Avaliações

Memória ram no amd ryzen 3000: ram scaling 2133

Índice:

Anonim

Realizar o dimensionamento da RAM para comprar hoje o desempenho do PC é bastante fácil. Atualmente, temos um grande número de memórias RAM em diferentes tamanhos de velocidade e de muitos fabricantes. A tecnologia XMP e DOCP facilita muito as coisas, pois a instalação de memórias DDR4 maiores que 2133 MHz é uma tarefa muito simples e está disponível para quase todos.

Neste artigo, analisaremos como a escala de RAM funciona de 2133 MHz a 3600 MHz na nova plataforma AMD Ryzen 3000. Dessa forma, veremos em detalhes quais frequências valem a pena comprar ao ver os resultados de desempenho em jogos e benchmarks. Testaremos dois dos processadores mais relevantes da marca, o Ryzen 7 3800X 8C / 16T e o best-seller Ryzen 5 3600X com 6C / 12T. Vamos começar!

Recursos que influenciam o desempenho da RAM

Mas antes de começar diretamente com os resultados, vamos nos colocar em posição de saber o que avaliamos e como o avaliamos. Portanto, as principais características de uma memória RAM serão sua velocidade, capacidade e, claro, a tecnologia e se eles estão ou não em Dual Channel.

Lembre-se de que a função da RAM em um computador é armazenar temporariamente os programas em execução e suas instruções, juntamente com o sistema operacional. Dessa forma, o processador pesquisa diretamente na RAM as tarefas a serem executadas, em vez de ir para o disco rígido, muito mais lentamente e isso limitaria o desempenho.

Velocidade

Velocidade é precisamente o que avaliaremos neste artigo. É a frequência com que a memória é capaz de funcionar, medida em MHz. Nas memórias DDR, duas operações de leitura / gravação são executadas para cada ciclo do relógio. Além disso, o DDR4 trabalha com 4 bits, portanto a velocidade do relógio deve ser multiplicada por 4 e a velocidade nominal ou a freqüência efetiva deve ser multiplicada novamente por 2. Por exemplo, uma memória PC4-3600 tem uma velocidade de clock de 450 O MHz, enquanto o barramento, que chamamos de FCLK, trabalha a 1800 MHz, resultando em uma velocidade efetiva de 3600 MHz.

Salvo indicação em contrário, as RAMs são sempre comercializadas na frequência de sua velocidade efetiva definida nas especificações. De frente para o usuário no BIOS, essa é a frequência que vamos escalar. Mas é muito importante saber que o FCLK sempre funcionará à metade da velocidade nominal da RAM e, em programas como o CPU-Z, veremos precisamente essa frequência representada.

Paralelamente à tecnologia XMP (Extreme Memory Profiles) da Intel, temos a tecnologia DOCP que corresponde à AMD. A tarefa é a mesma: selecionar o perfil operacional na frequência máxima suportada pela placa e pelas memórias. As RAMs têm perfis JEDEC, perfis com diferentes escalas de frequência nas quais eles podem trabalhar. É como um overclock de fábrica cujo objetivo é sempre melhorar o desempenho dos 2133 MHz nos quais a RAM básica funciona.

Latência

Latência é o tempo que leva para a RAM atender a uma solicitação feita pela CPU. As memórias DDR executam duas operações no mesmo ciclo de clock, mas são amplamente influenciadas pelo barramento de comunicação entre a memória e a CPU. Quanto maior a frequência, maior a latência da memória e isso afeta a CPU e o controlador de E / S de RAM. Embora a velocidade sempre os torne módulos mais rápidos, apesar de terem maior latência, o resultado final da comunicação é mais rápido, como veremos mais adiante. Os valores são medidos em ciclos de relógio ou relógios. As latências são representadas no formato XXX-XX.

Capacidade

Capacidade é muito mais fácil de explicar. Nesse caso, não temos escala de RAM, pois a capacidade de um módulo é fixa e invariável, a menos que a CPU, o slot DIMM ou o sistema operacional o limitem de qualquer forma. É medido em GB e é a capacidade disponível para armazenar tarefas em execução.

Hoje, a coisa mais normal é ter 16 GB ou mais, por exemplo, 32 e até 64 GB para megatasking. Diante de uma equipe de jogos, com 16 GB, ficamos por enquanto, desde que tenhamos uma placa gráfica com sua própria RAM, o GRAM. No caso da AMD Ryzen, será obrigatório ter uma placa dedicada, pois ela não possui gráficos integrados, exceto a linha Athlon e a Ryzen da série 3000G.

