da folha de ouro, o resultado seria que ela fluiria para a outra extremidade na forma de corrente amplificada.
Na verdade, esse primeiro transistor era muito pouco prático para dispositivos eletrônicos, embora servisse como ponto de partida para substituir posteriormente os tubos de vácuo. Os últimos eram muito grandes e atingiram temperaturas extremas, de modo que os computadores foram totalmente beneficiados pelo transistor.
O refinamento do transistor pelos engenheiros continuou durante os anos seguintes para melhorar o design e torná-los menores.
Com a vantagem da miniaturização, os transistores foram integrados a um microchip de material semicondutor.
Em 1965, o co-fundador da Intel Gordon Moore produziu uma análise desse processo de miniaturização que mais tarde se tornaria uma lei na indústria de computadores.
Moore concluiu que, com um intervalo de tempo de 18 a 24 meses, o número de componentes eletrônicos em uma pastilha de silicone seria dobrado.
Ele também observou que os fabricantes encontrariam métodos em seus sistemas de produção para diminuir cada vez mais os transistores a cada 18 ou 24 meses. Essa análise é conhecida hoje como Lei de Moore.
Graças a essa constante redução no tamanho dos componentes do computador, hoje podemos desfrutar de computadores muito menores do que os primeiros computadores há vários anos. E também, com rendimentos muito mais altos.
Essa miniaturização também permite hoje desfrutar de computadores extremamente pequenos, como Mini PCs, com praticamente as mesmas características que um computador de mesa.
Os componentes de um Mini PC
Existem vários recursos essenciais para um computador funcionar corretamente. Antes de tudo, é necessária energia elétrica, cujos elétrons serão expandidos para todos os circuitos internos.
Para isso, baterias e cabos de energia são usados para fornecer energia ao computador. Mas o mesmo não acontece quando se trata de um Mini PC, pois, por motivos de design, é praticamente impossível.
Pelo contrário, um Mini PC receberá energia através de um conector USB, pois com esta interface os dados também podem ser transferidos. Outra opção para o Mini PC funcionar seria conectá-lo a uma tela conectada a uma tomada, para receber energia através da tela e funcionar sem problemas.
Além disso, um computador precisará de um processador para coletar dados e processá-los. Mas, novamente, é impossível instalar um processador de PC de mesa em um Mini PC.
Em vez disso, esses pequenos computadores tendem a usar processadores ARM, geralmente usados em dispositivos móveis, como smartphones, obtendo um tamanho reduzido e menor consumo de energia, além da emissão de menos calor.
Quanto à memória, um Mini PC geralmente vem equipado com uma memória flash, que já está integrada ao circuito e ocupa muito pouco espaço.
A conectividade é outro ponto importante que encontraremos em um Mini PC, que pode incluir conexões USB como uma interface física para poder ser conectado a telas, mouses ou outros periféricos.
Além disso, existem outros Mini PCs que podem oferecer conexões HDMI, o que também permitirá que este pequeno computador estabeleça comunicação com diferentes dispositivos.
Se tomarmos o Raspberry Pi Mini PC como exemplo, veremos que ele inclui várias portas: duas portas USB, uma porta HDMI, uma porta Ethernet, uma saída de vídeo RCA e um conector de áudio.
O que não conseguimos encontrar dentro de um Mini PC
Mas, para tentar inserir um computador moderno em algo tão pequeno quanto uma memória USB ou uma placa de circuito, você precisará renunciar a algumas especificações importantes.
Uma dessas funções é em termos de refrigeração, pois se você deseja desfrutar de um computador tão pequeno, ele não pode incluir dissipadores de calor tão grandes quanto um PC convencional, muito menos refrigeração líquida. Isso tornará esses miniPCs mais propensos a se dissipar, como é o caso dos laptops.
Isso está relacionado ao fato de que os dispositivos eletrônicos não gerenciam a eletricidade de maneira ideal, o que causa a perda de eletricidade, e essa eletricidade desperdiçada gera calor quando as conexões e os cabos são aquecidos quando a energia é transferida.
Por esse motivo, os Mini PCs tendem a usar processadores com arquitetura ARM ou processador muito básico, que são a opção mais conveniente para dispositivos pequenos e móveis.
Esses processadores ARM oferecem eficiência para um tamanho muito pequeno. E é verdade que eles podem não oferecer o mesmo desempenho que os processadores de um PC de mesa, mas são suficientes para satisfazer as demandas de um Mini PC.
Algo que não encontramos em um Mini PC é um relógio em tempo real (RTC), que é responsável por cronometrar a hora no computador, mesmo quando está desligado. Graças a este relógio, os computadores sempre mantêm o horário atualizado, mesmo que estejam desligados por várias horas.
