Hardware

O melhor linux em segurança e privacidade

Índice:

Anonim

Hoje, a segurança e a privacidade se tornaram um grande fator em meio às inúmeras violações da privacidade que estamos enfrentando pelos governos. Além disso, os principais sistemas operacionais não oferecem total conforto e garantia nesses dois aspectos.

Índice de conteúdo

As melhores distribuições Linux para segurança e privacidade

No meio de tantas notícias sobre hackers de dados pessoais e espionagem, precisamos procurar outras alternativas e ferramentas que realmente nos forneçam uma navegação segura sem colocar em risco nossa privacidade.

Além disso, com discussões de que os principais sistemas operacionais de mercado como o Windows não são seguros, os sistemas baseados em Linux estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de sistemas operacionais.

Uma das principais características das distribuições Linux é a proteção e a preocupação com a privacidade de seus usuários. Por ser um sistema de código aberto, é mais fácil para os especialistas modificar o sistema de acordo com as necessidades de cada usuário, com o qual também é possível fazer uma série de melhorias na segurança do sistema.

Se você deseja navegar com segurança e com 100% de anonimato na internet, precisa conhecer nossa lista das melhores distribuições Linux para navegar com segurança e privacidade.

Caudas

Essa distribuição do Linux tornou-se muito famosa no mundo da tecnologia, depois de ter sido recomendada pelo ex-consultor de segurança da NSA e hoje um fugitivo do governo dos EUA, Edward Snowden. Tails é uma distribuição ao vivo que visa preservar seu anonimato e privacidade.

Ajuda a usar a Internet com anonimato e evita ser censurado em praticamente qualquer lugar e em qualquer computador, sem deixar rastro, a menos que você me peça explicitamente.

Recomendamos que você leia as melhores distribuições Linux

Este sistema operacional deve ser usado a partir de uma memória USB, DVD ou cartão SD e funciona independentemente do sistema operacional do PC. É baseado no Debian GNU / Linux e é um software livre.

O Tails vem com vários aplicativos pré-configurados, com segurança em mente: navegador da Web, cliente de mensagens instantâneas, cliente de email, suíte de escritório, editor de imagem e som e muito mais.

O Tails força todas as conexões do sistema a passar pela rede de anonimato do TOR, portanto, é praticamente impossível para eles descobrirem o seu IP na rede.

Whonix

Whonix é uma distribuição GNU / Linux baseada no Debian, com foco em segurança e privacidade. Seu principal objetivo é garantir privacidade, segurança e anonimato no acesso à Internet.

A inicialização de um sistema operacional no modo ao vivo pode ser um aborrecimento, pois é necessário reiniciar a máquina, mas, por sua vez, a instalação em um disco rígido significa que sempre há o risco de que a máquina seja comprometida. No entanto, a Whonix oferece proteção inteligente e inteligente ao ser projetada para funcionar como uma máquina virtual no VirtualBox.

Seu uso ocorre através da execução de máquinas virtuais, de dois sistemas operacionais Debian GNU / Linux fortemente reconfigurados.

O primeiro, chamado "Gateway", é responsável pela conexão segura e anônima à Internet exclusivamente através da rede Tor.

Está na segunda máquina virtual, chamada “Estação de Trabalho”, onde o usuário realiza seu trabalho normal, disponibilizando todos os pacotes de programas oferecidos pela distribuição Debian GNU / Linux.

Todas as comunicações da "Estação de trabalho" com a Internet são forçadas através da segunda máquina virtual, "Gateway", para evitar o vazamento do verdadeiro endereço IP do usuário.

De acordo com o site do projeto, com o uso de vazamentos de DNS da Whonix são impossíveis, e mesmo malware com privilégios de superusuário não é capaz de encontrar o endereço IP real do usuário. O Whonix está disponível nas versões para Qubes, KVM (Linux) e VirtualBox (Linux, Windows e Mac OS).

Linux Kodachi

O sistema operacional Kodachi Linux é baseado no Debian 8.5 e fornece um sistema operacional anônimo e seguro, levando em consideração todos os recursos que um usuário que se preocupa com a privacidade precisa.

O Kodachi é um sistema operacional que permite iniciar em qualquer computador a partir de um DVD, pendrive ou cartão SD. Destina-se a preservar seu anonimato e privacidade.

Dezenas

O Trusted End Node Security (TENS) é um CD ao vivo baseado em Linux com o objetivo de permitir que os usuários trabalhem em um computador sem o risco de expor suas credenciais e dados privados a malwares, keyloggers e outros problemas da Internet.

