Android

▷ Melhores placas gráficas do mercado 【2020】?

Índice:

Anonim

O mercado atual está repleto de inúmeras placas gráficas para escolher, uma situação que pode confundir muitos usuários ao comprar uma nova placa; por isso, preparamos este artigo no qual falaremos sobre algumas das melhores opções entre as para escolher por faixa de preço. Para as quais respondemos às perguntas típicas , qual é a melhor no momento? Tenho 200 euros como orçamento ? Nvidia ou AMD ?

Para isso, dividimos as opções disponíveis em três faixas: alta , média e baixa. Vamos la!

Índice de conteúdo

Obviamente, antes de começarmos com o guia, forneceremos algumas informações interessantes para não escolhermos cegamente nossa placa de vídeo. Existem vários fatores a serem levados em consideração ao escolher uma GPU para nossa equipe, e não apenas o preço.

O que é uma GPU e uma APU

Os processadores Intel Core de 7a geração oferecem experiências mais ricas, desempenho e capacidade de resposta incríveis, e verdadeiro entretenimento ultra HD 4K em novos dispositivos impressionantes. (Crédito: Intel Corporation)

Muitas vezes falamos sobre "GPU" e "APU" quando falamos no campo das placas gráficas. Mas o que esses termos realmente significam e a que eles se referem?

Uma GPU ou unidade de processamento gráfico é basicamente um processador gráfico. Assim como uma CPU é a unidade central de processamento do nosso computador, neste caso, estamos lidando com a unidade de processamento gráfico do computador. Uma GPU NÃO é uma placa de vídeo, mas o chip responsável pela execução do processamento gráfico, cálculos de ponto flutuante e 3D que dão o maior peso a um jogo ou programa de renderização gráfica.

A GPU pode estar localizada em uma placa de expansão, que pode ser adquirida independentemente de nossa própria equipe ou integrada na placa-mãe. De qualquer forma, esse processamento é especialmente projetado para processamento gráfico e, dessa forma, liberta nosso processador principal desse tipo de computação tão complexo e pesado.

Agora veremos o significado de uma APU ou Unidade de Processador Acelerado. Este termo foi inventado pela AMD para definir processadores com GPU integrada no pacote. Isso significa que, dentro de um processador ou CPU normal, também teremos em um local específico, outro circuito que será responsável pelo processamento 3D dos gráficos do nosso computador. Muitas das CPUs atuais têm esse tipo de núcleo integrado no mesmo silício, mesmo com uma placa gráfica externa. Obviamente, a capacidade de processamento gráfico de uma APU é muito menor do que se tivéssemos uma placa gráfica dedicada.

O que temos que deixar claro disso é que o fato de termos um processador com gráficos integrados não significa que não podemos ter uma placa gráfica dedicada; na verdade, é a coisa mais normal hoje em dia, e certamente você possui uma APU no seu PC. Os consoles de jogos são o exemplo vivo de uma APU; eles contêm um processador que desempenhará o papel de CPU e GPU.

O termo cartão dedicado foi usado várias vezes nesses parágrafos. Vamos ver o que é isso.

Diferença entre um cartão dedicado e um cartão interno

Placa gráfica integrada

Começamos com as placas gráficas integradas. Já vimos que um processador pode ter em si um processador gráfico para formar uma APU. Bem, precisamente isso significa ter uma placa gráfica interna. Nesse tipo de computador, não haverá placa conectada aos slots PCI, mas teremos um conector DisplayPort ou HDMI saindo diretamente da nossa placa-mãe.

Isso é muito comum em laptops, onde o espaço é muito pequeno e os fabricantes precisam obter o máximo de integração dos componentes para caber em tudo. Notaremos rapidamente que nossos laptops possuem uma placa de vídeo integrada se não encontrarmos um adesivo da Nvidia ou Radeon em nenhum lugar, ou vamos ao gerenciador de dispositivos e encontramos na seção de gráficos algo semelhante a "Intel HDxxxx Graphics" ou "AMD Embedded".

Atualmente, os processadores possuem poderosas GPUs integradas, com as quais podemos reproduzir conteúdo em 4K e até jogar muitos jogos, mas NUNCA atingirão o nível de uma placa gráfica dedicada. Além disso, uma placa de vídeo integrada ocupará uma parte da RAM para uso próprio, portanto teremos menos disponível para uso normal do PC.

Placa gráfica dedicada

Estes são os que nos interessam, os que são adquiridos independentemente e se conectam a um slot PCI Express. Veremos que nossas equipes têm um deles quando vemos um adesivo da Nvidia do lado de fora ou um adesivo da Radeon em alguns casos. Esses tipos de placas têm suas próprias GPUs de alto desempenho e foram projetados exclusivamente para processar gráficos 3D e operações de ponto flutuante. Além disso, eles instalam sua própria memória RAM, chamada VRAM ou GDDR RAM, e isso também é muito mais rápido que a RAM normal.

Os ultrabooks ou laptops para jogos mais poderosos terão quase todos eles, uma placa gráfica dedicada. Isso não significa que podemos extraí-lo e alterá-lo, pois, mesmo que seja dedicado, será instalado por meio de um chip na mesma placa-mãe do processador. Vamos notar isso porque ele tem seu próprio dissipador de calor.

Quais são as vantagens e desvantagens de ter uma placa gráfica dedicada?

Bem, para um jogador, será praticamente obrigatório ter um deles. Vamos ver o que eles nos trazem e que aspectos negativos eles têm:

Vantagens

  • Eles são muito mais poderosos que uma GPU integrada, podem ser comprados e trocados quando queremos uma melhor. Possui GPU própria e memória própria. Podemos jogar todos os jogos que desejamos e ativar filtros avançados e de qualidade superior sem nossa equipe. Eles têm seu próprio sistema de resfriamento integrado.Se for bom, podemos reproduzir os mais recentes títulos do mercado, mesmo que nossos equipamentos sejam antigos.Existem muitos modelos, dos mais poderosos aos mais normais, e quase todos terão um desempenho melhor do que um cartão integrado.

Desvantagens

  • O investimento em dinheiro bom é bastante grande, quase sempre superior a 300 euros, consome energia suficiente e precisamos de fontes de alimentação superiores a 500 W. Colocam mais calor em nossa caixa.

De qualquer forma, as vantagens são mais do que as desvantagens e, se você quiser jogar o jogo mais recente, precisará necessariamente de um deles, e é por isso que está aqui.

Especificações gráficas: GPU e arquitetura

Bem, muitas coisas devem ser levadas em consideração ao comprar uma placa gráfica. Cada um desses elementos possui muitos recursos e números para determinar qual é o melhor e o pior. Vamos começar com o seu processador gráfico ou GPU. Vamos tentar explicá-lo com base nas tecnologias que estão no mercado hoje.

Os processadores gráficos têm parâmetros de desempenho infinitos e também são construídos sob diferentes arquiteturas e fabricantes. Nesta lista, apenas poderemos ver as tecnologias mais recentes de cada fabricante, bem como as características que devem ser levadas em consideração para cada um deles.

Arquitetura de Turing (Nvidia)

Seu nome no mercado estará sob o termo "RTX". Qualquer placa de vídeo que carregue seu nome RTX será a tecnologia de Turing e é a tecnologia mais inovadora da marca e que nos oferece as placas de vídeo de mais alto desempenho atualmente.

Se queremos tocar o mais recente, com a melhor qualidade, com a mais alta resolução e com realidade virtual, precisaremos de um deles. A arquitetura de Turing fabrica processadores com transistores de 12nm e otimizados para Ray Tracing, ou Ray Tracing em tempo real, Realidade virtual (VR) e Inteligência artificial. Estamos interessados ​​nos dois primeiros. O rastreamento de raios em tempo real significa que, nos jogos de última geração e nos títulos mais recentes, obteremos qualidade gráfica superior ao que já vimos antes. Maior realismo nas sombras, reflexos na água e no solo, densidade de partículas de adaptação dinâmica, para fornecer um resultado final o mais realista possível. O mesmo pode ser aplicado à realidade virtual.

Nas características dos processadores da Nvidia RTX, podemos identificar os núcleos CUDA , núcleos tensores e núcleos RT e a frequência de clock do processador. Quanto maior o número desses núcleos e a frequência, maior o desempenho da placa gráfica.

Arquitetura Radeon NAVI 10

Esta é a mais recente tecnologia AMD, a grande novidade que a AMD traz nessas placas gráficas é sua arquitetura, na qual ela afirma ter redesenhado completamente a maneira de lidar com as instruções e o processamento delas pelos núcleos gráficos.

Seu nome é RDNA (lembre-se de que o anterior foi chamado GCN) e há duas características principais para o usuário: o primeiro, uma melhoria no IPC (operações por ciclo) do processador gráfico de até 25% em comparação à geração anterior, e segundo, um aumento no desempenho geral por watt de até 50%. No papel, uma GPU RDNA deve oferecer desempenho até 44% melhor que uma idêntica, mas sob GCN. Isso abre muitas portas para a AMD criar placas mais poderosas e eficientes.

Mas também temos grandes lacunas, como rastreamento de raios em tempo real ou tecnologia de aprendizado profundo como DLSS na Nvidia. Claramente fará parte da nova geração de jogos, por isso ainda é um problema pendente da AMD.