Barramento de memória RAM e interface

Dessa forma, chegamos ao terceiro elemento mais importante que será a interface de comunicação e, mais especificamente, sua configuração em canal simples ou duplo (canal único ou duplo). Em relação à interface, é muito simples, atualmente todos os módulos são DDR4 e estão instalados nos slots DIMM ou SO-DIMM no caso de laptops.

A tecnologia Dual Channel ou Dual Channel permite acesso simultâneo a dois módulos de memória diferentes pela CPU. Em vez de ter um barramento de dados de 64 bits, ele é duplicado para 128 bits, para que mais instruções cheguem à CPU a ser processada. Isso é muito importante para o desempenho geral do computador, pois estamos praticamente dobrando a capacidade de leitura e gravação da RAM. Sempre que pensarmos em instalar uma certa quantidade de RAM, devemos pensar em dividi-la em pelo menos dois módulos. Por exemplo, se quisermos 16 GB melhor para colocar 2 × 8 GB que 1 × 16 GB ou 32 GB, divida-os em 2 × 16 ou mesmo 4 × 8 GB. O mesmo se aplica ao canal quádruplo, embora este seja reservado para processadores Intel X e XE e Threadrippers.

Infinity fabric e como isso afeta o dimensionamento da RAM

Arquitetura do Ryzen 3000 Infinity Fabric

E um elemento crítico que influencia diretamente o dimensionamento e o desempenho da RAM será o controlador de memória do processador. Talvez pareça mais para você no chipset North, North bridge ou North bridge, já que antigamente esse era um chip independente na placa-mãe. Atualmente, todos os processadores o implementam dentro do pacote.

Especificamente, o AMD Ryzen em sua série 3000 modificou a maneira como eles interagem com a memória RAM devido à sua configuração em chiplets. Chiplets são módulos de silício com uma certa funcionalidade. Esses processadores sempre têm dois ou três chiplets que compõem o processador, dois deles carregam os núcleos e a RAM e são chamados de CCDs. Dentro de cada CCD, existem dois CCXs construídos em 7 nm, cada um com 4 núcleos e cache L3 de 16 MB, formando um CCD de 8 núcleos e 32 MB L3. O terceiro chiplet é o controlador de memória, chamado cIOD, e é construído em 12nm.

Infinity Fabric e capacidade máxima de RAM para Ryzen 3000

Estamos interessados ​​no cIOD ou Data Fabric, que será responsável por comunicar a memória RAM com os núcleos através do Infinity Fabric. Dentro dela, temos todos os componentes encarregados de gerenciar a entrada e a saída da CPU, RAM e também das pistas PCIe.

O Infinity Fabric fez melhorias notáveis ​​desde a segunda geração da Ryzen e agora é capaz de operar na proporção de 1: 1 com RAMs de até 3733 MHz. Isso significa que, com uma memória de frequência efetiva (a de suas especificações) de 3733 MHz ou menos, o Infinity Fabric funcionará na velocidade do barramento, ou seja, metade da frequência efetiva. Com as memórias de 3600 MHz, ele passará para 1800, com outras para 3000 MHz e, portanto, para 1500, portanto, até o máximo de 1867 MHz. Mas quando colocamos uma RAM mais alta que isso, ela se tornará um perfil 1: 2, dividindo sua frequência pela metade com um x2 multiplicado, e isso afetará a latência das memórias. A AMD informou que seu Ryzen suporta no máximo 5100 MHz de memória.

Depois disso, também devemos entender como o barramento Infinity Fabric funciona nos diferentes processadores, já que em seus chiplets eles têm uma série de núcleos desativados, dependendo do modelo do processador, e isso afeta o barramento de comunicação. Especificamente, afeta o desempenho de gravação de memórias RAM com processadores que possuem um único CCD (3800x abaixo) ou dois CCDs (3900x acima). O Infinity Fabric funciona com cadeias de 32 bytes (32 * 8 = 256 bits), mas no caso de ter um único CCD, as leituras são efetivamente feitas no máximo disponível, mas as gravações são reduzidas para 16 bytes, para obter taxas de MB / s mais baixas, embora com melhores latências. No caso de processadores com 2 CCDs, a leitura e gravação são feitas em 32B, mas o barramento deve ser dividido para configurações de canal duplo, causando latências aumentadas.

