Tutoriais

Melhor processador de jogos: intel core i7, i5 ou amd ryzen

Índice:

Anonim

A busca pelo melhor processador de jogos é algo realmente complexo de se realizar, já que no mercado temos muitos modelos e fabricantes estão quase continuamente renovando seus desejos e retirando variantes dos já existentes. O que será melhor, Intel Core i7, i5 ou AMD Ryzen ? Neste artigo, tentaremos ver as características de cada um e apresentaremos as melhores opções.

Índice de conteúdo

Se algo está claro para nós, é que, para começarmos a procurar o melhor processador de jogos, teremos que procurar os dois fabricantes disponíveis no mercado, que são Intel e AMD.

Arquiteturas Intel e AMD

Obviamente, são duas marcas concorrentes, embora a princípio a AMD tenha adotado muitas das invenções da Intel, como a arquitetura x86. A Intel quase sempre esteve na liderança em termos de inovação e potência do processador, mas também em seus custos. A AMD sempre foi um fabricante bastante mais barato que a Intel.

A chegada da arquitetura Zen da AMD significou um antes e um depois na marca. Esses processadores vieram depois que a AMD chegou ao fundo, por assim dizer, com uma arquitetura Bulldozer que foi realmente um fracasso para a marca, pois nossos núcleos de CPU eram muito mais lentos que os núcleos Sandy Bridge da Intel.

Foi nessa época que vimos uma das maiores diferenças entre os dois fabricantes. Nem o pesado investimento de dinheiro feito pela AMD na compra da ATI acompanhou até que finalmente a arquitetura ZEN chegou. CPUs que estavam em pé de igualdade com as criações da Intel Broadwell e que também foram implementadas usando chips de 14nm, com mais núcleos e mais poderosas com uma interface de E / S aprimorada, embora não no nível das da Intel.

Ainda hoje, os processadores Intel oferecem um extra em termos de desempenho nos jogos. Os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9 da oitava e nona geração do Coffee Lake são processadores de 4, 6 e 8 núcleos, com o conhecido que apresentou resultados de desempenho muito bons, especialmente aqueles que implementam a tecnologia Hyperthreading. Atualmente, a Intel está em processo de fabricação de 14nm com a nona geração de CPU.

Por seu turno, a AMD descartou a tecnologia Bulldozer e implementou silício composto por unidades CCX de 12 nm, que nada mais são do que chips de 4 núcleos complexos que compartilham um cache L3. Cada processador Ryzen possui dois desses CCXs internos e o fabricante desativa os núcleos para construir diferentes processadores de desempenho. Além disso, cada um desses núcleos lida com dois segmentos de execução. Atualmente, a AMD está perto de comercializar CPUs de 7nm.

Para encontrar o melhor processador de jogos, precisaremos, pelo menos, conhecer as principais arquiteturas que os fabricantes usam atualmente.

Intel

  • Core i3: eles são a entrada para os processadores de desempenho notável da Intel, Celeron e Pentium Gold de lado. Essas CPUs possuem 2 núcleos e 2 ou 4 threads de execução até a geração Kaby Lake. A oitava geração eleva o nível para 4 núcleos e 4 threads de execução (4/4). Um Intel Core i3-9350KF de 9a geração é esperado muito em breve com 4/4. Core i5: se queremos um processador de jogos, teremos que ir com segurança para essa família de processadores. Eles são da melhor qualidade / preço e, na geração Coffee Lake, possuem uma configuração 6/6 e 4/4 no Kaby Lake. Núcleo i7: eles já têm membros nesta nona geração do Coffee Lake com propostas extremamente interessantes. Esses processadores possuem 8 núcleos e 8 threads de execução. São CPUs de custo mais alto, mas também com melhor desempenho para equipamentos de jogos de última geração. Core i9: esses são os processadores high-end da Intel, sem atingir os processadores soquete LGA 2066, são os que oferecem maior desempenho, com uma contagem de 8 núcleos e 16 threads com Hypertherading. No entanto, a sua relação qualidade / preço é um pouco menos vantajosa que o i5 e o i7.

AMD

  • Ryzen 3: É a primeira versão da arquitetura Zen, e hoje eles seriam o Ryzen mais básico para equipes de jogos muito modestas. Tem uma contagem de 4/4. Ryzen 5: Deixamos o Ryzen 3 para trás e nos encontramos praticamente a melhor opção para os processadores de jogos AMD. As versões 2600 e 2600x têm uma contagem de 6/12 e são ideais para esse tipo de tarefa. Ryzen 7: A contagem chega a 16/8 e apresenta um desempenho espetacular e um preço igual. Eles são a opção favorita para equipamentos de jogos de última geração.

O que estamos procurando em um processador de jogos?

