Tutoriais

Meu PC não fornece uma imagem - razões e soluções

Índice:

Anonim

Como em qualquer problema, existem várias causas ou razões pelas quais nosso PC não fornece uma imagem. Hoje, tentaremos citar todos os problemas possíveis e adicionar uma solução, de uma conexão simples e simples a um problema de hardware. Qual deles te tocou?

Índice de conteúdo

Identifique o problema

O primeiro de tudo será saber como identificar onde está o problema, pois essa falha pode variar de absurdo a falha de um ou mais componentes em nosso PC.

O seu PC funciona bem até a energia acabar? A primeira e principal razão pode ser essa: se meu PC não fornecer uma imagem após um blecaute, pode significar basicamente duas coisas: que o BIOS foi desconfigurado ou que algum componente, como memória ou CPU, foi danificado.

Seja um laptop ou um computador de mesa, se o PC ligar e o monitor não exibir uma imagem, também pode ser devido a uma falha de hardware, uma falha nas conexões do monitor ou até sujeira nos contatos do componente.

Por outro lado, se tentarmos ligar a tela e o logotipo do fabricante do mesmo não aparecer ou a luz de fundo do painel parecer nem acender, poderá haver uma falha no monitor.

Conexões ou falhas no monitor

Antes de começarmos a abrir nosso equipamento e a mexer nos componentes aleatoriamente, excluiremos possíveis falhas de conexão de nosso monitor ou painel.

Como sabemos, os monitores não são atemporais e, com violações, falta de energia ou devido ao clima, seu painel é degradado e pode quebrar como qualquer outra coisa. Como minha própria experiência, digo que tinha um monitor Samsung barato que com apenas 1 ano de vida quebrou da noite para o dia.

Conecte o vídeo a uma placa dedicada não integrada (desktop)

Vamos verificar as conexões, primeiro de tudo. Todos devemos saber que nosso PC não fornece uma imagem se tiver uma placa de vídeo dedicada e que estamos usando ela é a que está na placa. Podemos conectar inadvertidamente o monitor à porta de vídeo da placa-mãe. Isso pode acontecer quando compramos um PC novo e não estamos acostumados às portas, ou quando instalamos uma placa dedicada e não verificamos as conexões.

Seleção manual da fonte de vídeo

Outro problema que podemos encontrar é que nosso monitor não seleciona automaticamente a fonte de vídeo. Ou seja, conectamos o monitor com VGA, DVI, HDMI ou DisplayPort ao nosso PC e em seu firmware ele possui uma entrada fixa selecionada por padrão. O resultado será que a tela acenderá em preto com a mensagem "sem sinal" ao lado do nome do conector selecionado por padrão. Nesse caso, o que faremos é acessar as opções de vídeo do monitor e selecionar o conector ao qual conectamos o vídeo, fácil. Isso aconteceu conosco recentemente com um ViewSonic que analisamos.

Teste o monitor em outro PC

Pode ser diretamente em um laptop, mas se você já descartou as falhas anteriores e quando você pressiona o botão liga / desliga, a tela ainda está preta, é um problema. Nesse caso , devemos testar a tela em um PC que sabemos que funciona bem e ela deve ser ligada automaticamente, que pode ser um laptop via HDMI (todos têm). Se a tela não ligar e o PC estiver ligado, a falha está no nosso monitor, no final da história.

Falhas de hardware do nosso PC

Tendo descartado erros na tela, precisamos nos concentrar em nosso PC, embora deixemos os laptops para uma seção posterior, apesar do procedimento ser quase o mesmo.

O seu PC liga? Problema na fonte de alimentação

Se o meu PC não fornecer uma imagem, mas a torre também não ligar, temos um problema com a fonte de alimentação. Saberemos que um PC é ligado assim que ouvirmos ruído no disco rígido, se houver ruído mecânico e do ventilador. Se nada disso acontecer, é que a fonte não fornece energia corretamente à placa.

