Melhor armazenamento em nuvem de 2020
Índice:
- O que é armazenamento em nuvem e como ele pode nos ajudar?
- Lista dos melhores armazenamentos na nuvem
- Google Drive: o Google deve
- OneDrive: para usuários do Windows
- iCloud: apenas para usuários da Apple
- Dropbox: possivelmente o armazenamento independente mais usado
- MEGA: espaço suficiente de graça
- pCloud: a maior capacidade pelo menor preço
- Amazon Cloud Drive: Sim, você também tem este serviço
- Caixa: possibilidade de capacidade ilimitada
- Se você deseja sua própria nuvem, compre um NAS
- Conclusão
Se há algo que caracteriza a Internet, é o enorme número de soluções de todos os tipos que ela nos oferece, algumas para pagamento e outras muitas gratuitas. Nesse caso, falaremos sobre o melhor armazenamento em nuvem para este 2020, hardware que as empresas disponibilizam ao usuário para poder armazenar todos os tipos de dados e backups sem usar nosso disco rígido.
Veremos quais são os melhores, pagos ou gratuitos, comentando suas diferentes funções e vantagens em relação à competição. E lembre-se, se você quiser seu próprio armazenamento em nuvem, poderá optar por um NAS.
Índice de conteúdo
O que é armazenamento em nuvem e como ele pode nos ajudar?
Quando falamos em armazenamento, todos imaginamos o óbvio: um disco rígido, cartão de memória, unidade flash, SSD ou qualquer outra maneira de armazenar informações permanentemente.
O armazenamento em nuvem é exatamente isso, discos rígidos para armazenar dados, mas que só podemos acessar com uma conexão com a Internet. Com eles, temos praticamente todas as vantagens possíveis, exceto que não poderemos acessar se não tivermos uma conexão de rede. Esses discos rígidos estão localizados atrás de um servidor com alta proteção contra ataques e organizados em matrizes RAID para que nossos dados não sejam perdidos se um disco rígido falhar, pois os dados seriam replicados em mais unidades.
Ele é chamado precisamente de nuvem porque, em princípio, não sabemos sua localização física e também podemos vê-los ou acessá-los de qualquer lugar do mundo, apenas com a Internet e nossos dados de acesso. Por trás deles, é claro, há uma equipe de manutenção técnica e até mesmo suporte ao usuário para que nada dê errado, e muitos deles oferecem uma certa quantidade de armazenamento sem pagar um único euro. Então, o que essas pessoas comem? Bem, prestar serviços a empresas, publicidade, outros serviços ou contas de pagamento que ofereçam maiores vantagens.
Lista dos melhores armazenamentos na nuvem
Sem mais delongas, vamos ver o que esses armazenamentos em nuvem são e, certamente, a maioria, recomendamos por ser o mais confiável, oferecendo mais espaço e, acima de tudo, por ser mais seguro.
Google Drive: o Google deve
Até agora, quase todo mundo sabe sobre o serviço de armazenamento em nuvem do Google. Um que disponibilizamos automaticamente quando criamos nossa conta de e-mail para acessar os serviços do Google Play em nosso Smartphone. Portanto, o bom desse espaço é que o temos praticamente automaticamente.
O Google Drive é um serviço gratuito limitado a 15 GB assim que você cria sua conta e oferece um grande número de funções, sendo muito importante que poucos usam para fazer cópias de backup do telefone e de outros equipamentos com o programa. Algo também muito bom é que podemos compartilhar arquivos entre contas de nossos amigos ou de nossos amigos sem ocupar espaço extra, tendo acesso total a eles.
E se você precisar de um armazenamento para sua carreira ou estudos, também é ideal, pois inclui programas de edição de texto, planilhas e apresentações onde podemos editar simultaneamente com nossos colegas, salvando o conteúdo automaticamente. Também é possível fazer pesquisas e vinculá-lo às outras funções da nossa conta do Google. Obviamente, existe um programa para PCs Windows, Mac, Android e Linux, com todos os dispositivos sincronizados.
OneDrive: para usuários do Windows
O OneDrive também é um armazenamento em nuvem que é incluído automaticamente se criarmos uma conta do Hotmail ou da Microsoft. É uma nuvem muito semelhante à anterior que nos oferecerá com nossa conta gratuita um espaço de 5 GB, que poderemos expandir se adicionarmos novos amigos à plataforma. E a melhor parte é que, para usuários licenciados do Office 365, o espaço aumenta até 1 TB, o que não é ruim.