Já temos mais ou menos claro qual é a família de processadores que devemos procurar em cada um dos fabricantes, Intel e AMD; agora, veremos rapidamente qual a função que nossa CPU executa em um jogo e o que é mais importante. para desfrutar de um bom desempenho.

CPU e jogos

Todos sabemos que o hardware básico para lidar com jogos 3D ou AAA , como queremos chamá-lo, é uma placa de vídeo. A placa gráfica possui uma GPU, um processador gráfico responsável por executar os cálculos de ponto flutuante mais pesados que correspondem aos gráficos do jogo. A renderização das cenas, o movimento da luz, as texturas 3D de alta definição, graças à sua enorme largura de ônibus e capacidade extraordinária.

Mas ainda existem muitos processos que serão a tarefa da CPU, é o coração do nosso computador e, como tal, tem relevância no jogo. Um processador não é capaz de aumentar o FPS do nosso jogo por si só, porque não é responsável pelo processamento de gráficos. No seu caso, a tarefa real de uma CPU é enviar as informações que a GPU deve processar.

O slot CPI-Express x16 da placa está em contato direto com a CPU, e todas as informações necessárias viajam para frente e para trás neste barramento de 16 LAN para dar vida ao jogo. A CPU cuida da importante tarefa de processar física e inteligência artificial do jogo. Como agimos com nosso personagem, como os outros personagens agem e os eventos aleatórios que experimentamos no jogo.

Um exemplo claro seria de jogos MMO e RPG, onde o volume e a capacidade de processamento da CPU são essenciais. Gerenciar um exército ou a dinâmica de uma cidade grande requer o processamento de milhões de variáveis ​​de jogo, especialmente quando se trata de jogos multiplayer.

Quanto mais núcleos e threads, melhor

Diretamente proporcional ao desempenho de uma CPU são seus núcleos e seus threads de processamento.

Os núcleos ou núcleos com seu nome em inglês são, por assim dizer, subprocessadores que estão dentro de uma CPU. São circuitos integrados mais ou menos independentes um do outro, pois cada um deles é capaz de executar uma tarefa por si só. Se, por exemplo, tivermos 6 núcleos, nossa CPU poderá executar 6 tarefas ao mesmo tempo ou 6 cálculos, se formos rigorosos.

Por sua vez, os threads de processamento ou também chamados Threads são algo bem diferentes dos núcleos. Não vamos executar mais tarefas porque temos mais threads, mas fazemos que o fluxo de controle desses e os tempos de espera entre os processos sejam melhor otimizados. Um kernel executa um processo após o outro, e um thread poderá fazer com que o kernel pareça que está executando mais tarefas. Isso ocorre porque os encadeamentos dividem as tarefas em partes e as enviam para os núcleos livres e, em seguida, juntam tudo e parece que mais tarefas foram executadas do que núcleos.

Tecnologias como o MutiTherading da AMD e HyperThreading da Intel permitem que os processadores implementem múltiplos núcleos e múltiplos threads e também os mantenha sempre ativos para executar tarefas. Embora devamos dizer que a Intel ainda está um passo à frente da AMD nesse sentido. Solução muito engenhosa que é muito útil para grandes cargas de processamento, como tarefas e jogos de design gráfico e de vídeo.

Para que servem os gráficos integrados?

Quase todas as CPUs atuais têm um núcleo interno capaz de processar gráficos. Eles não serão válidos para jogos com ótimos gráficos 3D poderosos e é por isso que precisamos adquirir uma placa gráfica dedicada.

Tanto a AMD Ryzen quanto a Intel Core possuem esses núcleos, embora não haja praticamente nenhum uso para eles. No seu caso, a Intel está lançando processadores no mercado sem gráficos integrados (eles realmente têm, mas estão desativados). Nós os encontraremos com o distintivo "F" no código do modelo. Eles serão um pouco mais baratos e otimizados para jogos, com uma frequência de clock mais alta. Poucos deles ainda estão disponíveis, mas mais virão.

Capacidade de overclock

Jogadores profissionais gostam de formar equipes que também têm a capacidade de dar um extra em tempos difíceis e em alta demanda. É por isso que os dois fabricantes oferecem processadores desbloqueados em seu multiplicador para aumentar a frequência do clock para mais MHz do que o fabricante especifica no modelo base.

Com o overclock, podemos aumentar a frequência do processador para que ele execute as tarefas mais rapidamente. É um poder extra que podemos ter em certas ocasiões. Não é a coisa mais saudável para o processador, mas é muito útil em determinadas ocasiões. De qualquer forma, as CPUs desbloqueadas também estão preparadas para cargas mais altas e apresentam melhor qualidade de construção.

