Melhor software de programação [5 principais aplicativos]
Índice:
- O que considerar ao escolher o software de programação?
- Java
- Programação C
- Python
- C ++
- Visual Basic .NET
- Os melhores IDEs de acordo com a linguagem de programação utilizada
- Software NetBeans Integrated Development Environment para Java
- Código de software: Blocos para programação C
- De software
- Software Visual Studio para C ++
- Visual Studio para Visual Basic .NET
Hoje estamos falando sobre o melhor software de programação. E é que, quando falamos de software de programação , nos referimos às ferramentas que permitem o design de novos programas de computador usando uma determinada linguagem de programação.
Dentro deste conjunto de ferramentas, os seguintes módulos são considerados:
- Editores de texto, editores de código-fonte e ambientes de desenvolvimento integrado ou interativo (IDEs). Esses aplicativos oferecem um espaço de trabalho onde o programador pode escrever código. Esta tarefa pode ser executada a partir de um editor de texto simples ou em um ambiente especializado com correspondência de teclas, ferramentas de preenchimento automático pré-instaladas e destaque de sintaxe. O caso mais avançado é o dos IDEs que combinam essa tarefa com a dos depuradores. Exemplos desse tipo de software são: Adobe Dreamweaver, Eclipse, jEdit, Notepad ++, Lazarus ou ci / Vim, para citar alguns. Compiladores. São aplicativos de tradução que vão de uma linguagem de programação para outra. A operação usual é que o código-fonte seja transformado em código de máquina ou código de bytes. Eles geralmente são incluídos em um conjunto de programação. De qualquer forma, os seguintes programas correspondem aos compiladores: PowerBASIC, GCC (g ++), Mono, IBM COBOL, Compilador Intel Fortran, javac OpenJDK, Delphi, Turbo Pascal, entre muitos outros. Intérpretes ou intérpretes de computador. O intérprete analisa e executa programas progressivamente conforme necessário, para que eles estimam instruções por instruções, a operação correta dos mesmos. Eles são semelhantes aos compiladores no serviço de tradução, mas trabalham mais devagar. Dependendo da aplicação específica, eles podem ser preferíveis devido à sua grande versatilidade. QBasic, ActivePerl Interpreter, Gauche, Wish e vários outros são exemplos de intérpretes. Linkers. Conhecido como vinculador, é um software de programação especializado que gerencia os objetos e bibliotecas necessários, conectando-os quando apropriado e limpando os recursos que não estão em uso. O objetivo final do vinculador é gerar um arquivo executável. Um exemplo desses vinculadores é o GNU ld. Depuradores ou depuradores . Este software de programação está comprometido em detectar erros no código fonte, para que possam ser mais facilmente localizados pelo programador, estudados e eliminados posteriormente. Entre os vários depuradores disponíveis, podemos encontrar nomes como GNU Debugger, IDA Pro, Emacs, DDT da Allinea ou CodeLite.
É bastante claro que a seleção do software de programação não é uma questão sucinta nem simples. Nas seções a seguir, faremos algumas recomendações a esse respeito, a fim de aliviar a carga sobre os programadores novos e indecisos.
Índice de conteúdo
O que considerar ao escolher o software de programação?
Ao escolher o software de programação , a primeira pergunta que devemos responder é qual linguagem de programação vamos usar. Cada idioma traz consigo algumas vantagens e desvantagens que serão mais ou menos importantes, dependendo do uso a ser feito no programa. Atualmente, as cinco linguagens de programação mais populares são Java, Programação C, Python, C ++ e Visual Basic.NET, nesta ordem.
Vamos ver brevemente quais são seus pontos fortes e fracos.
Java
Cerca de 3 bilhões de dispositivos eletrônicos usam Java para funcionar, portanto, não é de surpreender que a linguagem de programação associada seja a mais popular do mundo. Sua aparência remonta a 1995 e atualmente é de propriedade da Oracle Corporation. É uma linguagem imperativa orientada a objetos com um sistema de tipos forte e estático. Tome várias idéias de Pascal, C ++ e Objective-C. Java é pioneiro em trazer flexibilidade, applets e desenvolvimento orientado a testes para a programação.