Inclui um conjunto mínimo de aplicativos e utilitários, como o navegador Firefox e um assistente de criptografia para criptografar e descriptografar arquivos pessoais. O live CD é um produto produzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e faz parte da Iniciativa de Proteção de Software dessa organização.

Há também uma versão "Deluxe" para o público em geral, que contém o Adobe Reader e o LibreOffice e todas as versões incluem um firewall personalizável. O sistema também pode criar registros por meio de um cartão inteligente.

IprediaOS

O IprediaOS é um sistema operacional rápido, poderoso e estável, baseado na distribuição do Fedora Linux, que fornece um ambiente anônimo na internet (email, chat, compartilhamento de arquivos). Todo o tráfego de rede é automático e transparente, criptografado e anônimo. Muitos aplicativos estão disponíveis no IprediaOS, como email, ponto a ponto, bittorrent, IRC e outros.

Qubes OS

Embora não seja necessariamente para um usuário iniciante, o Qubes OS é uma das melhores distribuições em termos de privacidade. O instalador gráfico é a única opção para instalar o sistema operacional no disco rígido, que será criptografado.

O sistema usa o Xen Hypervisor para executar uma série de máquinas virtuais, organizando sua vida em "pessoal", "trabalho" e "Internet" para sua segurança. Como resultado, se você estiver infectado com malware no seu computador de trabalho, seus arquivos pessoais não serão comprometidos.

O Desktop usa janelas coloridas para mostrar as diferentes máquinas virtuais, facilitando sua identificação.

Linux discreto

Esta distribuição é a sucessora do magnífico Ubuntu Privacy Remix. O sistema operacional não suporta hardware de rede ou discos rígidos internos; portanto, todos os dados são armazenados offline na memória RAM ou em um cartão USB. A distribuição pode ser executada no modo ao vivo, mas ao inicializar a partir de um CD, algumas configurações de criptografia do Cryptobox também podem ser armazenadas.

Outro recurso bacana é que os módulos do kernel só podem ser instalados se forem assinados digitalmente pela equipe do Discreete Linux. Assim, dificultando que os hackers tentem se esconder em malware.

O Linux discreto fornece um ambiente de trabalho local isolado que cavalos de Troia e spyware não podem acessar. Discreto permite processar, criptografar e armazenar dados confidenciais ou privados. Discreto ainda está na versão beta, mas fornece um produto muito útil para proteger sua privacidade e fornecer segurança.

Subgráfico OS

Subgraf é uma distribuição baseada no Debian e foi projetada para oferecer segurança perfeita. O núcleo foi reforçado com muitas melhorias de segurança. Além disso, o Subgraf cria "caixas de areia" virtuais em torno de aplicativos arriscados, como navegadores da web. Portanto, qualquer ataque a aplicativos individuais não comprometerá todo o sistema.

O firewall personalizado também roteia todas as conexões de saída através da rede Tor de todos os aplicativos que requerem aprovação do usuário.

A distribuição foi projetada para ser instalada em um disco rígido. A criptografia de todo o sistema de arquivos é obrigatória, impedindo que dados em texto sem formatação sejam comprometidos.

JonDo Live-CD / DVD

JonDo é outra boa distribuição baseada no Debian, especializada em anonimizar sua navegação. Como o Tails, JonDo também usa a rede Tor para garantir que você permaneça anônimo na web.

Todo o software que acompanha esta distribuição é pré-configurado anonimamente, incluindo o navegador Tor, o navegador Tor, o Torchat e o cliente de bate-papo Pidgin. O JonDO ​​oferece uma experiência de usuário muito melhor em comparação com o Tails, mas tem um custo para uso comercial.

UPR (Ubuntu Privacy Remix)

O UPR é outro sistema de distribuição centrado na segurança que é particularmente fácil de usar e visa fornecer um ambiente de trabalho isolado no qual dados confidenciais podem ser tratados com segurança.

Ele usa unidades USB criptografadas para armazenar todos os seus dados para protegê-los efetivamente de acessos não solicitados. E vem pré-instalado com ferramentas criptográficas como TrueCrypt e GnuPG para necessidades de criptografia.

No entanto, vale ressaltar que o UPR não é necessariamente projetado para uso anônimo na Internet, mas é a segunda coisa mais próxima de um sistema operacional seguro, se você deseja instalá-lo no seu PC em vez de usar um sistema ativo. E, é claro, você pode instalar o Tor ou assinar um serviço VPN depois de configurá-lo.