Arquitetura Pascal (Nvidia)

Pascal é a arquitetura da geração anterior de placas gráficas da Nvidia. Ainda hoje são muito boas placas gráficas e localizadas em faixa baixa, média e alta. Em geral, eles têm um custo menor do que os novos e, se recebermos boas ofertas, também serão muito interessantes.

Poderemos identificá-los facilmente se a palavra "GTX" e os números de 1000 aparecerem no modelo, por exemplo 1050, 1060, 1070 e 1080. Eles também funcionam com todos os tipos de jogos nas resoluções 1080p, 2K e 4K.

Arquitetura Polaris RX (AMD)

Esta é a geração anterior de placas gráficas AMD, embora atualmente elas sejam amplamente utilizadas como componentes low- end e principalmente low- end. São placas gráficas com bom desempenho em resoluções de 1080p e 2K a um preço realmente reduzido. Na verdade, eles são ainda melhores que o Radeon Vega, com um processo de fabricação de transistor de 14 nm.

Nós os distinguiremos rapidamente pelo "RX" distintivo em seu nome, e sempre teremos que prestar atenção aos fabricantes com modelos personalizados como o Asus, já que os modelos da série são bastante medíocres e com pouca refrigeração.

Gráficos Intel HD

Mencionamos isso como uma mera anedota. Essa tecnologia Intel HD é usada pelo fabricante para nomear os núcleos gráficos que compõem suas CPUs. Em outras palavras, elas são placas gráficas integradas e podemos distingui-las pelo nome "Intel HDxxxx" no gerenciador de dispositivos.

Ele não possui placas gráficas dedicadas, elas são destinadas a laptops de jogos de gama média e, portanto, não oferecem desempenho no auge de uma experiência de jogo ideal.

Especificações gráficas: memória, quantidade e largura do barramento

Outro aspecto fundamental de uma placa de vídeo é a memória e, é claro, a largura do barramento.A capacidade de armazenar os dados gráficos do jogo, os ambientes renderizados e a capacidade de transferência dependerão deles.

Atualmente, as diferentes arquiteturas que vimos usam principalmente três tipos de memórias gráficas, que precisaremos conhecer e saber como avaliar suas propriedades.

Memória GDDR6

Essa é a memória mais rápida existente atualmente, mas também a mais cara de produzir. É implementado pelas placas gráficas da arquitetura Turing da Nvidia e é uma das principais razões pelas quais os produtos se tornaram mais caros que a geração anterior.

Essa memória GDDR6 é capaz de velocidades não inferiores a 14 Gbps. Em quase todas as ocasiões, geralmente encontramos essa nomenclatura em vez do tradicional GHz para definir a velocidade da memória.

Memória HBM2

Essa memória é a principal novidade da arquitetura Vega da AMD e, embora não tenha velocidades tão altas quanto GDDR, ela possui uma interface ou largura de barramento muito maior, chegando a 2048 bits. Sua velocidade é de aproximadamente 1, 9 Gbps.

Digamos que eles forneçam a velocidade bruta pela largura do barramento e capacidade de transferência. Para fins práticos, eles têm uma largura de banda semelhante às memórias GDDR6

Memória GDDR5 e GDDR5X

A memória GDDR5X é uma evolução do GDDR5 normal que apenas os modelos GTX avançados da Nvidia da arquitetura anterior implementam, sendo os GTX 1080 e 1080 Ti. A velocidade dessa memória atinge até 10 Gbps.

A memória GDDR5 está presente nas placas da geração Pascal e no AMD Polaris RX, e podemos encontrá-la com velocidades que variam de 6 Gbps a 8 Gbps, é claro que quanto mais, melhor.

Quantidade de memória

Independentemente do tipo de memória, temos a quantidade instalada na placa gráfica. 2 GB não é o mesmo que 8, longe disso. Quanto mais memória instalamos em uma placa gráfica, mais dados gráficos podemos armazenar nela. Em operação, é exatamente o mesmo que na memória RAM, se for pequena e cheia, teremos um jogo mais lento e, enquanto percorremos o mundo, notamos uma inconsistência nos objetos à nossa volta, aparecendo ou desaparecendo repentinamente.

Também influencia a distância de visualização, especialmente em jogos de mundo aberto, quanto mais memória, maior distância será representada no mundo e mais objetos distantes veremos.

Para que um gráfico seja bom e funcione bem em todos os jogos, você precisará ter pelo menos 4 GB de memória instalado.

Largura e largura de banda do barramento de memória

A largura do barramento de memória representa o número de bits que podem ser transmitidos e é medido em bits. Isso é chamado de palavra, a instrução que é enviada da memória para o processador, quanto maior a palavra que podemos enviar, maior será o barramento e, portanto, maior a capacidade de processar as instruções que teremos. Atualmente, as placas gráficas têm uma largura de barramento entre 192 bits e 2048 bits que vimos nas memórias HBM2 . Quanto maior a largura do barramento, melhor, mas sempre levando em consideração a largura de banda que finalmente obteremos.

Largura de banda da memória é a quantidade de informação que pode ser transferida por unidade de tempo e é medida em GB / s. Quanto maior a largura do barramento e maior a frequência da memória, maior será a largura de banda. E é por isso que a memória HBM2 possui largura de banda final semelhante a GDDR6.

  • Enquanto o HBM2 trabalha com 1, 9 Gbps e largura de barramento de 2048 bits no RX Vega 64, obtém uma largura de banda total de 483, 8 GB / s.O segundo tem uma largura de barramento de até 352 bits e 14 Gbps. no RTX 2080 Ti e você obtém uma largura de banda de 616 GB / s

O que significa quão importante é a largura do barramento e a velocidade da memória.

Conectores de alimentação

A conectividade de uma placa de vídeo é muito importante e, é claro, o conector de energia que ela possui, pois quanto maior o TDP (Thermal Design Power) ou o número de watts que consome, mais conectores precisaremos.

Conector de alimentação

Começaremos com o conector de energia que nossa placa gráfica terá. Em geral, podemos encontrar vários tipos ou, melhor dizendo, quantidades de conectores. Felizmente, todas as placas gráficas funcionam com a mesma tensão de entrada, portanto, nesse sentido, não teremos problemas com os conectores de nossa fonte de alimentação. Tipos que podemos encontrar:

  • Conector de 6 pinos: é o conector básico e todas as placas gráficas de gama média / alta terão pelo menos uma delas. É simplesmente um cabo com duas linhas de 3 pinos. Todas as fontes têm pelo menos um. 6 + 2 pinos: além dos 6 anteriores, haverá mais dois, formam duas linhas de 4 conectores. Da mesma forma, qualquer fonte de alimentação que se preze reunirá esses dois pinos de maneira destacável com os outros 6. 8 + 6: passamos agora a placas com um TDP superior a 160W. Além do conector de 8 pinos (6 + 2), encontraremos outro, com outros 6 pinos. 8 + 8: Finalmente, as placas com maior consumo e mais de 200W trarão o conjunto completo, que será dois conectores de 8 pinos. Fontes de corrente acima de 500W devem transportar dois desses conectores, de preferência separadamente em cabos separados. 8 + 8 + 8: Essas já são apenas configurações especiais com refrigeração líquida incorporada ou cartão ridiculamente exclusivo como o MSI Carbon

Placas gráficas muito pequenas não terão conectores e a energia do slot PCie será suficiente.

Portas de conexão multimídia da placa de vídeo

Passamos agora à conectividade em termos de portas multimídia, que está se tornando cada vez mais importante para monitores de alta resolução e óculos de realidade virtual. Em seguida, revisaremos quais conectores podemos encontrar em uma placa e quais precisaremos, dependendo do monitor que temos.

Conector HDMI

A Interface multimídia de alta definição é um padrão de comunicação para dispositivos multimídia de som e imagem não compactados. É um conector alongado com duas retificadoras nas extremidades. Temos vários tamanhos, HDMI, Mini HDMI e Micro HDMI. Estamos interessados ​​em ser um conector HDMI e muito mais na versão do HDMI que ele traz.

A versão HDMI influenciará a capacidade de imagem que podemos obter da placa gráfica. A versão mais recente é o HDMI 2.1, que nos permitirá conectar monitores com resoluções de até 10K e reproduzir 4K em 120Hz e 8K em 60Hz.

A maioria das placas possui HDMI 2.0b, o que nos permite conectar monitores 4K a 60 Hz e sincronização dinâmica. Uma placa de vídeo que se preze deve trazer pelo menos uma delas se tivermos um monitor com esse tipo de interface.

Conector DisplayPort

É um conector muito semelhante ao HDMI, mas com apenas um sorriso de um lado. Como antes, a versão dessa porta será muito importante, e precisaremos que ela seja pelo menos 1.4, pois essa versão tem suporte para reproduzir conteúdo em 8K a 60 Hz e em 4K a 120 Hz.

Se tivermos um monitor de alto desempenho, ele certamente terá um conector desse tipo, e você precisará dos gráficos necessários para aproveitar ao máximo o nosso equipamento.