Vantagens:
- Programação Orientada a Objetos (OOB); ou seja, código reutilizável e organizado, protegido contra erros, simplicidade de manutenção e atualização. Linguagem de alto nível com sintaxe simples e fácil de aprender.Padrão em aplicativos de computador em ambientes de negócios, graças aos quais existe uma grande comunidade de especialistas e bibliotecas Extensivo.A ausência de ponteiros e presença de regras de acesso definidas pelo Security Manager que minimizem os riscos à segurança.Escreva a política Once Run Anywhere ou WORA que oferece suporte ao uso de código em aplicativos de plataforma cruzada. equipamentos usando o protocolo de distribuição Remote Method Invocation (RMI) e suporte às metodologias CORBA e Socket Programming. Gerenciamento automático de memória (AMM) e sistema de coleta de lixo. Preparado para programação e computação multi-thread. Linguagem estável mantida e atualizada regularmente.
Desvantagens:
- É necessária uma licença comercial para desenvolvimento de uso geral desde 2019. Problemas de desempenho associados à virtualização, coletor de lixo, configuração de cache e bloqueio de encadeamento. Falta de soluções para criar interfaces gráficas de usuário (GUI). dificulta a leitura e a análise do código.
Assim, o Java é comumente usado para desenvolver aplicativos para o sistema operacional Android, várias soluções de software orientadas ao usuário , programas para o mundo financeiro e comercial, código para terminais de ponto de venda e soluções de big data, para citar alguns de seus usos.
Programação C
Falar de C é falar de uma das linguagens de programação que persistiram por mais tempo no mercado. Originalmente desenvolvido por Dennis Ritchie e Bell Labs entre 1969 e 1972, atualmente pertence à Nokia Corporation. É uma linguagem processual imperativa e estruturada, com um sistema de tipos fraco e estático. Herda características diretamente de B, ALGOL, linguagem assembly, PL / I e Fortran, indicando sua idade.
Vantagens:
- É uma unidade construtiva de outras linguagens de programação mais modernas, seu aprendizado facilita o entendimento dessas linguagens.Múltiplos operadores e tipos de dados nativos melhoram sua potência e eficiência.Boa portabilidade da linguagem, o código pode ser usado em diferentes hardwares com poucas alterações.C biblioteca de funções que estendem as aplicações usuais da própria linguagem Linguagem de nível médio com compatibilidade para programação em níveis alto e baixo.Uso inteligente de algoritmos e tipos de dados, que fornece programas escritos em C com grande poder e capacidade de alocar memória dinâmica durante a execução do código.Especialmente indicado para programação do sistema.
Desvantagens:
- Não é suportado para abstração, ocultação de dados, encapsulamento, polimorfismos ou herança. Da mesma forma, faltam construtores e desconstrutores: Depuração holística; quando o programa termina de executar todos os erros do mesmo, aparecem na tela ao mesmo tempo. Impossibilidade de definir namespaces. Ausência de um assistente de tratamento de exceções. Baixo nível de abstração que facilita violações de segurança ao usar esta linguagem de programação..
A programação C é usada para desenvolver sistemas operacionais, aplicativos de desktop, ferramentas científicas e industriais, simuladores, animação 3D e outros usos avançados.
Python
O Python ganhou relevância especial durante esta década. É uma linguagem de programação multiparadigma fortemente tipada e dinâmica. A linguagem é a invenção de Guido van Rossum e apareceu publicamente em 1991, embora tenha sido desenvolvida anos antes. Ele empresta recursos de uma infinidade de idiomas anteriores, incluindo Haskell, Lisp, Perl e Java. Atualmente, ele pertence à Python Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos que distribui a licença de código aberto.
