Hardware

A Microsoft se torna uma empresa de código aberto?

Índice:

Anonim

Estávamos no meio de 2001 e o CEO da Microsoft (naquela época), Steve Ballmer, fez uma das declarações mais controversas quando estava na empresa: "Linux é câncer" . Essa declaração caiu como um tapa na cara de toda a comunidade Linux e de software livre, ganhando ódio eterno. Cerca de 15 anos depois , as políticas da Microsoft mudaram, sofreram mutações, os responsáveis ​​são outros, o CEO não é mais Ballmer, é Nadella, e os conceitos de software livre (código aberto) são mais flexíveis.

Microsoft no suporte ao código-fonte aberto e Linux

A resposta para saber se a Microsoft se tornou uma empresa de código aberto está nos fatos. Em 2014, a Microsoft fez um marco, a plataforma.NET tornou-se Open Source e chegou ao Linux e Mac OS. No momento, a plataforma.NET é uma das mais utilizadas no desenvolvimento de aplicativos e esse movimento já havia surpreendido na época.

Durante o ano de 2015, a Microsoft fez um movimento intrigante novamente, a plataforma de compilação do Visual Studio mudou para o modelo Open Source.

No início deste ano, a Microsoft surpreendeu novamente quando seu mecanismo Javascript usado no Internet Explorer e no Microsoft Edge, Chakra, também se tornou Open Source, incorporando suporte para WebM, VP9 e Opus em seu navegador.

A Microsoft criou seu próprio FreeBSD para Azure

Não podemos deixar de mencionar o suporte do Ubuntu Bash no Windows 10 e a mudança, no final do ano passado, quando a Microsoft chegou a um acordo com a Red Hat para oferecer o Red Hat Enterprise Linux como uma opção preferida no Azure.

Nas informações mais recentes que temos sobre essa transformação no modelo Open Source, aprendemos que a Microsoft criou sua própria plataforma de nuvem FreeBSD para Azure. Após o suporte ao Linux, vem o suporte do Azure para outro sistema livre, nesse caso, baseado em Unix e compatível com outros binários do sistema GNU / Linux.

Embora os detratores da Microsoft nunca o reconheçam, ou talvez reconheçam, a mudança na política desde que Satya Nadella chegou à empresa foi promover o código aberto e certamente não são as últimas notícias que temos a esse respeito. O que você acha? A Microsoft é uma empresa profissional de código aberto?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button