Tutoriais

Os principais componentes eletrônicos de um PC

Índice:

Anonim

Dentro de qualquer PC, existe uma grande variedade de componentes eletrônicos básicos, encontrados nos circuitos de praticamente todas as peças de hardware e periféricos que podemos encontrar no mercado. Esses componentes elétricos são os elementos básicos dos circuitos elétricos e podem ser encontrados em grande número em placas-mãe, placas lógicas de disco rígido, placas gráficas e praticamente em qualquer lugar do PC, incluindo locais que podem surpreendê-lo.

Todos esses componentes podem ser usados ​​e combinados entre si e com dezenas de outros de várias maneiras diferentes. Há um número tão grande de componentes eletrônicos que descrever todos eles é uma tarefa quase impossível. Ainda assim, é útil saber um pouco sobre como funciona, portanto fornecemos uma base para reconhecer algo do que você vê nessas placas e talvez entender os fundamentos dos diagramas de circuitos eletrônicos. Todas as informações mais importantes foram resumidas em palavras simples de entender, pois não pretendemos tornar ninguém um especialista em eletrônica.

Para cada componente, é fornecida uma foto de amostra, bem como uma ilustração do símbolo do componente em um esquema elétrico para facilitar a identificação. Existem muitas variantes de cada um dos componentes mostrados abaixo, todos são apenas exemplos.

Índice de conteúdo

Bateria

É uma fonte de eletricidade de corrente contínua de uma voltagem específica, usada principalmente em pequenos circuitos que não requerem grande quantidade e energia de corrente. Todas as placas-mãe carregam uma bateria, responsável por manter o relógio do sistema e a memória do BIOS em execução, mesmo quando você desliga o computador. Esta bateria pode durar 10 anos ou até mais sem alterá-la.

Resistência

Uma resistência é um elemento que aumenta a resistência de um circuito à passagem de eletricidade. Seu objetivo principal é reduzir o fluxo de eletricidade em um circuito para vários propósitos que variam com cada tipo de circuito. Os resistores têm formas e tamanhos diferentes para atender a todas as necessidades de uso, todos aquecem como resultado de sua eletricidade oposta e, portanto, são classificados tanto em termos de resistência (quanto eles se opõem ao fluxo de elétrons) e capacidade de energia (quanta energia eles podem dissipar antes de serem danificados). Geralmente, resistores maiores podem lidar com mais energia elétrica, embora esse nem sempre seja o caso, e também existem resistores variáveis, que podem ser ajustados girando um botão ou outro dispositivo. Às vezes são chamados de potenciômetros.

Capacitor

Um capacitor é um elemento feito de duas placas condutoras com um isolador que é colocado entre elas para impedir que se toquem. Quando uma corrente direta é aplicada através de um capacitor, a carga positiva se acumula em uma placa e a carga negativa se acumula na outra, essa carga acumulada permanece até que o capacitor seja descarregado. Quando uma corrente alternada é aplicada através do capacitor, ela carrega uma placa positivamente e a outra negativamente quando a tensão é positiva; Quando a tensão é revertida na segunda metade do ciclo, o capacitor libera o que foi carregado anteriormente e depois carrega na direção oposta, o que significa que a placa que foi carregada positivamente agora carregará negativamente e vice-versa. Isso é repetido para cada ciclo da corrente alternada.

Como a carga oposta é armazenada toda vez que a tensão muda, o capacitor tende a se opor à mudança de tensão. Se você aplicar um sinal CC e CA misto através de um capacitor, o capacitor tenderá a bloquear o CC e deixar o fluxo de CA. A potência de um capacitor é chamada capacitância e é medida em farads (F). Eles são usados ​​em todos os tipos de circuitos eletrônicos, especialmente combinados com resistores e indutores, e são comumente encontrados em todos os componentes de um PC. Como você pode ver, é um dos componentes eletrônicos mais utilizados e mais necessários em qualquer hardware do nosso computador.

Indutor

Um indutor é essencialmente uma bobina de fio que cria um campo magnético quando a corrente flui através dele. Quando a corrente flui através de um indutor, um campo magnético é criado, e o indutor armazena essa energia magnética até que seja liberada. Enquanto um capacitor armazena tensão como energia elétrica, um indutor armazena corrente como energia magnética. Portanto, um capacitor se opõe a uma mudança na tensão de um circuito, enquanto um indutor se opõe a uma mudança em sua corrente. Isso faz com que os capacitores bloqueiem a corrente direta e permitam a passagem de corrente alternada, enquanto os indutores fazem o oposto. A potência de um indutor é medida em henrys (H). Os indutores podem ter um núcleo de ar no meio de suas bobinas ou um núcleo ferroso. O núcleo de ferro aumenta o valor da indutância, que também é afetado pelo material usado no cabo e pelo número de voltas na bobina. Alguns núcleos indutores têm uma forma reta e outros são círculos fechados chamados toróides. Este último tipo de indutor é altamente eficiente porque a forma fechada é propícia para criar um campo magnético mais forte. Os indutores são usados ​​em todos os tipos de circuitos eletrônicos, particularmente em combinação com resistores e capacitores.

