Smartphone

As baterias de zinco estão mais próximas do que pensamos

Índice:

Anonim

Atualmente, a maioria dos dispositivos possui uma bateria de lítio. Eles permitem que você armazene energia de maneira compacta e você também pode carregá-las centenas de vezes sem grandes problemas. Em geral, são uma ótima opção, embora também tenham suas falhas.

As baterias de zinco estão mais próximas do que pensamos

Os dois principais são que os materiais com os quais essas baterias são feitas são escassos (lítio e cobalto). A outra é que eles podem pegar fogo se não forem tratados adequadamente. Por esse motivo, são buscadas alternativas. O zinco é um deles. Oferece excelente desempenho em baterias alcalinas não recarregáveis e pode torná-las mais seguras e baratas. O motivo pelo qual o zinco não é usado nas baterias é que uma carga de óxido de zinco é gerada durante os ciclos de carga e descarga.

Haverá baterias de zinco?

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Naval na América trabalha em soluções para esse problema. Eles encontraram duas maneiras de fazer isso. Uma delas é dar uma estrutura de esponja ao material, para torná-lo poroso. O segundo é adicionar bismuto e índio para controlar reações químicas.

Nos testes realizados, com ânodos de zinco e cátodos de níquel, foram realizados entre 100 e 150 ciclos de carga e descarga antes que a bateria perdesse metade de sua capacidade. Além disso, eles são menos pesados que as baterias de lítio e podem armazenar mais carga.

Esperamos que essas experiências valham a pena e em breve poderemos ter telefones celulares movidos a bateria de zinco. O que você acha desta notícia?

Smartphone

Escolha dos editores

Back to top button