Notícia

O rádio fm pode melhorar o sinal da sua rede com

Índice:

Anonim

Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram pesquisas sobre as possibilidades de usar a modulação de frequência (FM, rádio) como uma maneira de melhorar as redes sem fio. Chamada Wi-FM, a tecnologia procura usar frequências moduladas como forma de impedir que as redes sem fio interfiram nos quedas, permitindo maior estabilidade e velocidade de transferência de dados nessas redes.

Rádio FM

Um sinal Wi-F comum pode sofrer obstruções e interferências causadas por transmissões de roteadores vizinhos. Um espectro de cenário cheio de sinais Wi-Fi, com pacotes de informações acabando bloqueando o outro e o resultado acaba sendo mais lento com o tempo de navegar na Internet.

Aleksandar Kuzmanovic, professor de engenharia elétrica da universidade, dá um exemplo do fenômeno ", muitas pessoas simplesmente ficam bravas com seus roteadores, mas, na realidade, o que acontece é que o vizinho está assistindo à Netflix".

O Wi-FM corrige esse problema usando um sistema que monitora o nível de ruído nos arredores. Isso permite que um roteador com tecnologia habilitada envie pacotes de dados para dispositivos conectados apenas quando detectar os horários ideais, onde a contaminação diminui, garantindo que os dados cheguem sem interferência dos usuários.

Aparentemente, a ideia parece sugerir que o sistema criaria um atraso, pois o roteador teria que encaminhar os dados para serem interrompidos. No entanto, esses lapsos são muito curtos, segundo os cientistas, para serem imperceptíveis. A vantagem do rádio FM é que essas frequências são muito fáceis de atravessar paredes e outros obstáculos físicos, algo que sempre é um problema para redes Wi-Fi convencionais.

Outra vantagem da tecnologia é o fato de grande parte dos smartphones de hoje possuir antenas e rádio FM, o que facilitaria uma eventual divulgação desse padrão de comunicação.

Embora a tecnologia esteja disponível e seja relativamente barata de implementar, ainda não há informações sobre o uso comercial do Wi-FM.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button