Nesse caso, as opções de edição são um pouco mais avançadas do que as do Google, pois, ao incluir produtos da Microsoft, como os do Office, poderemos editar normalmente e como se estivéssemos no Windows com nossos arquivos do Word, PowerPoint, Excel carregados ., Uma nota e outras.
A sincronização nessa nuvem é bastante rápida, embora devamos dizer, por experiência própria, que às vezes o download de arquivos é bastante lento. Como no caso anterior, podemos compartilhar conteúdo e, portanto, temos documentos de outros usuários disponíveis sem sacrificar o espaço, além de funções de backup para nossa equipe se estivermos no Windows 10. Acreditamos que é obrigatório e necessário se usarmos o sistema Microsoft.
iCloud: apenas para usuários da Apple
E, é claro, o mesmo pode ser dito do Apple iCloud, o armazenamento em nuvem da marca apple que será incluído em nossa conta Apple e em nosso sistema operacional ou smartphone. Nesse caso, o armazenamento gratuito disponível é de apenas 5 GB, o que certamente é pouco.
O iCloud é muito voltado para criadores de conteúdo, como é tradicional na marca, oferecendo funções para criar e modificar arquivos de vídeo, imagem e texto, com seus próprios formatos e em tamanho real. É engraçado que ainda não tenhamos um bom sistema de arquivos compartilhados implementado, que ainda está em fase de teste.
O que podemos fazer é sincronizar todos os nossos dispositivos Apple e, assim, ativar as funções de backup, mas apenas nos dispositivos da marca. Como sempre, a compatibilidade é baixa, pois não se integra ao Windows ou Android nesse tipo de serviço.
Dropbox: possivelmente o armazenamento independente mais usado
Este é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais usados pelos usuários, que também possui uma opção de registro gratuito que oferece 2, 75 GB de armazenamento. Podemos até obter armazenamento ilimitado com a assinatura mais cara, que seria de 15 euros por mês por usuário.
É compatível com todos os sistemas, incluindo Mac e Android, e, ao contrário dos outros, é um pouco mais básico em funções e também em interface, puramente dedicado ao armazenamento. Atualmente, ele possui alguns serviços interessantes, como transferências, para enviar arquivos pesados para outros usuários como se fosse um email, e o Paper, um editor de texto um tanto básico, onde você pode criar documentos.
Com o aplicativo que podemos baixar, sincronizaremos o conteúdo com nossa equipe e as pastas que compartilhamos com outros usuários. Este é o verdadeiro utilitário do Dropbox, embora certamente não ofereça nada diferente do que vimos anteriormente.
MEGA: espaço suficiente de graça
Os 50 GB fornecidos pela MEGA com nossa assinatura gratuita não são ruins e é uma das plataformas mais rápidas para baixar e enviar arquivos. Certamente muitos de vocês já baixaram um arquivo MEGA, já que muitos usuários carregam conteúdo de jogos lá, filmes que não são exatamente com direitos autorais, mas bem, é o charme da Internet.
Como nuvem pessoal, oferece o mesmo que o restante, a possibilidade de fazer upload de todos os tipos de arquivos e criar pastas compartilhadas entre os contatos que adicionamos. Não existe um editor de documentos como nos casos anteriores, portanto, ele será um armazenamento em nuvem puro e rígido, com uma interface muito simples e intuitiva.
O serviço tem um bate - papo para nossos contatos, uma lixeira e a possibilidade de adicionar conteúdo compartilhado de outros usuários sem ocupar espaço no nosso. Possui aplicativos MEGASync para PC, Mac, Linux, Android, iOS, uma extensão para Chrome e clientes de e-mail para Thunderbird e um console de comando para gerenciar arquivos no verdadeiro estilo SSH.
pCloud: a maior capacidade pelo menor preço
O pCloud é um armazenamento semelhante ao Dropbox que também nos fornece armazenamento criptografado de até 2 TB com taxas pagas mensalmente ou uma vez pela vida. De graça, teremos 10 GB de armazenamento.
Algo que os outros não oferecem é o fato de poder fazer backup de imagens e conteúdo de nossas redes sociais, como o Facebook e computadores sincronizados. Podemos fazer upload de arquivos de qualquer extensão, desde que a capacidade máxima disponível de 5 GB não seja excedida.
Como outros, temos aplicativos para todos os tipos de sistemas operacionais , incluindo telefones celulares. Podemos expandir nosso armazenamento convidando amigos para a plataforma. Podemos adicionar proteção e criptografia extra com o pCloud Crypto por um valor extra em nossa taxa contratada, não estando disponível na versão gratuita.
