Processadores

Os 5 nm tsmc oferecem densidade 80% maior que os 7 nm

Índice:

Anonim

Os primeiros processadores de 7 nm e placas gráficas estão apenas começando este ano, mas a TSMC já está preparando tudo para a próxima etapa, que será de 5 nm. Esses novos nós de 5 nm seriam usados ​​em massa a partir do ano 2020 e prometem uma densidade 80% maior do que o que os 7 nm oferecem hoje.

TSMC já tem o nó de 5 nm pronto para 2020

A AMD foi uma das primeiras empresas a adotar o nó de 7 nm para seus próximos produtos, como os processadores Ryzen 3000 (Zen), a nova série EPYC 'Rome' ou as placas gráficas Navi-. Além disso, eles já possuem a primeira placa gráfica que usa esse nó, a Radeon VII.

Segundo estimativas, o nó de 5 nm da TSMC permitirá 80% mais transistores do que em um chip Ryzen de 7 nm. Um salto muito importante que resultará em maior desempenho e menor consumo de energia.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores para PC

"Com o melhor desempenho de densidade, potência e melhor tecnologia de transistor", diz Wei na conferência de resultados do TSMC Q1, "esperamos que a maioria de nossos clientes que usam 7nm hoje adote 5nm. "

O TSMC também tem um nó de 6nm preparado, mas o salto de 7nm não seria tão bestial, estamos falando de uma densidade de 18% a mais em favor de 6N em comparação com 7N.

Sabemos que o Zen 2 está chegando este ano e que o design do Zen 3 que aparecerá em 2020 usará o design compatível com 7nm + do TSMC. Mas com a chegada de 6nm no final do próximo ano, pudemos ver os processadores Zen 4 no início de 2021 no nó de 6nm, ou dando o salto diretamente para 5nm.

Fonte Pcgamesn

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button