Vantagens:
- Alta versatilidade, simplicidade que favorece seu uso e aprendizado e rapidez no desenvolvimento.Comunidade de programadores dedicados ao idioma e licença de código aberto que acolhe quem estiver interessado no idioma.Grande coleção de bibliotecas fornecidas pelos dois base que oferece suporte a software e à comunidade.Excelente para criação de protótipos e scripts rápidos.Facilmente extensível usando programação C, código C ++ ou Java, existem vários espaços de trabalho que permitem programação extremamente flexível.Prometendo futuro em aplicativos de IoT graças à sua combinação com Raspberry Pi
Desvantagens:
- Problemas de velocidade devido às limitações inerentes a qualquer linguagem interpretada.Computação multithread mal otimizada devido ao mutex Global Interpreter Lock (GIL), impedindo que múltiplos threads se abram simultaneamente.Inadequado para programação em ambientes móveis; Nem o iOS nem o Android suportam oficialmente esse idioma. Também não brilha nos aplicativos de digitalização de mídia.Tem várias limitações quando se trata de acessar bancos de dados e outros aplicativos que fazem uso extensivo da memória. Em comparação com as tecnologias ODBC (Open DataBase Connectivity) e JDBC (Java DataBase Connectivity), aprender essa linguagem como primeira opção pode levar a dificuldades em conhecer os softwares de programação subsequentes , devido à sua simplicidade incomum.
O Python é especialmente usado em robótica, scripts , inteligência artificial, aprendizado de máquina, design auxiliado por computador, desenvolvimento de multimídia (exceto ambientes interativos em 3D) e outros aplicativos de negócios.
C ++
É uma extensão da linguagem de programação C já discutida acima. Foi desenvolvido em 1979 como uma linguagem de programação multiparadigma com um sistema do tipo forte, estático e nominal. Foi lançado no mercado em 1983, graças ao trabalho de Bjarne Stroustrup, atualmente pertence à Nokia Corporation.
Vantagens:
- Amplo suporte graças à sua popularidade, isso significa que existe uma alta disponibilidade de bibliotecas, compiladores e documentação ao alcance do usuário.Língua pré-interpretada; Ele confere alta velocidade e poder de computação ao executar o código fonte.Fácil aprendizado, se você já conhece outras linguagens de programação como Java, C Programming ou C # com sintaxe muito semelhante.Número reduzido de restrições devido a uma pequena biblioteca padrão.
Desvantagens:
- Especialmente propenso a exibir comportamentos anormais inesperados; portanto, é inseguro: Gerenciamento de memória insuficiente devido à implementação de OOB muito básica Criticamente dependente de funções, que também não são de primeira classe; Não há possibilidade de definir operadores personalizados, o que força o usuário a definir vários tipos de dados básicos, sua sintaxe é complexa e estrita. Baixa compatibilidade devido ao uso de especificações não padronizadas de alto nível (GUI, redes, processamento paralelo etc.).
O C ++ é amplamente utilizado em qualquer aplicativo e é quase onipresente. Os casos excepcionais em que o C ++ não tem lugar são sistemas extensos, como aplicativos executados em navegadores, back-ends em servidores e sites, bem como em ambientes comerciais com muita lógica, desenvolvimento para iOS,.NET e Windows em regime de exclusividade.
Visual Basic.NET
O Visual Basic.NET é uma linguagem de programação moderna, orientada a objetos com vários paradigmas, com um sistema estático, dinâmico, forte, seguro e nominal. É uma evolução do Visual Basic, linguagem com a qual não é compatível com versões anteriores. O software é projetado e de propriedade da Microsoft, e está no mercado há quase duas décadas.
Vantagens:
- Grande resistência à instabilidade gerada pelo gerenciamento de ponteiros, pois executa indiretamente essa tarefa Compatibilidade com os utilitários do Classic Visual Basic, disponibilidade de namespace e ligação tardia se a configuração do Option Strict estiver desabilitada Execução gerenciada de código graças para o CLR (Common Language Runtime), que resulta em aplicações seguras, estáveis e robustas Facilidade de estabelecer interoperabilidade COM graças à aceitação de parâmetros opcionais.Uso de XML para trocar informações dentro da Arquitetura de Rede Digital (DNA).Coleta de lixo muito eficiente gerenciado pelo CLR.