Outra maneira de saber se o seu computador está ativo é tocar no cooler da CPU. Se estiver frio, significa que o processador não está funcionando, o que pode dever-se ao fato de ele não ter sido iniciado ou quebrado. Por fim, verifique se o botão liga / desliga do chassi funciona, pode ter sido desconectado ou o cabo está quebrado

Antes de tudo, verifique se o interruptor que carrega a fonte para trás está na posição ligado.

Nesse caso, você deve verificar se os diferentes cabos de conexão fornecem tensão, que pode ser de 3, 3, 5 ou 12 V, dependendo do tipo de cabo. Deixamos aqui os diagramas de cada cabeçalho.

Outra maneira rápida de fazer isso é testar a fonte em outra placa-mãe ou testar nossa placa-mãe com outra fonte.

Como descobrir qual componente está falhando com as mensagens do BIOS

Chegamos a essa premissa ao ver que nosso computador liga normalmente (ou não normalmente) e a tela ainda está desligada. Nela, a luz de fundo acende com a bela mensagem de que não há sinal e apaga novamente. Isso pode ocorrer devido a muitos problemas diferentes, mas há três maneiras de identificá-los:

Alto-falante do BIOS

Nós os colocamos do mais antigo para o mais novo, já que todas as placas têm em seu F_Panel um cabeçalho para conectar o pequeno alto-falante inicial. A função que desempenha é muito importante, pois notifica, através de uma sucessão de bipes, um possível erro ou mau funcionamento durante a inicialização de um computador.

Infelizmente, atualmente poucas equipes o possuem e isso é algo que seria muito útil para um usuário com pouco conhecimento, pois a interpretação do LED Debug é um pouco mais complexa. Nesta tabela, deixamos o significado de cada sinal sonoro:

Sem dúvida, o mais comum nesse caso será o bipe longo com falha de memória RAM, os 5 bipes da CPU ou os erros da placa gráfica, o que quase sempre ocorre devido às conexões ruins no slot.

Postagem de inicialização

Em seguida, as placas intermediárias mais recentes começaram a colocar uma série de LEDs que marcavam a verificação do BIOS nos vários componentes. Este sistema simplifica o sistema de caixas acústicas, apesar de fornecer menos informações do que ele. Foi usado pela primeira vez quando o UEFI BIOS foi implementado.

Normalmente, eles são 4 LEDs organizados conforme visto na imagem: RAM, CPU, GPU (placa de vídeo) e Start. Quando um PC é inicializado, o BIOS verifica todos os componentes, para que os LEDs avancem até atingir o LED de inicialização. Se um dos itens acima permanecer ativo ou reiniciar quando um desses três for atingido, a falha estará nesse componente.

Debug LED Board

Finalmente, os painéis high-end atuais têm uma tela de dois dígitos que sempre marca eventos produzidos no hardware usando códigos alfanuméricos. Ele não apenas relata erros, mas também processos executados pela UEFI e pelos componentes. Nas imagens a seguir, deixamos o significado de cada código. Uma tabela idêntica está incluída em todos os manuais do quadro, pois é um sistema universal.

Limpe os componentes e garanta um bom contato

Como você pode ver, saber o motivo pelo qual o PC não fornece uma imagem está se tornando cada vez mais complicado. Então, vamos relaxar um pouco e fazer algo simples, mas sábio, que é abrir nosso PC e limpar seus componentes. Recomendamos ter estas ferramentas à mão:

  • Apagador de chave de fenda para limpar os contatos das memórias e escova GPU para limpar a placa Descarga de eletricidade estática, tocando em metal ou calçando luvas de látex

Isso é muito importante, porque a maioria dos problemas é resolvida simplesmente removendo, limpando e substituindo componentes. Vamos fazer sentido, isto é, se a placa nos der uma mensagem de erro na RAM, por exemplo, vamos nos concentrar nesse componente.