Conector DVI

É improvável que essa interface seja encontrada nos monitores atuais, embora gráficos como o RTX 2060 ainda o tragam. Existem versões diferentes do conector DVI, embora a mais difundida atualmente seja o DVI-D. Este possui um conector de 24 pinos e uma placa plana horizontal que faz o terra. Ele suporta resoluções de até 4K, mas não é recomendado se tivermos um dos conectores anteriores.

Conector USB tipo C

Essa é uma das novas adições à conectividade das placas gráficas de nova geração. Este conector será muito importante a partir de agora, especialmente para laptops e dispositivos de realidade virtual.

Esse USB possui o Modo Alternativo DisplayPort, que nada mais é do que a funcionalidade do DisplayPort 1.3, com suporte para exibição de imagens em resolução 4K a 60 Hz. Essa porta, portanto, será muito interessante para laptops ultrafinos que não possuem Conector DisplayPort e queremos obter um monitor externo com essa interface.

Mas isso não pára por aqui, outra das grandes utilidades dessa porta é a de fornecer conexão para óculos de realidade virtual, pois normalmente trazem esse tipo de conectividade atualmente. Especialmente os da Nvidia com o VirtualLink. Portanto, se planejamos usar a placa gráfica para VR, será melhor ter essa porta.

Tamanho de um gráfico: comprimento e slots que ele ocupa

Outra seção que devemos levar em consideração são as medidas da placa de vídeo, uma vez que existem chassis nos quais determinadas configurações da placa não se encaixam. Portanto, devemos sempre olhar para a largura, comprimento e altura do cartão e compará-lo com as especificações do nosso chassi, ou pegar diretamente um medidor e medi-lo.

Praticamente todas as placas gráficas terão suas próprias medidas e é muito difícil categorizá-las em medidas padrão. Se o fizermos, basicamente teremos três tipos:

Tamanho estendido ou ATX: esses cartões são a configuração mais longa dos três e quase sempre terão mais de 220 mm de comprimento, chegando a 300 mm ou mais. Teremos que prestar atenção especial a essas medidas e às de nosso chassi. Eles serão fáceis de identificar, porque quase sempre têm três fãs

Tamanho normal: são cartões que medem no máximo 220 mm de comprimento e cabem praticamente em todos os chassis. São quase sempre cartões de ventilação com ventilador duplo ou turbina.

Tamanho compacto ou ITX: eles são os menores de todos, embora não por esse motivo sejam menos poderosos. É normal encontrar uma dessas versões em cada modelo, com um pouco menos de energia que a configuração longa. Suas medições terão cerca de 120 mm de largura por 150 mm de comprimento ou menos e são orientadas para pequenas torres ITX.

Outro fator muito importante é a altura dos cartões, pois a tendência atual é aumentá-los cada vez mais, com dissipadores de calor maiores e ocupando mais espaço. Esse espaço pode ser medido por slots ou slots de expansão. Todos sabemos o que é. Quanto mais alto, mais slots não serão utilizados em nossa placa-mãe.

  • 1 slot: quase se esqueça, para um gráfico ocupar um único slot, ele deve ter apenas 2 cm de altura e é muito raro encontrar um que seja bom para qualquer coisa. 2 ranhura: equivalente a uma altura de 4 cm ou 40 mm, e sim, podemos encontrar muitos deles limitados a essa altura. 3 ranhura: faz uma altura de mais de 40 mm, chegando a 54 em alguns modelos, e maior que veremos em breve.

Tipos de dissipador de calor e qual é o melhor

Um elemento muito importante e que muitos jogadores ignoram é o dissipador de calor da placa de vídeo. As placas gráficas são componentes com processadores que requerem uma grande quantidade de energia para a enorme massa de informações que eles são capazes de processar, e isso obviamente gera muito calor no interior. Portanto, ter um bom dissipador de calor é muito importante, ainda mais que o de uma CPU. Existem diferentes tipos de dissipadores de calor da GPU:

Dissipador de calor de fluxo personalizado ou vertical

Esses dissipadores de calor são de longe o melhor desempenho. Eles são compostos de uma base construída de cobre que está em contato com a GPU e as fases de energia. Alguns tubos de calor integrados a essa base são responsáveis ​​por capturar todo o calor e distribuí-lo entre um trocador de aletas instalado em toda a extensão do PCB da placa, além de exceder essa medida e se estender além dela. Esses tubos de calor podem implementar uma câmara de vapor para otimizar a distribuição e a velocidade da transmissão de calor. Este bloco será feito de alumínio ou cobre e será banhado por um fluxo de ar vertical gerado por um, dois ou até três ventiladores instalados em um convés acima desse bloco.

O resultado final será um quadro que cubra completamente a placa de circuito impresso da placa para facilitar a dissipação de calor dos componentes. Além disso, na área superior da placa, também podemos ter uma placa traseira que também cobre toda a área.

Dissipador de calor do tipo ventilador

O design desses dissipadores de calor é mais antigo e é raro vê-lo nos modelos atuais, pois o fluxo de ar é mais baixo e a dissipação muito menos ideal. Esses dissipadores de calor têm um núcleo de cobre que faz contato com a GPU e o VRM para capturar o calor e distribuí-lo para a área superior, onde haverá um bloco aletado. Este bloco também pode conter uma câmara de vapor, para que a transferência de calor seja de melhor qualidade.

Bem, esse bloco será banhado por um fluxo axial de ar proveniente de um ventilador centrífugo (captura o ar verticalmente e expele horizontalmente). Tudo isso será coberto com uma cobertura externa para evitar que o fluxo de ar se disperse antes de passar pelas barbatanas.

Arrefecimento por líquido

Em alguns casos, também temos configurações de refrigeração líquida para placas gráficas personalizadas. A operação é a mesma do caso das CPUs, um bloco é instalado na GPU, onde um líquido circula em circuito fechado. Isso alcançará uma troca de ventiladores para transferir o calor do líquido para o bloco aletado, onde será finalmente transferido para o ar.

Dissipador de calor passivo

Bem, basicamente é um bloco aletado de alumínio ou cobre que é instalado na parte superior da GPU e dissipa o calor sem um ventilador. É claro que é o pior e é instalado apenas por placas gráficas ou entradas de baixo custo.

Depois disso, já estamos em posição de começar com a nossa lista de melhores gráficos do mercado, então vamos lá.

Melhores placas gráficas topo de gama: "Quero o máximo de sempre"

A faixa alta corresponde às placas mais poderosas que nos garantem um excelente desempenho, reproduzindo níveis altos ou máximos de detalhes gráficos com filtros agressivos para melhorar a qualidade da imagem, como a MSAA, e também permite reproduzir em altas resoluções, como 2K ou 4K, embora neste último caso, será necessário diminuir os detalhes gráficos e, principalmente, os filtros, como antialiasing. De qualquer forma, obteremos uma experiência de jogo muito superior à oferecida pelos consoles da geração atual Xbox One X e PS4 pro

Cartão Frequência do núcleo Velocidade de memória Quantidade de memória Interface de memória Largura de banda da memória Dissipador de calor personalizado
Gigabyte GeForce RTX 2080 Ti GAMING OC 1350/1650

MHz

14 Gbps 11 GB GDDR6 352 bits 616 GB / s WINDFORCE 3x

Gigabyte GeForce RTX 2080 SUPER Gaming OC

1650/1845 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bits 496, 1 GB / s WINDFORCE 3X
MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio 1605/1800 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bits 448 GB / s TRI FROZR
Asus ROG Strix RTX 2060 Super OC 1470/1830 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bits 448 GB / s ROG STRIX

MSI Radeon RX 5700 XT Evoke OC

1605/1975 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bit 448 GB / s Dissipador de calor axial com ventilador duplo

Gigabyte AMD Radeon RX 5700 XT Gaming OC

1605/1905 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bit 448 GB / s WINDFORCE 3X
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming 1569/1683 MHz 11 Gbps 11 GB GDDR5X 352 bits 484 GB / s Evga iCX 3 ventiladores

A Nvidia está fazendo um excelente trabalho com sua arquitetura gráfica Turing e tornou-se a rainha indiscutível no high-end das placas gráficas. Suas novas GPUs mostraram um nível de desempenho e eficiência energética difíceis de superar para sua rival AMD, que se concentrou na faixa intermediária de sua nova geração de placas gráficas. Mas a AMD redesenhou sua arquitetura gráfica e lançou novos modelos que pelo menos correspondem ou seguem as GPUs topo de linha da Nvidia.

Gigabyte GeForce RTX 2080 Ti GAMING OC

Gigabyte GV-N208TGAMING OC-11GC, placa gráfica (352 bits, 7680 x 4320 pixels, PCI Express x16 3.0), HDMI, GeForce 9800 GTX +, preto
  • Processador gráfico NVIDIA Turing: GeForce RTX 2080 Ti11GB dedicada GDDR6 Placa de blindagem traseira Sistema de refrigeração Windforce 3x com rotação alternativa Garantia de 4 anos
686, 00 EUR Compre na Amazon

O que dizer sobre esse artefato projetado apenas para jogos extremos. É a placa de vídeo com o melhor desempenho hoje em dia, sem nenhuma outra que a sombreará, exceto nos outros modelos personalizados dessa mesma categoria RTX. Optamos por esse modelo em vez do Asus, porque os resultados foram um pouco melhores e o preço também. Obviamente, estamos ansiosos para a Asus ROG Matrix, que será posicionada como a melhor com certeza.