Desvantagens:
- Direitos de propriedade rígidos que reduzem as possibilidades do VB.NET fora do sistema operacional Windows e tornam o desenvolvimento mais caro com licenças proibidas.Gerenciamento melhor de alguns tipos de dados, como matrizes, que não podem ser inicializados ao declará-los. Eu trabalho no.NET Framework.
O Visual Basic.NET, às vezes chamado de VB.NET, está especialmente vinculado ao Windows; Isso é evidente ao analisar alguns dos produtos que podem ser desenvolvidos com esta linguagem de programação: aplicativos para o console do Windows; aplicativos padrão para Windows; serviços de biblioteca, drivers e gerenciadores para Windows; Aplicativos ASP.NET; serviços de biblioteca, controles e gerentes em ambientes web; Classes.NET; e automatismos COM.
Quando sabemos claramente qual linguagem de programação queremos usar, é hora de escolher o software com o qual faremos isso. A escolha lógica é um IDE que integra a maioria das funcionalidades necessárias para que nossas linhas de origem sejam executáveis.
Os melhores IDEs de acordo com a linguagem de programação utilizada
Nos parágrafos seguintes, analisamos os IDEs mais apropriados para cada um dos idiomas listados acima. Além disso, oferecemos alternativas para os aplicativos nos quais é mais conveniente usar outro conjunto de programas.
Software NetBeans Integrated Development Environment para Java
O Netbeans IDE é o software de escolha para a maioria quando se trata de programação em Java. É seguido de perto pelo Eclipse. É o editor de código mais completo e versátil, alguns dos recursos que o tornam popular são:
- Design orientado ao usuário e fácil de se familiarizar.Organização rápida, fácil e eficiente do projeto.Funcionamento rápido.Completa ferramenta implementada com excelência.Integração com o Git ( software de controle de versão). Compatibilidade com outras linguagens de programação (HTML5, Programação C, C ++, PHP…).
O NetBeans oferece um IDE robusto para qualquer aplicativo. Embora existam algumas ocasiões em que usar outro ambiente possa beneficiar nosso trabalho. Uma compilação de alternativas de acordo com o uso está listada abaixo:
- Eclipse Preferível para programas multiplataforma, aplicativos móveis, desenvolvimento web e criação de GUI. Intellij IDEA Community Edition. Adequado para aplicativos Android e ao usar o código Groovy ou Scala. É um IDE leve, não muito exigente com o hardware que temos disponível. jGRASP. Leve e muito poderoso no desenvolvimento de visualizações automáticas. BlueJ. Sua simplicidade o torna perfeito como um IDE de aprendizado. Ele também possui uma documentação abundante e exaustiva.
Código de software: Blocos para programação C
Menos conhecido do que deveria ser. A falta de conhecimento da comunidade sobre o IDE Code:: Blocks é atribuída à sua baixa compatibilidade com outras linguagens de programação. No entanto, este editor de código é perfeito para não perder muitas das peculiaridades da programação C, que em ambientes como o Eclipse permanecem… eclipsadas.
Código: Blocks traz uma série de vantagens que o programador deve conhecer:
- Compatibilidade com Windows, macOS e Linux Alta capacidade de configuração e poucas limitações ao estender o software básico com plug-ins Possui características básicas de exploração que permitem visualizar o OOP Interface gráfica completa, intuitiva e bem organizada.
Existem algumas ocasiões em que usar Code:: Blocks não é a escolha certa. Os seguintes casos podem justificar o uso de outros IDEs:
- Eclipse Refatoração de grandes volumes de código. Código do Visual Studio. Para aplicativos exclusivamente para Windows. O VSC é um software desenvolvido pela Microsoft, por isso é otimizado para o sistema operacional desta casa, apesar de oferecer suporte a outros. CodeLite. Adequado para aprendizado, máquinas com pouca potência e desenvolvimento de widgets .
De software
É um IDE cheio de utilitários, a ponto de poder ser confundido com um editor de texto. Como o GitHub é mantido, a qualidade do software é garantida. As principais vantagens do uso do Atom são:
- Flexibilidade muito alta e um grande repertório de plug-ins Gerenciador de bibliotecas abrangente, incluindo pacotes como Teletype para colaboração remota.Integração nativa com Git e GitHub.Boa compatibilidade entre plataformas graças ao uso da área de trabalho da Electron.Fácil interface diáfana e intuitiva.