Os mais ousados ​​podem remover o dissipador de calor, a CPU e verificar se todos os contatos estão em perfeitas condições, sem dobrar. Da mesma forma, recomendamos a colocação de pasta térmica, se a pasta for muito dura ou desgastada.

Limpar o CMOS no quadro

Se removemos os componentes e os colocamos de volta e tudo permanece o mesmo, é hora de executar o próximo passo, que é redefinir o BIOS, chamado Clear CMOS.

CMOS é o chip que armazena as configurações de BIOS do nosso PC. É possível que, durante uma falta de energia, travamento no ovário ou por ter modificado algo que não deveríamos ter, os parâmetros não estejam corretos e o PC não possa inicializar. O que precisamos fazer é devolvê-lo ao estado de fábrica. Existem três maneiras de fazer isso:

Com o botão "CLEAR CMOS"

Quase todas as placas atuais têm um botão no painel da porta com esse nome ou similar (não deve ser confundido com o BIOS Flashback, que é para atualizá-lo). Este botão também pode estar dentro, no próprio quadro.

  • Vamos desligar a placa e desconectar a energia. Deixamos esse botão pressionado por 5 a 10 segundos. Iniciaremos a placa e o BIOS será reiniciado.

Com o jumper em placas mais antigas

É o mesmo que o botão anterior, mas está dentro da placa, geralmente perto da pilha e distingue-se por ter três pinos e uma ponte de plástico. Ao lado dele estarão CLRPWM, PASSWORD, CLEAR CMOS ou similares.

  • Desligamos a placa e desconectamos a energia. Retiramos os pinos 1-2 e perfuramos os pinos 2-3 por 5 a 10 segundos. Colocamos de volta onde estava. Ligamos a placa.

Removendo a bateria por alguns minutos e recolocando-a

Basicamente, é fazer o mesmo, mas de uma maneira áspera. A bateria das placas é usada para alimentar constantemente o chip CMOS que armazena as configurações do BIOS. Ao remover isso, voltamos aos parâmetros de fábrica do chip, então é um CMOS CLEAR em resumo.

Se uma placa não for utilizada há muito tempo, a bateria pode estar descarregada, notamos isso porque, quando é iniciada, ela sempre retorna ao estado de fábrica e não nos permite continuar com a inicialização. Então, devemos comprar um e colocá-lo.

Verifique os componentes da placa

Esperamos que, com as duas etapas anteriores, tenhamos conseguido resolver o problema que o PC não fornece uma imagem, em 80% dos casos é assim. Se, por outro lado, o PC iniciar, mas a tela não ligar, é hora de procurar componente por componente.

Memória RAM

Saberemos que é um problema disso quando o LED de depuração nos fornece um código 50 - 55, 3 bipes no alto-falante ou o Post para na "RAM". Se não for uma memória que acabamos de instalar, é possível que algum módulo tenha sido quebrado, portanto, você deve testá-los separadamente.

  • Tomamos um por um ou testamos separadamente. Fazemos em slots diferentes. Para ser mais seguro, testamos em outro PC.

Tenha cuidado, porque também é possível que tenhamos ativado incorretamente o perfil XMP das memórias no BIOS, inserimos uma tensão ou frequência incorreta. Com isso, a tela também não fornecerá uma imagem e o painel será reiniciado continuamente. Em princípio, isso não é prejudicial à RAM, mas tenha cuidado com as latências, pois os módulos podem ser carregados.

Placa gráfica

Esse problema é um pouco menos mecânico que o anterior, e o fato de a postagem de inicialização ser deixada na "GPU" não significa que o erro esteja nela. De qualquer forma, o que devemos fazer é verificar se a GPU dedicada está bem colocada no slot PCIe, sempre na primeira que será a que funciona em x16.