Estamos falando de um núcleo gráfico da Nvidia Turing que monta 4352 núcleos CUDA, 544 núcleos tensores e 68 RT com nada menos que 11 GB de memória GDDR6 trabalhando a 14 Gbps. Para resfriar esse bug, a marca optou por um dissipador de calor WINDFORCE 3X com vários tubos de cobre de cobre, responsáveis ​​por coletar todo o calor e distribuí-lo por um trocador de aletas colossal junto com três ventiladores. Seu comprimento é de 290 mm, com um peso aproximado de 1 kg.

Do desempenho em jogos e benchmark, não temos nada a dizer, se o jogo for otimizado, o desempenho será o máximo disponível e, se for mal feito, ele se encarregará de tirar o melhor proveito dele. O consumo que registramos na carga máxima é de 342 W com 48 W em repouso, por isso recomendamos uma fonte de alimentação de pelo menos 750 W. Por seu lado, as temperaturas sob carga atingiram 71 graus e 33 no modo ocioso, de modo que o dissipador de calor Gigabyte faz um excelente trabalho.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise da Gigabyte GeForce RTX 2080 Ti GAMING OC

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b, 1 USB Tipo C Medidas: 286x114x50 mm Slots ocupados: 3 slots Software: Gigabyte

Simplesmente o melhor que você encontrará no mercado no momento, que sim, o bolso sofrerá

Gigabyte GeForce RTX 2080 SUPER Gaming OC

Gigabyte GeForce RTX 2080 Gaming OC White 8G GDDR6 - Placa gráfica (GeForce RTX 2080, 8 GB, GDDR6, 256 bits, Pixels 7680 x 4320, PCI Express x16 3.0)
  • Processador gráfico GeForce RTX 2080. Coreclock de 1830MHz Integrado com interface de memória GDDR6 de 8GB de 256 bits Sistema de refrigeração Windforce 3x com ventiladores rotativos alternativos Fusão RGB 2.0 - iluminação colorida personalizável de 16, 7m
Compre na Amazon

Como a NVIDIA RTX 2080 foi descontinuada, acreditamos que a Nvidia RTX 2080 Super é uma placa de vídeo muito competente para resolução WQHD e 4K (levando em conta que depende do título, teremos +60 FPS e, em outros, diminuiremos um pouco).

Esta versão da Gigabyte possui um poderoso dissipador de calor com ventilador triplo WINDOFRCE 3X, uma placa preta que oferece rigidez e estética à nossa placa de vídeo. Ele ocupa apenas 2, 5 slots e também está disponível em branco, algo bastante incomum em uma GPU.

Como características técnicas, possui uma velocidade de processador de 1770 MHz, 2560 núcleos CUDA, 8 GB de memória GDDR6 com um barramento de memória de 256 bits, 14 Gbp / s e uma interface PCI Express 3.0. Obviamente, se você encontrar um modelo semelhante a um preço mais baixo, pergunte-nos e confirmaremos se é uma boa escolha?

Para informações detalhadas, visite nossa análise sobre o Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0b Medidas: 286x 114 x 50 cm Slots ocupados: slot 2.5 Software: Drivers Nvidia

Uma aquisição interessante hoje para a SLI ou obter benefícios de primeiro nível.

Gigabyte GeForce RTX 2080 GAMING OC 8G Preço mínimo oferecido por este vendedor nos 30 dias anteriores à oferta: 799; Produto para os jogadores mais exigentes 765.45 EUR Gigabyte Nvidia RTX2070 Ventoinha Super Aorus 8G GDDR6 DP / HDMI Placa gráfica Nvidia Turing PCI Express / até 6x mais rápido / rastreamento de raios em tempo real; Núcleos RT, núcleos de sensor, sombra da próxima geração. 958, 60 EUR

MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

MSI GeForce RTX 2070 Super Gaming X Trio - placa de vídeo (8 GB, GDDR6, 256 bits, pixels de 7680 x 4320, PCI Express x16 3.0)
  • TORX FAN 3.0 - design de ventilador premiado que combina dois tipos de lâminas para resfriamento e silêncio DESIGN TÉRMICO TRI-FROZR - Usando três dos premiados ventiladores TORX FAN 3.0, Tri-Frozr é o pináculo do resfriamento a ar ZERO FROZR - Elimina o ruído fãs que os param em situações de pouca carga para você se concentrar no seu jogo RGB MYSTIC LIGHT - Personalize cores e efeitos de LED com o software MSI e sincronize a aparência com outros componentes MASTERY OF AERODYNAMICS - Usando técnicas aerodinâmicas, o dissipador de calor é otimizado para dissipação calor eficiente
609.90 EUR Compre na Amazon

A Nvidia RTX da linha Super é uma realidade, da qual já conhecemos os modelos RTX 2060 Super e, o RTX 2070 Super que basicamente substitui o RTX 2080, que será descontinuado, como você o ouve. Somente o RTX 2080 Super seria deixado para mais tarde. Esses cartões são basicamente uma atualização da marca para aumentar um pouco mais os benefícios e dar um passo em cada modelo.

Já testamos o modelo MSI em nossa bancada de testes, uma variante com um dissipador de calor personalizado com ventilador triplo TRI FROZR com a tecnologia TORX FAN 3.0 e o ZERO FROZR que faz maravilhas. O VRM também foi aumentado para 8 + 2 fases, em comparação com o modelo de referência 7 + 2 para permitir melhor overclock.

Esta placa monta uma variante do núcleo TU104, consistindo em 2560 núcleos CUDA, 320 tensores e 40 RT, resultando em um total de 64 ROPs e 184 TMUs, em resumo, um desempenho quase idêntico ao RTX 2080 anterior. Tudo isso funcionando apenas em um TDP de 215 W. Os resultados obtidos durante nossa análise o colocaram acima do modelo de referência e do RTX 2080, com taxas de quadros acima de 100 FPS em 1080p e 2K e quase 60 FPS em 4K.

Para informações detalhadas, visite nossa análise do MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Dimensões: 327x140x55.6 mm Slots ocupados: 3 slots Software: Dragon Center

Uma das versões com o melhor dissipador de calor e a um preço competitivo

Asus ROG Strix RTX 2060 Super OC

Placa de vídeo ASUS ROG Strix GeForce RTX 2060 Super OC Edition de 8 GB GDDR6 (ventiladores tipo blade, BIOS duplo, SAP II, MaxContact, estrutura reforçada, GPU Tweak II, GPU Tweak II, Aura Sync, FanConnect II)
  • Núcleos RT: o hardware de rastreamento de raios produz uma representação mais realista de objetos e ambientes em tempo real, com sombras, reflexões, refrações e iluminação global mais precisa e natural do ponto em ponto flutuante e processamento inteiro simultâneos: as GPUs Turing processam com mais eficiência Cargas de trabalho eficientemente pesadas dos jogos GDDR6 de alta velocidade atuais: aproveite jogos com ação rápida em alta resolução com uma largura de banda de memória de até 496 GB / s. Os ventiladores Axial-tech apresentam lâminas trava que aumenta a pressão do ar para baixo A tecnologia de 0 dB permite jogos de luz praticamente silenciosos
461, 87 EUR Compre na Amazon

A segunda GPU que encontramos nesta faixa renovada é a RTX 2060 Super, especificamente a versão da Asus nos dá sentimentos muito bons, tanto por seu overclock agressivo quanto pelo grande dissipador triplo ROG Strix com iluminação RGB AURA.

A Asus concedeu a este RTX 2060 Super um bom aperto com relação ao modelo de referência não inferior a 180 MHz para colocá-lo em 1830 MHz no modo OC. De fato, em seu PCB, temos um botão para alternar entre o modo base ou o modo OC de maneira rápida e fácil. Muito importante é o fato de ter um conector de energia extra de 6 pinos, além do conector de 8 pinos que possui a configuração de referência.

Por dentro, temos uma variante do chipset TU106 do RTX 2070 que praticamente o fará quase o mesmo que este, apesar de ter menos núcleos no interior, especificamente são 2176 núcleos CUDA, 272 tensores e 34 RT. Ele está se tornando uma escolha perfeita para reproduzir em 1080p e 2K com gráficos ultra e altos, com taxas de FPS acima de 70 e 80 em 2K, quase nada.

