Hardware

Os melhores ambientes de desktop linux

Índice:

Anonim

Os ambientes de área de trabalho são o conjunto de aplicativos que permitem configurar o aspecto visual e acessar os aplicativos em todos os sistemas operacionais. Geralmente, todos eles consistem em ícones, janelas, papéis de parede, widgets, barras de ferramentas, etc. Seu objetivo é proporcionar uma experiência confortável e fácil de usar, além de facilitar o acesso a todas as áreas do sistema operacional.

Os melhores ambientes de desktop Linux

No Linux, temos muitas opções para escolher. Inclusive, podemos escolher distribuições com “o sabor” (ambiente) de nossa preferência. Portanto, a seleção entre os ambientes de desktop disponíveis pode ser tão importante quanto a nossa distribuição. Por esse motivo, hoje apresentamos uma compilação dos melhores ambientes de desktop Linux.

Plasma

Vamos começar com o Plasma, esse ambiente é uma combinação do KDE (Kicker), da qual são obtidos os painéis da área de trabalho, a janela raiz do KDesktop e um gerenciador de widgets.

Permite escrever pequenos aplicativos ou widgets, chamados "plasmoids". Isso o torna um dos ambientes de desktop Linux mais personalizáveis, é impressionante o nível de controle que o usuário pode ter sobre ele.

O plasma tem vários pontos a seu favor. A primeira, como já mencionamos, é sua capacidade de configuração e também é capaz de adicionar funcionalidades através de plugins. O segundo é o seu poderoso gerenciador de arquivos, o Dolphin. E, finalmente, é importante destacar a disponibilidade das melhores suítes de escritório e aplicativos incríveis.

Por outro lado, podemos considerar um ponto fraco, o fato de ter o Kmail como o cliente de email padrão. Como é difícil definir e fazer as configurações no catálogo de contatos e no calendário. Mas, em geral, é considerado um dos melhores. Grandes distribuições o usam por padrão. O OpenSUSE é um deles.

Unidade

É um ótimo projeto desenvolvido pela Canonical para Ubuntu. Foi lançado na versão 10.10 do Ubuntu Netbook Remix. Seu objetivo era aproveitar as telas pequenas.

Tecnicamente, não é um ambiente de desktop, o Unity roda acima do Gnome (sobre o qual falaremos mais adiante) e usa a maioria de suas ferramentas e aplicativos.

Recomendamos que você leia: As melhores extensões de shell do GNOME para Ubuntu.

Gnomo

Gnome, sigla para inglês, GNU Network Object Model Environment, parte de sua popularização, acho que é devido ao fato de o Ubuntu ter escolhido o ambiente de desktop.

Caracteriza-se por manter a simplicidade e proporcionar maior facilidade ao usuário. Seu ponto forte é a abordagem para tocar dispositivos. É ideal se você tiver dispositivos com uma tela de toque.

Outros grandes aspectos do Gnome, é a grande integração com o cliente de email, com calendário. Por outro lado, a partir da versão 3.18, apresenta a integração com o Google Drive, permitindo que os usuários usem remotamente esse espaço para armazenamento de arquivos e trabalhem com eles sem a necessidade de um navegador da web.

Matte

Mate, derivado do Gnome 2, seu nome deriva da planta mate sul-americana, muito popular na Argentina e usada na preparação de uma bebida com o mesmo nome.

A mudança de nome foi necessária para evitar conflitos com os pacotes do Gnome. Mas por que esse nome? Deriva da filosofia de preparar o companheiro; É para compartilhar, primitivo, mas muito eficiente.

Foi lançado em 2012. Atualmente é o desktop Linux Mint padrão e também está disponível oficialmente em repositórios de distribuição como Debian, Ubuntu MATE, OpenSUSE, entre outros.

RECOMENDAMOS O CentOS Linux 6.8: todas as novidades

Nós convidamos você a ler o guia para as melhores distribuições Linux.

Canela

Desenvolvimento de canela iniciado pelo Linux Mint. Ele é derivado do GNOME Shell e visa fornecer um ambiente de área de trabalho tradicional.

Inicialmente, havia muitos bugs e problemas. No entanto, desde que seus desenvolvedores mudaram para edições de suporte longo, o Cinnamon se tornou extremamente estável e livre de erros. Desde então, eles adicionaram muitos outros recursos.

É ideal para quem prefere uma interface semelhante ao Windows antigo e deseja o Gnome e sua simplicidade.

Como sempre digo, no Linux, temos centenas de opções para escolher, e a melhor opção será sempre a mais confortável e útil para nós, de acordo com nossas preferências.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button