▷ Melhores aplicativos de virtualização para Windows e Linux
Índice:
- Melhores aplicativos de virtualização
- VMware
- VMware Workstation Player
- VMware Workstation Pro
- vSphere Enterprise
- Oracle VM VirtualBox
- VirtualBox Enterprise
- Microsoft Hyper-v
- QEMU
- Parallels
- Xen
- Citrix XenServer
- Proxmox
- KVM
Vamos fazer uma revisão completa para ver quais são os melhores aplicativos de virtualização e os melhores Hypervisors do mercado para poder virtualizar sistemas operacionais. Hoje, a virtualização é um recurso extremamente usado em empresas de natureza tecnológica. Por exemplo, para serviços de hospedagem, ambientes de teste, consultorias de tecnologia e, finalmente, empresa de TI. Mas também precisamos focar em nós, usuários normais.
Índice de conteúdo
Se queremos criar um ambiente de virtualização, também existem aplicativos especialmente projetados para ambientes de desktop e doméstico ou pequenas redes. Essas ferramentas nos permitem ter em nosso próprio computador uma série de sistemas operacionais perfeitamente operacionais para testar e testar aplicativos.
Melhores aplicativos de virtualização
Vamos falar sobre os melhores aplicativos de virtualização para ambientes domésticos e de pequenas empresas. É importante observar que temos uma variedade interessante de aplicativos para os sistemas operacionais Windows e Linux e também para Mac. Então vamos ver o que temos
VMware
O VMware é uma das soluções mais poderosas e compactadas de software disponíveis para virtualização. A empresa proprietária pagou produtos que cobrem absolutamente todas as áreas de virtualização. Seus programas têm compatibilidade com a tecnologia Intel VT-x
Quanto às soluções que temos para ambientes de desktop, pagamos amplamente aplicativos de licença, e não exatamente baratos. Mas também oferece a oportunidade com a ferramenta gratuita ocasional para empresas.
- vSphere Hypervisor - é um Hypervisor gratuito destinado à virtualização principalmente em ambientes de servidor. vCenter Converter: o que este aplicativo faz é converter uma máquina física Linux ou Windows e outras máquinas virtuais em uma máquina virtual VMware.
Em relação aos aplicativos de virtualização para usuários normais, temos basicamente dois:
VMware Workstation Player
É o software mais barato que podemos encontrar para as nossas necessidades. Este Hypervisor é capaz de virtualizar um sistema operacional totalmente funcional em nosso PC. Ele terá funcionalidades para compartilhar pastas na rede e comunicar nossas máquinas virtuais com a máquina física. Temos uma versão de teste. Podemos comprá-lo por pouco mais de 160 euros e roda em Windows, Mac e Linux.
VMware Workstation Pro
Digamos que é a versão completa da anterior. Nesse caso, poderemos virtualizar mais de um sistema operacional em nosso PC. Além disso, podemos nos conectar aos servidores virtuais atuais no vSphere. Sua aquisição sai por 275 euros e roda em Windows, Mac e Linux.
Se falarmos sobre ambientes de negócios e virtualização de servidores, teremos o seguinte:
vSphere Enterprise
É um aplicativo que fornece um ambiente completo para virtualização e é a mais usada e poderosa das ferramentas disponíveis para a empresa. Por apenas 3975 euros, podemos comprá-lo. Oferece virtualização completa de hardware, migrações quentes, monitoramento em tempo real, etc.
Oracle VM VirtualBox
Se, no caso da VMware, tivemos que gastar quantias significativas de dinheiro, no caso do VirtualBox, é exatamente o oposto. Este software Hypervisor pode ser adquirido gratuitamente em seu site.
O Virtual Box é um programa para criar ambientes de virtualização com vários sistemas operacionais em nossa máquina física totalmente funcional e com a possibilidade de conectá-los fisicamente à rede. Nele podemos instalar máquinas Linux, Mac e Windows em todas ou quase todas as versões. E podemos fazer tudo isso sem pagar um centavo.
Mediando suas ferramentas de " adições de convidado " para que, uma vez instalado na máquina virtual, possamos interagir com ela de uma maneira mais avançada, por exemplo, para copiar e colar documentos diretamente. Além disso, está disponível para os sistemas Windows e Linux e Mac. Também teremos uma versão portátil.
O VirtualBox suporta as duas tecnologias de virtualização da Intel e AMD.
VirtualBox Enterprise
Há também uma versão paga projetada para ambientes de TI com algumas funcionalidades extras orientadas para os ambientes de trabalho. Se a licença custa tanto, apenas 93 euros.
Microsoft Hyper-v
Se falamos de virtualização, não podemos deixar a Microsoft para trás. Seu Hypervisor Hyper-V está disponível nativamente nos sistemas operacionais Pro e Server, por exemplo, Windows 10 Pro. Isso significa que qualquer pessoa com Windows 10 Pro poderá ter o Hyper-V gratuitamente.
Graças a essa ferramenta, poderemos virtualizar sistemas operacionais com todo o hardware como se fossem máquinas reais, assim como o VirtualBox e, é claro, a VMware. Graças a esta aplicação, não precisaremos instalar software externo em nosso sistema. O Hyper-v permite a virtualização de sistemas Windows e diferentes versões do Linux e FreeBSD.