A Intel é tipicamente mais generosa que a AMD nesse aspecto. Com um sistema Intel, você pode esperar recursos de overclock com o Intel Core 8600K ou 8700K 300-400 MHz plus. Mas tenha cuidado, você não poderá fazer isso no processador Intel se vier de fábrica sem o selo de aprovação da série K. Lembre-se sempre de que um processador Intel desbloqueado oferece todo o seu potencial com um chipset X390 da placa - mãe.

No caso da AMD Ryzen, eles permitem overclock em todos os seus modelos, portanto não teremos que parar para procurar por qualquer emblema "K" ou algo assim. No caso da AMD, precisaremos de uma placa-mãe para combinar, por exemplo, com o chipset X470, embora o B450 também permita overclock.

Memória cache

Os processadores também têm memória interna, isso é chamado de memória cache. O cache é usado para armazenar dados que são iminentemente usados ​​para processamento.

A memória cache é dividida em três níveis, em relação à proximidade, velocidade e capacidade da CPU. O mais próximo da CPU (cache de nível 1 ou L1) é o mais rápido e o menos capaz, cada núcleo terá o seu. Em seguida, temos o cache de nível 2 ou L2, que é de maior capacidade, e também será dedicado a cada núcleo ou a cada dois núcleos. Finalmente, temos o cache de nível 3 ou L3, o mais famoso e o que os fabricantes sempre dão como referência. Será de pelo menos 6 MB, embora o ideal seja de pelo menos 8 MB e seja compartilhado entre vários núcleos.

Soquete e placa-mãe compatível

Também será necessário levar em conta algo tão óbvio que um CPU Intel não será compatível com uma placa-mãe AMD. Nem pelo soquete, nem pelo chipset. Os processadores que vimos e comentamos pela Intel estão todos instalados no soquete LGA 1151, portanto será o que precisaremos para o melhor processador de jogos da Intel.

Também já comentamos que o chipset recomendado é o X390, é o mais poderoso disponível para placas-mãe com soquete 1151 e também permite overclock. Não apenas isso, mas também possui maior capacidade de processamento e mais linhas de dados (LANES). Dessa forma, podemos conectar mais periféricos à placa-mãe e também suportará AMD Crossfire e Nvidia SLI.

Da mesma forma, os processadores AMD otimizados para jogos são instalados através do soquete AM4. O chipset mais poderoso disponível é o X470, que também suporta overclocking, e a maioria dos AMD Crossfire e Nvidia SLI.

Melhores modelos de processadores de jogos recomendados

Sem mais delongas, vamos ver os modelos AMD e Intel que recomendamos para jogos.

AMD Ryzen 5 2400G

AMD Ryzen 5 2400G - Processador com gráficos Radeon RX Vega11 (3, 6 até 3, 9 GHz, DDR4 até 2933 MHz, GPU 1250 MHz, cache L2 / L3: 2 MB + 4 MB, 65 W)
  • Processador AMD Rayzen 5 2400G com frequência de CPU gráfica Radeon RX Vega11 3, 6 até 3, 9 GHz Suporta DDR4 até 2933 MHz Frequência da GPU: 1250 MHz L2 / L3 cache: 2 MB + 4 MB
170.00 EUR Compre na Amazon

Um processador da série AMD Raven Ridge, é uma APU que combina um processador de 4 núcleos e 8 fios com um núcleo gráfico Vega 11 integrado com processadores de fluxo 704. Tudo isso com um TDP de 65W e frequências máximas de 3, 9 GHz e 1.250 MHz para gráficos.

Suas altas frequências e seu preço econômico são uma das melhores opções para montar um equipamento de jogos de gama baixa e média. Para opções, a não perder, é claro.

AMD Ryzen 5 2600 e 2600X

AMD Ryzen 5 2600X - Processador com dissipador de calor… 129.00 EUR Compre na Amazon

Processador de soquete AMD YD2600BBAFBOX, RYZEN5 2600… 125, 12 EUR Compre na Amazon

Uma das melhores opções que o fabricante AMD tem para equipamentos de jogos. É um processador realmente barato e também muito bom para o que nos oferece. Ambos os processadores possuem 6 núcleos e 12 threads de processamento. A versão 2600 tem uma frequência de 3, 4 GHz, enquanto o 2600X oferece desempenho extra com 4, 25 GHz.

Nas duas configurações, temos um cache L3 de 16 MB e grande capacidade de overclock. Sem dúvida, eles são os dois processadores mais atraentes atualmente da AMD para equipamentos de jogos de médio a alto nível.

