Mini
Índice:
Se você está interessado no mundo dos gabinetes para computadores ou simplesmente deseja comprar um novo, mostramos aqui um formato um tanto desconhecido. Você provavelmente conhece ATX , micro- ATX ou mini- ITX , mas a probabilidade cai quando se trata de mini-DTX . Este formato não tão conhecido tem dimensões muito pequenas, por isso será perfeito para equipamentos em miniatura.
Índice de conteúdo
Tamanhos de caixas de torre
Quando compramos um PC , uma parte vital da montagem é o gabinete ou o chassi do computador.
Existe uma grande variedade no mercado e, com seus prós e contras, cada modelo nos permite montar um equipamento mais ou menos impressionante. No entanto, as dimensões da torre que compramos dependerão quase inteiramente do tipo de placa-mãe que compramos.
Então, em cada formato, encontraremos caixas mais eficientes, com mais tecnologias ou com designs mais atraentes. No entanto, vamos nos concentrar neste segundo componente: placas-mãe.
Quanto às placas-mãe, existe um padrão muito padronizado entre as marcas sobre onde instalar os parafusos. Isso significa que todos os fabricantes reservam determinadas áreas para a instalação do componente no chassi. No entanto, como você pode imaginar, nem todas as placas-mãe são projetadas com as mesmas dimensões.
Desmontando os diferentes modelos e faixas (por exemplo, as placas-mãe X299, B450 ou X570) , existe outra maneira de classificar esses componentes: os formatos. Os formatos não dependem de uma tecnologia ou plataforma, mas referem-se ao tamanho e número de portas que podemos ter.
Certamente eles tocarão uma campainha ou você conhecerá alguns formatos, como ATX ou micro-ATX, mas você deve saber que isso não está relacionado aos intervalos. Podemos ter um micro-ATX da linha X299 e outro da linha X570. No final das contas, tudo depende de quais modelos os fabricantes desejam criar.
Mas, sem mais delongas, passemos a falar sobre o mini-DTX , um formato cada vez mais desconhecido que duvidamos que soará.
O formato mini-DTX , o irmão fantasma
O formato mini-DTX refere-se a dimensões específicas e padronizadas da placa-mãe.
É um derivado do quase extinto DTX e está um ponto abaixo dos formatos micro-ATX . Por outro lado, se o compararmos com o mini-ITX , podemos deduzir que eles são um pouco maiores, embora quase idênticos. Aqui está uma imagem ilustrativa de suas dimensões:
Como você pode ver, esses fatores de forma têm algumas diferenças nucleares entre eles. Com alguns, podemos ter mais portas PCIe , com outros, com mais placas PCB e, em geral, cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Não é de surpreender que o caso específico do formato mini-DTX seja um tanto delicado.
O caso é que os fatores de forma que você vê na imagem não são os únicos que existem. Por exemplo, outro muito famoso que não é capturado aqui é o eATX (Extended ATX) . Ao longo da história, vimos dezenas deles aparecerem e desaparecerem e o caso do mini-DTX parece pertencer a este segundo grupo.
Seu antecessor, o DTX , era como um ATX comum, mas com menos deslocamento vertical. No entanto, toda essa largura continuou impedindo muitos chassis que deveriam ser pequenos.
Por esse mesmo motivo, nasceu o mini-DTX , uma versão que reduziu o tamanho em altura e largura. No entanto, apesar de ser uma boa idéia com excelentes dimensões, o mini-ITX foi o formato que obteve sucesso em um computador em miniatura.
Como equipes pequenas montavam apenas um ou nenhum gráfico, apresentar uma placa pequena com dois slots era inútil. Por esse e outros motivos, o mini-DTX não é bem conhecido hoje, mas algumas marcas continuam a resgatá-los, trazendo-os para o presente.
Mini-DTX
Seja como for, você ainda tem tempo para comprar um dos produtos mais recentes no formato mini-DTX . Como indicamos, não parece que muitos outros produtos dessa classe serão lançados, mas você pode instalá-lo em uma caixa com uma estrutura maior.
Acreditamos que o mini-ITX é um fator de forma mais interessante, e é por isso que é um padrão mais popular. No entanto, ter variedade é algo que sempre é útil, embora o mini-DTX não pareça que você desfrutará por muito mais tempo.
Apesar disso, é possível que, no futuro, possamos ver novos padrões nascendo, se desenvolvendo e desaparecendo.
Por exemplo, a maioria dos usuários compra placas-mãe ATX , mas quase nunca usam mais de uma porta PCIe . Com esse argumento, podemos prever que, ao longo dos anos, as caixas micro-ATX e similares ganharão popularidade, deslocando os eATXs do radar.
Mas, como é comum, a única coisa que podemos dizer com certeza é que as previsões futuras são incertas. Nunca sabemos o que vai mudar e o que os usuários de amanhã vão gostar. Quem sabe, talvez o mini-DTX comece e se torne ultra-popular.
Da nossa parte, é tudo o que tínhamos para mostrar sobre o mini-DTX . Esperamos que você esteja interessado e informe-nos agora: você prefere uma placa mini-DTX ou mini-ITX ? Que outro formato de placa-mãe você criaria? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte DTXComputer Hope Form FactorProsilentpc nos enviará um arco de desenho fractal mini
Loja espanhola ProsilentPC especializada em silêncio e refrigeração líquida do PC. Ele nos notificou que durante a próxima semana ele nos enviará o
Sega anuncia seu mini console: sega mega drive mini
A Sega anuncia seu mini console: Sega Mega Drive Mini. Descubra mais sobre esse novo console que a Sega lançará no mercado em breve, embora ainda não se saiba quando.
Retro games anuncia o c64 mini, uma versão mini do comodoro 64
A Retro Games anunciou o C64 Mini, uma versão em miniatura de "um dos computadores domésticos mais vendidos do mundo", o Commodore 64.