Também possui suporte para as tecnologias de virtualização AMD-V e Intel VT-x
Se tivermos o Windows Server, esta ferramenta virá com alguns utilitários extras, como:
- Funcionalidade de rede SR-IOV Migração quente de máquina virtual de outro servidor HDX compartilhado
Uma das desvantagens do Hyper-v é que talvez seja um problema se tivermos outros programas de virtualização instalados no computador, não permitindo que eles sejam executados corretamente.
QEMU
O QEMU é uma ferramenta de software livre disponível para sistemas operacionais Linux, Windows e Mac, tornando-o uma excelente alternativa ao VirtualBox, pois também podemos comprá-lo gratuitamente em seu site.
A curiosidade desse emulador em si não possui uma GIU, embora seja possível instalá-lo através de outra extensão no Mac e no Windows. Quanto a algumas de suas características mais notáveis são:
- Suporta tecnologias de virtualização VT-x e AMD-V Virtualiza sistemas Windows, Linux e Mac Alocação dinâmica de espaço em disco rígido Formula placas de rede virtuais Suporta controle SMPC Hypervisor no modo de comando Controle remoto Hypervisor
Parallels
O Parallels é um Hypervisor disponível para Mac e permite executar máquinas virtuais de outros sistemas operacionais na plataforma Apple. Possui funcionalidades de otimização para chipsets Intel para que eles possam executar a tecnologia Intel VT-x sem nenhum problema. Isso permitirá que o hardware seja otimizado para a operação de ambientes virtuais.
Essa ferramenta fornece, como as anteriores, funcionalidades como transferência de arquivos entre máquinas reais e virtuais, pastas compartilhadas e todos os tipos de dispositivos de E / S.
Sua licença custa 100 euros em sua página oficial, portanto também não é muito cara.
Xen
Fonte: Wikipedia
Este software de virtualização é um dos mais utilizados atualmente. Desenvolvido pela Universidade de Cambridge, é licenciado sob o GNU Linux, tornando-o um programa de código aberto disponível para todos. Podemos baixá-lo em seu site oficial.
Ele está disponível apenas para instalação nos sistemas operacionais Linux, mas é capaz de virtualizar os sistemas Linux e Windows. Além disso, possui suporte para as tecnologias AMD-V e Intel VT-x, já que ambas as empresas deram suporte à evolução desse projeto de código aberto.
Ele também possui migração quente de máquinas virtuais e possui uma solução chamada paravirtualização que permite otimizar o desempenho de máquinas virtuais para que seu desempenho na virtualização de componentes não seja penalizado.
Citrix XenServer
Em 2007, a empresa Citrix adquiriu o kernel Hypervisor Xen para desenvolvê-lo independentemente. Este software está disponível nas versões paga e gratuita com a edição gratuita do Xenserver. Nesse caso, temos uma versão no Linux e no Windows e destinada à virtualização de servidores em pequenas empresas ou usuários domésticos. Como sua versão gratuita de fonte Xen, ele suporta as tecnologias VT-x e AMD-V.
Algumas de suas características são extraídas diretamente do projeto Xen:
- Migrações quentes Virtualização de hardware Monitoramento de desempenho Capacidade de compartilhar arquivos diretamente
Proxmox
E não podemos deixar de lado o Proxmox, um software em que aqueles que experimentaram o VMware encontrarão certas coincidências com isso, pois ele se baseia muito no produto de pagamento estrela.
O Proxmox é um Hypervisor de código aberto do GNU Linux, para que também possamos comprá-lo gratuitamente. Embora também tenhamos uma versão de pagamento um pouco mais avançada, voltada para empresas e um ambiente de trabalho profissional.
Está disponível para instalação nos sistemas operacionais Linux baseados no Debian. E podemos baixá-lo neste link. Entre suas principais características, são bastante semelhantes às anteriores:
- Migração quente Otimização para pontes de rede Ferramentas de linha de comando, como um bom software Linux Disponibilidade de backup Pré-instalação de modelos de construção do sistema operacional
KVM
Outro software de virtualização de código aberto para Linux que suporta as tecnologias VT-x e AMD-V. Este software é fortemente baseado no QEMU e fornece seus próprios recursos de virtualização com hardware e sistemas operacionais assistidos.
Permite a execução de sistemas operacionais a partir de imagens de disco, por exemplo, no formato ISO ou MDS com sistemas operacionais executáveis. Para a criação de máquinas virtuais, teremos todos os tipos de hardware virtualizado, bem como o restante das distribuições que mostramos aqui. Só podemos virtualizar sistemas operacionais Linux.
Esta é a nossa lista de aplicativos de virtualização disponíveis para Windows, Linux e Mac.
Também recomendamos nosso artigo sobre virtualização:
Qual você usa? Se você conhece algum que não esteja em nossa lista, deixe-nos nos comentários o que é.
Melhores aplicativos para '' linha de comando '' no Windows 10
Os melhores aplicativos para substituir o CMD limitado por outras opções que adicionam funções adicionais úteis à linha de comando.
Melhores aplicativos de hotspot wifi para windows 10
Trazemos a você a solução perfeita para ter a internet. É um software que ajuda você a transformar seu PC com Windows 10 em uma zona Wi-Fi.
Melhores aplicativos de rádio para windows 10 (top 5)
O Windows 10 oferece os melhores aplicativos de rádio online; no entanto, não é uma tarefa fácil escolher o melhor dentre tantas opções.