Amazon Cloud Drive: Sim, você também tem este serviço
A Amazon ousa com tudo, uma das maiores e mais poderosas empresas de nosso tempo também possui seus próprios serviços de armazenamento em nuvem. Obteremos essa nuvem gratuitamente 5 GB de armazenamento e armazenamento ilimitado para fotos com a assinatura do Amazon Prime. Sua capacidade máxima é de 30 TB, pagando 3000 euros por ano, que ninguém em sã consciência compraria.
Ele também possui não apenas um, mas vários aplicativos específicos para o nosso PC, nos quais podemos fazer upload e sincronizar fotos, vídeos e outros documentos. Acreditamos que um seria suficiente. A interface é bastante amigável e nos oferece um ambiente de navegador com pastas exatamente iguais aos outros casos, embora não seja possível editar arquivos de texto e outros do site.
Temos a possibilidade de compartilhar pastas com outros usuários e sincronizar todos os nossos dispositivos através dos aplicativos. É um bom armazenamento para aqueles que possuem uma conta Amazon, que será a maioria, mas acreditamos que Google, Microsoft e Apple fazem isso melhor.
Caixa: possibilidade de capacidade ilimitada
Chegamos ao final desta lista pequena e selecionada com uma plataforma que também oferece assinatura gratuita com 10 GB de armazenamento. Seus planos são divididos em indivíduo ou tipo de negócio. E com a assinatura comercial de 13, 50 euros por mês, capacidade ilimitada com arquivos com tamanho máximo de 5 GB e mínimo de três usuários. Nas quais muitas funções extras estão incluídas, como Active Directory, criptografia SSL, relatórios de segurança, acesso pelo celular etc.
O Box é uma plataforma de longo curso, altamente orientada para o armazenamento produtivo e de negócios , pois implementa a criptografia de hardware e a capacidade de criar e editar documentos de texto, apresentações ou outros simultaneamente por vários usuários, como no Drive.
Sua interface é limpa e intuitiva, com a possibilidade de compartilhar pastas com outros usuários ou usar credenciais de rede. É um dos armazenamentos em nuvem mais antigos e mais integrados da rede, por isso é muito confiável e profissional.
Se você deseja sua própria nuvem, compre um NAS
Se o que essas plataformas de armazenamento nos oferecem não é suficiente e queremos ter algo mais nosso e que podemos gerenciar a nós mesmos, a melhor coisa que podemos fazer é comprar um NAS.
NAS (Network Attached Storage) sem dispositivos de armazenamento em massa em rede. Para fins práticos, é um computador equipado com hardware normal, CPU + RAM + Sistema Operacional que será conectado à nossa rede interna para nos fornecer acesso total ao seu armazenamento a partir dos dispositivos que temos e até fora dele por VPN ou pela própria nuvem. fabricante.
Esses computadores não são muito baratos e, além disso, teremos que comprar os discos rígidos, mas será uma nuvem privada apenas nossa onde seremos os administradores. Entre as funções mais destacadas, temos:
- Capacidade de criar sistemas RAID de todos os tipos, com capacidade de até centenas de TB de armazenamento. Gerencie a partir de um navegador da Web local ou remotamente através da nuvem. Backups, instantâneos, armazenamento em camadas, etc. Capacidade de compartilhar arquivos pela codificação de vídeo em rede em 1080p 4K a 60 FPS Configure servidores da Web, correio, plex, multimídia, firewall, etc. Crie uma estação de vigilância com câmeras IP Virtualização de sistemas operacionais
Os principais fabricantes de NAS são a QNAP, da qual analisamos seus sistemas, Synology, Asustor e Western Digital.
Visite nosso guia atualizado para o melhor NAS do mercado
Conclusão
Até agora, chega o artigo sobre melhor armazenamento na nuvem, e esperamos que, com tudo isso e nossa referência especial ao NAS, você tenha o suficiente para começar a enviar arquivos para sua nuvem pessoal. Agora deixamos alguns artigos de interesse:
Qual você vai escolher? Você conhece outros armazenamentos melhores do que aqueles que contamos? Deixe-nos saber nos comentários.
Armazenamento na nuvem: comparação de preços
Hoje, oferecemos uma comparação de preços dos principais e melhores serviços de armazenamento em nuvem para seus documentos, fotos, vídeos e muito mais.
Google one: armazenamento em nuvem ao melhor preço
Google One: armazenamento em nuvem ao melhor preço. Saiba mais sobre os novos planos de armazenamento.
Gigabyte traz ia, soluções em nuvem e aplicativos inteligentes para o ces 2020
A GIGABYTE traz AI, soluções em nuvem e aplicativos inteligentes para o CES 2020. Descubra as novidades.