O Atom geralmente é uma escolha apropriada, independentemente das características do nosso código. No entanto, alguns outros editores de código podem ter melhorias de desempenho relativas ao executar determinadas tarefas. Aqui estão as alternativas para o Atom e suas áreas de excelência:
- IDLE. Máxima simplicidade para facilitar o aprendizado, também consome poucos recursos. Código do Visual Studio. Como já apontamos na seção anterior, esse IDE é ideal para o desenvolvimento de software exclusivamente para Windows. Eric. Excelente gerente de projeto que o torna preferível ao trabalhar com grandes volumes de código. Também possui boa integração com o Ruby.
Software Visual Studio para C ++
Existe um consenso de que, do ponto de vista técnico, o Dev-C ++ é o melhor IDE disponível para trabalhar com o C ++. Infelizmente, o editor de código tem duas grandes desvantagens: está disponível apenas para Windows e não é atualizado há vários anos. Atualmente, está em andamento o desenvolvimento de uma versão do Linux, mas não se sabe quando estará disponível. Nos despedimos dos famosos DevPacks Dev-C ++ e Olá para o Visual Studio.
Hoje, o Visual Studio é a melhor ferramenta para trabalhar facilmente com C ++. Sua instalação não oferece nenhuma dúvida e o download é gratuito se estiver usando a versão Express (revestida). É um software que é melhor otimizado no Windows, mas também pode ser usado no macOS e Linux sem problemas aparentes. As principais vantagens técnicas do IDE são:
- Ele possui um verificador de sintaxe nativo chamado Interface de Linha de Comando e preenchimento automático de código inteligente personalizado.GUI, que facilita a introdução de novos códigos no Git, além de confirmar e publicar API robusta com várias ferramentas de depuração. até refatorações.
Visual Basic atualmente não tem concorrente. O único ambiente no qual um IDE menor pode ser interessante é o desenvolvimento em sistemas operacionais que não sejam da Microsoft, nichos em que pode haver software pouco conhecido e altamente otimizado que vale a pena investigar.
Visual Studio para Visual Basic.NET
O Visual Studio se repete como melhor IDE também no caso de o VB.NET ser usado. O acima é perfeitamente adequado para os recursos do editor de código agora. No entanto, adicionamos que #develop ou SharpDevelop é uma ótima alternativa também gratuita. Nas linhas a seguir, estudamos seus prós e contras ao compará-lo com o Visual Basic.NET.
Vantagens:
- Alta velocidade de trabalho, mesmo em grandes projetos, sistema plug-in por meio de add-in e número aceitável de modelos, estabilidade louvável.
Desvantagens:
- Seu sistema de refatoração empalidece em comparação com o utilitário Jetbrains Resharper do VB.NET, com pouco suporte para o ASP.NET.
Os IDEs são um ótimo ambiente de trabalho para nossos esforços iniciais de programação. À medida que a experiência é adquirida, é lógico fazer a transição dos IDEs para esquemas personalizados de edição, compilação, interpretação, vinculação e depuração, um problema que pode consumir enormes quantidades de tempo até que o conjunto seja gerenciado para trabalhar em coordenação. Essas soluções estão fora do escopo deste artigo. Esperamos que suas dúvidas sejam resolvidas.
Fonte: TechradarOs 5 principais aplicativos de informações da placa-mãe
Existem vários aplicativos que permitem examinar rapidamente todas essas informações na placa-mãe. Listamos as 5 melhores aplicações.
Os 5 principais aplicativos de reconhecimento de voz
Vamos analisar os 5 melhores aplicativos de reconhecimento de voz que você pode encontrar hoje para Windows.
Pip é uma plataforma de programação portátil que vem ao kickstarter
O Curious Chips apresentou no Kickstarter the Pip, um dispositivo de programação portátil orientado para Javascript, Python, Lua, PHP e HTML / CSS.