O avanço de 7nm da Intel, conforme planejado, chegaria mais cedo do que o esperado
Índice:
O nó de fabricação de 10nm da Intel foi originalmente planejado para iniciar a produção em massa no segundo semestre de 2016, mas dificilmente é usado pela empresa hoje. Atualmente, o processo é usado para produzir apenas um punhado de CPUs, com alto volume de fabricação previsto para o final de 2019. A Intel sofreu atrasos no processo de 10 nm por vários anos, o que teve um impacto significativo na linha de produtos da empresa e seus negócios. No entanto, os 10nm da Intel podem ser um nó de vida curta, pois a tecnologia de 7nm da empresa está a caminho de ser introduzida de acordo com sua programação original.
Intel tem muito menos problemas desenvolvendo 7nm com EUV
A Intel disse que estabeleceu metas de densidade de escala de transistor muito agressivas para seu processo de fabricação de 10 nm, razão pela qual seu desenvolvimento teve problemas. A tecnologia de fabricação de 10 nm da Intel depende exclusivamente de litografia ultravioleta profunda (DUVL), com lasers operando no comprimento de onda de 193 nm. Para habilitar os tamanhos de recursos finos que a Intel pretendia atingir a 10 nm, o processo teve que fazer uso pesado de vários padrões. Segundo a Intel, um problema com o processo era precisamente o uso intensivo de vários padrões.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre O que é um processador ARM e como ele funciona
Por outro lado, a tecnologia de produção de 7 nm da Intel utilizará litografia ultravioleta extrema (EUVL) com um comprimento de onda de laser de 13, 5 nm para camadas selecionadas, reduzindo o uso de padrões múltiplos para certas camadas de metal e, portanto, simplificando os tempos de produção e diminuindo os ciclos. Como parece, o processo de fabricação de 7 nm foi desenvolvido separadamente da tecnologia de 10 nm e por diferentes equipamentos. Como resultado, seu desenvolvimento está em andamento e está previsto que entre na HVM de acordo com o roteiro não anunciado da Intel, de acordo com a empresa.
A Intel reafirmou que a empresa planeja iniciar a produção HVM das CPUs do cliente usando sua tecnologia de processo de 10 nm em 2019, e os produtos de data center seguirão logo em seguida. Dito isso, é claro que a Intel não está pulando nenhum de seus produtos de 10 nm já anunciados, mas implica que seus produtos de 7 nm podem chegar ao mercado mais cedo do que se poderia esperar.
Fonte TechpowerupO xiaomi mi a3 chegaria ao mercado mais cedo do que o esperado
O Xiaomi Mi A3 chegaria mais cedo do que o esperado. Saiba mais sobre o lançamento do telefone que seria mais cedo do que se pensava.
Processadores Intel de lago cometa podem chegar mais cedo do que o esperado
A Intel planeja lançar novas séries no futuro, e uma delas é o Intel Core Comet Lake.
Galaxy s11 chegaria mais cedo do que o esperado
O Galaxy S11 chegaria mais cedo do que o esperado. A Samsung antecipará a apresentação de seu novo high-end em uma semana.