  • Saídas de vídeo: 2 DisplayPort 1.4, 2 HDMI 2.0b, 1 USB Tipo C Medidas: 301x131x49 mm Slots ocupados: slot 2.5 Software: Asus AURA

Atualização do RTX 2070 anterior e agora com um overclock de +180 Hz para abrir uma lacuna em seus benefícios

MSI Radeon RX 5700 XT Evoke OC

MSI Radeon RX 5700 XT Evoke OC - placa gráfica entusiasta (256 bits, 8 GB GDDR6, HDMI, DP, PCI Express 4.0)
  • Torx fan 3.0: design de ventilador premiado que combina dois tipos de blade para resfriamento e silêncio Desempenho do OC: As placas gráficas MSI são equipadas com velocidades de clock mais altas para aumentar o desempenho Arquitetura RDNA: projetada desde o início com desempenho superior e eficiência energética, rdna é a arquitetura que alimenta a GPU amn de 7nm para jogos, fornecendo um desempenho de 1, 25 por relógio em comparação com o afterburner dos processadores 14nmMsi anteriores: o software para overclocking com controle avançado e monitoramento em tempo real Placa traseira sólida: aumenta a dureza do cartão para prever danos por flexão, complementando o design
487, 65 EUR Compre na Amazon

A AMD Radeon RX 5700 XT é basicamente criada para competir com a Nvidia RTX 2060 Super e, consequentemente, com a anterior RTX 2070. Neles, a AMD implementou uma nova arquitetura chamada RDNA, com a qual melhorou em 50% a velocidade por Watt consumida e em 25% o IPC de seus núcleos fabricados em 7 nm. Além disso, a MSI oferece uma GPU com um bloqueio de ovof fábrica que chega a 1945 MHz no modo turbo, sendo uma das mais altas para esta placa. Junto com isso, temos um dissipador de calor com ventilador duplo personalizado que terá um desempenho infinitamente melhor que o ventilador dos modelos de referência.

Quanto ao desempenho e aos objetivos, não podemos dizer que deu errado, porque pelo menos está em pé de igualdade com o RTX 2060 Super, embora ainda esteja um pouco longe de alguns IPs do RTX 2070 Super. Além disso, o preço deste cartão é um pouco mais barato que o de seus rivais, mas possui duas desvantagens, a primeira: que eles não têm RT ou DLSS, e a segunda: que fica bastante quente se não aumentarmos manualmente as RPM dos ventiladores de Adrenalina. Com ele, podemos jogar sem problemas nas resoluções 1080p e 2K com altas taxas de FPS, mas o overclock é bastante limitado.

Para informações detalhadas, visite nossa análise do AMD Radeon RX 5700 XT

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Medidas: 275x98x40 mm Slots ocupados: slot 2.5 Software: AMD Adrenalin

Como antes, uma alternativa real à Nvidia RTX 2070 e RTX 2060 Super

Recomendamos nossa comparação entre Nvidia RTX Super e AMD Radeon RX 5700 XT

Gigabyte AMD Radeon RX 5700 XT Gaming OC

Gigabyte Radeon GV-R57XT GAMING OC-8GD Unidade de disco óptico interna
  • Powered by amd radeon rx 5700 xt Integrado com interface de memória gddr6 de 8 bits Sistema de resfriamento Windforce 3x com ventiladores alternativos Fusion RGB 2.0: sincroniza com outros dispositivos aorus Placa de metal
464, 55 EUR Compre na Amazon

Uma das opções sempre com o melhor preço é a GPU Gigabyte, um exemplo claro é o 5700 XT. Além disso, trazemos a versão com o dissipador de calor WINDFORCE 3X como um dos que oferecem melhores benefícios para este excelente cartão.

A Gigabyte oferece um overclock de fábrica no modo turbo de 1905 MHz, um pouco menor que o anterior, mas com uma boa melhoria em relação às temperaturas. Eles são dois dos modelos mais atraentes para esta placa AMD, por isso estão na lista.

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Medidas: 280x114x50 mm Slots ocupados: 2.5 slot Software: AMD Adrenalin

EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming

GAMBLING EVGA GeForce GTX 1080 Ti FTW3, 11GB GDDR5X, tecnologia iCX - 9 sensores térmicos e LEDs RGB G / P / M, ventilador 3x assíncrono, otimizado para design de fluxo de ar, placa gráfica 11G-P4-6696-KR
  • Real Base Clock: 1569 MHz / Real Boost Clock: 1683 MHz; Detalhe da memória: 11264MB Tecnologia GDDR5X EVGA iCX - 9 sensores de temperatura adicionais para monitorar a memória e o indicador de status térmico do VRMGPU / Memory / PWM LED térmico Novo design do dissipador de calor Aletas ventiladas e fixadas para fluxo de ar otimizado Fusível de segurança para proteger os componentes contra danos devido a instalação incorreta ou falha de outros componentes
1.441, 13 EUR Compre na Amazon

Também colocamos este EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming, devido ao seu excelente preço, é um dos poucos GTX 1080 Ti de alto desempenho que está abaixo de 1000 euros. O melhor cartão de jogo da geração anterior ainda tem muito a dizer em comparação com o caro RTX 2080, pois atualmente está muito parecido com o desempenho e o FPS e a um custo um pouco menor.

O dissipador de calor deste Evga é construído em tubos de calor de alumínio e cobre com a tecnologia iCX com três ventiladores que coletam calor da GPU e de todas as fases de energia para obter um conjunto realmente a uma temperatura controlada. Além disso, possui um sistema de monitoramento de temperatura para cada fase e um fusível de segurança para protegê-lo contra picos de energia.

Quanto aos benefícios, que é o que nos interessa, é semelhante ao RTX 2080, por isso teremos um desempenho SUPERIOR a um preço abaixo de 950 euros. Seus núcleos 3584 CUDA e 11 GB de memória GDDR5X de 11 Gbps suportam resoluções de até 8 K com uma largura de banda de memória de 484 GB / s, que só é superada pelo 2080 Ti.

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b, 1 USB Tipo C Medidas: 300x143x50 mm Slots ocupados: slot 2.5 Software: EVGA

É o melhor da geração GTX anterior e, por menos de 1000 euros, uma pechincha…

Recomendamos a leitura de nossa análise da Nvidia GeForce RTX 2070 vs RTX 2080 vs RTX 2080Ti vs GTX 1080 Ti

Melhores placas gráficas de gama média: a compra inteligente

Descemos um passo nos preços e recursos para encontrar uma faixa intermediária que nos permita jogar com um excelente nível de detalhe e filtros moderados e altos para melhorar a qualidade e a experiência de jogo. Nesta faixa , já obteremos uma experiência claramente superior à oferecida pelos novos consoles de geração. Recomendamos placas com 4 GB de memória de vídeo GDDR5 e, claro, o novo RTX 2060, que, embora ainda seja um pouco caro, excede o desempenho de uma GTX 1070 Ti. Também propusemos um modelo de 8 GB por seu excelente preço, embora hoje com resoluções Full HD (1920 x 1080) 2 GB de RAM seja mais que suficiente.

Cartão Frequência do núcleo Freqüência de memória Quantidade de memória Interface de memória Largura de banda da memória Dissipador de calor personalizado

Gigabyte GeForce GTX 1080 Ti OC

1530/1830 MHz 14 Gbps 6 Gb GDDR6 192 bits 336 GB / s Ventilador duplo

Gigabyte GeForce GTX 1660 SUPER OC

1530/1860 MHz 14 Gbps 6 Gb GDDR6 192 bits 336 GB / s WINDFORCE 3X
Gigabyte GTX 1660 Ti GAMING OC 1500/1860 MHz 12 Gbps 6 Gb GDDR6 192 bits 288 GB / s Ventoinha tripla WINDFORCE
Sapphire RX 5600 XT 1750/1615 MHz 14 Gbps (depende do modelo) 6 Gb GDDR6 192 bits 288 GB / s Pulso (um dos mais básicos)

PowerColor Diabo Vermelho Radeon RX 5700

1465/1750 MHz 14 Gbps 8 GB GDDR6 256 bits 448 GB / s Ventilador triplo
MSI RTX 2060 Gaming Z 1365/1850 MHz 14 Gbps 6 GB GDDR6 192 bits 336 GB / s TWIN FROZR
Sapphire RX 590 Nitro + Edição Especial 1560 MHz 8.4 Gbps 8GB GDDR5 256 bits - Ventilador duplo de safira
Asus GTX 1060 Strix 1645/1873 MHz 8 Gbps 6 GB GDDR5 192 bits 192 GB / s Strix
Asus ROG RX 580 Strix OC 1360/1380 MHz 8 Gbps 8GB GDDR5 256 bits 256 GB / s Strix
Asus ROG RX 570 Strix OC 1310 MHz 7 Gbps 4 GB GDDR5 256 bits 224 GB / s Ventilador duplo Strix

Se o high-end é dominado pela Nvidia, a situação na faixa intermediária muda bastante para o alívio da AMD. A nova arquitetura AMD Polaris provou ser capaz de oferecer placas gráficas muito competitivas em termos de preço e desempenho, embora novamente seja a Nvidia quem assume a coroa do desempenho nessa faixa. A AMD nos oferece alternativas suficientes no segmento entre 200 e 300 euros para desempenho requintado em resolução 1080p e muito capaz de lidar com jogos em 1440p.

Gigabyte GeForce GTX 1080 Ti OC

Placa de vídeo ASUS DUAL-GTX1660S-O6G-EVO de 6 GB GDDR6 PCIE3.0 1 * HDMI / 1 * DP / 1 * DVI-D
  • Placa de vídeo asus dual-gtx1660s-o6g-evo 6ggddr6 pcie3.0 1hdmi / 1dp / 1dvi-d
263.45 EUR Compre na Amazon

Com a chegada das versões Super ao mid-range, a Nvidia quer recuperar e manter o local de referência que corresponde. Graças ao excelente Radeon RX, a Nvidia vê o trono em perigo e acrescentou combustível ao fogo com este 1660 modificado que aumenta seu desempenho para estar em pé de igualdade com o 1660 Ti e também a um preço melhor.