Mofo Linux

Mofo é uma distribuição Linux focada na privacidade para ajudá-lo a escapar da vigilância eletrônica. Ele é baseado no Ubuntu e usa o ambiente de desktop Unity.

O Mofo Linux é basicamente o Ubuntu com muitas ferramentas de privacidade instaladas e configuradas por padrão. Se você já usa o Ubuntu, o Mofo pode ser uma escolha de família.

Arch Linux

O Arch Linux, nas palavras de seus criadores, é uma distribuição Linux leve e flexível que tenta facilitar tudo.

É uma distribuição Linux para computadores baseados nas arquiteturas IA-32, x86-64 e ARM. Na maioria das vezes, é baseado em pacotes binários, o que pode facilitar o desempenho do hardware atual.

Para acelerar mudanças frequentes de pacotes, o Arch Linux usa pacman (uma abreviação de "gerenciador de pacotes"), desenvolvido por Judd Vinet. Alguns dos pacotes interessantes que você pode encontrar na “pesquisa de pacotes” (no site principal) incluem o Accerciser, um explorador de acessibilidade Python interativo para a área de trabalho do GNOME; Wireshark CLI, um analisador de protocolo de rede gratuito para Unix e Windows; e AbiWord, um processador de texto completo.

Mas você pode estar se perguntando: quais são seus recursos de segurança?

O Arch Linux possui alguns recursos defensivos, incluindo:

  • Um sistema de atributos e permissões de arquivo Criptografia de disco Controle de acesso obrigatório Aplicativos de sandbox

Uma das razões pelas quais frases secretas fortes são tão essenciais ao Arch Linux é que elas são usadas para proteger muitos de seus recursos, como contas de usuário, sistemas de arquivos criptografados e chaves SSH / GPG.

Cyborg Linux

O Cyborg Linux consiste em uma ampla variedade de ferramentas destinadas à pesquisa de rede e avaliação de vulnerabilidades. Entre eles estão:

  • Angry IP Scanner - Um scanner de endereço IP e porta muito rápido que pode digitalizar em qualquer faixa Nmap - Um scanner de código aberto gratuito compatível com sistemas Windows e Unix Ghost Phisher - Um aplicativo de segurança de computador que inclui um falso Servidor DNS, servidor DHCP falso, servidor HTTP falso e outras armas valiosas WebScarab - uma estrutura para analisar aplicativos que se comunicam através dos protocolos HTTP e

Também é totalmente gratuito, o que é muito prático, especialmente para usuários com orçamento limitado. Além disso, possui suporte completo para máquinas virtuais.

Cebola de Segurança

Como Cyborg Hawk e Arch Linux, é uma distribuição Linux projetada para testes de segurança.

Também como seus contemporâneos do Linux, o Security Onion está armado com um repositório abrangente de ferramentas, incluindo:

  • Snort: um sistema de prevenção de intrusões de rede de código aberto Suricata: um mecanismo de detecção de ameaças de rede de código aberto gratuito.Bro: uma estrutura para análise de rede.

- OSSEC (Open Source HIDS SECurity): um monitor de segurança do sistema Unix que monitora todos os aspectos da atividade.

A principal vantagem do Security Onion é que ele combina facilmente três funções principais: captura completa de pacotes; sistemas de detecção de intrusão baseados em rede e host (NIDS e HIDS, respectivamente); e uma variedade de poderosas ferramentas de análise de sistemas.

Pentoo

O Pentoo é um sistema operacional de CD ao vivo focado em segurança, baseado no Gentoo. A grande diferença é que ele inclui muitas ferramentas personalizadas, como:

  • Um kernel reforçado com patches AuFS suporta carregamento de módulo no estilo Slax Suporte Cuda / OpenCL com ferramentas de desenvolvimento

Se você não está familiarizado com o Gentoo, pode ser bom conhecer esse sistema operacional antes de mergulhar no Pentoo, essa é sua escolha, é claro.

Conclusão

Quando se trata de sua segurança ou privacidade, é melhor jogar com segurança do que se arrepender mais tarde. A cada dois dias, há notícias de uma nova exploração, invasão ou malware solto. Também existem hackers na Web que procuram constantemente roubar seus dados privados ou detalhes financeiros. O Tails é a opção mais popular e provavelmente a mais segura, mas você sempre pode se proteger com qualquer outra distro.

A maioria dos sistemas operacionais mencionados levará tempo e esforços conjuntos para aprender a lidar com eles, mas tudo isso valerá a pena.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button