Recomendamos a leitura de nossos guias de hardware:

Transformador

Um transformador é um indutor com um núcleo de ferro que possui dois comprimentos de fio enrolados ao redor dele, em vez de um. As duas bobinas do cabo não são conectadas eletricamente e normalmente são conectadas a circuitos diferentes. É um dos componentes mais importantes do mundo da energia e é usado para alterar uma voltagem CA para outra voltagem CA. Quando uma bobina é atravessada por uma corrente, é estabelecido um campo magnético proporcional ao número de voltas na bobina. Esse princípio também funciona ao contrário: se você criar um campo magnético em uma bobina, uma corrente será induzida nela, proporcional ao número de voltas da bobina. Um transformador com mais voltas na bobina primária do que no secundário reduz a tensão e é chamado de transformador redutor. Um com mais voltas no secundário do que no primário é chamado de transformador de avanço.

Se um transformador for criado com 100 voltas na primeira bobina e 50 voltas na segunda, e aplicando 240 VCA à primeira bobina, uma corrente de 120 VCA será induzida na segunda bobina. Um transformador com mais voltas na bobina primária do que no secundário reduz a tensão e é chamado de transformador redutor. Os transformadores são fornecidos em tamanhos variando de pequenos a grandes, que pesam centenas de quilos ou mais, dependendo da tensão e corrente que eles devem suportar.

Os transformadores são uma das principais razões pelas quais usamos eletricidade CA em nossas casas, pois as tensões CC não podem ser alteradas com os transformadores. Eles vêm em tamanhos que variam dos pequenos de uma polegada de largura aos grandes que pesam centenas de libras ou mais, dependendo da tensão e corrente que eles devem suportar.

Diodo / LED

Um diodo é um dispositivo feito de material semicondutor, que restringe o fluxo de corrente em um circuito em apenas uma direção, graças a ele bloqueará a maior parte de qualquer corrente que tente ir contra o fluxo em um cabo. Os diodos têm uma infinidade de usos, por exemplo, são frequentemente usados ​​em circuitos que convertem corrente alternada em corrente contínua, pois podem bloquear a passagem de metade da corrente alternada. Uma variante do diodo comum é o diodo emissor de luz, ou LED, esses são os tipos de diodos mais conhecidos e comumente encontrados, pois são usados ​​em tudo, desde teclados a discos rígidos e controles remotos de televisão.

Um LED é um diodo projetado para emitir luz de uma frequência específica quando a corrente é aplicada a ele. Eles são muito úteis como indicadores de status em computadores e dispositivos eletrônicos que funcionam com baterias, pois podem ser mantidos por horas ou dias seguidos, porque trabalham com corrente contínua, requerem pouca energia para operar, geram muito pouco calor e duram muitos anos, até funcionam. continuamente.

Fusível

Um fusível é um dispositivo projetado para proteger outros componentes contra danos acidentais devido à corrente excessiva que flui através deles. Cada tipo de fusível é projetado para uma quantidade específica de corrente. Enquanto a corrente no circuito permanecer abaixo desse valor, o fusível passa a corrente com pouca oposição. Por outro lado, se a corrente subir acima da classificação do fusível, devido a algum tipo de mau funcionamento ou curto-circuito acidental, o fusível "queimará" e desconectará o circuito.

Os fusíveis são heróis que literalmente queimam ou explodem com a alta corrente, causando uma brecha física no circuito e salvando outros dispositivos da alta corrente. Eles podem ser substituídos quando a condição do problema for corrigida. Todos os fusíveis são classificados pela quantidade de corrente que podem tolerar antes de explodir; Eles também são classificados para a tensão máxima que podem tolerar. Você sempre deve substituir um fusível queimado por um da mesma classificação de corrente e tensão, caso contrário, a proteção não é garantida.

Isso termina nossa publicação sobre os principais componentes eletrônicos de um PC e sua importância no hardware. Você pode deixar um comentário se tiver mais alguma coisa a acrescentar.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button