O que realmente muda não é sua GPU, que continuará sendo o 1408 CUDA Cores TU116, mas sua memória VRAM. Nesse caso, o nível foi elevado com 6 GB de memória GDDR6 trabalhando a 14 Gbps, como o restante das principais GPUs. Além disso, a capacidade de overclock demonstrada em nossa bancada de testes a coloca muito perto do RTX 2060, um trabalho impressionante da Nvidia.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise da Asus GeForce GTX 1660 SUPER OC

  • Saídas de vídeo: 1 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0be 1 DVI Medidas: 240x120x53 mm Slots ocupados: 3 slots Software: Nvidia Drivers

Sem dúvida, a melhor opção da Nvidia hoje para a gama média. Qualidade / preço ao melhor nível

Gigabyte GeForce GTX 1660 SUPER OC

VGA GIGABYTE GV-N166SOC-6GD, NV, GTX1660SUPER, GDDR6, 6GB, 192BIT, HDMI + 3DP, WINDFORCE 2X
  • Desconhecido
254.90 EUR Compre na Amazon

E se procurarmos a melhor opção pelo melhor preço, acreditamos que mais uma vez a Gigabyte nos oferece. É basicamente 1 FPS do desempenho do Asus, mas com um overclock um pouco mais alto da fábrica e temperaturas muito boas graças ao dissipador de calor com ventilador triplo, podemos suprir essa pequena falta.

Para informações detalhadas, confira nossa análise do Gigabyte GTX 1660 SUPER Gaming OC

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Medidas: 280x116x40 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Gigabyte

E se falamos de preços apertados, a Gigabyte sempre oferece um extra, mesmo em seus modelos de desempenho mais alto.

Gigabyte GTX 1660 Ti GAMING OC

Placa de vídeo Gigabyte GeForce GTX 1660 Ti GAMING OC 6GB DDR6 (PCI Express 3.0 x 16, HDMI / DP, 4K)
  • Forro de couro respirável, aparência clássica e design
409.13 EUR Compre na Amazon

As novas placas gráficas GTX 1660 Ti estão chegando, e uma das melhores em termos de desempenho e preço é essa placa personalizada pela Gigabyte. Um dos mais recentemente testados em nosso grupo de testes e com seu impressionante dissipador de calor WindForce de três ventiladores ficou perto de um RTX 2060 inteiro.

Esta placa faz parte da série Turing, uma vez que inclui uma GPU dessa arquitetura, embora os núcleos RT e Tensor tenham sido removidos, tornando-a adequada para usuários que desejam desfrutar dos jogos mais exigentes nas resoluções 2k e 1080p em boas taxas de FPS sem gastar uma fortuna em euros.

Possui uma memória de 6 GB GDDR6 a 12 Gbps, 1565 núcleos CUDA e 195 bits de largura de barramento de memória. Dessa maneira, ele pode estar no mesmo nível que um GTX 1070 da geração antiga e com sua excelente capacidade de overclock no nível de um RTX 2060. Embora em sua forma básica seja mais lento, é claro.

Se você deseja a versão OC mais barata com dissipador de calor com ventilador duplo, também a deixamos logo abaixo.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise do Gigabyte GTX 1660 Ti GAMING OC

  • Saídas de vídeo: 2 DisplayPort 1.4, 2 HDMI 2.0b Medidas: 301x132x50 mm Slots ocupados: slot 2.5 Software: Gigabyte

Um dos mais esperados do ano para jogadores de médio alcance

Gigabyte GV-N166TOC-6GD, placa gráfica, GeForce 9800 GTX +, forro de couro respirável multicolorido, tamanho único, aparência e design clássicos EUR 273, 12

Sapphire RX 5600 XT Pulse

Sapphire - Pulse Sapfire RX 5600 XT 6G GDDR6 HDMI / Triple DP OC W / BP (UEFI)
  • Rx5600xt
339.70 EUR Compre na Amazon

Os primeiros AMD Radeon RX 5600 XTs já passaram no nosso banco de testes. Embora não gostemos muito da marca Sapphire porque comprar uma de suas placas gráficas é uma loteria, para quem não sabe, seus modelos mais básicos têm dissipadores de calor básicos e um PCB de referência. O preço é muito atraente, mas, ao mesmo tempo, pode causar aversão.

Este Sapphire RX 5600 XT Pulse monta um dissipador de calor com ventilador duplo que oferece ótimos resultados. Esta é a versão mais barata que podemos encontrar no mercado, juntamente com a PowerColor. O último optou por remover um tubo de calor e, com as alterações do BIOS, decidiu remanufaturar o dissipador de calor original. Uma primeira classe confusa…

As características são bastante boas e apresentam desempenho semelhante ao RTX 2060. Este gráfico possui uma frequência máxima de 1750 MHz. Da mesma forma, temos uma memória GDDR6 de 6 GB, três saídas DisplayPort e uma HDMI.

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Medidas: 230 x 98 x 40 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Sapphire's own

A opção mais barata e, portanto, entra na lista. Existem opções melhores como Gigabyte ou Asus, mas são um pouco mais caras e não valem a pena. Por esse preço, podemos comprar uma Nvidia RTX 2060.

PowerColor Diabo Vermelho Radeon RX 5700

Adaptador de cabo vermelho PowerColor Red Devil Radeon RX 5700
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
419.99 EUR Compre na Amazon

A segunda placa que a AMD lançou no mercado com arquitetura RDNA é essa RX 5700, como a irmã mais nova da versão XT, embora com muitas semelhanças. Por exemplo, temos uma quantidade igual de 8GB de memória GDDR6, para configurações agora abandonadas com o HBM2. Este cartão pode competir diretamente com o RTX 2070 e RTX 2060 Super, pois durante nossa análise, ficou bastante claro que ele superou o RTX 2060 em termos de taxas de FPS em jogos testados.

Nesse caso, o chip usado alcança 1750 MHz no modo turbo, com base em 1465 MHz. Além disso, a contagem de processadores de transmissão diminui em relação à versão XT em 2304. A versão PowerColor é uma das mais baratas que podemos encontrar. E também inclui um impressionante dissipador de calor para jogos com ventilador triplo e agressivo como poucos outros.

Para informações detalhadas, visite nossa análise do AMD Radeon RX 5700

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0b Medidas: 300x132x53 mm Slots ocupados: 3 slots Software: AMD Catalist

GPU com desempenho melhor que o RTX 2060 e muito próximo ao RTX 2070 e a um preço melhor que o último

MSI RTX 2060 Gaming Z

MSI GeForce RTX 2060 Gaming Z 6G - Placa gráfica (6 GB GDDR6, 192 bits, 1830 MHz, 14 Gbps, 7680 x 4320 pixels, PCI Express x16 3.0)
  • Toex Fan 3.0 - design de ventilador premiado que combina dois tipos diferentes de pás para jogos legais e silenciosos Monastery of Aerodynamics - usando técnicas aerodinâmicas inovadoras, os dissipadores de calor são otimizados para maior eficiência de dissipação de calor Zero Frozer - Elimina ruídos desnecessários ao parar PCB personalizada - Um design de PCB otimizado com uma fonte de alimentação aprimorada, fornecendo uma base sólida para jogos de alto desempenhoPlaca traseira sólida - Aumenta a dureza da placa para antecipar danos causados ​​por flexões, complementando o design
430.65 EUR Compre na Amazon

A Nvidia RTX é a melhor placa RTX em relação custo / benefício e já vimos seus benefícios em nosso banco de testes. Esta GPU de arquitetura Turing com apenas 160 W de TDP possui nada menos que 1920 núcleos CUDA, 240 tensores e 30 RT e implementa a nova e muito rápida memória de 6 GB GDDR6 de 14 Gbps.

A versão proposta pela MSI contra um dissipador de calor personalizado Twin Frozr com duas ventoinhas de 14 fin MSI TORX 3.0 que serão ativadas apenas quando o cartão exceder os 60 graus. O dissipador de calor é completado com uma placa traseira de alumínio robusta para proteger o cartão o máximo possível. Esta versão está com overclock para fornecer uma frequência máxima de 1830 MHz.

Como vimos em nossos numerosos testes e comparações, é o cartão que nos oferece o melhor desempenho a um preço mais baixo desta geração, tornando-o o melhor neste longo prazo. Está em pé de igualdade com o GTX 1070 Ti anterior, superando o Vega 56 de maneira suave e surpreendentemente próxima do RTX 2070, garantindo desempenho em Ray Tracing, VR e altas resoluções.

Para informações detalhadas, visite nossa análise do MSI RTX 2060 Gaming Z

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0b Medidas: 247x129x52 mm Slots ocupados: 2.5 slots Software: MSI

A rainha indiscutível da gama média personalizada pela MSI

MSI GeForce RTX 2060 Ventus 6G OC - Placa de vídeo (design térmico com ventilador duplo, GDDR6 de 6 GB, 192 bits, pixels de 7680 x 4320, PCI Express x16 3.0) Desempenho OC - as placas gráficas MSI OC estão prontas para o overclock 350, 00 EUR

Gigabyte RTX 2060 Gaming OC Pro

Placa de vídeo GeForce RTX 2060 Gaming OC 6G
  • GeForce RTX 2060: NVIDIA ansel, gsync, destaques / dp + hdmi - memória de 14gbps (1920 cubos)
532, 68 EUR Compre na Amazon

Para os fãs da Gigabyte, temos a versão personalizada do RTX 2060. Os benefícios são semelhantes aos da MSI, e também o preço cai um pouco, temos o dissipador principal da marca, o ventilador triplo Gigabyte Windforce. Quanto à frequência da GPU, estamos enfrentando um overclock idêntico ao do MSI, chegando a 1830 MHz.