  • Se o nosso PC for Intel ou AMD com gráficos integrados, vamos removê-lo e conectar o monitor à porta de vídeo da própria placa-mãe.Se funcionar, pode ser um problema da GPU dedicada ou do barramento PCIe, caso em que o LED Debug não ultrapassará o código 90. Testamos a placa gráfica em outro PC, se possível, para verificar

Problema na CPU ou na placa mãe: atualize o BIOS

Quando a CPU está com defeito, ela pode nem inicializar ou é reiniciada continuamente sem passar pelo LED da CPU na postagem. A maneira mais clara de saber que não funciona é que o dissipador de calor em sua base está completamente frio.

Se a CPU for nova e compatível com a placa, e sabemos que ela está bem, o que devemos fazer é atualizar o BIOS para sua versão mais recente para garantir a compatibilidade. Para isso, existem três métodos, a partir do próprio BIOS no UEFI, através de um USB com o BIOS Flashback ou do software no Windows.

Se isso não funcionar, será melhor descartar a garantia, porque é raro o usuário ter duas CPUs ou duas placas em casa para testar. Além disso, se a placa estiver com defeito, seria melhor não colocar outra CPU, pois poderíamos quebrá-la também.

A tela do meu laptop não liga

Tudo o que foi escrito acima é aplicável a laptops, embora seja claro que testar componentes por componentes aqui é muito mais complicado. Existe um método bastante recorrente que geralmente funciona em laptops antigos com baterias removíveis:

  • Removemos a bateria e o plugue de energia Mantemos o botão Iniciar pressionado para descarregar os circuitos (60s por exemplo) Depois de um tempo, conectamos o laptop diretamente ao plugue de energia e sem a bateria

Limpar o CMOS para um laptop

Se quisermos fazer um CMOS CLEAR mais poderoso, teremos que abrir o laptop e procurar o jumper com esse nome. Ou remova a bateria e insira-a, como fizemos com uma placa de PC de mesa.

Com isso, o BIOS retornará aos parâmetros de fábrica e possivelmente retornará ao normal.

Atualizar BIOS

Os notebooks de hoje têm uma função interna para atualizar o BIOS facilmente e diretamente da rede. Para isso, precisamos entrar no próprio BIOS e localizar essa função na seção Ferramentas ou similar com uma conexão de Internet disponível. Isso é melhor visto nas instruções, pois cada fabricante e modelo pode mudar.

Também é possível fazê-lo através do software do Windows, se o laptop em questão oferecer essa possibilidade. Para isso, visitaremos a seção de suporte da equipe e procuraremos o aplicativo.

Verifique os componentes, teste o monitor externo e exiba a conexão com a placa-mãe

Às vezes, após abrir e fechar os laptops, o conector acaba quebrando, é normal após um longo período de uso e que só podemos verificar abrindo o laptop ou levando-o a um serviço técnico.

A melhor maneira de testar se a tela do laptop está quebrada é conectá-la a um monitor externo ou TV através da porta HDMI que o computador carregará ou do VGA, se for mais antiga. Se recebermos uma imagem normalmente, a falha é na tela integrada.

Temos apenas o processo típico que, neste caso, é reduzido para revisar as memórias e limpar bem os componentes.

Conclusão no meu PC não dá imagem

É sempre difícil criar esse tipo de tutorial, postagem ou o que você quiser chamá-lo, pois há uma infinidade de problemas que podem ocorrer e é impossível tratar cada um deles separadamente.

No entanto, acreditamos que com essas diretrizes e deixando de lado o medo de abrir um computador ou explorar o hardware de um PC, todos poderão descobrir qual é o problema do seu computador. A solução principal é quase sempre fazer um CLEAR CMOS ou alterar a memória RAM, pois é menos comum que as placas-mãe ou CPUs quebrem sem mais delongas, exceto para blecautes ou uso pesado.

Links que podem lhe interessar:

Sem mais delongas, esperamos que algumas dessas soluções o ajudem a resolver o problema se o seu PC não fornecer uma imagem. Se o problema persistir, você pode nos perguntar nos comentários abaixo ou abrir um tópico no nosso Fórum de Hardware. Quatro olhos vêem mais de dois e 100 muito melhor.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button