No entanto, embora muitos componentes, como processadores e memória, tenham sido reduzidos ao longo dos anos, o tamanho do RTC ainda não foi reduzido, portanto, incluir uma bateria em um Mini PC apenas prejudicaria seu tamanho e forneceria mais calor para todos os componentes. É por isso que não está incluído nesses computadores.
Mas não devemos esquecer as ausências físicas mais visíveis em um Mini PC: as interfaces para enviar e receber dados do computador, como mouse, teclado e tela.
Para compensar essa falta, alguns Mini PCs são compatíveis com o padrão Bluetooth, a fim de enviar e receber dados do computador. Se você não tiver essa função, precisará comprar um hub USB que permita conectar periféricos diferentes ao computador.
Vantagens de um Mini PC
Hoje, temos vários dispositivos tecnológicos, como computadores de mesa, laptops, smartphones, tablets, etc. Mas, ainda assim, a grande maioria das empresas tem a tendência de escolher computadores de mesa para equipar suas diferentes áreas. E isso tem sua explicação.
Graças às telas de bom tamanho e qualidade, as atualizações de hardware que podem ser feitas, o preço e a possibilidade de substituir apenas uma parte do equipamento em caso de falha e não o equipamento completo, os computadores de mesa são os escolhidos por as empresas.
No entanto, há pontos em que os computadores de mesa podem não convencer alguns usuários ou empresas, como o espaço que ocupam, a eletricidade que consomem, a probabilidade de ocorrer erros devido à poeira que pode se acumular no interior., discriminação da fonte de alimentação, entre outros.
Diante dessas desvantagens dos PCs de mesa, os Mini PCs estão preparados para resolvê-las e, ao mesmo tempo, oferecem muitos outros benefícios que os PCs tradicionais não oferecem.
Diante dessa realidade, vamos ver quais vantagens um Mini PC oferece.
Tamanho e portabilidade
As dimensões aproximadas de um Mini PC têm cerca de 120 milímetros de altura e 120 milímetros de comprimento, razão pela qual requer muito pouco espaço quando usado em uma mesa de escritório.
Da mesma forma, você pode optar por instalá-lo na parte traseira do monitor, ocupando ainda menos espaço e mais limpeza visual.
Isso torna possível usar a área de trabalho com mais eficiência. Os mini PCs são pequenos, leves e muito fáceis de transportar.
Outra vantagem é que os Mini PCs são portáteis, tornando muito mais fácil e confortável transportá-los em uma bolsa, maleta ou mesmo no bolso de uma camisa ou calça.
Preço
As empresas procuram constantemente gerenciar seus orçamentos da melhor maneira e, por esse motivo, levarão em consideração todos os dispositivos acessíveis que economizam dinheiro, como o Mini PC, que além do preço econômico, permite gastar menos energia elétrica e precisa de menos manutenção.
Dispositivo ecológico
Atualmente, as empresas dão cada vez mais importância à ecologia e à sustentabilidade, por isso é comum elaborar planos para alcançar a máxima economia de energia e, assim, colaborar com a ecologia, para a qual precisarão de dispositivos para armazenar energia.
Os mini PCs são ideais para esses objetivos ecológicos, pois consomem pouca energia e descartam despesas desnecessárias, reduzindo assim os custos.
Resistência
Os mini PCs que não incluem muitos componentes mecânicos tendem a ser bastante difíceis e difíceis, principalmente quando comparados aos computadores de mesa.
Como o PC de mesa é composto principalmente de peças mecânicas, é conseqüentemente mais propenso a falhas; portanto, se o processador sofrer uma batida ou queda, ele quebrará mais facilmente do que um Mini PC, enquanto que este último tem mais resistência e não termina facilmente danificado. No final, depende de quão sortudo você é no outono.
Proteção contra poeira e sujeira
É muito comum que um PC de mesa mostre erros ou falhas quando sujeira, poeira ou insetos invadem a área onde os componentes de hardware estão alojados, como o disco rígido ou os slots de memória RAM.
Dado esse problema, o mais comum é que o sistema pare de funcionar, o ventilador comece a emitir ruído ou uma tela de erro será exibida.
No caso de Mini PCs, poeira, insetos e sujeira não representam um problema, pois todos os componentes estão fixados na placa de circuito, portanto, são totalmente seguros contra essas falhas. Obviamente, se você encontrar bugs no seu PC, recomendo que chame um fumigador e limpe a casa com mais frequência.
Armazenamento SSD
A maioria dos Mini PCs adota o armazenamento SSD, que é muito melhor do que o armazenamento através de discos rígidos, pois ajuda a melhorar o desempenho do computador.
Um Mini PC tem muitas vantagens a oferecer em comparação com um computador desktop ou laptop e, por esse motivo, deve ser a opção de escolha se você deseja comprar um PC novo ou substituir o antigo.