Intel Core i3 8100

Caixa de cache inteligente Intel Core i3-8100 de 3, 6 GHz e 6 MB e 6 MB - Processador (3, 6 GHz, PC, 14 NM, i3-8100, 8 GT / s, 64 bits)
  • Marca Intel, processadores para desktop, 8a geração da série Core i3, nome Intel Core i3-8100, modelo BX80684I38100 CPU de soquete tipo LGA 1151 (Série 300), nome básico Coffee Lake, núcleos de quatro núcleos, 4 fios, frequência de operação 3, 6 GHz, cache L3 de 6 MB, tecnologia de fabricação de 14 nm, suporte a 64 bits S, suporte a Hyper-Threading Não, tipos de memória DDR4-2400, canal de memória 2Suporte para tecnologia de virtualização S, placa gráfica integrada Intel UHD Graphics 630, frequência Gráficos básicos de 350 MHz, gráficos máximos. Revisão 3.0 da PCI Express com frequência dinâmica de 1, 1 GHz, pistas PCI Express máximas 16, potência térmica de projeto 65W, dissipador de calor térmico e ventilador incluídos
116.45 EUR Compre na Amazon

O mais interessante do Intel Core i3 Coffee Lake. Ele mantém uma configuração de quatro fios e quatro núcleos, que roda a uma velocidade de 3, 6 GHz e oferece desempenho sensacional por seu preço. Possui 6 MB de cache L3 e um TDP de 65W.

Esta também é uma CPU de baixo custo para equipamentos a preços acessíveis. Juntamente com o AMD 2400G, as opções mais baratas.

Intel Core i5-9400F

Intel CPU CORE I5-9400F 2.90GHZ 9M LGA1151 SEM GRÁFICOS BX80684I59400F 999CVM
  • CPU compatível para os chipsets z390 e alguns z370 (após a atualização do BIOS)
146.90 EUR Compre na Amazon

Estávamos falando exatamente sobre as CPUs com seu núcleo gráfico desativado, e este 9400F é um exemplo disso. O primeiro processador da nona geração sem GPU e, portanto, mais otimizado para jogos. Em breve, outras coisas assim acontecerão para as outras famílias.

O 9400F é um processador bloqueado de gama média ideal com 6 núcleos e 6 threads de processamento, além de 9 MB de RAM L3 em cache. A frequência com que trabalha é de 2, 9 GHz e 4, 10 GHz no modo turbo boost 2.0.

Intel Core i5-9600K

Intel bx80684i59600k - CPU Intel Core i5-9600k 3.70ghz 9m lga1151 bx80684i59600k 984505, cinza
  • Processador Intel Core i5 9600k de 9a geração com seis núcleos de velocidade básica de 9600k a 3, 7GHz e turbo de até 4, 6GHz de fábrica Compatível com as placas-mãe Intel Z390 e Z370, Z370, H370, B360, H310
243.17 EUR Compre na Amazon

Elevamos o nível deste processador que substitui o Core i5 8600K nesta nona geração. Ele também mantém sua mesma configuração de 6 núcleos e 6 threads. Ele roda a uma velocidade básica de 3, 7 GHz e pode chegar a 4, 6 GHz sob impulso turbo. Ele também possui 9 MB de cache L3 e um TDP de 95 W.

Excelente opção para equipamentos de jogos de última geração, devido ao seu bom preço e aos 6 núcleos desbloqueados.

Intel Core i7-9700K

Intel BX80684I79700K - CPU Intel Core I7-9700K 3.60GHZ 12M LGA1151 BX80684I79700K 985083, Cinza
  • Processador Intel Core i7 9700K de nona geração com oito núcleos, com a tecnologia Intel Turbo Boost Max 3.0, a frequência turbo máxima que esse processador pode atingir é de 4, 9 GHz. Esse processador também suporta RAM DDR4-2666 de canal duplo e usa Tecnologia de 9ª geração.
404, 74 EUR Compre na Amazon

A melhor opção que vemos hoje como o melhor processador de jogos da Intel é este i7-9700K. Uma CPU Coffee Lake Refresh de 9ª geração que consiste em oito núcleos e oito threads de processamento operando a uma frequência base de 3, 6 GHz. Embora seja capaz de 4, 9 GHz no modo turbo, ele é o melhor processador para videogames no mercado. O cache L3 aumenta para 12 MB e o TDP permanece em 95W, demonstrando excelente eficiência energética.

Não escolhemos o 9900K porque, apesar de ser um pouco mais poderoso, ele também tem um custo muito maior do que o de ser a referência.

Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis para você decidir qual será o próximo processador para o seu equipamento de jogo. Qual melhor se adequa às suas necessidades?

A partir daqui, você pode ver nosso guia completo completamente atualizado sobre os melhores processadores do mercado.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser comentar algo, abaixo você tem a caixa de comentários, ou então, nosso fórum espetacular de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button