Com tudo isso que a AMD diz, é que é mais recomendado 3600 MHz RAM para seus processadores. A implementação da tecnologia chiplet limita a capacidade dos barramentos de uma certa maneira, algo que, por exemplo, não ocorre nos chips Intel, pois está tudo dentro de um silício com um barramento 64B nativo. De qualquer forma, também não temos módulos de 4000 MHz; portanto, o dimensionamento da RAM foi de 2133 MHz a 3600 MHz.

Comparação e testes

Explicados os fundamentos da operação do barramento interno da Ryzen com Infinity Fabric, agora entraremos na questão prática e conheceremos os componentes que usamos para os testes.

Módulos de RAM e bancada de testes

O Ryzen Master representa o único CCD com os dois CCX do Ryzen 5 3600X

O principal será os módulos de memória RAM, que desta vez são cerca de 3600 MHz G.Skill Trident Z Royal Gold em uma configuração de 2 × 8 GB, perfazendo um total de 16 GB de canal duplo. Sua configuração de latência é CL 16-16-16-36 e é a que manteremos em todas as frequências que testamos.

Nós escolhemos essas memórias em parte por causa do chip que elas montam, sendo da marca Samsung e do tipo B-die, uma das melhores disponíveis. Esses chips nos fornecerão latências muito baixas e uma capacidade de overclock razoavelmente boa e ideal para jogos.

O restante do hardware é composto pelos seguintes elementos:

  • CPU 1: AMD Ryzen 7 3800X CPU 2: AMD Ryzen 5 3600X Placa - mãe: Asus X570 Crosshair VIII Hero BIOS Versão: AGESA 1.0.0.3 ABBA RAM: G.Skill Trident Z Royal Gold 2 × 8 GB @ 3600 MHz GPU: Nvidia Disco rígido RTX 2060 Founders Edition: PSU ADATA SU750: Cooler Master V850 Gold Sistema operacional: Windows 10 Pro 1903 (18362)

Como podemos ver, um hardware bastante forte que simula o cenário de um PC para jogos de alto desempenho. Realizamos o dimensionamento da RAM com dois processadores para ver como isso afeta o desempenho de ambos.

Da mesma forma, não modificamos nenhum parâmetro de desempenho dos processadores para simular em um ambiente puramente real com o gerenciamento adequado do BIOS com esses dois Ryzen.

Calculadora DRAM para o software Ryzen

Parâmetros no modo "SEGURO"

Da mesma forma, nessa escala de RAM, o software DRAM Calculator for Ryzen não poderia faltar, uma solução TechPowerUp que ajudará o usuário a colocar a melhor configuração de memória RAM para seus equipamentos. Explicamos que, no programa, apresentaremos os dados relacionados à nossa memória RAM, frequência, tipo de chip e configuração, e calculará a latência, tensão e outros parâmetros para otimizar o desempenho com o AMD Ryzen Zen, Zen + ou Zen 2. Em seguida, Colocaremos esses dados no BIOS para ver como eles afetam o desempenho do sistema.

Características técnicas das memórias RAM de teste

Por sua vez, usamos o software Thaiphoon Burner para coletar todas as informações técnicas possíveis da memória e, portanto, temos os parâmetros exatos para o programa de cálculo. O programa, por sua vez, nos dará uma configuração conservadora que não compromete nossa RAM, uma mais agressiva e a outra extrema. Usaremos apenas o que nos fornece no modo de segurança.

Estes são os parâmetros e o local para inseri-los no BIOS.

Para os outros resultados, adotamos os valores automáticos, exceto as principais latências, que definimos como 16-16-16-36, conforme estão nas suas especificações. Da mesma forma, aumentamos manualmente a tensão para 1.35 ou 1.36 a partir de 2866 MHz.

Escala de RAM: resultados de benchmark

Primeiro, veremos os resultados que os benchmarks mostram, compostos pelos seguintes programas:

  • Cinebench R15 em seus três testes Mono-Core, Multi-Core e teste com Open GL Cinebench R20 em seus dois testes AIDA64 Engineer, RAM testa 3DMark Fire Strike (DX11), Fire Strike Ultra (DX11) e Time Spy (DX12) WPrime 32M com 1 thread e com todos disponíveis em cada CPU, 12 para o 3600X e 18 para o 3800X

Primeiro, analisando os testes do Cinebench, percebe-se que a influência da memória RAM e sua latência são bastante baixas. Embora seja verdade que um ligeiro aumento no desempenho seja observado quanto maior a frequência, isso não é muito relevante em termos de desempenho puro da CPU. No teste Open GL, vimos um aumento considerável no FPS, até 26 no 3800X e 19 no 3600X; portanto, quanto mais poderosa a CPU, mais ela influencia. O mesmo vale para os testes WPrime, que avalia sempre o tempo de processamento da tarefa da CPU. São observadas pequenas melhorias, mas na maioria dos casos, o estado e a carga da CPU, em vez da velocidade da RAM, influenciam. Talvez com uma carga maior de tarefas, faça muito mais diferença.