Graças a esse sistema de refrigeração espetacular, temos um desempenho que excede a configuração MSI em vários FPS; portanto, se você deseja uma das versões mais otimizadas do RTX 2060, esta é a opção que você pode escolher. Ele também possui uma versão um pouco mais barata de um ventilador duplo.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise do Gigabyte RTX 2060 Gaming OC Pro

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0b Medidas: 280x164x40 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Gigabyte

A versão de mais alto desempenho entre as placas RTX 2060

Gigabyte Technology GeForce RTX 2060 WINDFORCE OC 6G GV-N2060WF2OC-6GD - Placa gráfica GPU, forro de couro respirável preto, aparência e design clássicos 370, 00 EUR

Sapphire RX 590 Nitro + Edição Especial

Sapphire RX 590 Nitro + Edição especial Radeon RX 590 GDDR5 de 8 GB - Placa gráfica (Radeon RX 590, 8 GB, GDDR5, 256 bits, 2100 MHz, PCI Express 3.0, Azul
  • Alto desempenho 8GB Gddr5
212, 88 EUR Compre na Amazon

Outra das melhores GPUs de gama média é a RT 590 Nitro, que apesar de não ter versões personalizadas por outros fabricantes, possui um design bonito com um dissipador de calor de alumínio azul com ventiladores transparentes com iluminação LED.

O preço também é uma das grandes reivindicações, já que o receberemos por menos de 280 euros. E espere para ver suas especificações e desempenho, porque estamos diante de uma GPU com 2304 processadores de fluxo e arquitetura de 12 nm, capaz de funcionar com uma frequência de 1560 MHz. Ela equipa 8GB de memória GDDR5 a 8400 Mbps e uma largura de barramento 256 bits. Tudo isso se move com um TDP de 250 W.

Quanto ao desempenho, este RX 590 é colocado acima do GTX 1060 e muito próximo ao GTX 980 Ti em 1080p e 2K e 4K, embora seja verdade que onde ele se move melhor seja em 1080p e aceitável em 2K.

  • Saídas de vídeo: 2 DisplayPort 1.4, 2 HDMI 2.0be 1 DVI-D Medidas: 260x135x43 mm Slots ocupados: slot 2. Software: AMD Catalist

O melhor desempenho / preço que podemos encontrar nesta categoria.

Asus ROG RX 580 Strix OC

ASUS ROG Strix Radeon RX 580 OC Edition - Placa de Vídeo (8GB GDDR5, 256bit, 8Gbps, OpenGL 4.5, DVI-D, HDMI 2.0) Preto
  • A tecnologia MaxContact multiplica por 2 a área em contato com a GPU para uma transmissão de temperatura mais eficiente. Os ventiladores Wing-Blade com certificação IP5X ventilam melhor e duram mais. O ASUS FanConnect II incorpora conectores híbridos para otimizar o resfriamento do PC com a tecnologia Auto-Extreme com Super Alloy O Power II oferece a melhor qualidade e confiabilidade que o ASUS Aura Sync permite que você personalize a iluminação LED RGB do sistema
237.03 EUR Compre na Amazon

O RX 580 personalizado e com overclock da Asus é um pouco mais caro que o RX 590, mas o desempenho aumenta e é igual ao último. Além disso, temos o conhecido dissipador de calor Strix, que fez muito bem à marca para conter as temperaturas desta GPU na baía, mesmo quando o overclockamos.

Este RX 580 monta um núcleo Polaris 20 composto por um total de 33 unidades de computação (CU) que somam não menos que 2304 processadores de fluxo, 144 TMUs e 32 ROPs com uma frequência máxima na placa de 1340 MHz. TDP máximo de 222W após nossos testes.

Este modelo está localizado muito perto do RX 590 e é orientado para o seu uso em resoluções Full HD, que é o local ideal para os jogos de última geração. Em resoluções de 2K, também obtivemos bons resultados, nunca caindo abaixo de 60 FPS, por isso é uma opção muito válida para bolsos apertados.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise do Asus RX 580 Strix

  • Saídas de vídeo: 2 DisplayPort 1.4, 2 HDMI 2.0be 1 DVI-D Medidas: 232x121x36 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Asus

Opção comparável à Sapphire RX 590, embora um pouco mais cara.

Asus ROG RX 570 Strix OC

ASUS ROG Strix RX570 OC Edition - Placa de Vídeo (4 GB GDDR5, 256 bits, 7000 MHz, OpenGL 4.5, DVI-D, HDMI 2.0) Preto
  • Freqüência de 1310 MHz no modo OC para desempenho e experiência de jogo extraordinários DirectCU II com ventiladores Wing-Blade 0dB. Um design patenteado que ventila melhor e torna três vezes mais silencioso a certificação de resistência ao pó IP5X permite que os fãs durem mais tempo ASUS FanConnect II incorpora conectores híbridos para otimizar o resfriamento do PC A tecnologia Auto-Extreme com Super Alloy Power II oferece a melhor qualidade e confiabilidade
203.00 EUR Compre na Amazon

Continuamos com o que é o mais barato nessa faixa intermediária e, portanto, o que nos dará menos benefícios. Estamos falando de menos de 250 euros para um modelo personalizado com um dissipador de calor strix de dois ventiladores.

Também nas especificações é menor que os dois anteriores, embora com seu 4 GB GDDR5 a 7 Gbps, teremos mais do que suficiente para reproduzir os títulos da última geração. Esse núcleo Polaris 20 consiste em um total de 33 unidades de computação (CU) que somam não menos de 2.048 processadores de fluxo, 128 TMUs e 32 ROPs. O consumo também é bastante contido em termos dessa faixa, pois no desempenho máximo de fábrica, temos 216W e 49W em repouso. Embora seja um mid-range, também podemos fazer overclock, como todos os anteriores.

Em nossos resultados, obtivemos uma boa experiência de jogo em Full HD e 2K, com os jogos em alta qualidade, por isso não é ruim a esse preço. Obviamente, em desempenho, ele está localizado logo abaixo do RX 580 e empatado com o RX 480 Strix também da Asus.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise do Asus ROG RX 570 Strix

  • Saídas de vídeo: 1 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0be 2 DVI-D Medidas: 242x129x39 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Asus

Opção muito barata e adequada para jogos de boa qualidade em 1080p e 2K

Melhores placas gráficas low-end: "Os pobres também gostam de jogar"

Na faixa baixa, encontramos placas gráficas que nos permitem desfrutar de nossos videogames com uma qualidade gráfica aceitável e resolução 1080p. Não conseguiremos colocar os gráficos ao máximo ou colocar muitos filtros para melhorar a qualidade da imagem, mas a experiência de jogo pode ser ainda melhor do que nos consoles da geração atual, Xbox One e PS4, por isso nunca devemos subestimar essas GPUs que você verá abaixo.

Cartão Frequência do núcleo Freqüência de memória Quantidade de memória Interface de memória Largura de banda da memória Dissipador de calor personalizado
Zotac GeForce GTX 1650 Super Twin Fan 4GB 1725 MHz 12000 MHz 4 GB GDDR6 128 bit 192GB / s EVGA SC
Gigabyte Radeon RX 5500 XT 1685/1845 MHz 14000 MHz 4 GB GDDR6 128 bit 224 GB / s Força do vento
Gigabyte GeForce GTX 1050 Ti OC 4G 1480MHz / 1506 MHz 7000 MHz 4 GB GDDR5 128 bit 112 GB / s WindForce 2X
Sapphire Radeon RX 550 1300 MHz 7000 MHz 2 GB GDDR5 128 bit 112 GB / s Pulso de safira
Gigabyte GeForce GTX 1030 OC 1518MHz / 1544 MHz 60000 MHz 2 GB GDDR5 64 bits 48 GB / s Gigabyte 1 fã

Zotac GeForce GTX 1650 Super Twin Fan 4GB

VGA ZOTAC GTX 1650 Super 4GB GDDR6
  • -
189.00 EUR Compre na Amazon

Embora a linha GTX 1650 não tenha nos surpreendido e decidimos não incluí-la nesta lista. A GTX 1650 SUPER 4GB GDDR6 nos convenceu. Novamente, escolhemos a Zotac como uma das melhores montadoras de qualidade / preço da Nvidia. Por apenas 175 €, é uma compra 100% recomendada.

Este modelo possui uma velocidade básica de 1725 MHz, 4 GB de NVRAM a 12.000 MHz e uma interface de 128 bits. Se somarmos a tudo isso, um dissipador de calor com ventilador duplo e um chip que dificilmente esquenta. Temos uma das melhores opções do mercado para jogar em Full HD.