Manutenção e aquecimento
O superaquecimento é geralmente um dos problemas mais frequentes com os quais os usuários de laptop e esses mini PCs precisam lidar. Algo que não acontece com computadores convencionais. É importante realizar a manutenção a cada 3 ou 6 meses, com uma escova que podemos dar muitos anos de vida ao nosso computador.
Para que tarefas serve um Mini PC?
A escolha de um Mini PC como um novo computador para muitos pode ser uma idéia pouco atraente, porque eles não sabem exatamente o que um computador desse tipo é capaz de oferecer, com um tamanho tão pequeno que parece pouco potente e não tem a mesma popularidade. do que um PC de mesa.
No entanto, os Mini PCs têm uma variedade de funções poderosas e interessantes e a portabilidade oferece a vantagem de poder ser movida e usada de qualquer lugar.
Então, o que exatamente pode ser feito com um Mini PC? Além de realizar atividades diárias básicas, como criar documentos no Microsoft Office ou navegar na Internet, ele também pode ser usado para funcionar como um sistema de vigilância doméstica.
Alguns Mini PCs são capazes de suportar três monitores conectados remotamente gerenciados simultaneamente, enquanto outros se concentram mais na sinalização digital usada em shopping centers com monitores verticais em 4K.
Esses pequenos computadores podem ser usados para oferecer sinalização digital em um restaurante ou até mesmo fazer parte da sinalização digital com telas grandes em uma estação de metrô, fornecendo assistência em tempo real aos passageiros.
Como eles podem suportar armazenamento SSD M.2 ou um disco rígido de 2, 5 polegadas, é possível salvar arquivos localmente, sabendo que o conteúdo é seguro, mesmo que a unidade falhe.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, alguns modelos de Mini PCs podem ser usados para jogos, pois possuem gráficos ultra HD 4K e 60 fps, com desempenho otimizado para oferecer suporte a experiências intensas de jogos.
Mas, além dos jogos, eles também são adequados para uso em um escritório. Além de poder ser usado para criar documentos em processadores de texto, navegar na Internet e gerenciar e-mails, também podem ser realizadas conferências sem fio.
O silêncio oferecido por um Mini PC também é um recurso a ser destacado, com o qual você pode obter uma redução na poluição sonora no ambiente, proporcionando mais tranqüilidade para aumentar a produtividade. A partir disso, deduz-se que ele também consome menos energia e, portanto, reduz o valor a ser pago na conta de luz.
Algumas observações podem ser encontradas sobre os problemas que os Mini PCs podem enfrentar quando medidos com um PC de mesa. No entanto, é possível resolvê-los com algumas soluções simples.
Algumas pessoas podem questionar o fato de os Mini PCs não terem uma unidade óptica embutida, embora a solução mais rápida seja comprar uma unidade óptica externa. O mesmo se aplica se a capacidade de armazenamento não for convincente.
Por sua vez, muitos argumentam que o hardware pode ficar mais lento quando você deseja usar uma ferramenta como o Photoshop ou software pesado semelhante. Com alguns poderosos modelos de Mini PC, isso pode ser contestado. E se isso não bastasse, com o avanço normal que a tecnologia experimenta ano após ano, estamos nos aproximando desses computadores, atendendo a todas as necessidades dos usuários.
Geralmente, ao analisar o que todos esses pequenos computadores chamados Mini PCs podem nos oferecer, não há dúvida sobre a sólida incorporação que seriam para seus dispositivos tecnológicos atuais.
Se você deseja usar um Mini PC para suas tarefas diárias ou que é usado em um aeroporto como uma tela de sinalização digital, esses PCs podem oferecer várias soluções para diferentes usuários.
Palavras finais e conclusão sobre Mini PCs
O avanço constante da miniaturização não parece ter nenhum sinal de freio. Em outros momentos, talvez fosse impensável que um telefone fosse do tamanho dos smartphones de hoje. Por esse motivo, permanece a questão de saber se o mesmo não acontecerá com os computadores e, em um futuro não muito distante, podemos carregá-los no bolso, como fazemos com nossos smartphones.
Recomendamos que você dê uma olhada nos seguintes artigos:
- Configurações básicas do PC Configurações avançadas do PC / Jogos Configurações entusiásticas do PC Configurações silenciosas do PC
O que você achou do nosso artigo sobre Mini PCs ? Você achou interessante?
Como particionar um disco rígido ou unidade ssd: todas as informações
Aprenda a particionar um disco rígido para obter um meio de armazenamento independente extra, o que lhe dará muitas vantagens em seu disco rígido.
Como saber qual processador tenho todas as informações?
O processador é o elemento mais importante de um computador; se eu souber qual processador tenho, também posso compará-lo com o que o mercado oferece.
Como alterar o dpi do mouse: todas as informações? ️❓
Hoje, abordaremos o tópico de como alterar o DPI do mouse para adaptá-lo da melhor forma possível às suas necessidades. Vamos lá!