Obviamente, é na AIDA onde vemos as maiores melhorias. Em suma, mede a velocidade da RAM e o aumento é constante e linear em todas as frequências. Os números são muito semelhantes para os dois processadores, pois ambos possuem um único Chiplet e a comunicação com a RAM é idêntica. No caso da latência, vemos que é um gráfico logarítmico, ou seja, com frequência crescente, a latência melhora cada vez menos. Como discutimos anteriormente, o Infinity Fabric tem uma taxa de frequência de 1: 1 até 3733 MHz, e isso favorece a melhoria da latência.

Agora vamos estudar os resultados dos benchmarks gráficos. Não há influência direta no desempenho da GPU, o que é claramente visto na "Pontuação dos gráficos". Em relação ao "Physics Score", do qual a CPU é responsável, vemos melhorias notáveis ​​no desempenho, embora, em face do resultado final ou global, isso não faça nenhuma diferença. Em seguida, confirmaremos esses resultados em jogos para ver como a escala de RAM influencia.

Por fim, destacar os valores na linha 3600+ corresponde aos ajustes feitos com os dados da Calculadora DRAM. E a verdade é que existem casos como benchmarks e Cinebench que vêem um aumento no desempenho, então realmente funciona e vale a pena usar.

Escala de RAM: resultados de jogos

Vamos ver os resultados em 4 jogos sob o DirectX 12 bastante exigentes e da geração atual. Os dados coletados são a medida do FPS durante o teste de benchmark para cada jogo.

  • Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 11 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT ou DLSS) Sombra do Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 (sem DLSS) Engrenagens 5, Alta, TAA, DirectX 12

E a verdade é que a influência nos jogos é bastante pequena, e onde mais notamos a diferença está na resolução mais usada pelos jogadores, ou seja, Full HD. Aqui vemos melhorias de 9 FPS no Tomb Rider com o 3600X e 8 FPS no 3800X, o que é bastante. Deus Ex e Metro mal aumentam 2 FPS, enquanto o Gears 5 faz 6 FPS. Conseqüentemente, podemos entender que quanto mais FPS o jogo alcança com os gráficos, maior o aumento.

No caso de resoluções mais altas, você já sabe que a CPU influencia menos e isso é demonstrado em todos os resultados. O que muda mais é Deus Ex, mas são 2 FPS em determinadas frequências. E se você olhar, ter um 3600X ou um 3800X tem muito pouco efeito no desempenho dos jogos, então você entende por que o 3600 e o 3600X são os mais vendidos com uma relação desempenho / preço espetacular.

Conclusão sobre o dimensionamento da RAM com Ryzen

Com este artigo, acreditamos ter deixado claro como o dimensionamento da RAM influencia o desempenho de um computador, variando entre 2133 MHz e 3600 MHz, frequência recomendada pela AMD para o seu novo Ryzen.

A verdade é que a influência no desempenho puro da CPU não é decisiva, mas 9 FPS nos jogos em Full HD são suficientes, e mais do que poderiam ser se usarmos placas gráficas maiores ou outros jogos. A arquitetura Infinity Fabric também influencia diretamente o desempenho da CPU, e o fato de 1: 1 com RAM melhora muito o desempenho comparado às arquiteturas anteriores, com latência reduzida e ótimo desempenho em todas as frequências. memória RAM.

Esperamos esclarecer as dúvidas para esses usuários que procuram uma RAM para sua nova plataforma. Recomendamos a aquisição de memórias de 3000 MHz ou superior, pois em tarefas exigentes e carga de trabalho pesada, isso fará a diferença com sua melhor capacidade de escrita, leitura e latência.

Agora deixamos alguns tutoriais e guias relacionados ao tópico:

Que memórias você usa e qual CPU você tem? Para perguntas ou notas, você tem a caixa de comentários abaixo, esperamos ter ajudado.

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button