Recomendamos a leitura de nossa análise da Nvidia GTX 1650 SUPER

  • Saídas de vídeo: 1 DisplayPort, 1 HDMI e 1 DVI-D Medidas: 158 x 115, 2 x 35, 3 mm Slots ocupados: 2 slots Software: ZOTAC

Opção barata e atraente para jogos em Full HD

Placa de vídeo ASUS TUF GeForce GTX 1650 Super OC Edition 4GB GDDR6 - Placa gráfica: atinja altas taxas de atualização para você começar a usar sem esforço Edição OC: Boost Clock 1800 MHz (modo OC) / 1770 MHz (modo jogo); Mantenha seus drivers atualizados e otimize as configurações do seu jogo 184.00 EUR GIGABYTE GeForce GTX 1650 OC 4G Desenvolvido por geforce gtx 1650; Integrada à interface de memória gddr5 de 128 gb e 4 gb 160.91 EUR ASUS Phoenix GeForce GTX 1650 Super OC Edition 4 GB GDDR6 - Placa gráfica: alcance Altas taxas de atualização para travar em jogos sem precisar sobrecarregar a OC Edition: Boost Relógio 1770 MHz (modo OC) / 1740 MHz (modo de jogo); Mantenha seus drivers atualizados e otimize as configurações do jogo 168.26 EUR

Gigabyte Radeon RX 5500 XT

Gigabyte Radeon RX 5500 XT OC 4G (4 GB GDDR6 / PCI Express 4.0 / 1647MHz - 1845MHz / 14000MHz) Unidade de disco óptico interno
  • Powered by amd radeon rx 5500 xt Interface de memória integrada de 4GB gddr6 de 128 bits 2x Sistema de refrigeração da força do vento com ventiladores alternativos Placa traseira de proteção
194.90 EUR Compre na Amazon

Embora ainda não tenhamos ficado muito satisfeitos com esta série AMD RX 5500 XT, achamos interessante incluir esse modelo, porque sabemos que em alguns meses seu preço cairá consideravelmente. Nesta ocasião, escolhemos um Gigabyte Radeon RX 5500 XT OC de 4 GB por ser um dos modelos mais baratos. Inclui um dissipador de calor de muito boa qualidade com dois ventiladores que o deixam muito legal.

Tem uma frequência base de 1647 MHz e com um turbo sobe para 1845 MHz. Existe a possibilidade de adquirir um modelo de 8 GB com um dissipador de calor Windforce X3.

  • Saídas de vídeo: 3 DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0b Medidas: 225 x 119 x 40 mm (profundidade x largura x altura) Slots ocupados: slot 1.5 Software: Gigabyte

Versão com ventilador duplo, embora exista um modelo superior com mais memória e dissipador de calor com ventilador triplo. Recomendamos que você dê uma olhada na análise do AMD Radeon RX 5500 XT.

Gigabyte Radeon RX 5500 XT Gaming OC 8G (8GB GDDR6 / PCI Express 4.0 / 1685MHz - 1845MHz / 14000MHz) Unidade de disco óptico interna Alimentado por amd radeon rx 5500 xt; Integrado com a interface de memória gddr6 de 8 bits de 128 bits EUR 242, 31

Gigabyte GeForce GTX 1050 Ti G1

Gigabyte geforce GTX 1050 ti g1 Gaming 4g gv-n105tg1 gaming-4gd - Placa de vídeo
  • Memória interna de 4 GB, GDDR5 de 128 bits Suporta telas de até 8K a 60Hz Entrada de vídeo: DisplayPort, DVI-D, frequência do modo HDMI OC: 1506 MHz de reforço e 1392 MHz de base
125.99 EUR Compre na Amazon

Em nossa opinião, este é o modelo mais recomendado da GTX 1050 Ti que você pode comprar. Por menos de 200 euros, temos uma apresentação de luxo, com um dissipador de calor de alumínio com tubos de cobre que manterão a GPU sempre a temperaturas ideais. Durante os testes de nossa análise, nunca subiu acima de 61 graus, mesmo com overclock.

Além disso, possui uma frequência máxima de 1506 MHz da fábrica e 4 GB GDDR5 trabalhando a 7000 MHz. O consumo de overclock não excedeu 150 W a qualquer momento e pudemos jogar confortavelmente mais de 60 FPS nos jogos testados na íntegra. HD. Nos testes de 2K, também obtivemos 50 FPS interessantes em jogos como Battlefield 4 ou Doom 4, por isso estamos falando de um produto de nível muito bom.

Outro aspecto interessante que o coloca nos outros dois modelos é que ele tem capacidade para 4 telas, com 2 HDMI em vez de 1.

Para informações detalhadas, consulte nossa análise da Gigabyte GeForce GTX 1050 Ti OC 4G

  • Saídas de vídeo: 1 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0be 1 DVI-D Medidas: 219x118x40 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Asus

É o GTX 1050 Ti que recomendamos mais, por preço e desempenho.

Sapphire Radeon RX 550

Sapphire Pulse AMD Radeon RX5504GB de memória 128bit, GDDR5, Displayport / HDMI / DL-DVI-D Placa gráfica PCI Express, Preto
  • Proteção do circuito da placa-mãe Sapphire Long Life Cap Technology Melhorando a potência de seus jogos para PC
128.48 EUR Compre na Amazon

Descemos para a faixa de 135 euros para apresentar este Radeon RX 550, o modelo mais discreto da linha AMD RX. Esta placa de vídeo está no nível da geração anterior R7 250 e é compatível com a tecnologia de atualização dinâmica FreeSync da AMD.

As especificações desta GPU são de uma frequência de até 1206 MHz, 128 bits de barramento de memória e 512 processadores de fluxo. Além disso, instala uma memória GDDR5 de 4 GB a uma velocidade efetiva de 7000 MHz. O consumo é de apenas 65W.

Quanto ao desempenho, não devemos ter problemas nas resoluções Full HD removendo os filtros de maior consumo dos jogos atuais e mexendo com algumas opções de qualidade das texturas. Por esse preço, não podemos pedir muito mais.

  • Saídas de vídeo: 1 DisplayPort 1.4, 1 HDMI 2.0be 1 DVI-D Dimensões: 158x112x28 mm Slots ocupados: 1.5 slot Software: AMD Catalist

Podemos jogar em Full HD com gráficos discretos por menos de 150 euros.

Gigabyte GeForce GTX 1030 OC

Gigabyte GV-N1030OC-2GI GeForce GT 1030 2GB GDDR5 - Placa gráfica (NVIDIA, GeForce GT 1030, 4096 x 2160 pixels, 1265 MHz, 1518 MHz, 4096 x 2160 pixels)
  • Integrado com 2 GB de memória GDDR5 de 64 bits, reprodução de vídeo em 4K e navegação na Web em HTML5 Sistemas operacionais suportados: Windows 7, Windows 8, Windows 10 Equipado com portas DVI-D e HDMI
81.99 EUR Compre na Amazon

O que temos por menos de 100 euros? Bem, a Nvidia GTX 1030 OC da Gigabyte. Esta versão é uma evolução do GTX 1030 com dissipador de calor passivo que já testamos em nossa análise. Nesse caso, obteremos uma frequência aprimorada de até 1544 MHz, juntamente com 2 GB de memória GDDR5 de 7000 MHz.

Com esta pequena placa gráfica , podemos reproduzir conteúdo multimídia em 4K e 60 FPS, tornando-a uma opção muito boa para pequenos equipamentos multimídia. Mas também podemos jogar, é claro, em resoluções de 1920x1080p. Não devemos ter problemas na qualidade média ou baixa de jogos como Overwatch, Doom 4 e Battlefiel 1, portanto, mais do que suficiente por esse preço.

Para informações detalhadas sobre a versão do dissipador de calor passivo, consulte nossa análise da Gigabyte GeForce GTX 1030

  • Saídas de vídeo: 1 HDMI 2.0be 1 DVI-D Medidas: 170x110x40 mm Slots ocupados: 2 slots Software: Gigabyte

Recomendado para centros multimídia, embora possa ser reproduzido bem em qualidade média a 1080p.

Palavras finais nas melhores caixas do mercado

Sem dúvida, o campo das placas gráficas é um dos mais complexos em termos de escolha dos modelos certos. Existem muitos e é difícil encontrar o melhor deles, e também é um dos mais procurados pelos jogadores. Acreditamos que esta lista de modelos cobre bem a maioria das necessidades de jogadores de baixo, médio e alto alcance. Em geral, são placas gráficas muito boas, com excelentes recursos que nos permitem jogar praticamente qualquer coisa hoje. Obviamente, tendo em mente as limitações da faixa baixa, mas precisamente por esse motivo, elas são chamadas de faixa baixa.

Você colocaria outro modelo nessa lista que chamou sua atenção?

Para completar o seu PC ideal, recomendamos estes guias:

O trabalho foi ótimo e agradeceríamos muito se você o compartilhasse em suas redes sociais e essas informações chegassem a mais pessoas. Também o incentivo a deixar um comentário com suas impressões e se isso ajudou. Qual PC ou placa gráfica é a que melhor se adapta às suas necessidades? Você pode nos perguntar na caixa de comentários abaixo ou em nosso fórum de hardware!

Android

Escolha dos editores

Back to top button