Xbox

O BIOS da Asus copia arquivos durante a instalação do Windows de forma transparente para o usuário

Índice:

Anonim

Durante os testes com o Intel Core i9-9900K, a Techpowerup descobriu que as novas placas-mãe ASUS Z390 instalam automaticamente software e drivers no Windows 10, sem a necessidade de acesso à rede e sem o conhecimento ou confirmação do usuário. Esse processo ocorre em completo isolamento da rede.

O BIOS da Asus facilita a instalação de drivers no Windows

Na primeira inicialização, com a máquina sem conectividade LAN ou Internet, uma janela específica da ASUS foi recebida no canto inferior direito da tela, perguntando se eles queriam instalar os drivers de rede e fazer o download do "Armory Crate". No final da instalação, três arquivos assinados pela ASUS foram descobertos na pasta System 10 do Windows 10, que aparentemente apareceu magicamente no disco rígido. Após uma investigação mais aprofundada, também foi encontrado um novo serviço do sistema em execução chamado "AsusUpdateCheck".

Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre Como colocar uma senha em uma pasta do Windows 10

Esses arquivos não podem vir do Windows ou da imagem de rede, deixando o UEFI BIOS de 16 megabytes da placa-mãe como o único suspeito. Os arquivos em si, totalizando aproximadamente 3, 6 MB, parecem inofensivos e pertencem a um programa feito pela ASUS chamado "ASUS Armory Crate". Este programa obtém os drivers mais recentes para o seu hardware nos servidores ASUS e os instala em um processo automatizado com pouca intervenção do usuário.

O firmware ASUS UEFI expõe uma tabela ACPI ao Windows 10, chamada "WPBT" ou "Tabela Binária da Plataforma Windows". O WPBT é usado na indústria OEM e é conhecido como "o provedor rootkit". Simplificando, é um script que faz o Windows copiar os dados do BIOS para a pasta System32 na máquina e executá-los durante a inicialização do Windows, toda vez que o sistema é iniciado.

Se você deixar de lado as preocupações com a privacidade por um momento, há vantagens e desvantagens no que a ASUS está tentando realizar. Por estar ativado por padrão, esse método facilita a instalação de drivers e software do sistema, fazendo o driver de rede funcionar. É particularmente útil, pois os fornecedores de placas-mãe continuam fornecendo drivers em um DVD e as unidades de disco óptico estão em declínio, deixando as pessoas com pouca escolha.

O aplicativo também procura as versões mais recentes ( mais estáveis) dos drivers encontrados no site da ASUS. A desvantagem mais óbvia é a segurança cibernética.

Fonte Techpowerup

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button